2010–2019
Queremos Ficar Sãos?
Outubro de 2018


Queremos Ficar Sãos?

Por causa da Expiação de Jesus Cristo, se escolhermos arrepender-nos e entregar todo o nosso coração ao Salvador, Ele curar-nos-á espiritualmente.

Poucos meses depois de ter iniciado a sua missão, o nosso filho mais novo e o seu companheiro missionário estavam a terminar o estudo em conjunto, quando o nosso filho sentiu uma dor incómoda na cabeça. Sentiu-se muito estranho; a princípio, perdeu o controlo do braço esquerdo, depois a sua língua ficou dormente. O lado esquerdo do seu rosto começou a descair. Tinha dificuldade em falar. Sabia que algo de mal se estava a passar. O que ele não sabia era que estava a ter um extenso acidente vascular cerebral em três áreas do seu cérebro. O medo começou a apoderar-se dele quando ficou parcialmente paralisado. A rapidez com que, uma vítima de uma trombose, recebe cuidados médicos tem grandes repercussões na extensão da sua recuperação. O seu fiel companheiro missionário agiu com precisão. Depois de ligar para o 112, deu-lhe uma bênção. Milagrosamente, a ambulância estava a cinco minutos de distância.

Depois do nosso filho ter sido levado de emergência para o hospital, o pessoal médico rapidamente se apercebeu da situação e decidiu administrar-lhe um medicamento1 que, potencialmente, poderia reverter os efeitos paralisantes da trombose, com o passar do tempo. No entanto, se o nosso filho não estivesse a ter um acidente vascular cerebral, o medicamento poderia ter consequências gravíssimas, tal como uma hemorragia cerebral. O nosso filho teve que escolher. Escolheu aceitar a medicação. Embora a recuperação total exigisse mais operações e muitos meses, o nosso filho acabou por regressar e terminar a sua missão, depois dos efeitos da trombose terem sido substancialmente revertidos.

O nosso Pai Celestial é todo-poderoso e omnisciente. Conhece as nossas lutas físicas. Está ciente das nossas dores físicas devidas a doenças, enfermidades, envelhecimento, acidentes ou distúrbios do nascimento. Ele está ciente das lutas emocionais associadas à ansiedade, à solidão, à depressão ou a doenças mentais. Conhece, individualmente, todos os que já sofreram injustiças ou foram vítimas de abusos. Conhece as nossas fraquezas e as propensões e tentações com que nos debatemos.

Na mortalidade somos testados para ver se escolhemos o bem em vez do mal. Todos aqueles que guardam os Seus mandamentos, viverão com Ele “em um estado de felicidade sem fim”.2 Para ajudar-nos no progresso de nos tornarmos semelhantes a Ele, o Pai Celestial concedeu todo o poder e conhecimento ao Seu Filho, Jesus Cristo, o Mestre da Cura. Não há nenhuma enfermidade física, emocional ou espiritual que Cristo não consiga curar.3

Do ministério mortal do Salvador, as escrituras relatam diversos eventos milagrosos onde Jesus Cristo usou o Seu poder divino para curar aqueles que sofriam fisicamente.

O Evangelho de João narra a história de um certo homem que padecia de uma enfermidade debilitante há 38 anos.

“E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava nesse estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?”

O homem enfermo respondeu-lhe que não tinha ninguém para o ajudar quando mais precisava.

“Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama, e anda.

Logo aquele homem ficou são; e tomou a sua cama, e partiu.”4

Reparem na justaposição do tempo que esse homem sofreu sozinho — 38 anos — e da rapidez com que a cura veio assim que o Salvador se envolveu. A cura foi “imediata”.

Num outro exemplo, uma mulher com um problema de fluxo sangue há 12 anos, que havia passado toda a sua vida a consultar médicos, apareceu por detrás Dele e tocou-lhe na borda das Suas vestes e, de imediato o seu problema de saúde cessou.

“E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem percebi que de mim saiu poder.

Então a mulher, vendo que não podia ocultar-se, …declarou-lhe diante de todo o povo … como logo sarara”.5

Por meio do Seu ministério, Cristo ensinou que tinha poder sobre o corpo físico. Não podemos controlar o momento em que ocorrerá a cura das nossas enfermidades físicas pelo poder de Cristo. A cura ocorre de acordo com a Sua vontade e sabedoria. Nas escrituras, alguns sofreram durante décadas; outros, durante toda a sua vida mortal. As enfermidades da mortalidade podem refinar-nos e aprofundar a nossa confiança em Deus. Mas quando permitimos que Cristo se envolva, Ele acaba sempre por nos fortalecer espiritualmente, para que tenhamos maior capacidade de suportar os nossos fardos.

