Conferência Geral
Templos: Casas do Senhor espalhadas pela Terra
Conferência Geral de Abril de 2024


Templos: Casas do Senhor espalhadas pela Terra

Ao frequentarem digna e fielmente Sua casa santa, vocês estarão armados de Seu poder.

Vocês não amam as palavras que acabamos de cantar? “Se o mundo vos tenta, se o mal faz tremer, (…) com mão poderosa vos há de suster.”1 O Senhor fortalece Seus santos de todas as idades à medida que eles frequentam Sua casa santa. De Kinshasa a Zollikofen, de Fukuoka a Oakland, os jovens, por iniciativa própria, estão lotando o batistério dos templos. No passado, a maioria dos queridos oficiantes do templo tinha cabelos grisalhos — mas isso mudou. Missionários chamados, missionários de serviço e ex-missionários estão por toda parte. Em todo o mundo, há um sentimento crescente que nos aproxima da casa do Senhor.

Há pouco mais de um ano, uma querida amiga da família, de 95 anos de idade, que mora na costa leste dos Estados Unidos e que havia sido ensinada pelos missionários por 70 anos, disse à sua filha: “Quero ir ao templo com você”.

Sua filha respondeu: “Bem, mãe, primeiro você precisa ser batizada”.

Imagem
Batismo de uma irmã idosa.

“Ok,” ela disse, “então quero ser batizada”. Ela se batizou. Alguns dias depois, ela entrou reverentemente no batistério do templo. E há pouco mais de um mês, ela recebeu sua própria investidura e foi selada. O conhecimento a respeito de Deus e o poder que Ele tem estão se tornando mais acessíveis; o véu que está sobre a Terra está começando a se romper.2

Imagem
Uma senhora fora do templo.

Já se perguntaram por que o Senhor inspiraria Seu profeta a espalhar Seus templos santos pela Terra agora?3 Por que Ele, nesta época específica, daria a prosperidade necessária a Seu povo do convênio para que, por meio de seus dízimos sagrados, centenas de casas do Senhor pudessem ser construídas?

Nesta manhã, o presidente Dallin H. Oaks mostrou uma bela ilustração dos templos que estão sendo construídos em todo o mundo. Kathy e eu estivemos recentemente nas Filipinas. Reflitam sobre este milagre: o Templo de Manila foi dedicado em 1984. Foram necessários 26 anos até que o segundo templo, na cidade de Cebu, fosse concluído, em 2010. Agora, 14 anos depois, 11 templos estão sendo construídos, projetados ou preparados para serem dedicados. De norte a sul: Laoag, Tuguegarao, Santiago, Urdaneta, Alabang, Naga, Tacloban, Iloilo, Bacolod, Cagayan de Oro e Davao. É fantástico ver as maravilhosas obras de Deus!

Imagem
Templos nas Filipinas.

Em todo o mundo, casas do Senhor estão ficando mais próximas de nós. Por que em nossos dias?

Os últimos dias

O Senhor advertiu que nos últimos dias haveria sofrimento entre nações,4 pessoas seriam “amantes de si [mesmas]”,5 “todas as coisas [estariam] tumultuadas”,6 haveria grande confusão7 e “o coração dos homens [falharia]”.8 Certamente temos visto o coração de homens e mulheres falhar: as tentações do mundo, a distração que advém de vozes astuciosas, a negligência quanto à nutrição espiritual e o cansaço diante das demandas do discipulado.9 Talvez vocês já tenham se entristecido ao ver alguém que vocês amam afastar-se, pelo menos por enquanto, de suas crenças e deixar a Igreja, alguém que já tenha declarado sinceramente sua fé em Jesus Cristo, prestado testemunho do Livro de Mórmon e que, com entusiasmo, já ajudou a edificar o reino de Deus. Meu conselho para vocês é: não se desesperem! Tudo está bem. Para Deus, nada é impossível.10

Embora essa comoção e essa descrença no mundo tenham sido profetizadas, o Senhor prometeu que haveria um povo do convênio, um povo que esperaria ansiosamente por Seu retorno, um povo que permanece em lugares santos e não é movido.11 Ele falou de um povo justo que resiste aos enganos do adversário, fortalece sua fé, pensa celestial e confia plenamente no Salvador Jesus Cristo.

Por que o Senhor está trazendo centenas de Seus templos para mais perto de nós agora? Uma das razões é que, em meio ao tumulto e às tentações do mundo, Ele prometeu fortalecer e abençoar Seus santos do convênio, e Suas promessas estão sendo cumpridas.

Promessas na dedicação do Templo de Kirtland

Como essas casas santas nos fortalecem, consolam e protegem? Encontramos uma resposta nas súplicas do profeta Joseph Smith na dedicação do Templo de Kirtland. Foi nesse templo onde os santos cantaram: “Cantemos, clamemos, com hostes celestes”.12 O próprio Salvador apareceu, e os profetas da antiguidade retornaram, conferindo chaves do sacerdócio adicionais para o evangelho restaurado.13

Naquela ocasião sagrada no Templo de Kirtland, o profeta orou para que, na casa santa do Senhor, os santos fossem armados do poder de Deus, que o nome de Jesus Cristo estivesse sobre eles, que os Seus anjos os guardassem e que eles crescessem no Senhor e “[recebessem] a plenitude do Espírito Santo”.14 Essa súplica poderosa se cumpre em nossa vida à medida que adoramos fielmente na casa do Senhor.

