Conferência Geral
Hoje
Conferência Geral de Outubro de 2022


Hoje

Nosso profeta vivo está fazendo sua parte para varrer a Terra, como um dilúvio, com o Livro de Mórmon. Precisamos fazer como ele.

Meus queridos irmãos e irmãs, no Livro de Mórmon, a palavra “hoje”1 é usada repetidas vezes para chamar nossa atenção para conselhos, promessas e ensinamentos. O rei Benjamim, em seu discurso final, admoestou o povo, dizendo: “[Ouvi] as palavras que hoje vos direi; (…) [escutai] e [abri] os ouvidos para ouvir e o coração para entender e vossa mente para que os mistérios de Deus vos sejam revelados”.2 A conferência geral nos traz um contexto semelhante. Viemos aqui para ouvir conselhos para os dias de “hoje”, para que sejamos “fiéis em todas as ocasiões”3, fiéis ao Senhor e a Seu evangelho. Sinto fortemente que “hoje” preciso falar sobre a importância de renovarmos nosso compromisso com o Livro de Mórmon, o qual Joseph Smith chamou de “o mais correto de todos os livros da Terra”.4

Imagem
Exemplar do Livro de Mórmon que pertence ao élder Rasband

Tenho em minha mão um exemplar do Livro de Mórmon. Esta é minha edição clássica de 1970, e é preciosa para mim. O livro aparenta estar desgastado e surrado, porém, não há qualquer outro livro que seja tão importante para minha vida e meu testemunho do que este aqui. Ler esse livro me fez obter um testemunho pelo Espírito de que Jesus Cristo é o Filho de Deus,5 de que Ele é meu Salvador,6 de que as escrituras são a palavra de Deus7 e de que o evangelho foi restaurado.8 Essas verdades repousam profundamente dentro de mim. Tal como o profeta Néfi disse: “Minha alma se deleita nas coisas do Senhor”.9

Imagem
Élder Rasband com seu presidente de missão e o élder Hanks

Da esquerda para a direita: élder Ronald A. Rasband, jovem missionário; presidente Harold Wilkinson, presidente da Missão dos Estados do Leste e élder Marion D. Hanks, setenta autoridade geral.

Vou lhes contar a história desse livro. Como jovem missionário, aceitei o conselho dado pelo élder Marion D. Hanks, que nos visitara nas Missões dos Estados do Leste. Ele havia sido presidente da Missão Britânica, e dois de seus missionários estão hoje sentados ao púlpito, meus queridos irmãos, élder Jeffrey R. Holland e élder Quentin L. Cook.10 Assim como fizera com seus missionários na Inglaterra, ele nos desafiou a ler um exemplar sem marcações do Livro de Mórmon pelo menos duas vezes. E eu aceitei o desafio. Na primeira leitura, eu tinha que marcar ou sublinhar tudo que estivesse relacionado a Jesus Cristo ou que testificasse Dele. Usei um lápis vermelho e sublinhei diversas passagens. Na segunda leitura, o élder Hanks pediu que marcássemos princípios e doutrinas do evangelho, e dessa vez usei um lápis azul para marcar as escrituras. Li duas vezes o Livro de Mórmon, conforme seu conselho; e depois li duas outras vezes; porém, dessa vez, utilizei amarelo e preto para marcar as passagens que me chamassem a atenção.11 Como podem ver, fiz muitas marcações.

Imagem
Exemplar do Livro de Mórmon com marcações

Minha leitura resultou em muito mais do que apenas marcar escrituras. Cada uma das vezes que li o Livro de Mórmon do início ao fim, fui preenchido por um profundo amor pelo Senhor. Senti um testemunho profundamente enraizado da veracidade de Seus ensinamentos e de como eles se aplicam aos dias de “hoje”. O livro realmente condiz com o título: “Outro Testamento de Jesus Cristo”.12 Devido a esse estudo e testemunho espiritual que recebi, tornei-me um missionário que amava o Livro de Mórmon e um discípulo de Jesus Cristo.13

