Liahona
Abençoados pela Expiação
Março de 2024


Somente digital: Ensinamentos dos líderes da Igreja nas mídias sociais

Abençoados pela Expiação de Jesus Cristo

Veja o que os profetas, apóstolos e outros líderes da Igreja ensinaram nas mídias sociais sobre a Expiação de Jesus Cristo.

Imagem
Cristo orando no Jardim do Getsêmani

Cristo Orando no Jardim do Getsêmani, de Hermann Clementz

Alma 7:11–14 nos lembra de que, graças à Expiação de Jesus Cristo, podemos ser purificados de nossos pecados ao nos arrependermos e receber forças de Jesus Cristo para nos ajudar a suportar nossas dores e enfermidades.

O presidente Russell M. Nelson nos lembrou de que é por meio do próprio Jesus Cristo que essa libertação acontece: “É doutrinariamente incompleto” ele disse, “referir-se ao sacrifício expiatório do Senhor usando atalhos como ‘a Expiação’, ‘o poder capacitador da Expiação’, ‘aplicar a Expiação’ ou ‘ser fortalecido pela Expiação’. Essas expressões apresentam o risco real de desviar a fé tratando o evento como se ele existisse por si mesmo e tivesse capacidades que não dependessem de nosso Pai Celestial e de Seu Filho, Jesus Cristo.

Dentro do grandioso plano do Pai está o Salvador com Seu sofrimento. Foi o Salvador quem rompeu os laços da morte. Foi o Salvador quem pagou o preço de nossos pecados e de nossas transgressões, e Ele apaga esses pecados se nos arrependermos. É o Salvador quem nos livra da morte física e espiritual.

Não existe um ser sem forma chamado ‘a Expiação’ ao qual imploramos socorro, cura, perdão ou poder. Jesus Cristo é a fonte. Termos sagrados tais como Expiação e Ressurreição descrevem o que o Salvador fez, de acordo com o plano do Pai, para que vivamos com esperança nesta vida e ganhemos a vida eterna no mundo vindouro. O sacrifício expiatório do Salvador — o ato central de toda a história humana — é mais bem compreendido e apreciado quando nos ligamos a Ele de modo expresso e claro”.1

De que outra maneira podemos ser abençoados por Jesus Cristo e por Seu sacrifício expiatório? Veja o que os líderes da Igreja compartilharam sobre esse assunto nas mídias sociais nas citações abaixo. Você também pode ler mais nos discursos da conferência geral sobre a Expiação de Jesus Cristo.

E se eu continuar a cometer os mesmos pecados?

“Recentemente, um jovem membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias me perguntou o que o Salvador pensa de nós quando continuamos a cometer os mesmos pecados.

Compartilhei que acredito que o Salvador nos considera típicos de todos os filhos de nosso Pai Celestial, e isso não diminui o amor que Ele e nosso Pai Celestial têm por nós.

Podemos ser purificados de nossos pecados por meio do arrependimento, e isso é uma alegria, não um fardo. Quando nos arrependemos, nosso amoroso Salvador abre Seus braços para receber todos os homens e todas as mulheres para desfrutar as maiores bênçãos que Deus tem para Seus filhos.”

Presidente Dallin H. Oaks, Facebook, 20 de julho de 2023, facebook.com/dallin.h.oaks.

Nossa natureza deve ser mudada

“Seguir Jesus Cristo significa mudar nossa natureza por meio da Expiação de Jesus Cristo. Essa é a única maneira pela qual podemos edificar sobre um alicerce seguro e, assim, permanecer firmes durante as tempestades de tentações e provações que estão por vir.

Para vivenciar essa mudança, precisamos nos tornar como uma criança — uma criancinha.

Para algumas pessoas, isso não será fácil de aceitar. A maioria de nós deseja ser forte. Podemos muito bem pensar que ser como uma criança significa ser fraco. Ser como uma criança não significa ser infantil.

Significa ser como o Salvador, que orou a Seu Pai pedindo força para poder fazer a vontade Dele e expiar pelos pecados de todos os filhos de Seu Pai e, depois, o fez. Nossa natureza deve ser mudada para que nos tornemos como uma criança a fim de que tenhamos a força de que precisamos para permanecer firmes e em paz em tempos trabalhosos.

