Vem, e Segue-Me
25 de fevereiro a 3 de março. Mateus 6–7: “[Ele] os ensinava como tendo autoridade”


“25 de fevereiro a 3 de março. Mateus 6–7: ‘[Ele] os ensinava como tendo autoridade’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“25 de fevereiro a 3 de março. Mateus 6–7”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2019

Imagem
Jesus ensinando na praia

Jesus Teaching the People by the Seashore [Jesus Ensinando as Pessoas Junto ao Mar], de James Tissot

25 de fevereiro a 3 de março

Mateus 6–7

“[Ele] os ensinava como tendo autoridade”

Inicie lendo Mateus 6–7 enquanto pensa nas crianças a quem você ensina. Que mensagens desses capítulos elas precisam ouvir? Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e este esboço de ensino podem lhe dar sugestões didáticas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhar

Convidar a participação de todos

Peça às crianças que contem o que fizeram durante a semana passada para ser uma luz ou um exemplo para alguém.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Mateus 6:5–13

Posso orar ao meu Pai Celestial como Jesus orou.

As crianças aprendem a orar ouvindo outras pessoas orando. Como você pode ajudá-las a aprender com a oração de Jesus Cristo nesses versículos?

Atividades sugeridas

  • Examine os ensinamentos de Jesus sobre a oração encontrados em Mateus 6:5–13. Você pode usar o “Capítulo 20: Jesus ensina sobre a oração”, Histórias do Novo Testamento, p. 51, ou o vídeo correspondente (LDS.org).

  • Use a página de atividades da semana para ajudar as crianças a lembrar os diferentes passos da oração.

  • Desenhe a mão de cada criança numa folha. Fale a respeito do que devemos fazer com os braços e as mãos quando oramos. Em cada parte do traçado, escreva algo que fazemos para demonstrar reverência quando oramos (por exemplo, abaixar a cabeça, fechar os olhos, etc.).

  • Ajude as crianças a fazer um cartaz ou gráfico que as lembre de orar de manhã e à noite, e peça-lhes que o compartilhem com a família.

  • Cante um hino sobre oração com as crianças (como “A cabecinha abaixarei”, Músicas para Crianças, p. 18, e preste seu testemunho do poder da oração. Você também pode convidar as crianças para contar experiências pessoais com a oração.

Imagem
menino orando

Posso orar ao meu Pai Celestial como Jesus orou.

Mateus 7:12

Devo tratar as pessoas como quero ser tratado.

O ensinamento de Jesus em Mateus 7:12 — também conhecido como Regra de Ouro — fornece um guia simples de como tratar as pessoas. O que vai ajudar as crianças que você ensina a viver esse princípio?

Atividades sugeridas

  • Leia Mateus 7:12 e a parafraseie usando palavras simples que as crianças entendam. Ajude as crianças a pensar em várias maneiras de completar uma frase como a seguinte: “Gosto quando alguém para mim”. Depois de cada frase, peça a elas que repitam com você: “Então, devo para os outros”.

  • Cante com as crianças “Ama sempre ao teu irmão”, Músicas para Crianças, p. 39, e façam gestos simples para acompanhar o hino. Pergunte às crianças o que elas aprenderam com o exemplo do Salvador sobre como devemos tratar as pessoas.

  • Peça às crianças que citem as coisas que seus pais ou outros membros da família fazem por elas. Leia Mateus 7:12 e peça às crianças que façam uma lista de coisas bondosas que podem fazer por seus familiares.

Mateus 7:24–27

Posso edificar um alicerce firme seguindo Jesus.

Usar a parábola do Salvador sobre edificar uma casa sobre a areia ou sobre a rocha pode ser uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre a importância de aplicar o que aprendemos.

Atividades sugeridas

  • Cante com as crianças “O sábio e o tolo”, Músicas para Crianças, p. 132, e faça gestos para acompanhar as palavras.

