2008
Profecias da Vinda de Cristo: Calendário do Advento
Dezembro de 2008


Profecias da Vinda de Cristo:

Calendário do Advento

Você pode preparar-se hoje para o Natal recordando como outras pessoas se prepararam para a vinda Dele no passado.

Muitos profetas da Bíblia e do Livro de Mórmon predisseram o nascimento e o ministério de Jesus Cristo séculos antes desses acontecimentos. Nos 12 dias que antecedem o Natal, este calendário do advento servirá de referência com escrituras sobre o nascimento e a vida do Salvador e atividades que você pode realizar para ser mais semelhante a Cristo. Leia diariamente as escrituras indicadas e, se desejar, tente fazer a atividade correspondente. Com a permissão de seus pais, poderia usar idéias deste calendário na noite familiar.

O Presidente Thomas S. Monson nos aconselhou: “Por alguns momentos, deixemos de lado os catálogos de Natal, com seus presentes exóticos. Deixemos de lado até as flores para a mamãe, a gravata especial para o papai, a linda boneca, o trenzinho que apita, a tão esperada bicicleta — até mesmo os livros e as fitas de vídeo — e voltemos nossos pensamentos às dádivas duradouras que recebemos de Deus”.1

Quando o Natal terminar, conserve na mente e no coração o que aprendeu e comemore o Natal o ano inteiro servindo ao próximo.

13 de Dezembro

Isaías, profeta do Velho Testamento, predisse que uma mulher pura daria à luz o Filho do Pai Celestial. Essas escrituras foram escritas mais de 700 anos antes de Seu nascimento.

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14; ver também 2 Néfi 17:14).

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6; ver também 2 Néfi 19:6).

Em espírito de oração, escolha um amigo, familiar ou membro de sua ala ou ramo. Em segredo deixe para ele um pequeno presente, como um petisco, um pensamento das escrituras ou um cartão de Natal num lugar onde ele vá encontrar.

14 de Dezembro

Néfi teve uma visão da virgem Maria e do menino Jesus:

“E disse-me ele: Eis que a virgem que vês é a mãe do Filho de Deus, segundo a carne.

E aconteceu que eu a vi ser arrebatada no Espírito. E depois de haver sido ela arrebatada no Espírito por um certo espaço de tempo, o anjo falou-me, dizendo: Olha!

E eu olhei e tornei a ver a virgem carregando uma criança nos braços.

E disse-me o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno!” (1 Néfi 11:18–21).

Faça uma lista natalina de coisas que você gostaria de dar em vez de receber.

15 de Dezembro

Os profetas testificaram a respeito da missão de Cristo na Terra. A seguir vemos o que disse o profeta Abinádi, que viveu por volta de 150 a.C.:

“E assim a carne, tornando-se sujeita ao Espírito, ou o Filho ao Pai, sendo um Deus, sofre tentações e não cede a elas, mas sujeita-se a ser escarnecido e açoitado e expulso e rejeitado por seu povo.

E depois de tudo isso, após haver realizado grandes milagres entre os filhos dos homens, (…)

(…) será conduzido, crucificado e morto, a carne sujeitando-se à morte, a vontade do Filho sendo absorvida pela vontade do Pai” (Mosias 15:5–7).

Prepare uma iguaria de Natal e ofereça-a a uma família de sua ala ou ramo: os atos de generosidade ajudarão a aumentar a união e a amizade na ala.

16 de Dezembro

Alma profetizou o seguinte ao povo de Gideão por volta de 83 a.C.:

“O Filho de Deus nascerá na face da Terra. (…)

“E eis que nascerá de Maria, (…) sendo ela uma virgem, um vaso precioso e escolhido; e uma sombra a envolverá; e conceberá pelo poder do Espírito Santo e dará à luz um filho, sim, o Filho de Deus.

E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; e isto para que se cumpra a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades de seu povo.

E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo; e tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas” (Alma 7:9–12).

Preste um ato de serviço a alguém que precisar. Peça a sua família que lhe ajude a identificar o que poderia fazer.

17 de Dezembro

Jesus Cristo ama cada um dos filhos de Deus e jamais esqueceria de um único deles. Ezequiel profetizou que o Senhor seria um pastor e reuniria Suas ovelhas perdidas.

“Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.

Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares (…)

E tirá-las-ei dos povos (…) e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel” (Ezequiel 34:11–13).

Passe algum tempo com um irmão mais novo, parente ou amigo. Leia para essa pessoa a história do Natal que se encontra em Lucas 2.

