Ensinamentos dos Presidentes
A Natureza Inspirada e Divina das Escrituras


Capítulo 5

A Natureza Inspirada e Divina das Escrituras

Os membros da Igreja devem estudar fielmente as escrituras e diligentemente viver de acordo com os princípios ensinados nas obras-padrão.

Da Vida de Joseph F. Smith

Ao longo de toda a jornada até o Vale do Lago Salgado, em 1848, Mary Fielding Smith sentou-se com seu filho Joseph e outros membros da família para estudar as escrituras à luz de lamparinas e da fogueira. Esses foram os dias do início da educação espiritual de Joseph, recebida de sua mãe na barraca, no acampamento e nas pradarias.1 Mais tarde em sua vida, o Presidente Joseph F.Smith recorda:“Quando criança,fiquei profundamente impressionado com a noção, e firmemente com a crença, em minha alma de que as revelações que foram dadas ao Profeta Joseph e por intermédio dele (…) eram a palavra de Deus, tal como as palavras dos antigos discípulos que prestaram testemunho do Pai e do Filho. Essa impressão que ficou gravada em minha mente na infância seguiu-me em todos os bons e maus momentos de mais de sessenta anos de experiência real e prática no campo missionário, em todas as nações do mundo, e em meu país, entre os servos autorizados de Deus”.2

Na conferência geral realizada no dia 10 de outubro de 1880, a Primeira Presidência da Igreja — o Presidente John Taylor e seus Conselheiros George Q. Cannon e Joseph F. Smith — apresentaram à Igreja a Pérola de Grande Valor e algumas seções adicionais de Doutrina e Convênios como “revelações de Deus para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e para todo o mundo”.3 Unanimemente, os membros da Igreja aceitaram essas revelações, ampliando assim o cânone das escrituras da Igreja. Para o Presidente Smith, as escrituras sempre foram uma constante fonte de “riqueza espiritual”.4 Ele usava as escrituras em seus ensinamentos durante toda a sua vida, e foi enquanto as ponderava que recebeu uma grandiosa revelação, hoje conhecida como seção 138 de Doutrina e Convênios.

Imagem
hawaiian book of mormon

Exemplar do Presidente Joseph F. Smith da primeira edição havaiana do Livro de Mórmon, 1905. A tradução havaiana de Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor também lhe foi presenteada na dedicação do terreno do templo do Havaí, em 1915.

Ensinamentos de Joseph F. Smith

As escrituras transmitem palavras de amor e riqueza espiritual

Para [aqueles que estão] sem saber o que fazer, em meio a tantos ensinamentos que existem atualmente no mundo, gostaria de dizer: Examinem as escrituras, busquem a Deus em oração e leiam as doutrinas que foram proclamadas por Cristo em Seu sermão da montanha, que se encontra em Mateus e foi repetido aos antigos santos deste continente [americano]. (3 Néfi) Estudando esses esplêndidos padrões e buscando profundamente o significado desses incomparáveis sentimentos, vocês poderão desafiar as filosofias do mundo ou quaisquer de seus princípios morais a tentar igualá-los. A sabedoria dos homens de modo algum se compara a eles. Eles conduzem os pacíficos seguidores de Cristo a encontrar descanso e permitem que a humanidade se torne perfeita como Ele foi perfeito. Nenhum outro filósofo jamais disse o mesmo que Jesus:“Vinde a mim”. Desde o princípio do mundo até o presente, nenhum outro filósofo clamou ao povo com tais palavras de amor nem garantiu e declarou ter poder em si para salvar.“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” [Mateus 11:28]

Os santos dos últimos dias atenderam ao chamado, e milhares encontraram descanso e paz além de toda a compreensão, a despeito de todas as intensas provações, tumulto e aflições externas por que tiveram que passar. Eles encontram descanso no conhecimento de que nenhum homem poderia declarar ou ensinar tal doutrina; ela é a verdade de Deus.5

Acima de tudo, as coisas que mais caracterizam a inspiração e a divindade das escrituras são o espírito em que foram escritas e a riqueza espiritual que transmitem aos que as lêem fiel e conscienciosamente. Portanto, nossa atitude para com as escrituras deve estar em harmonia com os propósitos pelos quais elas foram escritas. Elas destinam-se a ampliar os dons espirituais do homem e revelar e intensificar o relacionamento que o liga a Deus. Para se apreciar a Bíblia, e todos os outros livros das Santas Escrituras, é preciso que sejam estudados por aqueles que estão voltados às coisas espirituais e que buscam verdades espirituais.6

A maior realização que a humanidade pode alcançar neste mundo é conhecer a verdade divina de modo tão completo e perfeito, que o exemplo ou o comportamento de nenhuma criatura viva do mundo possa desviá-la do conhecimento que adquiriu.“Seguir os passos do Mestre”, o maior de todos os professores que já viveram neste mundo, é o caminho mais certo e seguro que conheço para se trilhar neste mundo. Podemos absorver os preceitos, as doutrinas e a palavra divina do Mestre, sem medo de que o exemplo fracasse ou deixe de cumprir seus próprios preceitos e suas próprias doutrinas e exigências.

