2022
Você tem fé em Cristo como uma criança?
Dezembro de 2022


Para mães de filhos pequenos

Você tem fé em Cristo como uma criança?

Fui inspirada de muitas maneiras pela fé de minhas próprias filhas.

Imagem
uma mãe colocando o rosto perto de sua filha sorridente

Quando Jesus Cristo visitou as Américas, uma das primeiras coisas que Ele convidou Seus discípulos a fazer foi “tornar-vos como uma criancinha” (3 Néfi 11:38).

Por quê? Crianças não sabem tudo. Minha filha de quatro anos me faz muitas perguntas — pelo menos cem por dia! Mas sua curiosidade e sede de conhecimento podem ser alguns dos instintos naturais infantis que o Salvador deseja que imitemos.

Ao ver minhas filhas crescerem, há três lições distintas que elas me mostraram sobre sua fé infantil:

  1. Elas têm total confiança em seus pais.

Quando minhas filhas têm um problema, estão magoadas ou com medo, elas imediatamente chamam por mim ou por meu marido. Elas não param e ponderam se merecem ser ajudadas. Elas não se perguntam se foram obedientes o suficiente. Elas sabem que nós as amamos e estamos prontos para ajudar.

Podemos confiar no Pai Celestial da mesma maneira.

Amo minhas filhas. No entanto, o amor que tenho por elas é incomparável ao amor que o Pai Celestial tem por nós. No momento em que invocarmos nosso Pai Celestial, Ele estará lá (ver Josué 1:9). Podemos imediatamente sentir Seu consolo e paz e, com paciência e fé, podemos receber respostas para nossas perguntas.

Por exemplo, há alguns anos, me foi dada uma excelente oferta de emprego. Mas eu estava preocupada que isso exigiria que eu trabalhasse aos domingos. Ao me esforçar para decidir o que fazer, orei e jejuei. Fiquei cheia de paz e até fui inspirada a perguntar ao gerente se eu poderia tirar folgas aos domingos. Sem minha confiança infantil no Pai Celestial, eu nunca teria tido a coragem de estabelecer tal condição, mas o gerente concordou. Então, comecei um capítulo novo e emocionante.

  1. Elas não questionam o que lhes é ensinado.

Quando minha filha era pequena, me perguntou por que seus ímãs estavam presos na geladeira, mas não na parede. Expliquei como os ímãs funcionam, e ela imediatamente acreditou nesse novo conhecimento e começou a testar o ímã contra diferentes superfícies.

Assim como minha filha confia nas respostas que lhe dou, o Pai Celestial espera que confiemos em Suas respostas.

Depois que comecei meu trabalho, os desafios vieram. Meu horário se tornou extremamente complicadopara minha família, e meu gerente ficou frustrado comigo. Comecei a questionar a resposta que recebera sobre aceitar o emprego.

O Pai Celestial é “um Deus de verdade e não podes mentir” (Éter 3:12), por isso presumi que não entendia Sua orientação, o que me fez pensar em quantos outros sussurros eu havia entendido mal. Depois, me lembrei das palavras de Alma, o filho: “Pondo à prova as minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé, sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em vós” (Alma 32:27).

Eu tinha o desejo de continuar a acreditar no Pai Celestial, por isso decidi exercer fé e experimentar Sua inspiração para que eu aceitasse esse emprego, e continuei.

Imagem
Cristo caminhando com crianças
  1. Elas têm uma fé inabalável.

Eu fiquei muito doente quando estava grávida da minha filha caçula. Mas certa tarde, minha filha queria fazer uma caminhada. Meu marido lhe disse que eu estava muito doente para ir. Minha filha orou e pediu ao Pai Celestial que me ajudasse a me sentir melhor e prontamente se preparou para sair. Minutos depois, meu marido ficou surpreso ao me ver acordada. Ele me contou sobre a oração de nossa filha, e sua fé sincera me inspirou a tentar caminhar. De alguma forma, fui até o topo da montanha.

Ter fé para terminar meu contrato de emprego também exigia fé como a da minha filha. Não conseguia ver o que estava por vir. Mas continuei seguindo em frente, com fé de que o Pai Celestial me levou ao meu emprego por um motivo. E esse motivo acabou sendo revelado.

Em um dia tranquilo no trabalho, uma colega revelou para mim que, quando soube que eu era membro da Igreja, presumiu que eu não seria diferente de algumas pessoas religiosas polêmicas do seu passado. Ela me disse que se comoveu com meu respeito e gentileza por ela, e por nossos outros colegas de trabalho. Passamos as horas seguintes falando sobre fé e Jesus Cristo.

Ela me disse que queria acreditar Nele, e o Espírito encheu meu peito ao contar-lhe sobre o evangelho.

Percebi de que ela foi um dos motivos pelos quais o Pai Celestial me guiou a esse emprego. Foi um milagre.

Como o Presidente Russell M. Nelson ensinou: “Os milagres acontecem de acordo com sua fé no Senhor. O ponto central dessa fé é confiar na vontade e no tempo Dele — como e quando Ele vai abençoá-los com a ajuda milagrosa que vocês desejam. A sua descrença é a única coisa que impedirá que Deus os abençoe com milagres para que montanhas sejam movidas em sua vida.”1 Quando exercitei fé como uma criança em Sua inspiração de aceitar esse emprego e terminar meu contrato, o Pai Celestial mostrou-me Sua capacidade de realizar milagres.

Ter a fé de uma criança nos manterá no caminho

A vida pode tornar difícil manter a fé simples, porém poderosa, de uma criança. Nosso Salvador sabe disso. É por isso que Ele nos convida a considerar o exemplo constante das crianças. Se temos um coração que está aberto a confiar em nosso Pai Celestial e em Seus profetas, como as criancinhas fazem, sentiremos um crescimento espiritual incrível e compreenderemos melhor o amor e o plano que Ele tem para cada um de nós.