Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘As Coisas que Vi Enquanto Estava Arrebatado no Espírito’


Lição 4

“As Coisas que Vi Enquanto Estava Arrebatado no Espírito”

1 Néfi 12–14

Objetivo

Ajudar os alunos a entender a visão de Néfi a respeito do futuro e como as advertências e promessas nela contidas se aplicam a nós hoje em dia.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. 1 Néfi 12. Néfi tem uma visão de seus descendentes e dos de seus irmãos. Vê-os guerrear uns contra os outros e os iníquos serem destruídos antes da visita do Salvador. Vê-os viver temporariamente em retidão logo após a vinda do Salvador, mas em seguida vê-os entregarem-se à iniqüidade.

    2. 1 Néfi 13. Néfi tem uma visão da formação da grande e abominável igreja, da colonização do continente americano, da apostasia e da restauração do evangelho nos últimos dias.

    3. 1 Néfi 14. Néfi tem uma visão das bênçãos prometidas aos gentios que permanecerem fiéis, a maldição que advirá aos que não o fizerem e a vitória final da Igreja do Cordeiro de Deus sobre a grande e abominável igreja.

  2. Se for utilizar a atividade motivadora, faça a linha cronológica em um pedaço de cartolina ou no quadro-negro.

Sugestões para a Apresentação da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, use a atividade a seguir ou outra de sua própria escolha para dar início à aula.

Use a linha cronológica a seguir:

Imagem

Ajude os alunos a posicionar os seguintes eventos na linha cronológica. Dependendo do conhecimento da classe, você pode escrever as datas na linha cronológica e pedir aos alunos que identifiquem o acontecimento que ocorreu em cada data. Você pode também relacionar os eventos no quadro- negro e pedir aos alunos que identifiquem quando cada fato aconteceu.

  1. A crucificação de Jesus Cristo (33 d.C.)

  2. A grande apostasia (de aproximadamente 100 d.C. até 1800 d.C.)

  3. A batalha final entre os lamanitas e nefitas (aproximadamente 385 d.C.)

  4. A descoberta da América por Cristóvão Colombo (1492 d.C.)

  5. A restauração do evangelho de Jesus Cristo (de 1820 d.C. até hoje)

Quando os alunos tiverem posicionado os eventos na linha cronológica, explique-lhes que Néfi vislumbrou esses acontecimentos em sua visão do futuro.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração, escolha as passagens das escrituras, perguntas e outros tópicos da lição que melhor venham a atender às necessidades dos alunos. Discuta como as escrituras escolhidas podem aplicar-se à vida diária. Incentive os alunos a relatar experiências relacionadas aos princípios encontrados nas escrituras.

1. Néfi vê o futuro de seus descendentes e dos de seus irmãos.

Discuta 1 Néfi 12. Peça aos alunos que leiam em voz alta os versículos escolhidos. Diga que em 1 Néfi 12, Néfi descreve sua visão do futuro de sua semente (seus descendentes) e a semente de seus irmãos. Ao discutir esse capítulo, observe como alguns símbolos da visão da árvore da vida (a névoa de escuridão, o grande e espaçoso edifício e o rio de água suja) são uma prefiguração do declínio da semente de Néfi.

• Como Néfi descreveu as condições da Terra que precederiam a visita do Salvador à América? (Ver 1 Néfi 12:1–6.) Em que aspectos essas condições eram semelhantes às que antecederão a Segunda Vinda do Salvador? (Ver Joseph Smith — Mateus 1:27–37.) Como Néfi descreveu as condições que se seguiriam à visita do Salvador? (Ver 1 Néfi 12:11–12; ver também o cumprimento dessa profecia, que está registrada em 4 Néfi 1:2–4.) O que trouxe essa retidão e paz? (Ver 4 Néfi 1:15.)

• Néfi viu que após quase quatro gerações de retidão, sua semente lutaria novamente contra a de seus irmãos. (1 Néfi 12:12–15) O que Néfi viu acontecer a seus descendentes nessas batalhas? (Ver 1 Néfi 12:19–20.) Por que a posteridade de Néfi foi subjugada e destruída? (Ver 1 Néfi 12:19.) Como o orgulho e as tentações do diabo podem levar à destruição?

2. Néfi vê a formação da grande e abominável igreja, a colonização do continente americano, a apostasia e a restauração do evangelho.

Leia e discuta alguns versículos de 1 Néfi 13. Diga que 1 Néfi 13 é um registro da visão de Néfi dos seguintes fatos:

  1. A formação da grande e abominável igreja;

  2. A descoberta e colonização do continente americano;

  3. A apostasia e a perda de muitas partes claras e preciosas da Bíblia;

  4. O surgimento do Livro de Mórmon e a restauração do evangelho.

A formação da grande e abominável igreja

• O que Néfi viu formar-se “entre as nações dos gentios”? (Ver 1 Néfi 13:4–5.) Quem é o fundador da grande e abominável igreja? (Ver 1 Néfi 13:6.)

O Élder Bruce R. McConkie afirmou: “Os títulos igreja do diabo e grande e abominável igreja são usados para identificar todas as igrejas ou organizações de qualquer nome ou natureza — políticas, educacionais, econômicas, sociais, filantrópicas, cívicas ou religiosas — que tenham o propósito de desviar os homens para um curso que os afastará de Deus e Suas leis e assim da salvação no reino de Deus”. (Mormon Doctrine, 2ª edição [1966], p. 137–138)

Ressalte que a grande e abominável igreja é um símbolo da apostasia em todas as suas formas. É uma representação de todas as falsas doutrinas, falsa adoração e atitudes contrárias à religião. Não representa nenhuma igreja em particular do mundo atual.