As escrituras modernas nos ensinam a palavra de Deus e testificam que Jesus é o Cristo.

Por meio do testemunho do Santo Espírito de Deus para mim, sei que este livro, o livro de Doutrina e Convênios, que tenho em mãos, é a palavra de Deus transmitida por intermédio de Joseph Smith ao mundo, em especial aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de todo o mundo, e que pelo dom e poder de Deus ele traduziu este livro (o Livro de Mórmon) de sua língua original e das inscrições das placas de ouro para a língua em que hoje o lemos; e ele contém a plenitude do evangelho eterno. Ele conduzirá os homens à aquisição do conhecimento da verdade, por meio da qual poderão ser salvos e levados de volta à presença de Deus para partilhar de Sua glória e vidas eternas.8

O próprio Cristo rompeu a barreira da sepultura, conquistou a morte e o túmulo e levantou-Se como “as primícias dos que dormem”. (I Coríntios 15:20) (…) [Seus] discípulos testemunham e testificam a respeito de Sua ressurreição, e Seu testemunho não pode ser refutado. Ele, portanto, é bom, verdadeiro e fiel.

Mas será essa a única evidência em que temos de confiar? Será que não temos mais nada além do testemunho dos antigos discípulos sobre os quais podemos edificar nossas esperanças? Graças a Deus temos mais. E a evidência adicional que possuímos permite-nos tornar-nos testemunhas da veracidade do testemunho dos antigos discípulos. Podemos ler o Livro de Mórmon; ele presta testemunho da morte e ressurreição de Jesus Cristo com palavras claras e inconfundíveis; podemos ler o livro de Doutrina e Convênios que contém as revelações desta dispensação, e nele encontrar evidências claras e bem definidas.Temos o testemunho do Profeta Joseph Smith, o testemunho de Oliver Cowdery e o testemunho de Sidney Rigdon, de que eles viram o Senhor Jesus Cristo, o mesmo que havia sido crucificado em Jerusalém, e que Ele revelou-Se a eles. [Ver D&C 76:22-24.]9

O Livro de Mórmon [é] um livro de escrituras que foi traduzido pelo dom e poder de Deus,pois a voz de Deus declarou às três testemunhas que ele havia sido traduzido pelo dom e poder de Deus e que era verdadeiro. As três testemunhas declararam e testificaram a respeito de sua veracidade, e mais oito testemunhas, além do Profeta Joseph, declararam que viram as placas e as tocaram, e viram as inscrições nelas contidas, e afirmaram saber que Joseph Smith realmente possuía as placas das quais o Livro de Mórmon foi traduzido.10

O Livro de Mórmon, que foi trazido à luz nesta geração pelas mãos de Deus por intermédio de Joseph Smith, foi traduzido para o alemão, francês, dinamarquês, sueco, galês, havaiano, hindustani, espanhol e holandês, e este livro será traduzido para outras línguas, pois de acordo com as profecias nele contidas, e de acordo com as promessas do Senhor dadas por intermédio de Joseph Smith, ele será levado a toda nação, tribo e povo sob os céus, até que todos os filhos e filhas de Adão tenham o privilégio de ouvir o evangelho, conforme foi restaurado na Terra na dispensação da plenitude dos tempos.11

Para aqueles que acreditam na origem divina do Livro de Mórmon não há a menor sombra de dúvida de que Deus manifestará Seus desígnios em relação aos lamanitas em Seu próprio tempo e à Sua própria maneira, pois o livro deixa isso inconfundivelmente claro. No entanto, a maneira específica pela qual isso será feito e que meios Ele usará para levar a efeito Seus propósitos a esse respeito talvez seja tema de conjecturas que estão além do que realmente tenha sido revelado. Um dos meios que conhecemos é o próprio Livro de Mórmon.12