  • Use Mateus 7:24 para ensinar sobre as diferenças entre o sábio e o tolo. Peça às crianças que finjam estar construindo uma casa. Como podemos ser como o sábio?

  • Deixe que as crianças desenhem a parábola do sábio e do tolo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Mateus 6–7

O Sermão da Montanha contém mensagens para mim.

Esses capítulos têm muitas mensagens que podem ser aplicadas às crianças que você ensina. Leia-os com as crianças em mente. O que se destaca para você?

Atividades sugeridas

  • Lembre às crianças que elas estão aprendendo sobre o que Jesus ensinou durante o Sermão da Montanha. Que verdades elas lembram de ter aprendido na semana passada?

  • Escreva no quadro algumas frases do Sermão da Montanha e outras frases que não estão nas escrituras. Peça às crianças que identifiquem quais frases estão no Sermão da Montanha e compartilhem o que aprenderam com essas frases.

  • Escolha vários versículos de Mateus 6–7 que você sente serem significativos para as crianças. Escreva as referências dessas escrituras em cartões e os esconda pela sala. Deixe que as crianças os encontrem, leiam os versículos e expliquem por que esses ensinamentos são importantes para elas.

  • Compartilhe sua passagem favorita de Mateus 6–7 e explique por que você gosta dela. Se as crianças tiverem uma passagem favorita, peça-lhes que digam por que gostam dela e o que aprenderam com ela.

  • Cante “Eu quero ser como Cristo”, Músicas para Crianças, pp. 40–41, com as crianças e pare o hino quando chegarem a uma frase relacionada ao princípio ensinado em Mateus 6–7 (“eu quero viver servindo”). Ajude as crianças a associar aquilo que têm aprendido com esses capítulos.

Mateus 6:5–13; 7:7–11

O Pai Celestial me ouvirá e responderá quando eu orar.

Ao estudar Mateus 6:5–13; 7:7–11, o que você sente que as crianças precisam entender sobre oração?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Mateus 6:9–13 em voz alta e citem as coisas que o Salvador disse em Sua oração. Como podemos seguir Seu exemplo quando oramos?

  • Cante um hino sobre oração com as crianças, como “Com fervor fizeste a prece?”, Hinos, nº 83. Ajude as crianças a encontrar na letra motivos para orarmos e as bênçãos que vêm da oração.

  • Ajude as crianças a memorizar Mateus 7:7 fazendo o seguinte jogo: Uma criança fala a primeira palavra ou frase de um versículo e depois joga uma bola para outra criança, que fala a próxima palavra ou frase.

  • Encene Mateus 7:9–10 com as crianças usando objetos simples. Peça às crianças que digam o que isso nos ensina sobre a oração.

  • Conte uma experiência em que suas orações foram atendidas.

Mateus 6:19–21

Posso buscar tesouros eternos em vez de tesouros terrenos.

Como você ajudará as crianças a quem ensina a dar mais valor às coisas eternas do que às coisas terrenas?

Atividades sugeridas

  • Traga um “baú do tesouro” cheio de objetos ou gravuras que representem coisas de valor terreno, como, por exemplo, dinheiro ou brinquedos. Leiam Mateus 6:19–21 juntos e depois peça às crianças que ajudem a pensar em tesouros celestiais que poderiam substituir as coisas materiais no baú.

  • Peça às crianças que citem ou desenhem coisas que elas poderiam fazer para “[ajuntar] tesouros no céu” (Mateus 6:20).

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que compartilhem com a família seus ensinamentos favoritos do Sermão da Montanha.

Aperfeiçoar o ensino

Buscar entender os membros de sua classe. Você conhece as crianças a quem ensina. As ideias neste esboço podem precisar ser modificadas para abordar melhor as necessidades de sua classe. Você pode analisar todas as atividades relacionadas neste esboço, não apenas as atividades designadas para a idade das crianças a quem ensina, para ter ideias para sua aula. (Ver Ensinar à Maneira do Salvadorp. 7.)