Essa mudança nos qualificará para desfrutarmos das dádivas que recebemos por meio do Espírito Santo. Ter a companhia do Espírito vai nos consolar, vai nos guiar e vai nos fortalecer.”

Presidente Henry B. Eyring, Facebook, 14 de junho de 2022, facebook.com/henry.b.eyring.

Em dias difíceis, pense no Getsêmani

“Nunca se esqueça do Getsêmani. Se você está tendo um dia difícil — e provavelmente vai ter — sente-se por um momento e pense no Getsêmani. Pense no Salvador e no que Ele estava disposto a fazer por você e por mim. Prometo que, ao fazer isso, seus fardos serão aliviados e você sentirá a influência e o poder do Senhor Jesus Cristo em sua vida. Ele está pronto para ajudá-lo.”

Presidente M. Russell Ballard (1928–2023), Facebook, 3 de maio de 2023, facebook.com/mrussell.ballard.

Podemos nos levantar novamente

Este é um vídeo de minha bisneta aprendendo a andar. Aqueles de nós que já estiveram no lugar dela ocasionalmente tropeçavam e caíam antes de também entenderem completamente as coisas.

No entanto, para muitos de nós, quando caímos, pais amorosos estavam lá para nos incentivar a continuar aprendendo porque eles queriam que crescêssemos e nos tornássemos as pessoas que eles sabiam que poderíamos nos tornar. Da mesma maneira, nosso misericordioso Pai Celestial sabe que falharemos mais de uma vez.

Nossos erros e nossas falhas às vezes nos fazem sentir remorso ou dor. Isso faz parte de nossa experiência mortal — geralmente as consequências de nossas escolhas. Mas, se nos recusarmos a deixar que nossas falhas nos desestimulem, esses erros podem ser uma grande lição. Deixar de viver sempre à altura da melhor versão de nós mesmos não é um sinal de defeito — é um sinal de fazer parte da família humana. O fracasso é o preço que temos de pagar para sermos melhores.

Sim, todos cometemos erros. Mas, quando caímos, podemos nos levantar novamente, porque sabemos que Deus está ao nosso lado para nos ajudar, quando e onde quer que isso ocorra. Ele é nosso mentor, nosso professor, nosso curador, nossa força, nosso Salvador.

Portanto, onde quer que esteja na vida, não desista. Nunca perca a esperança! E lembre-se de que você nunca está sozinho. Deus está com você. Jesus Cristo é sua força. Aprendi em minha vida que há muitos novos começos, até mesmo novos inícios diariamente. O evangelho de Jesus Cristo, o sacrifício de Jesus Cristo e nossa disposição de seguir o caminho do arrependimento e do perdão abrem as portas para esses novos começos.

Graças à Expiação de Jesus Cristo, nossos erros nos ajudarão a aprender e a crescer em melhores versões de nós mesmos.”

Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 27 de fevereiro de 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Jesus Cristo é digno de nossa admiração e gratidão eternas

“Como discípulo de Jesus Cristo, presto testemunho Dele. Ele é o meu Senhor e Salvador. Ele venceu o pecado e a morte. Por meio Dele, cada um de nós pode fazer o mesmo.

Os sentimentos de gratidão pelo Salvador me invadiram hoje ao refletirmos sobre Seu sacrifício em dois lugares especiais. Visitamos o Jardim do Sepulcro — um antigo sepulcro comparável ao local onde o corpo de Cristo teria sido colocado após Sua crucificação.

Também visitamos a área considerada por alguns como o Jardim do Getsêmani. Enquanto caminhávamos entre oliveiras centenárias, ouvimos versículos das escrituras que descreviam o solene sacrifício do Salvador em nosso favor no jardim e na cruz.

A angustiante experiência de Jesus Cristo no Jardim do Getsêmani e na cruz merece nosso respeito e reverência total. Da mesma forma, os maravilhosos acontecimentos ocorridos no terceiro dia após Sua crucificação merecem ocupar um lugar de admiração e gratidão eternas em nosso coração e em nossa mente.

Como discípulo de Cristo, sou abençoado por proclamar meu testemunho de que Ele vive!

As palavras do hino ‘Cristo é já ressuscitado’ vêm à mente:

‘Cristo é já ressuscitado

Proclamai com grande voz.

Do sepulcro é libertado

Exultemos todos nós!

