2022
Porque pagamos o dízimo
Dezembro de 2022


“Porque pagamos o dízimo”, Liahona, dezembro de 2022.

Princípios do evangelho

Porque pagamos o dízimo

Imagem
moedas empilhadas

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dão um décimo de sua renda à Igreja. Isso se chama dízimo. O dinheiro é usado para realizar o trabalho da Igreja em todo o mundo.

O que é o dízimo?

Um dos mandamentos de Deus é pagar o dízimo, que é um décimo de nossa renda, para Sua Igreja. Quando pagamos o dízimo, demonstramos gratidão a Deus por nossas bênçãos. Mostramos que confiamos no Senhor e que estamos dispostos a obedecê-Lo em todas as coisas.

Imagem
pessoas levando bens para Melquisedeque como pagamento do dízimo

Melchizedek—Keeper of the Storehouse, de Clark Kelley Price

Ensinamentos do Velho Testamento

O povo de Deus paga o dízimo desde a época do Velho Testamento. Por exemplo, Abraão pagou o dízimo (ver Gênesis 14:18–20). A lei do dízimo também foi ensinada por profetas antigos, inclusive Moisés e Malaquias (ver Levítico 27:30–34; Neemias 10:35–37; Malaquias 3:10).

Restauração da lei do dízimo

Em 1838, o profeta Joseph Smith perguntou ao Senhor como os membros da Igreja deveriam pagar o dízimo. A resposta do Senhor está registrada em Doutrina e Convênios 119, que diz que os membros devem dar um décimo de sua renda à Igreja (ver versículo 4). Os líderes da Igreja ensinaram que “renda” significa salário.

Imagem
pessoas apertando as mãos enquanto uma passa um envelope para a outra

Fotografia: Jamie Dale Johnson

Como pagar o dízimo

Podemos pagar o dízimo preenchendo o formulário de doação on-line em donations.ChurchofJesusChrist.org. Ou podemos preencher um formulário em papel e entregar o dinheiro a um membro do bispado ou da presidência do ramo. Todo o dinheiro é enviado para a sede da Igreja, onde os líderes da Igreja (a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos e o Bispado Presidente) decidem em espírito de oração como ele será usado.

Bênçãos

O Senhor prometeu que aqueles que pagam o dízimo serão abençoados material e espiritualmente. O dízimo também abençoa todos os filhos de Deus com a oportunidade de aprender com Ele e crescer no evangelho.

Imagem
Templo de Salt Lake

Como os fundos do dízimo são usados

O dinheiro do dízimo é usado para realizar o trabalho da Igreja em todo o mundo. Esse trabalho inclui construir templos e outras estruturas da Igreja, imprimir escrituras e outros materiais, financiar escolas de propriedade da Igreja e ajudar com a história da família e o trabalho missionário.

Acerto de dízimo

Uma vez por ano, os membros da Igreja se reúnem com o bispo (ou presidente do ramo) para dizer a ele se são dizimistas integrais.