Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Dezembro: Jesus Cristo É o Filho de Deus.


Dezembro

Jesus Cristo É o Filho de Deus.

“Eis que eu sou Jesus Cristo, o Filho de Deus. Eu sou a vida e a luz do mundo” (D&C 11:28).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua própria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identificar a doutrina, (2) ajudar as crianças a compreendê-la e (3) ajudá-las a aplicá-la na vida delas. Pergunte a si mesma: “De que atividades as crianças participarão para aprender e como vou ajudá-las a sentir o Espírito?”

Semana 1: O Pai Celestial mandou Seu Filho à Terra.

Identificar a doutrina (repetir uma atividade com versículo): Repita várias vezes com as crianças a seguinte atividade com versículo:

O Pai Celestial mandou Seu Filho à Terra.

Ele veio como um bebê. (embalar um bebê nos braços)

Ele cresceu como todos nós. (curvar-se para frente, dobrando o corpo na altura da cintura, e erguer-se lentamente)

Por muito nos amar (mãos sobre o coração), Ele morreu por nós. (sentar-se)

Por Ele ter ressuscitado, viveremos de novo!(levantar-se novamente)

Explique-lhes que nas escrituras Jesus nos diz que Ele é o Filho de Deus. Leiam Doutrina e Convênios 11:28 juntos em voz alta. (Você pode pedir às crianças mais novas que digam apenas “o Filho de Deus” quando ler essa parte da escritura.)

Imagem
children participating

Se você permitir que as crianças participem da narração da história, isso vai mantê-las atentas e envolvidas.

Incentivar a compreensão (desenhar e ouvir uma história): Peça que cada criança desenhe uma cena ou pessoa da história do nascimento de Jesus Cristo (por exemplo: Maria, José ou os pastores). Narre o relato que se encontra em Lucas 2:4–17 e Mateus 2:1–12. Peça às crianças que ergam suas gravuras nos momentos adequados da história. Você pode cantar hinos de Natal do livro Músicas para Crianças nesta atividade (ver páginas 34–54). Para sugestões sobre como usar a música no ensino, ver ENMC, pp. 172–175.

Imagem
drawing of stable
Imagem
drawing of stars
Imagem
drawing of family in stable

Semana 2: Jesus cresceu em sabedoria e estatura e graça perante Deus e os homens.

Identificar a doutrina (cantar um hino e decorar uma escritura): Apresente gravuras mostrando o crescimento de Cristo passando de bebê a criança, até tornar-se adulto. Cantem juntos o hino “Jesus Criança Já Foi Também” (MC, p. 34), e peça às crianças que expliquem o que o hino ensina sobre Jesus. Ajude as crianças a decorar Lucas 2:52 usando ações simples para representar as maneiras pelas quais Jesus cresceu: em sabedoria (aponte para a cabeça), em estatura (flexione os músculos) e em graça para com Deus (cruze os braços) e para com os homens (acene para um amigo).

Incentivar a aplicação (ler as escrituras e participar de atividades): Divida a sala em quatro áreas e coloque um dos seguintes cartazes em cada área: Jesus cresceu em sabedoria — D&C 88:118; Jesus cresceu em estatura — D&C 89:20; Jesus cresceu em graça para com Deus — D&C 88:63; Jesus cresceu em graça para com os homens — Provérbios 18:24. Prepare uma atividade simples para cada área, com perguntas adequadas a cada faixa etária sobre o Pai Celestial e Seus mandamentos (“sabedoria”), uma fita métrica para marcar a altura de cada criança e papel para fazer desenhos de alimentos saudáveis (“estatura”) e histórias tiradas das revistas Friend ou A Liahona sobre testemunho e amizade (“graça para com Deus” e “graça para com os homens”). Explique-lhes que todos crescemos da mesma forma que Jesus — “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:52). Divida as crianças em quatro grupos e peça a um adulto que lidere cada grupo até um dos cartazes, onde lerão juntas as escrituras e participarão da atividade. Toque uma música tranquila quando chegar o momento de as crianças se dirigirem a outro cartaz.