Cristo a morte conquistou

Todo homem, pois, livrou!’”

Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 23 de abril de 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Considerar o simbolismo da prensa de azeite

“Nossa recente visita ao Getsêmani me fez refletir sobre o sacrifício do Salvador por cada um de nós. Talvez você já saiba que, em hebraico, ‘geth’ significa ‘prensa’ e ‘shemen’ significa ‘azeite’. O Getsêmani é literalmente o lugar da prensa de azeite.

Essa descrição tornou-se muito real para mim quando tive a oportunidade de testemunhar e operar uma antiga prensa de oliveiras no BYU Jerusalem Center.

Durante a vida do Salvador, o azeite era feito rolando uma grande pedra sobre as oliveiras. As oliveiras eram então prensadas com vigas pesadas para produzir um azeite fino. Para garantir que todas as possíveis gotas de azeite fossem expelidas, grandes pedras eram colocadas sobre as vigas, espremendo o restante.

Pense no simbolismo desse processo ao considerar a experiência de Jesus Cristo no Getsêmani, onde ‘[saiu] sangue de cada um de seus poros’ (Mosias 3:7) enquanto o Salvador sofria de maneira incompreensível ao se ajoelhar em intensa oração e oferecer a Si mesmo em resgate por nossos pecados.

Graças a Seu perfeito amor, Ele deu tudo para que pudéssemos receber tudo. Seu sacrifício celestial nos relembra da dívida universal de gratidão que temos com Cristo por Sua dádiva divina.”

Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 24 de abril de 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Você não precisa esperar

“Talvez você já tenha ficado aquém das metas e resoluções que estabeleceu para o novo ano. Lembre-se de que você não precisa esperar até 1º de janeiro [do ano que vem] para tentar novamente. Graças a Jesus Cristo, você pode começar de novo hoje e todos os dias.

Como sou grato pela dádiva do arrependimento que nos foi concedido por meio da Expiação de Jesus Cristo.

A sequência do discipulado é simples e direta: exercer fé no Salvador, arrepender-se, receber os convênios e as ordenanças essenciais, mudar, esforçar-se para conservar a remissão de pecados e prosseguir com firmeza no caminho do convênio.”

Élder David A. Bednar, Facebook, 19 de janeiro de 2023, facebook.com/davida.bednar.

Olhar primeiro para nosso Redentor

“Para haver arrependimento, precisamos do Redentor. Afastar-nos do mal não traz a cura espiritual sem que nos voltemos para Ele.

Ezra Taft Benson (1899–1994), presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ensinou que o arrependimento produz mudanças de atitude e comportamento, mas apenas mudar de atitude e comportamento não é arrependimento.

O presidente Benson disse: ‘A fé no Senhor Jesus Cristo é o alicerce sobre o qual o arrependimento sincero e significativo deve ser edificado. Se verdadeiramente buscamos abandonar o pecado, precisamos em primeiro lugar buscar Aquele que é o Autor de nossa salvação’.”

Élder David A. Bednar, Facebook, 8 de setembro de 2023, facebook.com/davida.bednar.

“Sinceridade” e “coração” estão ligados ao arrependimento

“O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo ensina: ‘E novamente, acreditai que vos deveis arrepender de vossos pecados e abandoná-los e humilhar-vos diante de Deus; e pedir com sinceridade de coração que ele vos perdoe; e agora, se acreditais em todas estas coisas, vede que as façais’ (Mosias 4:10).

Com essa e outras escrituras aprendemos que as palavras ‘sinceridade’ e ‘coração’ estão conectadas com o processo de arrependimento. Ao confiarmos no Senhor e nos voltarmos para Ele, precisamos ser honestos com nós mesmos. E precisamos ter real intenção e ser sinceros com Ele, que nos dá o perdão que buscamos. A confissão genuína a Deus e, quando necessário, aos líderes do sacerdócio, deve ser total e completa.”

Élder David A. Bednar, Facebook, 9 de setembro de 2023, facebook.com/davida.bednar.

Podemos se perfeitos em Cristo

“Durante nossa visita à Área Oceania, Kathy e eu passamos um tempo no estado australiano da Tasmânia. Enquanto estávamos lá, visitamos uma antiga colônia de prisioneiros em Port Arthur, um assentamento usado para alocar prisioneiros no século 19 (muitos do Reino Unido). Hoje, Port Arthur é um local histórico que recebe muitos visitantes. A antiga prisão contém jardins bem cuidados, florestas exuberantes e algumas arquiteturas impressionantes.

