Preparação para o templo
O Templo Ensina a Respeito do Grande Plano de Salvação


1

O Templo Ensina a Respeito do Grande Plano de Salvação

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3)

Objetivo

Ajudar os alunos a compreender que, nos templos, se ensina o plano de salvação.

Preparação

  1. Antes do início da aula, desenhe um diagrama incompleto do plano de salvação no quadro-negro ou em uma carta. (Ver p. 3.) (Você pode preparar um desenho do diagrama incompleto em um papel, para que cada aluno o complete durante o debate.)

  2. Certifique-se de que cada aluno tenha acesso a um exemplar das escrituras. Forneça também um exemplar do livreto Preparação para Entrar no Templo Sagrado a cada aluno. Esses livretos devem ter sido requisitados como parte do material didático.

  3. Peça a vários alunos que ajudem na apresentação da segunda parte da lição. Designe a cada um deles as referências das escrituras mencionadas em cada uma das partes do Plano de Salvação (vida prémortal, a Queda, etc.) e peça ao aluno que se prepare para apresentar à classe um resumo do que essas escrituras ensinam a respeito do plano de salvação.

  4. Se disponível, passe o filme “O Homem em Busca da Felicidade”, de 13 minutos, que faz parte da coletânea Vídeo Fase 1.

Apresentação da Lição

O Templo É uma Escola Espiritual

Convide uma pessoa para fazer a oração de abertura.

Explique aos alunos que as escrituras serão utilizadas em todas as aulas. Incentive-os a trazerem as escrituras para cada aula.

Distribua o livreto Preparação para Entrar no Templo Sagrado aos alunos. Explique-lhes que esse será o suplemento do aluno para este curso. Os debates das lições utilizarão trechos desse livreto, e cada aluno deverá lê-lo durante as semanas do curso.

Inicie a lição explicando que o templo é uma escola espiritual que nos ajuda a aprender mais a respeito do propósito da vida e do plano de salvação.

Peça aos alunos que leiam as seguintes citações, que explicam parte do que aprendemos no templo:

O Presidente Gordon B. Hinckley disse que o templo “torna-se uma escola de instrução nas sublimes e sagradas coisas de Deus. Aqui é delineado o plano de um Pai amoroso em benefício de Seus filhos de todas as gerações. Aqui é esboçada a odisséia da jornada eterna do homem, desde a existência prémortal, passando por esta vida e prosseguindo para a vida futura. Grandes verdades fundamentais são ensinadas com clareza e simplicidade podendo ser entendidas por todos”. (“O Templo de Salt Lake”, Gordon B. Hinckley, A Liahona, novembro de 1993, pág. 6).

O Presidente Brigham Young ensinou que a ordenança do templo denominada investidura fornece instruções necessárias para a vida eterna: “Sua investidura é receber todas as ordenanças na casa do Senhor, que são necessárias para que possam, depois de haverem deixado esta vida, caminhar de volta à presença do Pai. (Discursos de Brigham Young, sel. por John A. Widtsoe, pág. 416.)

Peça aos alunos que leiam João 17:3.

• O que esta escritura ensina a respeito do mais importante tipo de conhecimento que podemos adquirir?

Explique aos alunos que no templo aprendemos sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo, e sentimo-nos mais próximos Deles. Aprendemos sobre Seu plano para nós, que nas escrituras recebe diversos nomes, tais como plano de redenção ou plano de salvação.

• Até o momento, quais foram as coisas que os ajudaram a aprender sobre o plano de salvação em sua vida?

• Como a compreensão do plano de salvação abençoou sua vida?

“E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar.” (Abraão 3:25)

O Plano de Salvação Nos É Ensinado no Templo

Explique aos alunos que o plano de salvação nos é ensinado como parte da investidura do templo. Esta parte da lição irá ajudar os alunos a prepararem-se para compreender esses ensinamentos que receberão no templo.

Mostre a ilustração incompleta do quadro-negro e analise as informações a seguir, usando as escrituras para ajudar os alunos a compreenderem os conceitos. À medida que as escrituras forem debatidas, escreva-as nas devidas linhas do gráfico. (Ver o gráfico completo na página 5.) Se os alunos tiverem seu próprio gráfico, peça-lhes que acrescentem nele as escrituras.

Se tiver designado alunos para ajudá-lo, peça-lhes que apresentem suas informações a respeito do plano de salvação. Explique à classe que este debate responderá às seguintes perguntas: De onde viemos? Por que estamos aqui na Terra? Para onde iremos depois desta vida?

Imagem
plan of salvation outline

A Vida Prémortal

  1. Somos filhos espirituais de Deus, nosso Pai Celestial, e vivemos com Ele como espíritos antes de virmos à Terra. (VerRomanos 8:16–17.)

  2. O Pai Celestial reuniu um grande conselho nos céus. (VerAbraão 3:22–23.) Ele apresentou um plano para nosso desenvolvimento e felicidade eternos, que se chama o plano de salvação. Decidimos seguir Seu plano.

  3. De acordo com o plano, Jesus Cristo, o Filho Primogênito do Pai Celestial, apresentou-se como voluntário, para ser nosso Salvador (VerMoisés 4:2;Abraão 3:27.)

