Conferência Geral
Nutrir e prestar seu testemunho
Conferência Geral de Outubro de 2022


Nutrir e prestar seu testemunho

Eu os convido a buscar oportunidades de prestar seu testemunho por meio de palavras e de ações.

Introdução

Em nossa vida, momentos determinantes acontecem com frequência e de maneira inesperada, mesmo quando ainda somos jovens. Permitam-me compartilhar uma história sobre Kevin, um aluno de Ensino Médio que foi escolhido para viajar para fora do estado para um evento de liderança para alunos, como ele próprio descreveu.

“Chegou minha vez na fila, e a atendente, que parecia ser a responsável pelas inscrições, perguntou meu nome. Ela olhou para sua lista e disse: ‘Então você é o rapaz de Utah’.

‘Você quer dizer que sou o único?’, perguntei.

‘Sim, o único.’ Ela me deu meu crachá que dizia ‘Utah’ abaixo de meu nome. Ao prendê-lo à minha camiseta, senti que estava sendo rotulado.

No hotel, entrei no elevador, que estava cheio, com outros cinco alunos de Ensino Médio com crachás como o meu. ‘Oi, você é de Utah. Você é mórmon?’, um aluno perguntou.

Eu me senti deslocado em meio a todos esses outros alunos de todo o país. ‘Sim’, admiti de maneira hesitante.

‘Vocês acreditam em Joseph Smith, que disse que viu anjos. Você não acredita realmente nisso, não é?’

Não sabia o que dizer. Todos os alunos no elevador estavam olhando para mim. Eu tinha acabado de chegar, e todo mundo já pensava que eu era diferente. Tornei-me um pouco defensivo, mas então disse: ‘Sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus’.

‘De onde tirei isso?, eu me perguntei. Não sabia que teria essa coragem, mas sabia que as palavras eram verdadeiras.

‘Ouvi dizer que vocês são religiosos fanáticos’, ele disse.

Depois disso, houve uma pausa desagradável à medida que a porta do elevador se abriu. Ao pegarmos nossa bagagem, ele andou pelo corredor, rindo.

Então, uma voz atrás de mim perguntou: ‘Ei, os mórmons não têm uma outra Bíblia?’

Ah, não. De novo não. Virei para trás e vi outro aluno que estava no elevador comigo, Christopher.

‘É chamado de O Livro de Mórmon’, eu disse, querendo mudar de assunto. Peguei minhas malas e comecei a andar pelo corredor.

‘Esse é o livro que Joseph Smith traduziu?’, ele perguntou.

‘É sim’, respondi. Continuei andando, com a esperança de evitar constrangimento.

‘Bem, você sabe como posso conseguir um livro desses?’

De repente, uma escritura que aprendi no seminário me veio à mente: ‘Não me envergonho do evangelho de Cristo’.1 À medida que ela entrou em minha mente, senti-me envergonhado por ter me sentido tão constrangido.

Essa escritura permaneceu em minha mente até o final da semana. Respondi o máximo de perguntas sobre a Igreja que pude e fiz muitos amigos.

Descobri que tenho orgulho de minha religião.

Dei um Livro de Mórmon para Christopher. Mais tarde, ele me escreveu dizendo que havia convidado os missionários para ir à sua casa.

Aprendi a não ficar constrangido em compartilhar meu testemunho.”2

Sinto-me inspirado pela coragem de Kevin em compartilhar seu testemunho. É uma coragem que é repetida todos os dias por membros fiéis da Igreja em todo o mundo. À medida que compartilho meus pensamentos, convido-os a refletir sobre estas quatro perguntas:

  1. Sei e compreendo o que é um testemunho?

  2. Sei como prestar meu testemunho?

  3. Quais são os obstáculos em prestar meu testemunho?

  4. Como posso manter meu testemunho?

Sei e compreendo o que é um testemunho?