Várias formas de punição e reabilitação foram usadas em Port Arthur com pouco ou muito sucesso durante seus quase 50 anos de história. Por outro lado, não pude deixar de pensar no alcance infinito e abrangente da Expiação de Jesus Cristo. A graça de Cristo pode nos transformar. Com a ajuda Dele, podemos vencer qualquer obstáculo ou erro. Não precisamos ser prisioneiros da morte ou do pecado — em vez disso, podemos ser aperfeiçoados Nele.”

Élder D. Todd Christofferson, Facebook, 11 de junho de 2023, facebook.com/dtodd.christofferson.

O sacrifício expiatório de Jesus Cristo é estendido a todos

“Testifico que Jesus Cristo vive e que Seu perfeito amor, expresso por meio de Seu sacrifício expiatório, está estendido a todos os que desejam caminhar com Ele e desfrutar de Sua paz neste mundo e no mundo vindouro.”

Élder Ulisses Soares, Facebook, 8 de abril de 2023, facebook.com/soares.u.

Jesus Cristo oferece alívio de nossos fardos

“Todos nós sentimos o fardo da mortalidade. Passamos por enfermidades, perdas, tristezas, decepções e dificuldades — mas, ao alinharmos nosso coração e nossa mente com Jesus Cristo, Ele vai nos apoiar. Ele oferecerá alívio.”

Presidente Camille N. Johnson, Facebook, 2 de junho de 2023, facebook.com/RSGeneralPresident.

Ninguém está além do poder redentor de Cristo

“Uma de minhas histórias favoritas das escrituras é a da mulher junto ao poço. Em João 4:5–30, lemos o relato de Jesus dando a primeira declaração pública registrada de Sua condição de Messias a uma mulher samaritana que (…) vivia em pecado. Apesar disso, Jesus foi a um poço em Samaria e encontrou essa mulher, sabendo tudo sobre ela, e ainda assim declarou a ela Sua condição de Messias, convidando-a a beber de Sua água viva. Essa mulher teve uma experiência pessoal com o Salvador e tornou-se testemunha Dele ao correr para a cidade e dizer a todos os que a pudessem ouvir, para virem e verem o Cristo, o que muitos fizeram.

O Salvador também virá a nós, sabendo tudo a nosso respeito. Às vezes achamos que devemos ser ‘dignos’ para orar ou ter o amor do Salvador. Mas essa história mostra que Ele está disposto a vir até nós do jeito que somos. Ele quer que tenhamos uma experiência pessoal com Ele e sintamos Seu amor, pois esse amor é uma força poderosa que pode mudar nosso coração, a fim de que possamos nos voltar a Ele mais plenamente. Podemos nos tornar uma testemunha de Seu poder transformador em nossa vida e convidar outras pessoas a ‘vir e ver’ o Cristo, assim como fez a mulher samaritana.

Acho que o fato de haver pinturas nos templos que retratam a história da mulher junto ao poço é muito instrutivo. Graças ao Salvador e a Seu sacrifício expiatório, ninguém está fora do alcance de Seu poder redentor. Não devemos pôr limites a quem achamos que Ele pode salvar ou a quem devemos estender a mão em Seu nome. Na próxima vez que você vir uma pintura da mulher junto ao poço, lembre-se de que, graças a Ele, há esperança para todos nós.”

Irmã J. Anette Dennis, Facebook, 28 de fevereiro de 2023, facebook.com/RS1stCounselor.

Jesus Cristo frequentemente provê alívio por meio de outras pessoas

“Cada um de nós passou ou está passando por experiências difíceis de vida. Você pode se perguntar como Jesus Cristo pode prover alívio em suas circunstâncias específicas.

(…) Jesus Cristo realmente provê alívio a nossa alma. Seu sacrifício expiatório envolve e permeia todas as partes de nossa vida. Ele conhece os detalhes de todos os nossos sentimentos, preocupações, angústias e felicidade. E Ele sabe como socorrer e curar intimamente.