  4. Lúcifer, outro filho de Deus, rebelou-se contra o plano do Pai Celestial e procurou destruir o arbítrio do homem. Ele e seus seguidores foram expulsos do céu e lhes foram negados os privilégios de receber um corpo físico e ter a experiência da mortalidade. Através dos tempos, Satanás, como Lúcifer é agora chamado, vem procurando fazer toda a humanidade tornar-se tão miserável quanto ele próprio, tentando tornar-nos iníquos. (VerMoisés 4:1, 3–4;2 Néfi 2:17–18.)

A Queda

  1. Adão e Eva foram escolhidos para ser os primeiros filhos do Pai Celestial que viriam à Terra e foram colocados no Jardim do Éden. Naquela época, o corpo que possuíam não era mortal. (VerMoisés 3:7–8, 21–23.)

  2. Adão e Eva decidiram comer do fruto que Deus lhes havia proibido. Como resultado, foram afastados da presença de Deus. Essa separação chama-se morte espiritual. Eles tornaram-se mortais, ou seja, o corpo físico que possuíam tornou-se sujeito à morte.

Tornaram-se também capazes de gerar filhos. A mudança para a condição mortal é denominada a Queda. (Ver2 Néfi 2:19–25;D&C 29:40–41.)

A Vida Mortal

  1. Todos aqueles que decidiram seguir o plano do Pai Celestial na vida prémortal recebem um corpo físico ao nascer nesta Terra. Durante nossa vida mortal, somos testados para ver se estamos dispostos a viver pela fé e a obedecer aos mandamentos do Pai Celestial quando não estivermos em Sua presença física. (VerAlma 34:32;Abraão 3:24–26.)

  2. Na mortalidade, toda pessoa é livre para decidir se quer seguir a Deus ou a Satanás. (Ver2 Néfi 2:27.)

Morte e Ressurreição

  1. Quando morremos, nosso espírito vai para o mundo espiritual e nosso corpo permanece na Terra. Esse período de separação continua até a ressurreição. O espírito dos justos é recebido num estado de paz e felicidade, que é chamado paraíso. O espírito dos iníquos é colocado em um lugar de escuridão, que às vezes é chamado de prisão. VerAlma 40:9–14; ver também I Pedro 3:19.)

  2. A Expiação e Ressurreição de Jesus Cristo permitem que toda a humanidade sobrepuje a morte física e ressuscite. Ressurreição significa que nosso espírito e nosso corpo aperfeiçoado serão reunidos para toda eternidade. (VerI Coríntios 15:22;2 Néfi 9:10–13;Alma 11:42–44.)

  3. A Expiação de Jesus Cristo permite também que sejamos perdoados e limpos do pecado para que possamos habitar na presença de Deus. O Salvador sofreu pelos pecados de toda a humanidade no Jardim do Getsêmani e na cruz. Como resultado de Sua Expiação, podemos arrepender-nos de nossos pecados e receber perdão. Ao vivermos o evangelho, podemos qualificar-nos para receber o Dom da vida eterna e tornarmo-nos como Ele. (Ver Mosias 3:5–12.)

Os Reinos de Glória

Na hora da ressurreição, cada pessoa será designada para um reino de glória. As pessoas justas herdarão mais felicidade e bênçãos do que aquelas que não obedecem os mandamentos de Deus. (Ver I Coríntios 15:35, 40–42.)

  1. A glória teleste é reservada àqueles que não recebem o evangelho de Jesus Cristo, nem o testemunho de Jesus Cristo ou dos profetas de Deus e que vivem em pecado. (Ver D&C 76:81–88, 98–103.)

  2. A glória terrestre destina-se às pessoas honradas da Terra que são enganadas e para aqueles que não são valentes no testemunho de Jesus Cristo. (Ver D&C 76:71–79.)

  3. A glória celeste é reservada àqueles que obedecem aos mandamentos e recebem as ordenanças, sobrepujam todas as coisas pela fé em Jesus Cristo e tornam-se puros de coração. (Ver D&C 76:50–70.)

Peça aos alunos que respondam às seguintes perguntas:

  • O que aprenderam a respeito do plano de salvação que ainda não conheciam?

  • Como se sentem com respeito ao papel de Jesus Cristo nesse grandioso plano?

  • Como podemos mostrar ao Pai Celestial e a Jesus Cristo que somos gratos por Seu plano?

Para salientar a grande importância da Expiação do Salvador no plano de salvação, escreva a terceira regra de fé na parte de baixo do gráfico completo, conforme ilustrado.

“Cremos que, por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva por obediência às leis e ordenanças do Evangelho.”Regras de Fé 1:3)

Conclusão

Saliente que o templo nos proporciona conhecimento do plano de salvação, conhecimento que traz grandes bênçãos à nossa vida. Preste testemunho das bênçãos que recebeu por compreender esse plano e viver os princípios do evangelho.

Você pode terminar a aula exibindo o vídeo “O Homem em Busca da Felicidade”.

Convide uma pessoa para fazer a oração de encerramento.

Imagem
plan of salvation outline with answers filled in