2015
O Quebra-Cabeça da Restauração
Dezembro de 2015


O Quebra-Cabeça da Restauração

A autora mora em Utah, EUA.

O que significa a palavra Restauração?

“Porque te conferi as chaves e poderes do sacerdócio, pelo qual restauro todas as coisas” (D&C 132:45).

Imagem
Product Shot from December 2015 Liahona

Na volta para casa depois da Igreja, Anna lembrou-se do papelzinho que a professora lhe dera. “Mãe, adivinhe só! Vou fazer um discurso na Primária no próximo domingo.”

“Que ótimo”, respondeu a mãe. “Qual é o tema?”

“Tenho de falar sobre a Restauração. Mas não tenho muita certeza do que é isso.”

Restauração significa que Deus trouxe de volta, ou restaurou, tudo o que Ele queria que a Igreja Dele tivesse”, explicou a mãe. “Por meio do Profeta Joseph Smith, Ele trouxe de volta os templos, o sacerdócio, o batismo e o dom do Espírito Santo. Sem a Restauração, não teríamos a Igreja!”

Anna concordou com a cabeça. “Acho que faz sentido. Mas acho que não consigo explicar isso como você fez.”

“Ei, tenho uma ideia”, disse a mãe ao chegarem em casa. “Venha comigo.”

Anna seguiu a mãe até a sala de estar. Elas tinham começado a montar um quebra-cabeça na noite passada, e as peças ainda estavam espalhadas numa mesinha.

“Imagine o evangelho como um quebra-cabeça completo.” A mãe pegou uma peça. “Muitas peças do quebra-cabeça estavam na Terra em diferentes épocas. Mas, depois que Jesus e os apóstolos morreram, muitas verdades do evangelho se perderam ou foram alteradas. Essas peças da verdade precisavam ser trazidas de volta.”

“Então, o que aconteceu?” Anna embaralhou algumas das peças soltas.

“Há muitos anos, Deus chamou um jovem fazendeiro para trazer todas as peças de volta e encaixá-las assim como quando Jesus estava na Terra. Quem você acha que era esse jovem?”

“Joseph Smith!” respondeu Anna sorrindo. “Acho que estou começando a entender.” Ela e a mãe conversaram mais um pouco sobre Joseph Smith e as diferentes peças do evangelho que Deus trouxe de volta por meio dele.

No restante da semana, Anna escreveu e ensaiou seu discurso. Ela orou ao Pai Celestial para conseguir ter coragem e compartilhar sua mensagem na Primária.

No domingo, quando chegou a hora do discurso de Anna, ela se levantou, respirou fundo e ergueu um quebra-cabeça montado num quadro para todos conseguirem ver. Todas as peças do quebra-cabeça estavam encaixadas.

“Há muito tempo, várias das peças importantes do evangelho estavam na Terra. Quando Jesus e Seus apóstolos morreram, algumas peças se perderam.” Anna tirou algumas peças do quebra-cabeça e as colocou de lado. “Então o Pai Celestial e Jesus chamaram Joseph Smith como Profeta para trazer de volta as peças do evangelho que estavam faltando. Isso é chamado de Restauração.” Ela pegou uma peça do quebra-cabeça para mostrar à Primária. No verso estavam as palavras “Poder do sacerdócio”.

Em seguida, Anna mostrou o restante das peças. Leu o que estava escrito no verso de cada peça antes de encaixá-las no quebra-cabeça. “Um profeta vivo… 12 apóstolos… o trabalho no templo para as famílias eternas… batismo por imersão… imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.”

Anna ergueu o quebra-cabeça completo. “Agora temos todas as peças do evangelho. Isso significa que podemos ver o quadro completo de como podemos ser felizes e voltar um dia a viver com o Pai Celestial. Sou grata pela Restauração. Em nome de Jesus Cristo. Amém.”