Seu testemunho é seu bem mais precioso que, com frequência, está relacionado a sentimentos espirituais profundos. Esses sentimentos normalmente são comunicados de maneira silenciosa e são descritos como uma “voz mansa e delicada”.3 Seu testemunho é sua crença ou seu conhecimento da verdade, dado como uma confirmação espiritual por meio da influência do Espírito Santo. Adquirir essa confirmação vai mudar o que vocês dizem e como vocês agem. Elementos fundamentais de seu testemunho, os quais o Espírito Santo confirma, incluem:

  • Deus é seu Pai Celestial, e vocês são filhos Dele. Ele os ama.

  • Jesus Cristo vive. Ele é o Filho do Deus vivo, seu Salvador e Redentor.

  • Joseph Smith é um profeta de Deus que foi chamado para restaurar A Igreja de Jesus Cristo.

  • A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja de Deus restaurada na Terra.

  • A Igreja de Jesus Cristo restaurada é liderada por um profeta vivo hoje.

Sei como prestar meu testemunho?

Vocês prestam seu testemunho quando compartilham sentimentos espirituais com outras pessoas. Como membros da Igreja, vocês têm oportunidades de prestar seu testemunho de maneira oral em reuniões formais da Igreja ou em conversas individuais menos formais com familiares, amigos e outras pessoas.

Outra maneira pela qual vocês prestam seu testemunho é por meio de um comportamento justo. Seu testemunho em Jesus Cristo não é somente o que vocês dizem — é quem vocês são.

Toda vez que vocês proferem seu testemunho ou demonstram, por meio de suas ações, seu comprometimento de seguir a Jesus Cristo, vocês convidam outras pessoas a “[achegarem-se] a Cristo”.4

Membros da Igreja servem de testemunhas de Deus em todas as coisas e em todos os lugares.5 Temos oportunidades infindáveis para fazer isso no universo digital ao usarmos nosso próprio conteúdo inspirador ou ao compartilharmos conteúdo edificante preparado por outras pessoas. Testificamos quando amamos, compartilhamos e convidamos, até mesmo on-line. Seus tweets, mensagens privadas e publicações terão um propósito maior e mais sagrado quando vocês também usarem as mídias sociais para mostrar como o evangelho de Jesus Cristo molda sua vida.

Quais são os obstáculos em prestar meu testemunho?

Os obstáculos em prestar seu testemunho podem incluir a incerteza sobre o que dizer. Matthew Cowley, um antigo apóstolo, compartilhou a seguinte experiência ao partir para uma missão de cinco anos na Nova Zelândia quando tinha 17 anos de idade:

“Nunca me esquecerei das orações de meu pai no dia em que parti. Nunca tinha ouvido uma bênção tão linda em minha vida. Então, ouvi suas últimas palavras para mim, na estação de trem: ‘Meu menino, você vai partir para essa missão; você vai estudar; você vai se preparar para ensinar; e, às vezes, quando for convidado para falar, você vai pensar que está maravilhosamente preparado; mas, quando se levantar, sua mente ficará totalmente em branco’. Já tive essa experiência mais de uma vez.

Perguntei: ‘O que devo fazer quando isso acontecer?’

Ele disse: ‘Você vai se levantar e, com todo o fervor de sua alma, vai prestar testemunho de que Joseph Smith foi um profeta do Deus vivo; pensamentos fluirão para sua mente e palavras sairão de sua boca (…) para o coração de todas as pessoas que ouvirem’. Minha mente, que ficou muitas vezes em branco durante minha (…) missão (…), deu-me a oportunidade de prestar testemunho a respeito do evento mais grandioso na história do mundo desde a crucificação do Mestre. Tentem fazê-lo, rapazes e moças. Se vocês não têm nada mais a dizer, testifiquem que Joseph Smith foi o profeta de Deus, e toda a história da Igreja virá à sua mente”.6

Semelhantemente, o presidente Dallin H. Oaks compartilhou: “Algumas pessoas ganham mais facilmente um testemunho de pé, prestando-o, do que de joelhos, pedindo isso em oração”.7 O Espírito presta testemunho ao orador e ao ouvinte da mesma forma.