Em última instância, sabemos que todas as doenças físicas, más formações ou imperfeições, serão curadas na ressurreição. Esta é a dádiva que advém a toda a humanidade por meio da Expiação de Jesus Cristo.6

Jesus Cristo pode curar mais do que apenas os nossos corpos físicos. Ele pode curar, também, os nossos espíritos. Nas escrituras, aprendemos que Cristo ajudou aqueles cujos espíritos estavam fracos concertando-os.7 Ao ponderarmos nessas experiências, a nossa esperança e fé, no poder do Salvador para abençoar a nossa vida, aumentam. Jesus Cristo pode mudar os nossos corações, curar-nos dos efeitos de injustiças ou do situações de abuso que tenhamos de enfrentar, e fortalece a nossa capacidade de suportar perdas e mágoas, trazendo-nos paz para nos ajudar a suportar as provações da nossa vida.

Cristo também pode curar-nos quando pecamos. Pecamos quando, conscientemente, violamos as leis de Deus.8 Quando pecamos, a nossa alma fica impura. Nenhuma coisa impura pode entrar na presença de Deus.9 Ser limpo do pecado é ser curado espiritualmente.10

Deus, o Pai, sabe que iremos pecar, mas Ele preparou um caminho para sermos redimidos. O Elder Lynn G. Robbins ensinou: “O arrependimento não é o plano de backup [de Deus] no caso de falharmos. O arrependimento é o Seu plano, pois Ele sabe que assim será”.11 Quando pecamos, temos a oportunidade de escolher entre o bem e o mal. Nós escolhemos o bem quando nos arrependemos depois de termos pecado. Por meio de Jesus Cristo e do Seu sacrifício expiatório, podemos ser redimidos dos nossos pecados e trazidos de volta à presença de Deus, o Pai, se nos arrependermos. A cura espiritual não é unilateral — requer o poder redentor do Salvador e o sincero arrependimento por parte do pecador. Os que escolhem não se arrepender, estão a rejeitar a cura que Cristo oferece. Para estes, é como se a redenção nunca tivesse existido.12

Ao aconselhar-me com outros que procuram arrepender-se, fiquei admirado ao perceber que as pessoas que viviam em pecado tinham dificuldade em tomar decisões corretas. O Espírito Santo tinha-as deixado, e elas, frequentemente, tinham muita dificuldade em fazer escolhas que as aproximassem de Deus. Elas debatiam-se meses e até anos, envergonhadas ou assustadas com as consequências dos seus pecados. Muitas vezes, achavam que nunca conseguiriam mudar ou ser perdoadas. Muitas vezes, ouvi-as partilhar o seu medo de que, se os seus entes queridos soubessem o que haviam feito, deixariam de amá-las ou abandonariam-nas. Quando seguiam esta linha de pensamento, resolviam simplesmente ficar caladas e adiar o seu arrependimento. Achavam, incorretamente, que era melhor não se arrependerem agora, para que não prejudicassem mais aqueles que amavam. Na sua mente, era melhor sofrer depois desta vida do que passar pelo processo de arrependimento agora. Irmãos e Irmãs, procrastinar o nosso arrependimento nunca será uma boa ideia . O adversário, frequentemente, usa o medo para nos impedir de agir, prontamente, de acordo com a nossa fé em Jesus Cristo.

Quando os entes queridos são confrontados com a verdade acerca de comportamentos pecaminosos, embora possam sentir-se profundamente feridos, frequentemente têm o desejo, sincero, de ajudar o pecador arrependido a mudar e a reconciliar-se com Deus. De facto, a cura espiritual é acelerada quando o pecador confessa e está rodeado por aqueles que o amam e podem ajudar a abandonar os seus pecados. Por favor, lembrem-se que Jesus Cristo é poderoso no modo como cura também as vitimas inocentes do pecado que se voltam para Ele.13

O Presidente Boyd K. Packer declarou: “Os nossos espíritos são prejudicados quando cometemos erros e cometemos pecados. Mas, ao contrário do que acontece com os nossos corpos mortais, quando o processo de arrependimento termina, não ficam cicatrizes, por causa da Expiação de Jesus Cristo. A promessa diz: ‘Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro’ [Doutrina e Convénios 58:42]”.14

Quando nos arrependemos de todo o coração, 15imediatamente, o grande plano de redenção, terá efeito sobre nós”.16 O Salvador curar-nos-á.