“Hoje”, um dos maiores missionários do Livro de Mórmon é o presidente Russell M. Nelson. Pouco tempo depois de ter sido chamado como apóstolo, ele compartilhou uma mensagem em Acra, Gana.14 Dentre as personalidades presentes, havia um rei africano de uma tribo, com quem ele conversou por meio de um intérprete. O rei era um dedicado estudioso da Bíblia e amava o Senhor. Após as palavras do presidente Nelson, ele foi abordado pelo rei que lhe perguntou com um inglês perfeito: “Afinal, quem é você?” O presidente Nelson explicou que ele era um apóstolo ordenado de Jesus Cristo.15 O rei fez, então, outra pergunta: “O que você pode me ensinar a respeito de Jesus Cristo?”16

O presidente Nelson pegou um Livro de Mórmon e abriu em 3 Néfi 11. Juntos, o presidente Nelson e o rei, leram o sermão do Salvador aos nefitas: “Eis que eu sou Jesus Cristo, cuja vinda ao mundo foi testificada pelos profetas. (…) Eu sou a luz e a vida do mundo”.17

O presidente Nelson presenteou o rei com um exemplar do Livro de Mórmon, que respondeu: “Você poderia ter me dado diamantes ou rubis, mas nada é mais precioso para mim do que esse conhecimento adicional a respeito do Senhor Jesus Cristo”.18

Esse não foi um exemplo atípico de como nosso amado profeta fala sobre o Livro de Mórmon. Ele já deu exemplares do Livro de Mórmon a centenas de pessoas, sempre prestando seu testemunho de Jesus Cristo. Quando o presidente Nelson se encontra com convidados, presidentes, reis, chefes de estado, líderes de negócios ou organizações e líderes de outras religiões, quer seja na sede da Igreja ou no próprio local onde eles estão, ele, com reverência, apresenta esse livro de escrituras reveladas. Ele poderia dar a essas pessoas muitas outras coisas embrulhadas com laços que poderiam ser colocadas em mesas de escritório ou armários como um lembrete de sua visita. Em vez disso, ele as presenteia com aquilo que lhe é mais precioso, muito mais precioso do que rubis ou diamantes, como descreveu aquele rei tribal.

“As verdades contidas no Livro de Mórmon”, disse o presidente Nelson, “têm o poder de curar, confortar, restaurar, socorrer, fortalecer, consolar e alegrar nossa alma”.19 Já testemunhei a forma como as pessoas pegam firme o Livro de Mórmon quando o recebem das mãos de nosso profeta de Deus. Não há presente maior do que esse.

Imagem
Presidente Nelson com a primeira-dama da Gâmbia

Há pouco tempo, ele se reuniu com a primeira-dama da Gâmbia no escritório dele e humildemente lhe deu um Livro de Mórmon. E não parou por aí. Ele abriu o livro para ler com ela e ensiná-la sobre Jesus Cristo e prestar testemunho Dele, de Sua expiação e de Seu amor por todos os filhos de Deus — em todos os lugares.

Nosso profeta vivo está fazendo sua parte para varrer a Terra, como um dilúvio, com o Livro de Mórmon.20 Mas ele não consegue abrir as comportas sozinho. Precisamos fazer como ele.

Inspirado por seu exemplo, tenho tentado, de forma humilde e com mais fervor, compartilhar o Livro de Mórmon.

Imagem
Élder Rasband e o presidente de Moçambique

Estive recentemente em uma designação em Moçambique. Os cidadãos desse lindo país estão enfrentando problemas de pobreza, saúde precária, desemprego, tempestades e tumultos políticos. Tive a honra de me reunir com o presidente do país, Filipe Nyusi. A pedido dele, fiz uma oração por ele e por sua nação; e lhe disse que estávamos construindo um templo de Jesus Cristo21 em seu país. Ao término de nossa visita, eu lhe presenteei com um exemplar do Livro de Mórmon em português, seu idioma nativo. Ele aceitou com gratidão o livro, e eu prestei testemunho da esperança e das promessas para seu povo, encontradas nas palavras do Senhor nas páginas do livro.22

Imagem
Élder Rasband com o rei e a rainha do Lesotho

Em outra ocasião, minha esposa, Melanie, e eu nos reunimos com o rei Letsie III do Lesoto e sua esposa, na casa deles.23 Para nós, o ápice de nossa visita foi quando lhes presenteei com um exemplar do Livro de Mórmon e depois compartilhei meu testemunho. Quando me lembro dessa e de outras experiências, um versículo de uma escritura destes últimos dias me vem à mente: “Para que a plenitude do meu evangelho seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes”.24