Digo a meus irmãos que o livro de Doutrina e Convênios contém alguns dos mais gloriosos princípios já revelados ao mundo, alguns dos quais foram revelados em maior plenitude do que jamais foram revelados antes ao mundo; e isso, em cumprimento da promessa dos antigos profetas que nos últimos tempos o Senhor revelaria coisas ao mundo que foram mantidas escondidas desde a fundação do mundo; e o Senhor as revelou por intermédio do Profeta Joseph Smith.13

Creio na divindade de Jesus Cristo, porque cheguei mais perto do que nunca de possuir o real conhecimento de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, graças ao testemunho de Joseph Smith contido neste livro, o livro de Doutrina e Convênios, testificando que ele O viu, que O ouviu falar e que Dele recebeu instruções; que obedeceu a essas instruções e que então se colocava diante do mundo como a última, maior, real e viva testemunha da divindade da missão de Cristo e de Seu poder para redimir o homem da morte física e também da segunda morte que decorrerá dos próprios pecados do homem, por causa da desobediência às ordenanças do evangelho de Jesus Cristo.14

Estudar as obras-padrão para adquirir um conhecimento da palavra de Deus.

Percebi muitas vezes por experiência própria ao ler as passagens das escrituras que o Espírito trouxe nova luz à minha mente e mostrou-me pensamentos e pontos de vista esclarecedores que pareciam novos para mim,embora eu conhecesse aquelas escrituras e já as tivesse lido muitas vezes. De fato, existe uma peculiaridade que percebi estar associada à leitura da palavra de Deus: sempre que a lemos, ela renova a alma, revive o espírito do homem e leva-o ainda mais próximo, se possível, da fonte de luz, verdade, sabedoria, amor e conhecimento. Portanto, é bom que os santos dos últimos dias leiam com muita freqüência a palavra de Deus, que se encontra na Bíblia, no Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios, como foi comentado também pelos principais Élderes da Igreja a fim de esclarecer as leis de Deus para que sejam compreendidas pelos filhos dos homens.

E ao ler a palavra de Deus, devemos ponderar sua aplicação prática em nossa vida, nas situações e condições em que nos encontramos, e refletir se estamos cumprindo as exigências do evangelho, ou não, e se temos em nosso coração o Espírito que acompanha o trabalho e a palavra de Deus. Devemos não apenas ler para dizer que lemos; mas devemos ler com espírito e compreensão, a fim de que sejamos beneficiados e que a verdade seja revelada, na medida do possível, a nosso entendimento e seja fixada em nossa mente de modo que nunca esqueçamos, mas permaneça conosco como uma fonte vertendo para a vida eterna e seja sempre uma inesgotável fonte de verdade, luz, alegria e paz em nosso coração.15

Todos os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias devem conhecer o melhor possível as palavras que estão registradas no Novo Testamento, em especial as que se referem às coisas que foram ditas pelos apóstolos e pelo próprio Salvador. O Livro de Mórmon deve ser lido cuidadosamente, e o livro de Doutrina e Convênios deve ser lido muito cuidadosamente pelos santos dos últimos dias. Essas são as obras-padrão da Igreja e elas contêm a verdade, não o erro, não as meras palavras e opiniões dos homens, não romances ou novelas, não suposições, mas a verdade, a palavra de Deus, porque a palavra de Deus é verdadeira, e essas são as coisas que nossas filhas, nossos filhos, nossos pais e mães devem compreender profundamente. Devemos conhecer a verdade pois ela nos libertará do erro, da superstição, das tradições falsas, da falsa ciência e o que as pessoas chamam de ciência, das divagações dos homens e das vãs filosofias do mundo.Se aprendermos a verdade,então estaremos livres desses erros e do poder do erro, que é tão potente no mundo.

(…) Queremos que nossos filhos e filhas conheçam a verdade de Deus e não as divagações do mundo e queremos que vocês estudem esses livros nos quais irão adquirir o conhecimento da palavra do Senhor para nós.

Alguns de nossos bons membros lêem muitos dos livros que são publicados atualmente, as assim chamadas obras populares de ficção, mas não têm tempo para ler a Palavra do Senhor. Muitos desses livros são belos, mas freqüentemente muitas das idéias expressas não passam de palavras bonitas, frases ou sentimentos bem elaborados que são como flores que desabrocham sem ter raízes.Vocês podem aprender a verdade real nos livros que foram adotados como obras-padrão da Igreja.Vejo muitos de nosso povo que lêem muito mais as coisas que foram escritas pelos autores populares do que as coisas de Deus. Eles não sabem nada a respeito da verdadeira essência do evangelho de Jesus Cristo, não compreendem nada a respeito dos ritos do sacerdócio e dos princípios de governo que Deus revelou aos filhos dos homens para manter o reino de Deus na Terra. Conhecem mais a respeito de romances do que a respeito da Bíblia, do Livro de Mórmon e de Doutrina e Convênios. Sim, muito mais.16

