2009
Com Todo o Coração
Janeiro de 2009


Fazendo Amigos

Com Todo o Coração

Há crianças no mundo inteiro que amam e adoram Jesus Cristo, tal como você! Neste mês, vamos conhecer Ricardo Fortuna, de Santo Domingo, República Dominicana.

Tudo o que Ricardo Fortuna faz, ele faz com entusiasmo. Esse menino de oito anos, de Santo Domingo, na República Dominicana, joga beisebol com a energia de um profissional. Ele se reúne com seus amigos e seu irmão para brincar de corrida de caminhões de brinquedo ou simular uma batalha imaginária entre dinossauros. Ele fica muito animado quando sua mãe o chama da cozinha para ajudá-la a preparar tostones (bananas-da-terra fritas).

Ricardo participa com entusiasmo da noite familiar. Ele ora fervorosamente com a família todos os dias, pela manhã e à noite. Lê seus livros e escrituras. E gostaria que houvesse Primária mais de uma vez por semana! Tudo o que Ricardo faz, ele faz com o coração.

Há uma coisa que Ricardo faz com todo o coração: amar o Senhor. Ele sabe que isso é um mandamento, porque leu na Bíblia: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37).

“Isso significa que devemos amá-Lo o máximo que pudermos”, diz Ricardo. Esse amor fica especialmente evidente no apartamento da família quando comemoram o Natal. Todas as noites, a família lê escrituras sobre o nascimento do Salvador. Alguém conta o que aconteceu na Terra Santa. Outros contam o que aconteceu no Novo Mundo.

Ricardo diz que é importante lembrar-nos de Jesus Cristo no Natal, porque esse é o dia em que as pessoas comemoram Seu nascimento. “Mas é importante pensar em Jesus todos os dias e seguir Seu exemplo”, diz ele. “Devemos lembrar que Ele nos ensinou a respeito do Pai Celestial e sobre como devemos adorá-Lo e que Ele também nos enviou o Espírito Santo.”

Do lado de dentro da porta de entrada, do apartamento da família Fortuna, há uma grande gravura do Salvador. Não importa onde estejamos na sala, podemos vê-Lo. “A gravura nos lembra que devemos pensar Nele”, diz Ricardo, “não só no Natal, mas durante o ano inteiro”.

A Escritura Favorita de Ricardo

Ricardo gosta muito das Regras de Fé, especialmente a de número cinco, que ele consegue recitar muy rápidamente. “Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, por profecia e pela imposição de mãos, por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar suas ordenanças”, cita ele. “Ela nos diz que o Senhor chama os líderes de Sua Igreja e que ensinamos o evangelho com autoridade.”

Guloseimas Divertidas

É hora de preparar sua guloseima preferida, tostones, e Ricardo acha que vale cada minuto gasto para isso. Ele e a mãe descascam cuidadosamente e fatiam as bananas-da-terra, uma espécie de banana que não é doce. Eles fritam as bananas em óleo quente, deixam esfriar e escorrer bem, até ficarem bem secas. Então, vem a parte preferida de Ricardo. Ele coloca cada fatia em uma prensa de madeira para achatá-la. Depois, cada fatia é novamente frita. Ele gosta de comer tostones com lingüiça.

Bons Exemplos

Ricardo sempre brinca com seu irmão Marcus e outro amigo, o Manuel, que é membro da Igreja e mora no apartamento vizinho. Ele sabe que os amigos de verdade incentivam uns aos outros a fazerem o que é certo. “Como eles me consideram seu exemplo, preciso dar um bom exemplo para eles”, diz ele.

Ricardo também gosta muito de seu pai e sua mãe. “Amo minha mamãe e meu papai”, diz ele. “Eles me ajudam e brincam comigo. Eles me ensinam e lêem comigo. Fazemos oração juntos todos os dias, pela manhã e à noite.”

Ele também considera o Presidente Thomas S. Monson um exemplo. “Sei que ele é um profeta de Deus e que fala a palavra de Deus”, diz Ricardo. “Sei que ele faz orações e lê as escrituras, por isso devo fazer o mesmo.”

E Ricardo diz que Jesus Cristo é seu maior exemplo. “Ele nos ensina a fazer o que é certo, a ser obedientes, a orar corretamente e a ser reverentes e respeitosos.”

Fotografias: Richard M. Romney, exceto quando mencionado

Mapa © Mountain High Maps

Ricardo diz que é importante pensar em Jesus Cristo todos os dias. Com seu pai, ele sempre olha para a gravura que está pendurada no apartamento, e Ricardo lê escrituras sobre a vida do Salvador.

Ricardo mora na República Dominicana, um país localizado na mesma ilha em que fica o Haiti. Ele prepara bananas-da-terra com lingüiça, gosta de beisebol e brinca com dinossauros e caminhões de brinquedo.

Onde É Que Fica Santo Domingo, República Dominicana?

Oceano Atlântico

Cuba

Haiti

República Dominicana

Puerto Rico

Santo Domingo