2019
Mesmo com suas falhas, você pode ser um verdadeiro homem ou uma mulher de Deus
Setembro de 2019


Apenas digital: Jovens adultos

Mesmo com suas falhas, você pode ser um verdadeiro homem ou uma mulher de Deus

Com todos os meus defeitos, não sabia como me tornar verdadeiramente um homem perfeito de Deus.

O autor mora em Utah, EUA.

No semestre final do meu último ano no Ensino Médio, faltavam apenas alguns meses para eu completar 18 anos, oficialmente me tornar adulto, receber o Sacerdócio de Melquisedeque e ser ordenado élder. Enquanto eu estudava as escrituras naquela época, passei boa parte do tempo procurando um exemplo do que é um “homem de Deus” e como eu poderia me tornar um homem de Deus.

Um dos melhores exemplos que encontrei foi um homem chamado para liderar o exército nefita durante algumas das mais terríveis guerras da história de sua nação com a declaração de que seu povo lutou “em lembrança de nosso Deus, nossa religião e nossa liberdade e nossa paz, nossas esposas e nossos filhos” (Alma 46:12). Ele foi o capitão-chefe Morôni. Foi o líder a respeito de quem Mórmon escreveu “se todos os homens tivessem sido e fossem e pudessem sempre ser como Morôni, eis que os próprios poderes do inferno teriam sido abalados para sempre” (Alma 48:17).

O exemplo que o capitão Morôni definiu foi “de perfeita compreensão”. Ele “não tinha prazer no [uso da violência] (…)” mas, em vez disso, sua “alma se regozijava com a liberdade e independência de (…) seus irmãos da servidão”. E seu “coração transbordava de gratidão a seu Deus”. Ele “trabalhava infatigavelmente pelo bem-estar e segurança do povo” e “era um homem firme na fé em Cristo” (Alma 48:11–13; grifo do autor). Todas essas características do capitão Morôni aqui descritas são realmente atributos do verdadeiro discipulado que podem ser aplicadas a todos nós, homens e mulheres.

Tenho tentado seguir o exemplo de Morôni, servindo aos outros sempre que as oportunidades surgem mesmo quando parecerem trabalhosas. Procuro não apenas ajudar os outros, mas também evitar de todas as maneiras fazer mal a outras pessoas. Também venho estudando mais as palavras dos nossos profetas atuais. Procuro trabalhar arduamente quando surgem as oportunidades.

O capitão Morôni estabeleceu um padrão elevado do que é ser um homem de Deus. E sendo um jovem portador do Sacerdócio de Melquisedeque, muitas vezes me pergunto como algum dia me tornarei um homem de Deus que seja tão forte e fiel quanto o capitão Morôni. Fazer o que já fiz foi algo muito difícil.

Durante o Sermão da Montanha e também para os nefitas depois de Sua Ressurreição, nosso Salvador Jesus Cristo nos deu instruções sobre como proceder. Depois de ensinar as bem-aventuranças e outros aspectos do discipulado, Ele disse: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48).

Espera-se que todos os homens e todas as mulheres de Deus se tornem perfeitos — no final. Mas somos todos humanos e propensos ao pecado. Então, para instilar esperança em nós, o profeta Morôni ensinou que, se “[viermos] a Cristo [e formos] aperfeiçoados nele e [nos negarmos] a toda iniquidade e [amarmos] a Deus com todo o [nosso] poder, mente e força, então sua graça [nos] será suficiente; e por sua graça [poderemos] ser perfeitos em Cristo” (Morôni 10:32). Nosso Pai Celestial planejou que fôssemos humanos, mas isso não significa que ainda não possamos ser homens e mulheres de Deus mesmo com nossas imperfeições. E eu, pelo menos, sou grato por isso.

Podemos ser homens e mulheres de Deus, embora ainda tropecemos e caiamos, às vezes. Tudo o que temos a fazer é dar o melhor de nós para viver de acordo com o evangelho, e assim nosso Salvador vai nos ajudar no caminho até a perfeição.