Imagem
Élder Renlund com o embassador Pandey
Imagem
Líderes da Igreja com Sua Santidade, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu

Já compartilhei o Livro de Mórmon com Indra Mani Pandey, embaixador da Índia nas Nações Unidas em Genebra,25e com Sua Santidade, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu26, da Igreja Ortodoxa, e com muitos outros. Senti o Espírito do Senhor conosco ao dar, pessoalmente, às pessoas essa “pedra fundamental de nossa religião”27 e ao prestar meu testemunho de Jesus Cristo, a pedra da esquina de nossa fé.28

Bem, irmãos e irmãs, vocês não precisam ir a Moçambique ou à Índia, ou se reunir com reis ou líderes governamentais para poder presentear alguém com este livro que contém promessas e ensinamentos sagrados. Eu os convido, hoje, a dar um Livro de Mórmon a seus amigos e familiares, seus colegas de trabalho, seu técnico de futebol ou aos funcionários do supermercado. Eles precisam das palavras do Senhor que se encontram neste livro. Precisam de respostas às perguntas do dia a dia e às perguntas quanto à vida eterna no mundo vindouro. Precisam conhecer o caminho do convênio que está diante deles e o amor eterno do Senhor por eles. Tudo isso está aqui no Livro de Mórmon.

Ao compartilhar com eles o Livro de Mórmon, vocês abrirão a mente e o coração deles à palavra de Deus. Vocês não precisam levar consigo exemplares impressos. Vocês podem facilmente compartilhá-lo por meio de seu celular, na seção das escrituras, no aplicativo Biblioteca do Evangelho.29

Pensem em todas as pessoas que podem ser abençoadas pelo evangelho em sua vida e, em seguida, compartilhem com elas um exemplar do Livro de Mórmon por meio de seu celular. Lembrem-se de incluir seu testemunho de como esse livro abençoou sua vida.

Meus queridos amigos, como apóstolo do Senhor, convido-os a seguirem nosso amado profeta, o presidente Nelson, para varrermos a Terra, como um dilúvio, com o Livro de Mórmon. A necessidade de fazermos isso é muito grande, e precisamos agir agora. Prometo-lhes que vocês estarão participando do “maior trabalho que está sendo realizado na Terra”, a coligação de Israel,30 ao serem inspirados a contatar aqueles que “que só [estão afastados] da verdade por não [saberem] onde encontrá-la”.31 Eles precisam de seu testemunho sobre como esse livro mudou sua vida e os aproximou de Deus, e lhes trouxe Sua paz,32 e Suas “novas de grande alegria”.33

Testifico que, por desígnio divino, o Livro de Mórmon foi preparado na América antiga para vir à luz a fim de declarar a palavra de Deus, de levar almas ao Senhor Jesus Cristo e a Seu evangelho restaurado “hoje”. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Ver Jacó 2:2–3; Mosias 2:14, 30; 5:7; Alma 7:15; e muitos outros versículos no Livro de Mórmon.

  2. Mosias 2:9.

  3. Alma 53:20.

  4. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 64. A declaração completa feita por Joseph Smith, em 28 de novembro de 1841, em conselho com os Doze Apóstolos: “Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra, e a pedra angular de nossa religião, e que um homem poderia aproximar-se mais de Deus seguindo seus preceitos do que os de qualquer outro livro”. A alusão principal à palavra “correto” pode ser atribuída à revelação recebida na tradução do livro e à doutrina ensinada no Livro de Mórmon que determina melhor do que qualquer outro livro as verdades “claras e preciosas” do evangelho (ver 1 Néfi 13:40).

  5. Ver “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, uma declaração feita pela Primeira Presidência e pelo Quórum dos Doze Apóstolos em 1º de janeiro de 2000: “Prestamos testemunho, como apóstolos Seus, devidamente ordenados, de que Jesus é o Cristo Vivo, o Filho imortal de Deus. Ele é o grande Rei Emanuel, que hoje Se encontra à direita de Seu Pai. Ele é a luz, a vida e a esperança do mundo. Seu caminho é aquele que conduz à felicidade nesta vida e à vida eterna no mundo vindouro. Graças damos a Deus pela incomparável dádiva de Seu Filho divino” (ChurchofJesusChrist.org).

