2023
A visão judaica sobre a ressurreição
Abril de 2023


Novo Testamento em contexto

A visão judaica sobre a ressurreição

A doutrina da ressurreição pode nos dar esperança para o futuro, bem como um incentivo para vivermos em retidão no presente.

Imagem
um sepulcro vazio

A ressurreição se refere a Deus ressuscitar os mortos para a vida “para que se tornem imortais, com um corpo de carne e ossos”.1 Entender diferentes crenças antigas sobre a ressurreição pode nos ajudar a apreciar melhor o poder dos antigos ensinamentos cristãos sobre esse tópico, bem como como eles eram únicos e edificados sobre ideias previamente aceitas.

Ideias variadas sobre a vida após a morte

Muitos na época de Jesus não concordavam com a noção de vida após a morte, mas acreditavam que os mortos simplesmente deixavam de existir. Dos que acreditavam na vida após a morte, alguns achavam que somente o espírito sobrevivia e viam a vida após a morte como um reino sombrio para o qual todas as pessoas iriam, independentemente de suas obras mortais. Essa esfera foi mencionada por vários nomes, inclusive Seol, Gehenna e Hades.2

Ressurreição nos escritos judaicos

Fontes antigas indicam que os judeus da época de Jesus tinham suposições variadas sobre o destino do corpo físico após a morte. Como o historiador judeu Josephus registra, os fariseus ensinaram que os justos “terão poder para reviver e viver novamente”,3 ao passo que os saduceus acreditavam que “almas morrem com o corpo”.4 Jesus e Seus primeiros discípulos viviam essas crenças. De fato, Paulo descreve a si mesmo como “fariseu, filho de um fariseu”, e Atos 23:6–7 registra como uma crença compartilhada na ressurreição tornou a pregação de Cristo por Paulo mais persuasiva para os fariseus.

Os pontos de vista judaicos sobre a ressurreição foram informados pela literatura que os judeus valorizavam, inclusive o que hoje é o Velho Testamento. O livro de Daniel, por exemplo, fala de uma ocasião em que “muitos dos que dormem no pó da Terra ressucitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e para desprezo eterno” (Daniel 12:2). Essas referências explícitas à ressurreição, embora raras no Velho Testamento, eram muitas vezes escritas em momentos de aflição, exílio e perseguição, demonstrando o potencial da doutrina de dar esperança e consolo àqueles que sofrem aflições.5

Outro texto popular judaico fala de sete irmãos judeus que foram martirizados por sua fé. Antes que o último irmão fosse executado, sua mãe o incentivou a permanecer fiel “para que, na misericórdia de Deus, eu possa fazer com que voltes com seus irmãos” (2 Macabeus 7:29, Nova Versão Padrão Revisada). Nessa passagem, a fé em uma ressurreição permitiu que uma mãe e seu filho enfrentassem fielmente suas provações. A fé deles também lhes deu a confiança de que os danos físicos e as deficiências não persistirão na vida após a morte.

Ressurreição em escritos judaicos cristãos e posteriores

Os ensinamentos do Novo Testamento sobre a ressurreição promovem esperança e proporcionam consolo. Paulo enfatizou que, por meio da ressurreição, podemos vencer a morte, a dor e a perda. Ele escreveu aos santos em Corinto: “Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” (1 Coríntios 15:54–55).

O ensinamento cristão distinto sobre a ressurreição foi a crença de que a ressurreição é possível por meio de Jesus Cristo e que Ele é o primeiro de muitos a ressuscitar, as “primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20).6

Na literatura judaica escrita depois de Jesus, a crença na ressurreição era considerada um princípio essencial da fé7, mas surgiram diferenças de opinião sobre onde habitariam os seres ressuscitados, quanto tempo após a morte alguém ressuscitaria e o quanto a vida após a morte se assemelharia à vida mortal — ou seja, comer, beber e assim por diante.8 Além dos cristãos e judeus, os únicos outros povos antigos a acreditar em uma ressurreição corpórea foram os zoroastrianos da Pérsia.9

Como no passado, a doutrina da ressurreição pode proporcionar aos seguidores modernos de Jesus Cristo a esperança para o futuro, bem como consolo, coragem e um incentivo para viver em retidão no presente. É um testamento de que temos um Salvador que vive e ama Seu povo.

Notas

  1. Bible Dictionary, “Resurrection”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org.

  2. Todos esses termos aparecem na Bíblia e são frequentemente traduzidos para o inglês como “inferno”. Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Sheol”, “Gehenna”, “Inferno”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org.

  3. Flavius Josephus, Antiquities of the Jews, trans. William Whiston, 1875, 18.1.3.

  4. Josephus, Antiquities of the Jews, 18.1.4; ver também Mateus 22:23; Marcos 12:18; Lucas 20:27.

  5. Ver John Collins e Daniel Harlow, eds., The Eerdmans Dictionary of Early Judaism, 2010, “Resurrection”. Para outra possível referência à ressurreição, ver Isaías 26:19.

  6. Ver The Eerdmans Dictionary of Early Judaism, “Resurrection”.

  7. Ver Mishnah, Sinédrio 10:1.

  8. Ver Everett Ferguson, Backgrounds of Early Christianity, 3ª ed., 2003, pp. 554–555.

  9. Ver Ferguson, Backgrounds of Early Christianity, p. 250.