É surpreendente ouvir as muitas dúvidas que são continuamente encaminhadas à Presidência da Igreja e a outros de meus irmãos que se encontram em cargos de liderança, pedindo informações sobre algumas coisas mais simples referentes ao evangelho. Centenas de perguntas, comunicados e cartas são-nos enviados de tempo em tempo,pedindo informações e instruções a respeito de assuntos que se encontram claramente explicados nas revelações de Deus — contidos no Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor e na Bíblia — de modo que aparentemente qualquer pessoa que leia seja capaz de compreender.17

Temos a verdade no evangelho. Se assim for, e eu presto testemunho disso, então vale a pena todo o sacrifício que fizermos para compreender a verdade, cada um por si, e transmiti-la em espírito e aplicação prática a nossos filhos. (…) Isso deve ser feito diariamente, no lar, por preceito, ensinamento e exemplo. (…) Reservem dez minutos para ler um capítulo das palavras do Senhor encontradas na Bíblia, no Livro de Mórmon ou Doutrina e Convênios antes de irem para a cama ou antes de saírem para o trabalho todos os dias. Alimentem-se espiritualmente no lar, bem como em lugares públicos.18

Sugestões para Estudo

  • Como as escrituras conduzem os pacíficos seguidores de Cristo a encontrar descanso e permitem-nos tornar-nos perfeitos? De que modo elas ajudaram vocês a tornarem-se pacíficos seguidores de Cristo?

  • Quais são os “propósitos pelos quais [as escrituras] foram escritas”? Como elas “intensificam o relacionamento”entre nós e Deus?

  • Como vocês se sentem quando estudam as escrituras? Com que atitude devemos estudar as escrituras?

  • Que passagens do Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios ou Pérola de Grande Valor mais fortaleceram seu testemunho de que Jesus é o Cristo? Que passagens mais fortaleceram seu testemunho do chamado divino do Profeta Joseph Smith?

  • Como os propósitos de Deus estão sendo manifestados hoje em dia entre os descendentes dos povos do Livro de Mórmon?

  • Quais são alguns dos “mais gloriosos princípios já revelados ao mundo” encontrados no Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor? Que influência esses princípios tiveram em sua vida?

  • O que significa ler as escrituras muito cuidadosamente? Por que devemos fazê-lo? Já foram bem-sucedidos em ler e estudar as escrituras?

  • Como podemos assegurar que nós e nossa família não permitamos que os livros populares, os programas de televisão e outros entretenimentos se tornem mais importantes do que nosso estudo das escrituras?

  • Qual é o valor de se estudar as escrituras todos os dias individualmente e em família? Como vocês e outras pessoas conseguiram incorporar de modo bem-sucedido o estudo das escrituras em sua atarefada vida pessoal e familiar?

Notas

  1. Ver Edward H.Anderson,“A Biographical Sketch” (Resumo Biográfico), Gospel Doctrine, 5.a ed. (1939), p. 529.

  2. Gospel Doctrine, p. 493.

  3. “Fiftieth Semi-Annual Conference” (50ª Conferência Semi-Anual), Millennial Star, 15 de novembro de 1880, p. 724.

  4. Gospel Doctrine, p. 45.

  5. Gospel Doctrine, p. 128.

  6. Gospel Doctrine, pp. 45–46.

  7. Gospel Doctrine, p. 3–4.

  8. Brian H. Stuy, comp., Collected Discourses Delivered by President Wilford Woodruff, His Two Counselors, the Twelve Apostles, and Others (Discursos Selecionados Proferidos pelo Presidente Wilford Woodruff, Seus Dois Conselheiros, os Doze Apóstolos e Outros), 5 vols. (1987–1992), 5:29.

  9. Gospel Doctrine, pp. 444–445; parágrafos alterados.

  10. Gospel Doctrine, p. 466.

  11. Gospel Doctrine, p. 481.

  12. Gospel Doctrine, p. 378.

  13. Gospel Doctrine, p. 45.

  14. Gospel Doctrine, p. 495.

  15. Deseret News: Semi-Weekly, 6 de fevereiro de 1893, p. 2; parágrafos acrescentados.

  16. “Reading” (Leitura), Young Woman’s Journal, agosto de 1917, pp. 412–413.

  17. Conference Report, abril de 1915, p. 138.

  18. Gospel Doctrine, pp. 301–302.