2005
O Batismo de Logan
Julho de 2005


O Batismo de Logan

Baseado nas experiências de uma família na ala da autora

Logan havia completado oito anos na semana anterior. Hoje era um dia especial—ele iria ser batizado. Ele e seu pai, vestidos em roupas brancas, sentaram-se em seus lugares próximos à pia batismal.

O cunhado de Logan, Ryan, havia sido convidado para falar durante a cerimônia batismal. Após o hino e oração de abertura, Ryan leu a quarta regra de fé: “Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão dos pecados; quarto, Imposição das Mãos para o dom do Espírito Santo.

Então Ryan colocou um quadrado de papel azul no chão em um lado da sala e um quadrado de papel branco do outro lado. “Logan, venha ficar aqui ao lado do quadrado azul”, ele disse. “Você consegue chegar do quadrado azul até o quadrado branco sem pisar no carpete?”

Logan olhou pela sala e balançou a cabeça. E disse: “É muito longe.”

Ryan concordou. “É muito longe para você chegar lá por você mesmo. E você acha que pode retornar ao Pai Celestial sem ajuda?”

Logan balançou a cabeça mais uma vez.

Ryan colocou mais 6 quadrados no chão, cada quadrado de uma cor diferente. “O Pai Celestial deu-nos alguns passos para auxiliar-nos a voltar à Sua presença. Você sabe quais são?”

Logan pensou na regra de fé que Ryan havia acabado de ler: “O primeiro é fé.” Ryan concordou enquanto Logan pisava no quadrado vermelho: “E o segundo é arrependimento.” Logan seguiu para o quadrado amarelo.

Ryan apontou para o quadrado verde: “Esse representa um dos passos que está tomando hoje.”

Sorrindo, Logan pisou no quadrado verde, e disse: “Batismo”. Ele estava bem mais próximo do quadrado branco, mas exisitam ainda mais três quadrados entre ele e o quadrado branco.

“O laranja representa receber o dom do Espírito Santo”, disse Ryan: “um outro passo você vai tomar hoje.”

Logan pisou no quadrado laranja.

“O que você acha que os últimos dois quadrados representam?”, perguntou Ryan.

Logan pensou por um momento. A quarta regra de fé incluia somente os quatro primeiros princípios e ordenanças do evangelho. Ele havia aprendido na Primária que o batismo era o primeiro de muitos convênios que ele ainda faria. “O quadrado cinza representa o templo?”, perguntou ele.

“Certo!”, Ryan sorriu. “Após seu batismo e confirmação, você irá preparar-se para receber o sacerdócio e fazer as ordenanças do templo. O que você acha que representa o último quadrado?”

Logan não conseguia lembrar-se de mais nenhum passo. Então, ele teve uma luz! — era a verdade mais simples ensinada pelos profetas e pelas escrituras. “Permanecer em retidão”, ele disse.

“Exatamente”, disse Ryan. “Após fazermos todos esses convênios, devemos permanecer fiéis.”

Logan sentou-se e Ryan terminou seu discurso. Em seguida, Logan e seu pai entraram nas águas da pia batismal. Com a autoridade do sacerdócio, o pai de Logan o batizou. E após terem trocado as roupas molhadas, Logan foi confirmado um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“Lembre-se do Espírito que vocês sentindo agora”, disse Ryan após ter abraçado Logan. “Tente guardá-lo com você pelo resto de sua vida.”

Logan sabia que ele nunca esqueceria esse dia especial — o dia em que ele tomou os dois passos importantes em direção ao seu lar celestial.

Jane McBride é um membro da Ala Big Thompson, Estaca Loveland Colorado, Estados Unidos.

“As ordenanças do batismo e o recebimento do dom do Espírito Santo leva-nos para fora deste mundo e para dentro da esfera do reino de Deus.”

Élder Robert D. Hales do Quórum dos Doze Apóstolos, “O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino”, Liahona, janeiro, 2001, pp. 6–7.