2017
Cinco Promessas da Oração
Janeiro 2017


Cinco Promessas da Oração

A autora mora em Utah, EUA.

O Pai Celestial proveu a oração como um meio de comunicar-nos diretamente com Ele para agradecer, pedir bênçãos e crescer espiritualmente. Às vezes tudo o que é preciso é abaixar a cabeça, cruzar os braços e proferir algumas palavras simples e sinceras. Muito bom, não é? Aqui estão cinco promessas ou bênçãos diferentes que podemos receber se orarmos:

1 Força para Vencer

Como seres humanos, podemos sentir fraqueza de muitas maneiras: fisicamente, emocionalmente, espiritualmente e mentalmente. Podemos ter dificuldades para tentar disputar uma corrida, passar num exame, resistir à tentação ou até sentir o Espírito. Mas a oração pode dar-nos a força necessária para superarmos qualquer coisa que a vida nos impuser.

Conforme disse Néfi: “O Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas” (1 Néfi 3:7). O Senhor pode dar-nos forças para cumprir qualquer coisa boa que tentarmos fazer se for a vontade Dele.

Ore para ter força para vencer uma tentação. Ore para ter força para concentrar-se e estudar produtivamente para um exame. Ore para ter força para correr e não se cansar. Ore por força, e Ele o tornará forte.

Imagem
Pray for strength

Ilustrações: Clayton Thompson

2 Perdão

Embora seja bom pensar o contrário, não somos perfeitos. Cometemos erros, simplesmente faz parte da vida. Mas o Senhor proveu um meio de consertá-los: o poder da Expiação de Jesus Cristo. E um ponto de acesso a Seu poder é a oração.

Quando pedimos perdão por meio da oração, podemos ser perdoados de nossos pecados por meio da Expiação do Salvador. Embora pecados maiores possam precisar do auxílio de um bispo ou presidente de ramo, a oração pessoal e sincera sempre vai ser um dos primeiros passos para o perdão — quer estejamos pedindo ao Pai Celestial que nos perdoe ou que nos ajude a perdoar outra pessoa. Ele vai até ajudar-nos a aprender a perdoar a nós mesmos.

Imagem
Pray for forgiveness

3 Conhecimento e Orientação

A revelação pessoal pode ter sido uma das primeiras bênçãos prometidas que lhe ocorreram em resposta à oração, sobretudo com o novo tema da Mutual em mente. Joseph Smith tinha falta de conhecimento sobre a igreja à qual deveria se filiar, por isso se ajoelhou no Bosque Sagrado, fez sua pergunta e recebeu uma resposta — de modo grandioso.

Mas a revelação não é apenas para os profetas e não tem que ser uma experiência de fazer tremer a terra. Se algum de nós tiver falta de sabedoria ou de qualquer outra coisa, podemos e devemos pedir a Deus. Ele vai responder embora às vezes não da maneira que esperávamos. O Senhor vai responder nossas perguntas e guiar nossa vida, mas primeiro temos que pedir!

Imagem
Pray for knowledge

4 DESEJO DE FAZER a Vontade do Senhor

Pode ser mais difícil ver isso como uma bênção — porque, honestamente, às vezes queremos algumas coisas que o Senhor não deseja para nós. Mas, ao orarmos para sermos verdadeiramente convertidos e para termos o desejo de fazer a vontade do Senhor, vamos notar uma coisa muito impressionante: o que queremos começa a parecer mais com o que Ele quer.

Essa mudança de coração, porém, não acontece imediatamente. O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Para muitos de nós, a conversão é um processo contínuo, e não um acontecimento único resultante de uma experiência dramática. Linha sobre linha e preceito sobre preceito, gradual e quase imperceptivelmente, nossas motivações, nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações se tornam condizentes com a vontade de Deus” (“Convertidos ao Senhor”, A Liahona, novembro de 2012, p. 108).

Imagem
Pray for desire

5 Paz

Uma das bênçãos que nos são prometidas se orarmos é paz e consolo por intermédio do Espírito Santo. Afinal de contas, Ele é chamado de Consolador. Tenha certeza de que a paz virá mesmo nos momentos difíceis. Lembre-se da promessa do Senhor que se encontra em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. A paz por fim virá se pedirmos.

A oração é um meio direto de comunicar-nos com nosso amoroso Pai. Utilize-a e permita que Ele o abençoe por isso. Mas, após receber as bênçãos da oração sincera, lembre-se de expressar sua sincera gratidão — já adivinhou — com uma oração.

Imagem
Pray for peace