Outro obstáculo é o medo, como a história de Kevin destacou. Assim como Paulo escreveu a Timóteo,

“Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor. (…)

Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor”.8

Sentimentos de medo não vêm do Senhor, mas, na maioria das vezes, vêm do adversário. Ter fé, assim como Kevin teve, permitirá que vocês superem esses sentimentos e compartilhem livremente o que está em seu coração.

Como posso manter meu testemunho?

Acredito que o testemunho é uma parte essencial nossa; porém, a fim de mantê-lo e desenvolvê-lo de maneira mais plena, Alma ensinou que devemos nutrir nosso testemunho “com muito cuidado”.9 Ao fazermos isso, ele “criará raiz e crescerá e dará frutos”.10 Sem isso, ele “secará”.11

Cada amado membro da Primeira Presidência já nos orientou a respeito de como manter um testemunho.

O presidente Henry B. Eyring nos ensinou de modo amável que “o hábito de banquetear-nos na palavra de Deus, a oração sincera e a obediência aos mandamentos do Senhor precisam ser colocados em prática de modo equilibrado e contínuo para que nosso testemunho cresça e prospere”.12

O presidente Dallin H. Oaks nos lembrou que, para retermos nosso testemunho, “precisamos tomar o sacramento semanalmente (ver D&C 59:9) para merecer o cumprimento da sublime promessa de ‘ter sempre [conosco] o seu Espírito (D&C 20:77)”.13

E o presidente Russell M. Nelson nos aconselhou recentemente de modo gentil:

“Alimentem [seu testemunho] com a verdade. (…)

Banqueteiem-se com as palavras dos profetas antigos e modernos. Peçam ao Senhor para ensiná-los a ouvi-Lo melhor. Passem mais tempo realizando o trabalho de templo e história da família.

(…) [Façam] do seu testemunho sua maior prioridade”.14

Conclusão

Meus amados irmãos e irmãs, prometo que, à medida que vocês compreenderem mais plenamente o que é um testemunho e o compartilharem, vocês superarão obstáculos de incerteza e medo, o que os permitirá nutrir e manter esse bem mais precioso, seu testemunho.

Somos abençoados por termos inúmeros exemplos de profetas antigos e modernos que prestaram seu testemunho corajosamente.

Após a morte de Cristo, Pedro se levantou e testificou:

“Seja conhecido a vós todos, (…) que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, (…) este está são diante de vós. (…)

Porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.15

Amuleque, após o sermão de Alma a respeito da fé, afirmou de maneira poderosa: “Eis que eu próprio vos testifico que estas coisas são verdadeiras. Eis que vos digo que sei que Cristo virá entre os filhos dos homens (…) e que ele expiará os pecados do mundo; porque o Senhor Deus o disse”.16

Joseph Smith e Sidney Rigdon, ao testemunharem uma visão gloriosa do Salvador ressurreto, testificaram:

“E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive!

Porque o vimos, sim, à direita de Deus; e ouvimos a voz testificando que ele é o Unigênito do Pai”.17

Irmãos e irmãs, eu os convido a buscar oportunidades de prestar seu testemunho por meio de palavras e de ações. Tive essa oportunidade recentemente, ao término de uma reunião com o prefeito de uma capital na América do Sul, em seu gabinete, com vários de seus funcionários. Ao concluirmos a reunião com sentimentos muito cordiais, pensei, de maneira hesitante, se deveria compartilhar meu testemunho. Segui o sussurro e proferi meu testemunho de que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo e o Salvador do mundo. Tudo mudou naquele momento. Não havia como negar o Espírito naquela sala. Parecia que o coração de todas as pessoas havia sido tocado. “O Consolador (…) presta testemunho do Pai e do Filho.”18 Sou muito grato por ter tido coragem de prestar meu testemunho.

Quando tiverem um momento como esse, não hesitem e aproveitem a oportunidade. Vocês vivenciarão o sentimento cálido do Consolador dentro de vocês ao fazê-lo.

Ofereço-lhes meu testemunho e minha certeza de que Deus é nosso Pai Celestial, que Jesus Cristo vive e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja de Deus na Terra hoje e é guiada por nosso querido profeta, o presidente Russell M. Nelson. Em nome de Jesus Cristo, amém.