Imagem
measuring activity

Jesus cresceu em estatura

Jesus cresceu em graça para com Deus

Nessa atividade, as crianças podem identificar-se com Jesus Cristo, reconhecendo que Ele cresceu como elas.

Semana 3: Jesus Cristo é a luz e a vida do mundo.

Identificar a doutrina (realizar uma atividade com as escrituras): Coloque gravuras do nascimento e da morte de Cristo em lados opostos da sala. Diga às crianças que você vai ler algumas escrituras que são sinais do nascimento de Jesus ou sinais de Sua morte. Peça às crianças que se virem para a gravura que combina com as escrituras que você ler. (Se sua Primária for pequena, você pode pedir às crianças que andem até a gravura.) Leia 3 Néfi 1:15, 19, 21; 8:20, 22–23. Explique como Jesus Cristo trouxe luz ao mundo. Peça às crianças que tapem os olhos e imaginem alguns desafios que poderiam enfrentar se tivessem que viver sem luz. Compare esses desafios com os que enfrentaríamos se não tivéssemos o evangelho de Jesus Cristo. Leia João 8:12 e peça às crianças que procurem ouvir o que precisamos fazer para não andar na escuridão.

Incentivar a compreensão (jogo de adivinhação): Explique-lhes que muitos símbolos nos ajudam a lembrar que Jesus é a luz do mundo. Alguns dos símbolos são usados no Natal. Coloque alguns desses símbolos (como velas, estrela de papel ou luzinhas) em uma sacola. Peça às crianças que ponham a mão dentro da sacola, sintam um dos objetos sem olhar, adivinhem o que é e depois mostrem o objeto para as outras crianças. Peça à criança que diga algo que Jesus Cristo fez para trazer luz para nossa vida. Repita a atividade com os outros objetos.

Incentivar a aplicação (fazer um desenho): Entregue a cada criança um sol de papel. Peça-lhes que escrevam ou desenhem um modo pelo qual elas vão seguir a luz de Jesus Cristo. Incentive-as a mostrarem seu sol de papel a seus familiares em casa.

Imagem
sunshine

O desenho de sol está disponível em sharingtime.LDS.org

Semana 4: Joseph Smith viu Jesus Cristo e prestou testemunho Dele.

Incentivar a compreensão (abrir presentes): Embrulhe uma gravura da Primeira Visão como presente. Explique-lhes que muitas pessoas dão presentes para comemorar aniversários. Pergunte que aniversário comemoramos no Natal. Explique-lhes que outra pessoa importante faz aniversário em dezembro. Peça a uma criança que abra o presente para descobrir quem é a pessoa. Diga às crianças que 23 de dezembro é o aniversário de Joseph Smith. Faça um debate sobre a Primeira Visão e explique-lhes que recebemos dádivas importantes porque Joseph Smith viu Jesus Cristo e prestou testemunho Dele. Escreva no quadro: “Os presentes que recebemos por Joseph Smith ter visto Jesus Cristo e prestado testemunho Dele”. Prepare quatro folhas grandes de papel, com um dos seguintes presentes escrito em cada uma delas: “Temos o Livro de Mórmon”. “Temos a Igreja verdadeira na Terra hoje em dia.” “Temos o sacerdócio.” “Sabemos que o Pai Celestial ouve e responde as orações.”

Imagem
gifts we have been given chalkboard
Imagem
gifts we have been given

Tiras de papel com as palavras estão disponíveis em sharingtime.LDS.org

Divida as crianças em quatro grupos. Dê uma das folhas de papel a cada grupo e peça-lhes que façam um desenho desse presente. Peça-lhes que deem sua gravura como presente a outro grupo. Peça a cada grupo que mostre e explique seu presente para as outras crianças e coloque a gravura no quadro.

Incentivar a aplicação (prestar testemunho de Jesus Cristo): Peça às crianças que fechem os olhos e pensem em alguém com quem gostariam de compartilhar a dádiva do evangelho. Diga-lhes que elas podem ser como Joseph Smith e prestar testemunho de Jesus Cristo.