2007
Mais Idéias para o Tempo de Compartilhar de Setembro de 2007
Setembro de 2007


Mais Idéias para o Tempo de Compartilhar de Setembro de 2007

Seguem-se mais idéias que as líderes da Primária podem usar com a seção Tempo de Compartilhar de A Liahona de setembro de 2007. Para a lição, instruções e atividades correspondentes a estas idéias, ver “O Mestre Serviu” nas páginas A4 e A5 de O Amigo desta edição.

  1. Explique-lhes que “Vai, e faze da mesma maneira” (Lucas 10:37) é a última linha de uma história muito importante contada por Jesus. Mostre às crianças a gravura 218, do Pacote de Gravuras do Evangelho (O Bom Samaritano). Use o texto do verso da gravura para explicar por que Jesus contou a história. Leia as palavras de Jesus que se encontram em Lucas 10:30–37, e peça às crianças que acompanhem a leitura. Depois que elas estiverem familiarizadas com a história, peça a quatro delas que participem de um teatrinho (ver “Dramatizações”, Ensino, Não Há Maior Chamado [1999], pp.165–166). Peça às crianças que representem o sacerdote, o levita, o samaritano e o homem ferido. Leia novamente o relato nas escrituras, enquanto os participantes fazem o teatrinho.

    Refira-se novamente a “Vai, e faze da mesma maneira”. Explique-lhes que um dos propósitos da história contada por Jesus foi ensinar às pessoas como ser um bom próximo. Pergunte às crianças de que modo podem ser como o samaritano. Mostre o livreto “Fé em Deus” para as crianças maiores. Leia as idéias indicadas sob o título “Servir ao Próximo”, nas páginas 8 e 9. Incentive as crianças a se tornarem mais semelhantes a Jesus, servindo aos outros.

    Para as crianças menores: Aponte para diferentes partes do corpo e peça às crianças que pensem em como podem servir, usando essa parte do corpo. Por exemplo: para os pés, elas podem dizer: “Posso levar alguma coisa para outro local da casa, para minha mãe”; orelhas: “Posso ouvir meus pais e obedecer-lhes”.

    Jesus ensinou-nos a servir aos outros por meio de Suas palavras e Seu exemplo. Cantem “Eu Quero Ser como Cristo” (Músicas para Crianças, p. 40; A Liahona, abril de 1990, Seção Infantil, pp. 6–7). Separe as crianças em vários grupos e peça a cada grupo que cante uma frase e que as crianças apontem para si mesmas ao dizerem “Eu”. Peça a todas que cantem o refrão. Preste testemunho do amor que o Pai Celestial e Jesus têm por nós. Jesus demonstrou Seu grande amor, dando a vida por nós. Testifique-lhes que Ele é o Filho de Deus.

  2. Mostre um livro feito com grandes folhas de papel, tendo as palavras “O Mistério M217” escritas na capa. Abra a primeira página do livro e leia: “O Que é M217? Pista: É uma escritura a respeito de serviço”. Peça às crianças que a ajudem a resolver o mistério da escritura (Mosias 2:17). Separe as crianças em dois grupos. Peça a um dos grupos que abra a Bíblia no índice e identifique todos os livros que iniciem com a letra “M”. Peça ao outro grupo que abra no índice, ou sumário, do Livro de Mórmon, e faça o mesmo. Peça às crianças que procurem a referência 2:17 em cada livro que inicie com a letra “M” (por exemplo, Malaquias 2:17). Explique-lhes que a referência 2:17 não existe em alguns livros. Lembre-lhes novamente que a pista que devem procurar é uma escritura específica a respeito de serviço.

    Quando as crianças identificarem corretamente Mosias 2:17, convide-as a sublinhá-la em suas escrituras, se quiserem. Explique-lhes que essa referência nos diz como servir ao Senhor. Mostre a página seguinte do livro que você montou: “Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus”.

    Convide as crianças a virarem as páginas desse seu livro, que mostram alguns meios pelos quais podemos servir a Deus. Fale como as pessoas estão servindo, ao mostrar gravuras como a 612, do Pacote de Gravuras do Evangelho, (Missionários Ensinam o Evangelho de Jesus Cristo); 611 (O Bispo); e a 607 (Uma Menina Discursa na Igreja). Inclua diversas gravuras do Pacote de Gravuras da Primária, para demonstrar a ajuda na família. Fale sobre alguns meios pelos quais as crianças possam servir aos outros e, dessa maneira, servir a Jesus Cristo.

    Distribua folhas de papel para que as crianças montem seus próprios livros. Peça-lhes que dobrem seus papéis ao meio e que escrevam “O Mistério M217” na capa, e copiem a escritura no lado de dentro da capa. Incentive-as a fazer desenhos ou escrever as maneiras pelas quais servirão ao Senhor na próxima semana. Convide-as a mostrar seu livro a sua família, durante a noite familiar. Incentive-as a realizar atos de serviço durante toda a semana. Explique-lhes que a fé em Jesus Cristo cresce quando servimos aos outros.