Preparar seu filho para fazer batismos e confirmações no templo

Os rapazes ordenados e as moças estarão aptos a receber uma recomendação de uso limitado para o templo a partir do mês de janeiro do ano em que completarem 12 anos de idade. Se seu filho vai fazer 12 anos no ano que vem, agora é um ótimo momento para ajudá-lo a se preparar para ir ao templo e participar de batismos no templo! Segue-se abaixo a primeira de uma série de cinco partes de artigos e atividades para ajudá-los a se prepararem juntos. E mesmo que você não more perto de um templo ou que sua primeira visita ao templo ainda vá demorar um pouco, o envolvimento na história da família ainda assim é importante e trará grandes bênçãos.

PARTE 1 de 5: Preparação espiritual

Preparação espiritual

Antes de ir ao templo pela primeira vez, é muito útil entender algumas coisas sobre o templo e depois reservar algum tempo para se preparar espiritualmente. Aqui estão alguns tópicos que seria bom estudar com seu filho, ao se prepararem juntos, além de uma excelente atividade e alguns recursos adicionais no final:

1) O batismo é essencial

O Salvador ensinou que o batismo é exigido para voltarmos à presença de nosso Pai Celestial depois desta vida. Jesus Cristo disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Jesus deixou o exemplo ao ser batizado para “cumprir toda justiça” (Mateus 3:15). Isso significava que Ele era obediente ao mandamento de ser batizado.

2) Deus ama todos os Seus filhos

Todos somos filhos de Deus. Ele nos conhece, nos ama e quer que voltemos a Ele um dia (ver Moisés 1:39). Muitas pessoas têm a oportunidade de aceitar o evangelho e ser batizadas enquanto estão vivas. Mas, e aquelas que morreram sem ser batizadas, ou mesmo sem conhecer Jesus Cristo? Deus não as esqueceu. Ele providenciou um meio para que todos os Seus filhos voltem a Ele depois desta vida.

3) Servimos a Deus e a Seus filhos no templo

No templo, podemos realizar batismos e confirmações em favor de nossos antepassados ou de outras pessoas que morreram sem essa oportunidade. Em outras palavras, podemos agir no lugar delas. As ordenanças realizadas em favor de outras pessoas são chamadas de ordenanças vicárias. Cremos que aqueles que morreram estão cientes das ordenanças e podem escolher se aceitam ou não essas dádivas oferecidas com amor.

4) Esforçamo-nos para estar preparados

O templo é a casa do Senhor. Ele quer que estejamos preparados de todas as maneiras quando nele entrarmos para que possamos sentir a paz e as bênçãos que advêm de servir no templo. Parte da preparação envolve uma conversa com o bispo ou presidente de ramo. Ele nos faz perguntas que nos ajudam a nos concentrar em Jesus Cristo e em como podemos ser dignos por meio de Sua expiação.

 

ATIVIDADE: Leiam e discutam juntos as perguntas da entrevista de recomendação para o templo.

 

Veja abaixo as outras partes desta série:

Parte 1: Preparação espiritual

Parte 2: Preparação prática

Parte 3: Seus antepassados precisam de você

Parte 4: Bênçãos do templo e da história da família

Parte 5: Preservar a lembrança do templo