2014
Preparar-se para Ser uma Família Eterna
Fevereiro de 2014


Nosso Lar, Nossa Família

Preparar-se para Ser uma Família Eterna

Não existe receita mágica para o sucesso no casamento, mas os ingredientes são sempre os mesmos.

Minha mulher e eu observamos com tristeza e espanto alguns de nossos amigos passarem pelo processo de divórcio. Nosso primeiro sentimento foi o medo de que isso viesse a acontecer conosco caso nos defrontássemos com desafios difíceis em nosso casamento. Quando uma grave crise surgiu em nosso relacionamento, decidimos dar a nós mesmos uma última chance, mas da maneira certa. Já vínhamos tentando, havia algum tempo, resolver nossos problemas levando em consideração os pensamentos e sentimentos um do outro. Nosso relacionamento melhorava temporariamente, mas após algum tempo nossos problemas sempre voltavam.

Foi só quando percebemos que o Senhor precisava desempenhar um papel de destaque em nosso casamento que ele começou a mudar. Demo-nos conta de que nunca conseguiríamos lidar com nossos problemas e muito menos resolvê-los sozinhos. Deixando o orgulho de lado, fizemos algo que não tínhamos feito antes. Esquecemo-nos de nossas próprias opiniões e perguntamos ao Senhor o que Ele queria de nós. Só quando O incluímos é que nosso casamento começou a melhorar — gradualmente e à maneira Dele e em Seu próprio tempo.

Já se passaram vários anos desde o dia em que nos ajoelhamos no altar do Templo de Santiago Chile. De lá para cá, enfrentamos muitos desafios e muitas adversidades. Fazendo um retrospecto, podemos dizer que tudo pelo que passamos foi para nosso bem. A adversidade nos ensinou a ser humildes e nos tornou mais fortes. Ainda estamos aprendendo a pôr nossa vida em ordem: os dois aprendendo a trabalhar juntos como parceiros iguais com amor e compreensão. E o esforço está valendo a pena.

Não existe receita mágica para o sucesso no casamento. Os ingredientes estão, como sempre estiveram, no evangelho de Jesus Cristo. Escrevemos em família uma declaração que usamos ao lado da proclamação da família emitida pela Primeira Presidência e pelo Quórum dos Doze Apóstolos.1 Nossa declaração, intitulada “Preparar-se para Ser uma Família Eterna”, começa com as seguintes palavras: “Nós, a família Castro Martínez, testificamos que o casamento foi ordenado por Deus e que as relações familiares podem ser eternas por meio da Expiação de Jesus Cristo se formos obedientes às leis e ordenanças do evangelho”.

Em seguida alistamos 17 princípios que, a nosso ver, englobam os valores básicos do evangelho que aumentarão ao máximo as chances de sucesso em nosso casamento e nossa família. Nossa lista nada tem de revolucionária: traz coisas como a oração pessoal e familiar, o estudo das escrituras, a noite familiar semanal, a participação nas reuniões dominicais, a frequência regular ao templo, a necessidade de tratar uns aos outros com amor e respeito, bem como o serviço. Também percebemos que os princípios por si só não surtem efeito algum: é preciso pô-los em prática.

Ao deixarmos o orgulho de lado e incluirmos o Senhor e Sua vontade em nosso casamento, ingressamos no caminho que nos permitirá ser uma família eterna.

O autor mora em Valparaíso, Chile.

Nota

  1. Ver “A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, novembro de 2010, última contracapa.