2007
Perguntas e Respostas
Agosto de 2007


Perguntas e Respostas

“De Que Modo Posso Santificar o Dia do Senhor? Só Me Concentro nas Coisas Que Não Posso Fazer. Como Esperar Ansiosamente o Domingo, em Vez de Achar Que Não Posso Fazer Nada Divertido Nesse Dia?”

  • Enfoque as coisas boas que você pode fazer.

  • Planeje com antecedência e você passará a esperar ansiosamente pelo Dia do Senhor.

  • Desfrute os momentos em família no domingo.

  • O Dia do Senhor foi feito para você. Você será abençoado se o santificar.

A Liahona

O Senhor estabeleceu o Dia do Senhor como um dia de descanso e adoração. Como ele não é igual aos outros dias da semana, decidimos não fazer no Dia do Senhor as mesmas coisas que fazemos nos outros dias da semana. Mas isso não significa que não há muita coisa que você possa fazer. À medida que aprender a colocar o Senhor em primeiro lugar no Seu Dia, você o chamará de dia “deleitoso” (Isaías 58:13). Eis algumas sugestões do que você pode fazer para santificar o Dia do Senhor e aguardá-lo com prazer.

Enfoque o que você pode fazer. Na época de Jesus, havia muitas regras sobre o que se podia ou não fazer no Dia do Senhor. As pessoas até questionaram Jesus quando Ele curou pessoas no Dia do Senhor. Jesus ensinou e mostrou pelo Seu exemplo que é mais importante fazer o bem no Dia do Senhor do que pensar no que você não pode fazer.

Planeje com antecedência. Em primeiro lugar, pense nas coisas que deseja fazer no Dia do Senhor — como trabalhar em suas metas do Progresso Pessoal ou Dever para com Deus — e depois faça planos para colocá-las em prática. Em segundo lugar, faça seus trabalhos da escola, tarefas e outras coisas nos dias de semana para que possa enfocar coisas espirituais no Dia do Senhor. Planejando com antecedência, você passará a esperar ansiosamente pelo Dia do Senhor.

Passe um tempo com a família. O Presidente Gordon B. Hinckley explicou uma maneira importante de santificar o Dia do Senhor: “Fique em casa e reúna a família a seu redor. Ensine o evangelho a eles, aproveitem bem o tempo juntos no Dia do Senhor, assistam às reuniões, participem”.1 Passando um tempo com sua família, você pode sentir alegria no Dia do Senhor.

Ore pedindo ajuda. Se não tiver certeza do que fazer no Dia do Senhor ou se descobrir que está tendo dificuldade para ansiar pelo Dia do Senhor, ore. O Senhor nos ordenou que santificássemos o Seu Dia, e Ele não nos dá mandamentos sem providenciar um meio pelo qual possamos cumpri-los (ver 1 Néfi 3:7). Se você orar ao Pai Celestial, Ele o ajudará a saber o que deve fazer no Dia do Senhor, e ajudará a mudar seus sentimentos.

O Dia do Senhor foi feito para nós (ver Marcos 2:27). Se você fizer o melhor possível para santificá-lo, será abençoado e ansiará pelo domingo.

Leitores

O Dia do Senhor é muito especial para mim porque é uma ocasião em que posso aprender mais a respeito do Salvador e do evangelho e tornar-me mais próxima de meu Pai Celestial. Também sinto melhor a paz e a tranqüilidade de Seu Espírito, porque não estou distraída com a agitação do mundo. Se você buscar diligentemente o Senhor por meio de jejum, oração e estudo das escrituras, você vai descobri-Lo, e Ele vai abençoá-lo com Seu Espírito (ver Jeremias 29:13). Seu Espírito vai ajudá-lo a deixar de lado suas preocupações mundanas e a tornar-se uma pessoa melhor (ver Isaías 58:13–14).