• Quais são algumas das características da “grande e abominável igreja”? (Ver 1 Néfi 13:5–9.) As respostas podem incluir que ela enfraquece a fé, almeja riquezas e pecados mundanos e busca o louvor do mundo.) Que símbolo da visão da árvore da vida corresponde à grande e abominável igreja? (Compare 1 Néfi 13:5–9 com 1 Néfi 11:35–36.)

• Que evidência vocês vêem do trabalho da grande e abominável igreja para destruir os santos hoje em dia? Como podemos ter certeza de que não estamos sendo enganados por pessoas ou organizações que afastem as pessoas de Deus e de Suas leis?

A descoberta e colonização do continente americano

• Sabemos que os gentios que “[foram] (…) pelas muitas águas” são Cristóvão Colombo e os outros exploradores e colonizadores que vieram para a América no mesmo período. (1 Néfi 13:12–13.) O que possibilitou o êxito desses exploradores e colonizadores? (Ver 1 Néfi 13:14–19.)

• Que papel esses primeiros exploradores e colonizadores desempenharam na restauração do evangelho? (Eles prepararam o caminho para a fundação dos Estados Unidos da América. A Constituição dos Estados Unidos estabeleceu liberdades religiosas que foram necessárias para o surgimento do Livro de Mórmon e a restauração do evangelho. Ver D&C 101:77–80.)

A apostasia e a perda de muitas partes claras e preciosas da Bíblia

• Qual era o livro que Néfi viu os gentios levarem? (Ver 1 Néfi 13:20–23. A Bíblia.) O que a grande e abominável igreja fez com esse livro? (Ver 1 Néfi 13:24–26.) Por quê? (Ver 1 Néfi 13:27.)

• Quais foram as conseqüências da perda de “muitas coisas claras e preciosas” da Bíblia? (Ver 1 Néfi 13:29.)

O surgimento do Livro de Mórmon e a restauração do evangelho

• O Senhor sabia que a grande e abominável igreja tentaria destruir a palavra de Deus contida na Bíblia. Como Ele garantiu que Suas palavras fossem preservadas para reaparecerem nos últimos dias? (Ver 1 Néfi 13:35–36.) Qual é esse registro que foi guardado pela semente de Néfi? (O Livro de Mórmon.)

• Quais são os propósitos do Livro de Mórmon? (Ver 1 Néfi 13:40–41; ver também Mórmon 7:8–9; D&C 20:8–12. Escreva as respostas dos alunos no quadro-negro.) Como vocês já viram esses propósitos se cumprirem?

• Quais são algumas das doutrinas difíceis de compreender na Bíblia, mas que são claras e preciosas no Livro de Mórmon? (As respostas podem incluir a expiação, a ressurreição e o batismo. Dê exemplos de como essas doutrinas são ensinadas com clareza no Livro de Mórmon. Por exemplo, peça aos alunos que leiam Alma 11:42–45, que ensina verdades claras e preciosas sobre a expiação e a ressurreição ou 3 Néfi 11:21–26 e Morôni 8:11–12, que ensinam verdades claras e preciosas sobre o batismo.) Como o Livro de Mórmon ajudou a facilitar sua compreensão da Bíblia ou aumentou seu testemunho dela?

3. Néfi vê as bênçãos prometidas aos fiéis; vê também a destruição da grande e abominável igreja.

Leia e discuta alguns versículos de 1 Néfi 14.

Divida a classe em dois grupos. Peça a um deles que procure em 1 Néfi 14:1–7 as bênçãos prometidas aos gentios (não-israelitas) se permanecerem fiéis ao Senhor. Peça ao outro grupo que leia os mesmos versículos em busca das maldições que recairiam sobre os gentios caso endurecessem o coração e se afastassem do Senhor. Escreva-as no quadro-negro e em seguida, pergunte:

• O que precisamos fazer para abrandar nosso coração e assim receber essas bênçãos?

• Em que sentido há apenas duas forças hoje no mundo? (Ver 1 Néfi 14:10; 2 Néfi 10:16.)

• O que acontecerá à grande e abominável igreja no final? (Ver 1 Néfi 14:3–4, 15–17; 22–23.)

• Néfi viu que embora os membros da Igreja do Senhor nos últimos dias fossem relativamente poucos, eles conseguiriam vencer a perseguição da grande e abominável igreja. Néfi viu os santos armados com quê? (Ver 1 Néfi 14:14.) Como podemos estar “armados com retidão e com o poder de Deus”?

Conclusão

Diga que a visão de Néfi fornece um panorama de muito do que já aconteceu e do que ainda vai ocorrer na história da Terra. Mostra-nos também que precisamos escolher entre apenas duas opções: seguir a Jesus Cristo ou trabalhar contra Ele e assim seguir Satanás. Lembre os alunos de que as bênçãos prometidas em 1 Néfi 14 estão ao alcance de todos nós caso decidamos seguir a Jesus Cristo.

Conforme a orientação do Espírito, testifique das verdades ensinadas na aula.