2007
Você Sabia?
Setembro de 2007


Você Sabia?

Idéias para o Diário

Se você tiver dificuldade em pensar num assunto para escrever em seu diário, comece com estes: “A primeira coisa que me lembro da infância é …” ou “Minha melhor recordação da escola é …” ou “Uma experiência espiritual que tive recentemente foi …”

O Presidente Spencer W. Kimball (1895–1985) disse: “Peguem um caderno, meus jovens, um diário que vai durar por todo o tempo, e talvez os anjos o citem na eternidade. Comecem hoje e escrevam nele suas ações, seus pensamentos mais profundos, suas realizações e fracassos, suas amizades e triunfos, suas impressões e seu testemunho” (“The Angels May Quote From It”, Tambuli, junho de 1977, p. 17).

Dica de Liderança

O Presidente David O. McKay (1873–1970), nono Presidente da Igreja, falou a respeito de várias características que identificam um líder ou professor bem-sucedido:

  1. “Uma fé implícita no evangelho de Jesus Cristo como a luz do mundo e um sincero desejo de servi-Lo. Essa condição da alma resultará na companhia e orientação do Espírito Santo.”

  2. “Amor não fingido pelos (…) membros, guiado pela determinação de lidar com justiça e imparcialidade com todo membro da Igreja. Honre (…) os membros, e os (…) membros vão honrá-lo.”

  3. “Preparação diligente. O líder bem-sucedido conhece seus deveres e responsabilidades e também os membros sob sua direção.”

  4. “Alegria — não forçada, mas natural, que brota espontaneamente de uma alma esperançosa” (Conference Report, outubro de 1968, p. 144).

Em uma Palavra

Morte espiritual: A morte espiritual é afastar-nos de Deus. Há duas origens para a morte espiritual: a Queda e a nossa própria desobediência.

“Toda a humanidade, tendo sido afastada da presença do Senhor pela queda de Adão, é considerada como morta, tanto em relação às coisas materiais como às coisas espirituais” (Helamã 14:16). Durante nossa vida na Terra, estamos separados da presença de Deus. Por meio da Expiação, Jesus Cristo redime todos dessa morte espiritual. “A Ressurreição de Cristo redime a humanidade, sim, toda a humanidade; e leva-a de volta à presença do Senhor” (Helamã 14:17).

Uma outra morte espiritual advém de nossos pecados, que nos tornam impuros e incapazes de habitar na presença de Deus (ver Helamã 14:18). O Salvador oferece a redenção da morte espiritual, mas somente quando exercemos fé Nele, arrependemo-nos de nossos pecados e obedecemos aos princípios e ordenanças do evangelho (ver Helamã 14:19). (Ver Sempre Fiéis, 2004, “Morte Espiritual”, p. 48.)

“A menos que vocês estejam plenamente empenhados em viver o evangelho de todo o ‘coração, poder, mente e força’ (D&C 4:2), não conseguirão gerar suficiente luz espiritual para afastar as trevas.”

Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, “Sair da Escuridão para Sua Maravilhosa Luz”, A Liahona, julho de 2002, p. 78.