Jovens
Amar a Deus, amar o próximo


“Amar a Deus, amar o próximo”, Para a Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas (2022)

“Amar a Deus, amar o próximo”, Para a Força dos Jovens

Imagem
Pintura de um homem a segurar a cabeça de um homem magro, deitado no chão e com ligaduras.

Amar a Deus, amar o próximo

Mateus 22:37–40

Imagem
Ícone de pessoas a prestar serviço

Para te ajudar a fazer boas escolhas, Deus dá mandamentos. Ele faz isto porque te ama. E o melhor motivo para obedeceres aos mandamentos de Deus é porque O amas. O amor é a essência dos mandamentos de Deus.

Imagem
Um jovem a empurrar a cadeira de rodas de uma mulher idosa para a ajudar a atravessar a estrada.

Verdades eternas

Deus ama-te. Ele é teu Pai. O Seu amor perfeito pode inspirar-te a amá-Lo. Quando o teu amor pelo Pai Celestial é a influência mais importante na tua vida, muitas decisões tornam-se mais fáceis de tomar.

Os dois grandes mandamentos, ensinou Jesus, são amar a Deus e amar o próximo. E quem é o teu próximo? Todas as pessoas! Tudo o mais que é ensinado nas escrituras e pelos profetas está relacionado com estes dois mandamentos.

Todas as pessoas são teus irmãos e irmãs — inclusive, como é óbvio, as pessoas que são diferentes de ti ou que discordam de ti. O Pai Celestial deseja que os Seus filhos se amem uns aos outros. Quando serves os Seus filhos, estás a servir a Deus.

Convites

Demonstra amor por Deus ao guardares os Seus mandamentos. Por exemplo, ao santificar o Dia do Senhor, inclusive ao te preparares fielmente e ao tomares o sacramento, estás a demonstrar a Deus que estás disposto a dedicar-Lhe um dia por semana. Ao jejuar e pagar os dízimos e as ofertas, demonstras a Deus que a Sua obra é mais importante para ti do que as coisas materiais. Quando usas os nomes de Deus e de Cristo com reverência, e nunca de forma vã ou casual, demonstras a tua gratidão por tudo o que Eles têm feito por ti.

Trata todos como filhos de Deus. Como discípulo de Jesus Cristo, podes ser um exemplo na maneira de tratar as pessoas de todas as raças e religiões, e de quaisquer outros grupos, com amor, respeito e inclusão — especialmente aqueles que, por vezes, são vítimas de palavras e ações ofensivas. Estende a mão àqueles que se sentem sozinhos, isolados ou indefesos. Ajuda-os a sentir o amor do Pai Celestial através de ti.

Imagem
Dois rapazes de camisa branca e gravata.

Certifica-te que a tua linguagem reflete amor a Deus e aos outros — seja numa comunicação presencial ou virtual. Diz coisas que edifiquem — nada que possa causar desunião, magoar ou ofender, mesmo que seja uma piada. As tuas palavras podem ter muito poder. Deixa que estas tenham poder para o bem.

Amar todos os filhos de Deus começa no lar. Faz a tua parte para fazeres do teu lar um lugar onde todos possam sentir o amor do Salvador.

Bênçãos prometidas

O teu relacionamento com Deus vai aprofundar-se à medida que expressares o teu amor através da obediência aos Seus mandamentos e guardares os teus convénios com Ele.

O teu relacionamento com os outros vai aprofundar-se à medida que expressares o teu amor através do serviço cristão. Vais encontrar alegria em tornar o mundo um lugar com mais amor.

Imagem
Ícone de perguntas e respostas

Perguntas e respostas

Como é que posso sentir o amor de Deus? O amor do Pai Celestial está sempre disponível. Conversa com Ele frequentemente através da oração. Partilha os teus sentimentos com Ele e ouve as impressões que receberes d’Ele. Lê as Suas palavras nas escrituras. Pensa em tudo o que Ele tem feito por ti. Passa tempo em lugares e atividades onde o Seu Espírito esteja presente.

Será que o Senhor espera que eu ame todas as pessoas, mesmo aquelas que me tratam mal? O Senhor espera que ames os teus inimigos e ores por aqueles que te maltratam. No entanto, isto não significa que devas permanecer numa situação que te cause danos emocionais, físicos ou espirituais. Estabelece limites saudáveis para te manteres em segurança. Se estás a ser vítima de bullying ou de abuso — ou se sabes que isto se está a passar com outra pessoa — conversa com um adulto da tua confiança.

Quando e como é que devo conhecer os membros do sexo oposto? A melhor maneira de conhecer as pessoas é através da amizade genuína. Enquanto és jovem, faz boas amizades com muitas pessoas. Nalgumas culturas, os jovens conhecem os membros do sexo oposto através de atividades salutares em grupo. Para o teu desenvolvimento emocional e espiritual, e para tua segurança, as atividades a dois devem ser adiadas até que sejas maduro — os 16 anos de idade é uma boa diretriz. Aconselha-te com os teus pais e líderes. Deixa os relacionamentos exclusivos para quando fores mais velho. Passa tempo com aqueles que te ajudam a cumprir os teus compromissos com Jesus Cristo.

O que é que posso fazer caso o meu lar não seja um lugar de amor? O Salvador conhece a tua situação e ama-te. Sê paciente, continua a guardar os mandamentos de Deus e sê um bom exemplo para a tua família. Constrói relacionamentos dentro da tua família da ala. Prepara-te agora para edificares a tua própria família alicerçada nos ensinamentos de Jesus.

Ver Isaías 58:3–11 (propósitos do jejum); 58:13–14 (bênçãos de honrar o Dia do Senhor); Malaquias 3:8–10 (bênçãos de pagar o dízimo); Lucas 6:27–28 (ama os teus inimigos); 10:25–37 (quem é o teu próximo?); João 3:16–17 (Deus amou-nos, por isso enviou o Seu Filho); 14:15 (guardamos os mandamentos porque amamos a Deus); 1 João 4:19 (amamos a Deus porque Ele nos ama); Mosiah 2:17 (quando servimos os outros, estamos a servir a Deus).

Imagem
Ícone do templo

Perguntas da recomendação para o Templo

Segue os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo, tanto em privado como em público, com os seus familiares e com outros?

Esforça-se para guardar o Dia do Senhor, tanto no lar como na Igreja; assiste às reuniões dominicais; prepara-se para e partilha dignamente do sacramento; e vive a sua vida em harmonia com as leis e os mandamentos do evangelho?

É um dizimista integral?