  6. Ver Isaías 49:26; 1 Néfi 21:26; 22:12; Doutrina e Convênios 66:1.

  7. A palavra de Deus encontra-se nas escrituras. Por exemplo, no Livro de Mórmon, Lamã e Lemuel fizeram a seguinte pergunta: “O que significa a barra de ferro?”, referindo-se ao sonho de Leí. Néfi respondeu: “Era a palavra de Deus; e todos os que dessem ouvidos à palavra de Deus e a ela se apegassem, jamais pereceriam; nem as tentações nem os dardos inflamados do adversário poderiam dominá-los até a cegueira, para levá-los à destruição”. (1 Néfi 15:23–24).

  8. Ver “A Restauração da Plenitude do Evangelho de Jesus Cristo: Uma Proclamação do Bicentenário ao Mundo”, que inclui o seguinte: “Declaramos que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, organizada no dia 6 de abril de 1830, é a Igreja de Cristo da época do Novo Testamento restaurada. Essa Igreja está alicerçada na vida perfeita de sua principal pedra de esquina, Jesus Cristo, em Sua Expiação infinita e em Sua Ressurreição literal. Jesus Cristo chamou novamente apóstolos e deu-lhes a autoridade do sacerdócio. Ele convida todos nós a nos achegarmos a Ele e à Sua Igreja, a recebermos o Espírito Santo e as ordenanças de salvação e a obtermos alegria duradoura. (…) Com alegria declaramos que a Restauração prometida segue adiante por meio de revelação contínua. A Terra jamais será a mesma, à medida que Deus ‘congregar em Cristo todas as coisas’ (Efésios 1:10)” (ChurchofJesusChrist.org).

  9. 2 Néfi 04:16.

  10. Ver Quentin L. Cook,“Be Not Weary in Well-Doing”, (devocional na Universidade Bringham Young, em 24 de agosto de 2020), speeches.byu.edu; Eliza Smith-Driggs, “This Week on Social: How to Develop a Love for the Lord, Yourself and Others”, em Church News, 17 de julho de 2020, thechurchnews.com.

  11. Terceira leitura: marcações em amarelo quanto à geologia ou geografia; quarta leitura: marcações em preto quanto à história do Livro de Mórmon.

  12. “Outro Testamento de Jesus Cristo” foi adicionado como subtítulo em todas as edições do Livro de Mórmon. Os líderes da Igreja fizeram essa mudança no nome para enfatizar ainda mais o propósito do livro conforme descrito na Página de Título: “Também para convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno, que se manifesta a todas as nações”.

  13. Ser um discípulo de Jesus Cristo é uma expressão de nosso amor por Ele. Discípulos são aqueles que recebem a ordenança do batismo; tomam sobre si o nome de Jesus Cristo; e se esforçam para segui-Lo passando a viver Seus atributos, tal como descrito pelo apóstolo Pedro: “Pondo nisso mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, o conhecimento. E ao conhecimento, temperança; e à temperança, paciência; e à paciência, piedade; E à piedade, amor fraternal; e ao amor fraternal, caridade” (2 Pedro 1:5–7; ver também Pregar Meu Evangelho: Um Guia para o Serviço Missionário, [2019], pp. 121–132).

  14. O presidente Russel M. Nelson já era um cirurgião cardíaco internacionalmente conhecido antes de ser chamado ao Quórum dos Doze Apóstolos em 1984. Ele deu uma palestra em uma universidade de medicina em Acra, Gana, em 1986, sobre a história da cirurgia cardíaca. Entrevistado pela imprensa após o evento, ele explicou que estava lá “como um servo do Senhor para ajudar [as pessoas] a se tornarem melhores cidadãos, a desenvolverem famílias fortes, a obterem felicidade genuína e a prosperarem naquela região”. Ele retornou a Acra, Gana, em 16 de novembro de 2001, para a abertura de terra do Templo de Acra Gana (ver “Ground Broken for First Temple in West Africa”, Church News, 24 de novembro de 2001, thechurchnews.com).