Armados de poder

Em Sua casa, somos literalmente investidos de poder celestial.15 Nossa fé em Jesus Cristo e nosso amor por Ele são confirmados e fortalecidos. Recebemos a confirmação espiritual de nossa verdadeira identidade e dos propósitos da vida.16 À medida que somos fieis, somos abençoados com proteção contra tentações e distrações. Sentimos o amor do Salvador quando Ele nos sustém durante nossas dificuldades e nossas tristezas. Somos armados do poder de Deus.

Seu nome sobre nós

Em Sua casa santa, tomamos Seu nome mais plenamente sobre nós. Quando somos batizados, professamos nossa crença Nele e nosso desejo de guardar Seus mandamentos. No templo, prometemos de maneira sagrada, por meio de nossos convênios, que O seguiremos para sempre.

Imagem
Ilustração do Templo de Heber Valley Utah.

Os jovens desta Igreja são incríveis. Em um mundo difícil, eles tomam sobre si o nome de Cristo. Em Heber City, Utah, uma reunião pública foi realizada para debater os detalhes de um templo planejado para ser construído. Trezentos jovens encheram o parque adjacente para demonstrar seu apoio ao templo proposto. Um rapaz, falando aos líderes do governo em um fórum aberto, corajosamente explicou: “Espero me casar neste templo. [O templo me ajudará] a me manter limpo e puro”. Outro jovem descreveu o templo como um símbolo de luz e de esperança. Rapazes e moças da Igreja em todo o mundo estão tomando sobre si o nome de Jesus Cristo.17

Imagem
Jovens em um parque em Heber City.

Anjos estão conosco

No Templo de Kirtland, o profeta Joseph orou para que os anjos guardassem os santos de Deus.18 Realizar regularmente ordenanças no templo por nossos antepassados nos traz uma doce e segura confirmação de que a vida continua além do véu.

Embora muitas de nossas experiências na casa do Senhor sejam muito sagradas para serem compartilhadas publicamente, algumas delas podem ser citadas. Há 40 anos, enquanto morávamos na Flórida, Kathy e eu viajamos para o templo em Atlanta, Geórgia. Na noite de quinta-feira, 9 de maio de 1984, ao se encerrar uma sessão no templo, um oficiante se aproximou de mim e perguntou se eu tinha tempo para fazer mais uma ordenança iniciatória preparatória. O nome da pessoa que eu estava representando era incomum. Ele se chamava Eleazer Cercy.

No dia seguinte, o templo estava cheio. Enquanto me preparava para realizar minha segunda investidura do dia, recebi o nome da pessoa que eu representaria. Surpreendentemente, era o nome da mesma pessoa da noite anterior, Eleazer Cercy. Senti o Espírito do Senhor enquanto a investidura era realizada. Mais tarde naquele dia, ainda no templo, Kathy viu uma antiga amiga da família, a irmã Dolly Fernandez, que na época morava em Atlanta. Como ela não estava acompanhada de familiares do sexo masculino, ela me perguntou se eu poderia auxiliar no selamento de seu pai aos pais dele. É claro que me senti honrado.

Ao me ajoelhar no altar para realizar aquela ordenança sagrada, novamente ouvi o nome que agora estava gravado em minha mente, de seu pai, Eleazer Cercy. Creio plenamente que, após esta vida, conhecerei e abraçarei o homem que foi conhecido na vida mortal como Eleazer Cercy.

Mais do que manifestações dramáticas, a maioria de nossas experiências na casa do Senhor traz prazerosa paz e revelação serena. Mas tenham certeza do seguinte: anjos realmente nos guardam!

A plenitude do Espírito Santo

Recebemos o dom do Espírito Santo quando somos confirmados como membros da Igreja. A cada semana, ao partilharmos dignamente do pão e da água em lembrança de nosso Salvador, recebemos a promessa de que Seu Espírito estará sempre conosco.19 Quando vamos com um coração disposto à casa do Senhor, o lugar mais sagrado na Terra, crescemos no Senhor e podemos “[receber] a plenitude do Espírito Santo”.20 Por meio do poder do Espírito Santo, ficamos repletos de paz e alegria e de uma esperança inexprimível.21 Recebemos força para permanecer como Seus discípulos, mesmo quando nos encontramos fora de lugares santos.