É maravilhoso ver que, muitas vezes, Ele proporciona esse alívio quando ajudamos uns aos outros! É por isso que Ele nos pediu que cuidássemos uns dos outros, para ‘chorar com os que choram’ e ‘consolar os que necessitam de consolo’ (Mosias 18:9).

Quando dizemos ‘Sociedade de Socorro’, esperamos que possam sentir e ver o Salvador em ‘Socorro’ — porque na Sociedade de Socorro direcionamos umas às outras para o Salvador, oferecemos Seu amor e desejamos ser Suas mãos, trazendo o tão necessário alívio espiritual e temporal a todos os filhos de Deus.”

Irmã Kristin M. Yee, Facebook, 2 de abril de 2023, facebook.com/RS2ndCounselor.

Focar mais no Libertador do que na libertação

“Após quase três gerações vivendo em terras separadas, os nefitas estavam unidos em um só povo novamente. O povo de Lími, o povo de Alma e o povo de Mosias — e até o povo de Zaraenla. A primeira coisa que fizeram depois de se reunirem foi contar suas histórias de libertação. Especificamente, ensinar e testificar do próprio Libertador, Jesus Cristo. Aprendemos com esses relatos que a libertação nem sempre é imediata, mas a bondade de Deus é! (ver Mosias 25:10)

Sei por experiência própria que, quando me volto a Jesus Cristo, Ele imediatamente Se torna parte de minha história. Portanto, meu foco deve ser menor em como estou livre dos desafios de nossos dias e mais no próprio Libertador. Deus é imediatamente bom! Portanto, posso não apenas confiar em Sua vontade, mas também em Seu tempo.”

Irmã Amy A. Wright, Facebook, 14 de março de 2023, facebook.com/Primary1stCounselor.

O arrependimento é um retorno

“O arrependimento não é simplesmente a ação de parar de fazer algo errado, mas uma volta, ou retorno, ao que é bom, justo, saudável e alinhado com os ensinamentos de Jesus Cristo.

O Guia para Estudo das Escrituras afirma que ‘o arrependimento significa voltar o coração e a vontade a Deus e renunciar ao pecado a que estamos naturalmente inclinados’.”

Irmã Amy A. Wright, Facebook, 29 de abril de 2023, facebook.com/Primary1stCounselor.

Os espinhos podem se tornar um símbolo da glória de Deus

“Tive a maravilhosa oportunidade de viajar com a irmã Becky Craven recentemente e estar com os santos da República de Cabo Verde, um arquipélago e um país insular situado entre a África e Portugal. Depois de nos encontrarmos com a primeira-dama de Cabo Verde, caminhamos pelo pátio do palácio presidencial e nos deparamos com um canteiro de flores magníficas. Nosso guia cabo-verdiano informou ao nosso grupo que aquela planta era comumente conhecida como ‘Coroa de Cristo’ na ilha. Que símbolo extraordinário. Os caules cheios de espinhos dessa planta lembram a coroa de espinhos trançados colocada na cabeça do Salvador, em uma tentativa de zombar dele antes de sua crucificação no Calvário. Mas, como em todas as coisas, Jesus Cristo pode transformar espinhos em glória. Assim como no topo das hastes espinhosas, há gloriosas, belas e espessas flores vermelhas.

Cristo nos ensina no Livro de Mórmon, ‘E meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens’ (3 Néfi 27:14).

A crucificação do Salvador, planejada por Seus inimigos para pôr fim a Seus ensinamentos, a Seu ministério e a Seus seguidores, foi parte de Sua Expiação eterna. O grande preço que Jesus Cristo pagou por nossos pecados para que pudéssemos ser coroados com a vida eterna se nos achegássemos a Ele.

O profeta Joseph Smith declarou, ‘E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive!’ (Doutrina e Convênios 76:22.)

Irmãos e irmãs, acrescento meu testemunho ao desse amado profeta de Deus. Que, por meio da Ressurreição, Jesus Cristo vive! Na Páscoa e em todos os dias, Ele vive e nos chama para virmos e nos unirmos a Ele para que também possamos ser transformados. Para que os espinhos de nossa vida possam, por meio de Sua Expiação, tornarem-se um símbolo de Sua glória.”

Irmã Tracy Y. Browning, Facebook, 9 de abril de 2023, facebook.com/Primary2ndCounselor.