Moriah M., 15, Idaho, EUA

Sei como você se sente. Mas com o tempo consegui me dar conta de como é maravilhoso o Dia do Senhor. Podemos esquecer as coisas que não podemos fazer se orarmos ao Pai Celestial e pedirmos forças. Por meio de nossa oração pedindo forças, o Dia do Senhor passará a ser um dia que o deixará entusiasmado. No Dia do Senhor você pode descansar, orar, servir, receber bênçãos, nutrir seu espírito e desenvolver imensa força espiritual.

Richard R., 16, Nariño, Colômbia

Descobri que é mais fácil manter minha mente no Dia do Senhor quando cumpro meus chamados na Igreja e no sacerdócio. Quando realizo meus deveres como sacerdote e ajudo os mestres e diáconos com os deveres deles, percebo que não estou pensando nas coisas que não posso fazer, mas, sim, lembrando de tudo que precisa ser feito.

Andrew S., 17, Montana, EUA

Considere o Dia do Senhor como um dia de oportunidades. Pense em todas as atividades familiares que você pode fazer. Os domingos na minha casa consistem em ir à Igreja, ler coisas edificantes, assistir a filmes relacionados à Igreja, ir a serões e realizar jogos com minha família. É um dia para passar mais tempo com minha família e tornar-me mais próximo de nosso Pai Celestial.

Justin D., 18, Washington, EUA

Desde que decidi santificar o Dia do Senhor, ele tem sido o meu dia favorito da semana. Fiz uma lista mental das coisas que me ajudam a manter o espírito de reverência e adoração no Dia do Senhor. Por exemplo, minha lista inclui acordar cedo, ler as escrituras, trabalhar no Progresso Pessoal, fazer anotações no diário e escrever cartas. Ao fazer essas e outras atividades espirituais, sinto o maravilhoso espírito e alegria que tenho dentro de mim. Também percebo que não tenho tempo para atividades menos espirituais.

Sílvia M., 18, Rio Grande do Sul, Brasil

Sempre esperei alegremente o Dia do Senhor. Nesse dia, sinto o grande amor de nosso Pai Celestial. No Dia do Senhor, todas as coisas difíceis da minha vida são esquecidas. Quando tomo o sacramento, minha mente se volta para o grande sacrifício que Jesus Cristo fez por nós. Lembro o terrível sofrimento que Ele suportou para que pudéssemos voltar à presença de nosso Pai Celestial. Meu coração se enche de caridade. Quero compartilhar esse sentimento com meus semelhantes, especialmente com aqueles que não são membros da Igreja.

Anna R., 20, Ucrânia

Torne o Dia do Senhor diferente dos outros dias da semana. Você pode pensar que está perdendo a oportunidade de passar um tempo com seus amigos ou adiantar sua lição de casa. Mas se escolher fazer essas coisas do mundo em vez de realmente santificar o Dia do Senhor, pense nas bênçãos e alegria eternas que estará perdendo. Santificando o Dia do Senhor, você não apenas se sentirá espiritualmente realizado e pronto para enfrentar a semana seguinte, mas também mostrará reverência ao Pai Celestial. Tenho um forte testemunho de que você pode dizer sinceramente que o domingo é o melhor dia da semana.

Sophia W., 16, Maine, EUA

As respostas são auxílios e pontos de vista, e não declarações de doutrina da Igreja.

Imagem

“O Dia do Senhor (…) é um dia para estar sempre presente nas reuniões a fim de adorar o Senhor, beber da fonte de conhecimento e instrução, desfrutar do convívio familiar e sentir-se elevado pela música e cânticos.

O Dia do Senhor é um dia santo no qual devemos fazer coisas dignas e sagradas (…). Para santificá-lo, precisamos estar de joelhos em oração, preparar lições, estudar o evangelho, meditar, visitar os doentes e aflitos, escrever cartas para os missionários, tirar um cochilo, ler coisas edificantes e assistir a todas as reuniões.”

Presidente Spencer W. Kimball (1895–1985), “The Sabbath — A Delight”, Tambuli, julho de 1978, p. 5.

Nota

  1. “Excerpts from Recent Addresses of President Gordon B. Hinckley”, Ensign, agosto de 1996, p. 61.