O presidente Russell M. Nelson declarou: “Nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo, realizará algumas de Suas obras mais poderosas no período entre agora e quando Ele vier novamente. Veremos indicações milagrosas de que Deus, o Pai, e (…) Jesus Cristo presidem esta Igreja com majestade e glória”.22 Espalhar casas do Senhor pela Terra é uma obra poderosa e uma evidência milagrosa.23

Meus queridos amigos, se ainda não tivermos aumentado nossa frequência ao templo e se somos capazes de fazê-lo, que encontremos regularmente mais tempo para adorar na casa do Senhor. Que oremos pelos templos que foram anunciados, para que propriedades sejam compradas, governos aprovem os planos, trabalhadores talentosos vejam seus dons serem magnificados, e para que as sagradas dedicações tragam a aprovação do céu e a visita de anjos.

Promessas

O templo é literalmente a casa do Senhor. Prometo a vocês que, ao frequentarem digna e fielmente Sua casa santa, vocês estarão armados de Seu poder, Seu nome estará sobre vocês, Seus anjos os guardarão e vocês crescerão na bênção do Espírito Santo.

O Senhor prometeu: “Toda alma que abandonar os seus pecados e vier a mim, e invocar o meu nome, e obedecer à minha voz, e guardar os meus mandamentos verá a minha face e saberá que eu sou”.24 Há muitas maneiras diferentes de vermos a face de Cristo, e não há lugar melhor para isso do que em Sua casa santa.25

Nesta época de confusão e tumulto, testifico que o templo é a Sua casa santa e nos ajudará a nos preservar, proteger e preparar para o dia glorioso em que, com todos os Seus santos anjos, nosso Salvador retornará em majestade, poder e grande glória. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. “Que firme alicerce”, Hinos, nº 42.

  2. Ver “The Spirit of God”, Hymns, nº 2.

  3. Atualmente há 182 templos em funcionamento. Seis estão em reforma. Sete estão aguardando a dedicação e mais um aguarda a rededicação. Há 45 templos em construção e mais 94 foram anunciados ou estão sendo planejados e projetados.

  4. Ver Lucas 21:10.

  5. 2 Timóteo 3:2.

  6. Doutrina e Convênios 88:91.

  7. O élder David A. Bednar disse: “Os princípios do evangelho são para mim e para vocês o que é um leme para um navio. Os princípios corretos nos permitem encontrar nosso caminho e manter-nos firmes, constantes e inamovíveis para não perdermos o equilíbrio e cairmos nas violentas tempestades de escuridão e confusão dos últimos dias” (“Os princípios de meu evangelho”, Liahona, maio de 2021, p. 126).

  8. Doutrina e Convênios 45:26.

  9. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16:24).

  10. Ver Lucas 1:37.

  11. Ver Doutrina e Convênios 87:8.

  12. “Tal como um facho”, Hinos, nº 2.

  13. Ver Doutrina e Convênios 110. Antes desta época, o profeta Joseph Smith havia recebido o Sacerdócio Aarônico e suas chaves de João Batista, e ele havia recebido o Sacerdócio de Melquisedeque e suas chaves dos apóstolos Pedro, Tiago e João (ver Doutrina e Convênios 13:1; 27:12–13).

  14. Doutrina e Convênios 109:15; ver também o versículo 22.

  15. O presidente Russell M. Nelson disse: “O templo pode nos ajudar em nossa busca. Nele, somos investidos com o poder de Deus, que nos capacita a vencer Satanás, que é o instigador de toda a contenda” (“Precisa-se de pacificadores”, Liahona, maio de 2023, p. 101).

  16. Ver Russell M. Nelson, “Escolhas para a eternidade” (Devocional Mundial para Jovens Adultos, 15 de maio de 2022), Biblioteca do Evangelho.

  17. Élder Colin Stauffer, correspondência pessoal, 30 de janeiro de 2024.

  18. Ver Doutrina e Convênios 109:22.

  19. Ver Doutrina e Convênios 20:77, 79.

  20. Doutrina e Convênios 109:15.

  21. Ver Romanos 15:13.

  22. Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 96.

  23. O presidente Brigham Young disse: “Teremos centenas de templos, onde milhares de homens e mulheres oficiarão por aqueles que já morreram sem ter recebido o privilégio de ouvir o evangelho e obedecer a ele” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 312). E o presidente Ezra Taft Benson disse: “Nossos antecessores profetizaram que templos estariam espalhados pelas terras da América do Norte e do Sul, pelas ilhas do Pacífico, pela Europa e por outros lugares. Se essa obra de redenção for feita na escala em que deve ser feita, centenas de templos serão necessários” (Teachings of Ezra Taft Benson, 1988, p. 247).

  24. Doutrina e Convênios 93:1.

  25. O élder David B. Haight disse:

    “É verdade que algumas pessoas realmente viram o Salvador, mas quando consultamos o dicionário, aprendemos que há muitos outros significados para a palavra ver, como passar a conhecê-Lo, discerni-Lo, reconhecer a Ele e Sua obra, perceber Sua importância ou passar a compreendê-Lo.

    Essas bênçãos e esse esclarecimento celestiais estão disponíveis para cada um de nós” (“O templo e a obra nele realizada”, A Liahona, janeiro de 1991, p. 68).