2008
Obter um TESTEMUNHO
Fevereiro de 2008


Obter um TESTEMUNHO

Imagem
Elder Paul K. Sybrowsky

Cresci numa família maravilhosa, mas não muito ativa. Não estava acostumado a ouvir testemunhos a respeito da veracidade do evangelho em casa. Portanto, apesar de ter crescido em Salt Lake City, Utah, em um ambiente predominantemente santo dos últimos dias, não cresci numa família típica de santos dos últimos dias. Não realizávamos a noite familiar, nem nos reuníamos para orar. Muitas das práticas da Igreja a que meus amigos estavam acostumados eram estranhas para mim.

Por causa desse ambiente familiar, seria muito improvável imaginar que eu prestaria meu testemunho diante de uma reunião do seminário repleta de alunos. Além do mais, eu era um jovem de 15 anos bastante tímido. Assim, fiquei bem surpreso quando me vi de pé, falando ao microfone diante de 300 alunos do seminário. No entanto, estava à vontade em virtude do que sentia no peito. Ainda hoje, lembro-me da forte impressão recebida do Espírito de que eu deveria levantar-me e prestar meu testemunho naquela reunião do seminário.

Não me recordo das palavras que falei, mas nunca vou me esquecer do ardor no peito e da certeza que recebi de que a Igreja é verdadeira. Lembro-me bem de sentir o Espírito Santo descer sobre mim enquanto prestava meu testemunho a respeito da veracidade desta Igreja.

Eu sabia

Antes daquele dia eu acreditava que a Igreja era verdadeira. Eu gostava da Igreja. Eu achava que a Igreja era boa e participava de suas atividades. Mas naquele definitivo momento de minha vida, eu soube que a Igreja era verdadeira. Não poderia negá-lo e ninguém poderia tirar de mim esse testemunho.

Desde aquele dia no seminário, já prestei meu testemunho milhares de vezes. Lembro-me de algumas dessas outras ocasiões, mas nenhuma foi tão especial para mim ou tão importante na definição de meu futuro como aquela primeira vez, quando eu ainda era adolescente. Uma das razões que fizeram com que esse acontecimento causasse tanta impressão em mim foi o fato de eu estar praticamente com a mesma idade do Profeta Joseph Smith quando ele viu o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, e descobriu que seria o instrumento para restaurar a Igreja verdadeira na Terra.

A experiência de prestar meu testemunho e obter tal certeza foi, de várias maneiras, um marco decisivo em minha vida. Receber instruções do Senhor é o maior aprendizado que se pode ter. Por causa desse testemunho, tive o desejo de servir, tornar-me um adulto melhor e desenvolver melhores habilidades sociais e pessoais. Meu desejo de aprender mais a respeito das escrituras cresceu muito. Percebi que havia mais propósito na vida. Eu sabia que, se me mantivesse digno, receberia permissão para pregar o evangelho.

Também compreendi que Deus sabia quem eu era. Isso foi uma das coisas realmente importantes que me surpreenderam e me fizeram mudar: eu era Seu filho! Quando você sabe quem é, tem o desejo de ser melhor. Existe poder nesse conhecimento — um poder que só se pode alcançar por meio da inspiração vinda do Pai Celestial.

Quando penso nessa experiência, acredito que o Pai Celestial desejava dar-me uma oportunidade de desenvolver alguns atributos e habilidades para que Lhe fosse um pouco mais fácil trabalhar comigo. Creio que Ele também queria fazer-me pensar a respeito de servir como missionário, coisa sobre a qual não recebi muito incentivo em casa. Eu não pensava muito na missão, quando era adolescente. Mas por meio da experiência com meu testemunho, soube pela primeira vez que queria servir em uma missão. Muitas outras experiências reforçaram esse desejo, mas aquela foi a primeira vez em que senti o desejo de servir. Tive certeza de que o Pai Celeste desejava que eu servisse em uma missão de tempo integral para compartilhar com Seus filhos aquilo que eu sabia.