  15. Ver Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 5.1.1.1: “Em nossos dias, o Senhor chama homens por meio do presidente da Igreja para serem ordenados como apóstolos e servirem no Quórum dos Doze Apóstolos” (ver Doutrina e Convênios 18:26–28), ChurchofJesusChrist.org.

  16. Russell M. Nelson, “Como seria sua vida sem o Livro de Mórmon?”, Liahona, novembro de 2017, p. 60.

  17. 3 Néfi 11:10–11.

  18. Russell M. Nelson, “Como seria sua vida sem o Livro de Mórmon?”, p. 61.

  19. Russell M. Nelson, “Como seria sua vida sem o Livro de Mórmon?”, p. 62.

  20. Ver Moisés 7:62.

  21. O Templo de Beira Moçambique foi anunciado em 4 de abril de 2021, pelo presidente Russell M. Nelson. Mais de meio milhão de pessoas vivem em Beira, que fica na costa do Oceano Índico.

  22. Há exemplos de escrituras no Livro de Mórmon sobre “esperança e promessas” em: 2 Néfi 31:20; Jacó 4:4–6; Alma 13:28–29; 22:16; 34:41; Éter 12:32; Morôni 7:41; 8:26.

  23. O élder Rasband e sua esposa se reuniram com a família real em 10 de fevereiro de 2020, quando estavam em uma designação na África para a dedicação do Templo Durban África do Sul.

  24. Doutrina e Convênios 1:23.

  25. O élder Rasband se reuniu com o embaixador Indra Mani Pandey, representante permanente da Índia nas Nações Unidas e em outras organizações internacionais em Genebra, quando estava em uma designação em um Fórum Inter-religioso em Bolonha, na Itália, em 17 de setembro de 2021.

  26. O élder Rasband se reuniu com a Sua Santidade, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu da Igreja Ortodoxa, quando estava em uma designação para participar de um Fórum Inter-religioso em Bolonha, na Itália, em 13 de setembro de 2021.

  27. Ensinamentos: Joseph Smith, p. 68. A pedra angular é uma pedra em formato triangular que fica no topo de um arco e que segura as outras pedras juntas. O profeta Joseph Smith descreveu o Livro de Mórmon como sendo a “pedra fundamental de nossa religião” devido ao seu papel de unir a Igreja por meio de princípios e ordenanças. O Livro de Mórmon serve como uma “pedra angular” na vida dos membros, ajudando-os a permanecer firmes no caminho do convênio.

  28. Ver Efésios 2:19–20. Jesus Cristo é a principal pedra da esquina de nossa Igreja, que leva Seu nome. Da mesma forma que o ato de colocar a pedra de esquina nos templos é um simbolismo da pedra principal que constitui a esquina que faz parte do alicerce da casa de Deus, Jesus Cristo é a pedra de esquina de nossa fé e de nossa salvação. Ele deu Sua vida para que pudéssemos voltar a viver, não há nada semelhante a Ele em critério de força, propósito e amor.

  29. Vocês podem compartilhar o Livro de Mórmon por meio de seu dispositivo móvel. Uma forma de fazer isso é abrir o aplicativo Biblioteca do Evangelho, tocar no bloco “Escrituras”, e depois tocar em “Compartilhar agora” na parte superior da tela. Ou no próprio aplicativo do Livro de Mórmon, vocês podem tocar no ícone “Compartilhar”, gerando assim um código digital que seus amigos podem escanear facilmente com o próprio celular.

  30. Russell M. Nelson, “Juventude da promessa”, Devocional Mundial para os Jovens, 3 de junho de 2018, HopeofIsrael.ChurchofJesusChrist.org. “Em 3 de junho de 2018, o presidente Russell M. Nelson e sua esposa, Wendy W. Nelson, convidaram os jovens a ‘se juntar ao exército de jovens do Senhor’ e a participar ‘[do] maior desafio, [da] maior causa e [do] maior trabalho que está sendo realizado na Terra’. E qual é o maior de todos os desafios? A coligação de Israel” (Charlotte Larcabal, “A Call to Enlist and Gather Israel”, New Era, março de 2019, p. 24).

  31. Doutrina e Convênios 123:12.

  32. Ver 2 Néfi 4:27; Mosias 4:3; 15:18; Alma 46:12.

  33. 1 Néfi 13:37.