O companheiro missionário e o pessoal médico que ajudaram o nosso filho, afligido por uma trombose no campo missionário, agiram com prontidão O nosso filho escolheu receber o medicamento para a reversão da trombose. Os efeitos paralisantes da sua trombose, que poderiam tê-lo acompanhado para o resto da sua vida mortal, foram revertidos. Da mesma forma, quanto mais rápido nos arrependermos e trouxermos a Expiação de Jesus Cristo para a nossa vida, mais depressa começaremos a recuperar dos efeitos do pecado.

O Presidente Russell M. Nelson estendeu-nos este convite: “Se saíram do caminho,… convido-vos… por favor, a voltar. Quaisquer que sejam as vossas preocupações, quaisquer que sejam os vossos desafios, há um lugar para vós na Igreja do Senhor. E serão abençoados, todos vós e gerações que ainda não nasceram, pelas vossas ações do presente de voltarem a trilhar o caminho do convénio”.17

A nossa cura espiritual exige que nos submetamos às condições definidas pelo nosso Salvador. Não devemos adiar! Devemos agir hoje mesmo! Ajam agora mesmo para que a paralisia espiritual não impeça o vosso progresso eterno. Se durante o meu discurso sentiram a necessidade de pedir perdão a alguém que tenham ofendido, convido-vos a agir. Relatem o que fizeram. Peçam o seu perdão. Se cometeram um pecado que afeta a vossa dignidade de entrar no templo, convido-vos a aconselharem-se com o vosso bispo hoje mesmo. Não adiem.

Meus irmãos e irmãs, Deus é o nosso amoroso Pai Celestial. Ele concedeu todo o poder e conhecimento ao Seu Filho Amado, Jesus Cristo. Por causa Dele, toda a humanidade um dia será curada para sempre de todas as enfermidades físicas . Por causa da Expiação de Jesus Cristo, se escolhermos arrepender-nos e entregar todo o nosso coração ao Salvador, Ele curar-nos-á espiritualmente. Essa cura pode começar agora mesmo. A escolha está nas nossas mãos. Queremos ficar sãos?

Testifico que Jesus Cristo pagou o preço para que possamos ficar sãos. Mas devemos escolher tomar este medicamento que Ele nos oferece. Tomem-no hoje mesmo. Não adiem. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. O medicamento chamava-se tPA (ativador do plasminogénio tissular).

  2. Mosias 2:41.

  3. Ver Mateus 4:24. Cristo curou todos os doentes, mesmo aqueles com “diversas doenças”, “tormentos”, “possuídos por demónios” e “aqueles que eram lunáticos”.

  4. Ver João 5:5–9; grifo do autor.

  5. Ver Lucas 8:43-47; grifo do autor.

  6. Ver Alma 40:23; Helamã 14:17.

  7. Ver Lucas 5:20, 23–25; ver também a Tradução de Joseph Smith, Lucas 5:23 (em Lucas 5:23, nota de rodapé a): “Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?”

  8. Ver 1 João 3:4.

  9. Ver 3 Néfi 27:19.

  10. O Evangelho de Jesus Cristo, “Pregai Meu Evangelho: Um Guia para Serviço Missionário”, rev. ed. (2018), www.lds.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/36617_por.pdf?lang=por.

  11. Lynn G. Robbins, “Até Setenta Vezes Sete,” A Liahona, maio de 2018, p.22.

  12. Ver Mosias 16:5.

  13. Em muitas ocasiões presenciei a cura acelerada de indivíduos, quando os seus familiares se uniam em torno daquele que quebrou os votos de fidelidade e de confiança, ajudando-os a voltarem-se completamente para o Salvador, para o Seu poder de cura nas suas vidas. Se a alma, verdadeiramente, arrependida procura sinceramente mudar, os seus familiares que o ajudam no estudo do evangelho, na oração sincera e no serviço Cristão, não só ajudam o pecador a mudar, como também abrem a porta para aumentar a cura do Salvador nas suas vidas. Quando apropriado, vítimas inocentes podem ajudar o pecador errante, ao buscarem orientação celestial sobre o que devem estudar juntos, como podem servir e como podem envolver membros da família para apoiar e fortalecer a alma arrependida, para que esta mude e beneficie do poder redentor de Jesus Cristo.

  14. Boyd K. Packer, “O Plano de Salvação, ”A Liahona, maio de 2015, p.28.

  15. 3 Néfi 18:32.

  16. Alma 34:31; grifo do autor

  17. Russell M. Nelson, “Ao Seguirmos Adiante Juntos”, Liahona, abril de 2018, p. 6.