2003
Siga as Instruções
Maio de 2003


Siga as Instruções

Ao abrir a mente e o coração para sentir o Espírito, o Senhor, em Seu próprio tempo e à Sua própria maneira, lhes dará as instruções que irão abençoar sua vida.

Há alguns anos, quando eu servia como secretário da ala, recebi em minha casa a entrega dos suprimentos da ala para o ano seguinte. Dentre as inúmeras caixas, uma caixa endereçada ao secretário da ala chamou-me a atenção. Havia uma etiqueta escrita em negrito colada à caixa: “Se tudo mais falhar — Por favor! Siga as instruções.”

Não considerei isso como um aviso genérico, com certeza de que alguém na sede da Igreja conhecia-me pessoalmente.

Embora tenha sido engraçado na ocasião, a imagem daquela pequena etiqueta fixou permanentemente sua mensagem à minha mente: “Se tudo mais falhar — Por favor! Siga as instruções.”

Toda pessoa passa por muitas dificuldades nesta vida mortal. Cada pessoa tem o próprio arbítrio para tomar decisões que afetam seu progresso. Boas escolhas trazem as prometidas bênçãos e más escolhas sempre trazem conseqüências indesejáveis.

A vida é cheia de incertezas. Nosso tempo é curto. Nosso tempo é precioso. Este é o tempo para nos “prepararmos para encontrar Deus”. (Alma 34:32) Não há tempo para ser desperdiçado em experiências com a nossa individualidade ou para nos envolvermos com aquelas coisas que são sabidamente prejudiciais ao nosso corpo e alma.

Nenhum de nós é perfeito e todos precisamos de auxílio. Mas não ficaremos abandonados à nossa própria sorte se formos receptivos ao ensino, tendo coração para sentir e ouvidos para ouvir.

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5–6)

De que maneira recebemos instruções?

Primeiro, precisamos ter um desejo sincero.

Segundo, precisamos ter fé — para acreditar que o Senhor nos conhece, que Ele nos ama, e que Ele responderá às nossas orações.

Enquanto lia a Bíblia, Joseph Smith leu em Tiago 1:5:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando (…).”

Joseph seguiu instruções e recebeu uma resposta à sua oração. Nós também receberemos respostas às nossas orações.

Por toda minha vida, fui fazendeiro e pai de uma grande família. Embora a oração pessoal e familiar sempre tenham feito parte de nossa vida diária, por vezes sentia a necessidade avassaladora de ir até o campo à noite ou de ajoelhar-me ao lado de um fardo de feno, olhar para o céu e falar em voz alta com meu Pai Celeste. Nessas ocasiões sempre senti Seu calor e soube, como sei agora, que Ele me ouve e responderá minhas orações em Sua sabedoria, para o meu melhor interesse.

A todos — onde quer que estejam — a você que necessita de esperança, a você que necessita de consolo, a você que está infeliz, a você que precisa de orientação e necessita sentir que sua vida tem um propósito, meus caros amigos, quero incentivá-los! Insto que inclinem a cabeça ou fiquem de joelhos! Com suas próprias palavras, agradeçam a seu Pai Celestial pelo sacrifício expiatório de Seu Filho por vocês e por todas as bênçãos que Ele lhes deu. As lágrimas irão umedecer-lhes os olhos e o calor do Espírito virá ao seu coração.

Então falem com o Senhor, pedindo consolo, orientação e entendimento. Ao abrir a mente e o coração para sentir o Espírito, o Senhor, em Seu próprio tempo e à Sua própria maneira, lhes dará as instruções que irão abençoar sua vida.

As escrituras também contêm instruções de profetas antigos e modernos.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.” (II Timóteo 3:16)

Nesta dispensação, o Senhor deu-nos o alentador conselho de que “(…) não temais vossos inimigos, pois decretei em meu coração (…) que vos provarei em todas as coisas para ver se permanecereis em meu convênio, mesmo até a morte, para que sejais considerados dignos”. (D&C 98:14)

Seguir instruções exige trabalho árduo, empenho, e perseverança até o fim.

“Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna.” (2 Néfi 31:20)

“E também vos digo: Se fizerdes o que vos ordeno, eu, o Senhor, desviarei de vós toda ira e indignação; e as portas do inferno não prevalecerão contra vós.” (D&C 98:22)

“(…) Se estiverdes preparados, não temereis.” (D&C 38:30)

Como em tempos passados, recebemos instruções do profeta vivo do Senhor. Testifico-lhes que sei que o Presidente Gordon B. Hinckley é o profeta do Senhor hoje em dia. Ele dá-nos conselhos inspirados para os nossos tempos.

Na conferência geral de outubro de 2001, ele disse:

“Hoje, neste momento, defrontamo-nos com problemas especiais, graves e destruidores, difíceis e de grande preocupação para todos nós. Certamente precisamos do Senhor.

Nossa segurança repousa na virtude de nossa vida. Nossa força reside em nossa retidão. Deus deixou bem claro que se não O abandonarmos, Ele não nos abandonará.“ (“Até Que Nos Encontremos Novamente”, A Liahona, janeiro de 2002, p.105)

Depois de recebermos instruções, precisamos ser obedientes e dar ouvidos aos conselhos que recebemos.

Precisamos ouvir e seguir os nossos líderes designados.

Em uma ocasião, o Salvador contemplou a multidão como se fosse ovelhas sem pastor. (Ver Mateus 9:36.) Todo membro desta Igreja tem pastores. Nós os chamamos de líderes de quórum, bispos e presidentes de estaca.

O Senhor admoesta-nos a buscarmos as escrituras e a seguirmos os mandamentos.

Ele prometeu-nos que Suas palavras serão cumpridas “(…) seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo”. (D&C 1:37–38)

O Senhor declarou que “(…) tudo que disserem, quando movidos pelo Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor, será a mente do Senhor, será a palavra do Senhor, será a voz do Senhor e o poder de Deus para a salvação”. (D&C 68:4)

“Se tudo mais falhar — Por favor! Siga as instruções.”

Que possamos fazê-lo, eu oro, em nome de Jesus Cristo. Amém.