Abra o Coração

Obter um testemunho é semelhante ao que aconteceu aos nefitas quando o Salvador veio visitá-los. No início, eles não compreenderam a voz de Deus porque estavam ouvindo apenas com os ouvidos. Então, quando abriram o coração, entenderam Sua voz.

“E novamente, pela terceira vez, ouviram a voz e aguçaram os ouvidos para escutá-la; e seus olhos estavam voltados para o lugar de onde vinha o som; e olhavam fixamente para o céu, de onde vinha o som.

E eis que na terceira vez compreenderam a voz que ouviram” (3 Néfi 11:5–6).

Abrir o coração à inspiração vinda de nosso Pai Celestial é um elemento crucial na vida. Você precisará da inspiração que Ele lhe enviará.

Você enfrenta desafios únicos e o caminho para vencê-los é aceitar a inspiração que vem do Espírito Santo. Permita que Ele o guie. A força que recebemos de nosso Pai Celestial vem de Seu Espírito para nosso espírito, de Seu coração para nosso coração. E é com a força do Senhor que podemos ir avante. O Senhor permitirá que tenhamos essa força em nosso testemunho pessoal.

Aprecie Sua Adolescência

Fortalecer seu testemunho o ajudará a apreciar a adolescência, que pode ser um dos períodos mais emocionantes de sua vida. Isso não diminui em nada o valor do serviço missionário ou o casamento no templo, ou quaisquer outras experiências maravilhosas que terá mais tarde na vida, mas eu o incentivo a apreciar sua adolescência. Então, como pode fazê-lo? Cumprindo todos os mandamentos do Senhor; eles não são uma prova de múltipla escolha! Cada um deles foi dado com um propósito sábio: proteger você.

Parte da mensagem da Primeira Presidência em Para o Vigor da Juventude diz:

“Seu Pai Celestial deseja que [sua vida mortal] seja alegre e que os leve de volta à Sua presença. As decisões que tomarem agora determinarão em grande parte aquilo que ocorrerá durante sua vida e na eternidade.

O Senhor ama vocês, por isso deu-lhes os mandamentos e as palavras dos profetas para guiá-los em sua jornada.”1

O Presidente Gordon B. Hinckley, nosso profeta e Presidente, disse: “Vamos ser um povo feliz. O plano do Senhor é um plano de felicidade”.2 Sigamos as palavras do profeta e tenhamos uma vida feliz. Este período de sua vida é emocionante — e deve ser divertido. Ser ativo na Igreja também pode ajudá-lo a realmente apreciar sua juventude.

Tenha coragem de seguir os sentimentos que lhe vierem ao coração. Agarre-se a esses sentimentos e faça com que cresçam. É de vital importância que você desenvolva um testemunho e creia que Jesus Cristo é seu Salvador e Redentor. É também vital que entenda que Ele, por meio de Seu perfeito amor, expiou seus pecados.

Com esse conhecimento, você tem o maravilhoso privilégio de combinar sua fé em Jesus Cristo com o arrependimento, para assegurar-se de que os convênios que fez tenham efeito. Então, poderá receber orientação de um membro da Trindade, mesmo o Espírito Santo. Que grandiosa dádiva! Essa dádiva é o resultado da fé no Senhor Jesus Cristo e de desfrutar as bênçãos do arrependimento.

Quando eu era adolescente, recebi uma outra dádiva: um testemunho vivo e crescente do evangelho de Jesus Cristo. Esse testemunho crescia à medida que eu o alimentava. Comecei a entender o padrão do Senhor — Seu plano para guiar-me de volta a meu Pai Celestial. “Aquilo que é de Deus é luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito” (D&C 50:24).

Presto-lhe meu solene testemunho de que Deus é nosso Pai e de que Seu Filho, Jesus Cristo, é o Salvador de toda a humanidade. Você também pode ter esse testemunho. Você pode tê-lo mesmo agora, na adolescência, assim como eu o tive. Você não precisa esperar.

Notas

  1. Para o Vigor da Juventude (2001), p. 2.

  2. “Cada Um de Nós, Uma Pessoa Melhor”, A Liahona, novembro de 2002, p. 99.