18 de Dezembro

Embora Jesus Cristo fosse perfeito, precisou ser batizado para cumprir toda a justiça. Segue o relato da profecia de Leí, registrada por Néfi:

“E disse meu pai que ele [João Batista] batizaria em Betabara, além do Jordão; e também disse que ele batizaria com água; que ele batizaria o Messias com água.

E depois de haver batizado o Messias com água, ele reconheceria e testificaria haver batizado o Cordeiro de Deus que iria tirar os pecados do mundo” (1 Néfi 10:9–10).

Dê um presente na forma de sua companhia e atenção a uma pessoa doente, idosa ou viúva de sua ala ou bairro. Peça-lhe que conte qual foi seu Natal favorito.

19 de Dezembro

Samuel, o lamanita, predisse os sinais relativos ao nascimento do Salvador:

“Eis que vos dou um sinal; pois mais cinco anos se hão de passar e eis que então o Filho de Deus virá para redimir todos os que crerem em seu nome.

(…) Eis que haverá grandes luzes no céu, de modo que na noite anterior a sua vinda não haverá escuridão, tanto que aos homens parecerá ser dia. (…)

E eis que uma nova estrela aparecerá, uma que nunca vistes antes; e isto também vos será por sinal” (Helamã 14:2–3, 5).

Escreva em seu diário o que o Natal significa para você e quais são as tradições natalinas de sua família.

20 de Dezembro

Antes do nascimento de Cristo, o anjo Gabriel apareceu a Maria.

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. (…)

(…) porque achaste graça diante de Deus.

E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus” (Lucas 1:26–28, 30–31).

Reúna familiares e amigos para saírem entoando cânticos de Natal de casa em casa ou em algum lugar público de seu bairro, ou cante músicas natalinas em sua própria casa.

21 de Dezembro

Néfi, neto de Helamã, aguardava fielmente a vinda do Senhor, mas os incrédulos lhe disseram: “Eis que a hora já é passada e as palavras de Samuel não se cumpriram; portanto vossa alegria e vossa fé concernentes a isso foram inúteis” (3 Néfi 1:6).

Em seguida, Néfi “saiu, prostrou-se e clamou fervorosamente a seu Deus em favor do povo” (v. 11).

O Senhor disse a Néfi: “Levanta a cabeça e tem bom ânimo; pois eis que é chegada a hora e esta noite será dado o sinal; e amanhã virei ao mundo para mostrar ao mundo que cumprirei tudo aquilo que fiz com que fosse dito pela boca de meus santos profetas” (v. 13).

Em suas orações, agradeça ao Pai Celestial pela dádiva que é Seu Filho.

22 de Dezembro

Por fim, as profecias do nascimento de Cristo se cumpriram.

“E aconteceu que as palavras que Néfi ouviu se cumpriram segundo o que fora dito. (…)

E muitos dos que não haviam acreditado nas palavras dos profetas caíram por terra e permaneceram como mortos, (…); porque o sinal anunciado já surgia. (…)

E aconteceu que não houve escuridão toda aquela noite, mas estava tão claro como se fosse meio-dia. (…)

E aconteceu também que uma nova estrela surgiu, segundo a palavra” (3 Néfi 1:15–16, 19, 21).

Jesus Cristo nos ofertou o maior presente de todos: Sua vida. Demonstre sua gratidão a seus pais escrevendo uma carta de agradecimento pelas coisas boas que já fizeram por você.

23 de Dezembro

Na noite do nascimento de Cristo, um anjo apareceu aos pastores justos de Belém para proclamar as novas do Seu nascimento.

“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo;

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:7–11).

Decida-se a ser uma pessoa mais feliz e bondosa.

24 de Dezembro

Nós, cristãos, devemos servir de testemunhas de Jesus Cristo todos os dias do ano por meio da fé e das boas obras. O Profeta Joseph Smith e Sidney Rigdon prestaram este testemunho:

“E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive!

Porque o vimos, sim, à direita de Deus; e ouvimos a voz testificando que ele é o Unigênito do Pai —

Que por ele e por meio dele e dele os mundos são e foram criados; e seus habitantes são filhos e filhas gerados para Deus” (D&C 76:22–24).

Preste testemunho do Salvador na próxima ocasião que julgar oportuna, como por exemplo, na reunião de jejum e testemunho.

Nota

  1. Thomas S. Monson, “Dádivas Preciosas”, A Liahona, dezembro de 2006, p. 4.

Ilustrações: Scott Greer