Seminário
Unidade 1: Dia 3, Doutrina e Convênios 1


Unidade 1: Dia 3

Doutrina e Convênios 1

Introdução

Até novembro de 1831, o profeta Joseph Smith havia registrado mais de 60 revelações. Porém, a maioria dos membros da Igreja não tinha acesso às cópias delas. O profeta organizou uma conferência em Hiram, Ohio, para debater sobre a publicação de um livro contendo as revelações. Esse livro se chamaria Livro de Mandamentos. Um comitê de élderes esboçou um prefácio para o livro. As pessoas que participaram da conferência, por estarem insatisfeitas com esse esboço, falaram a Joseph Smith que pedisse um prefácio ao Senhor. Após pedir ao Senhor em oração, Joseph recebeu o prefácio por revelação. O prefácio do Senhor para o Livro de Mandamentos é agora a seção 1 de Doutrina e Convênios.

Doutrina e Convênios 1:1–16

O Senhor adverte sobre o julgamento que advirá sobre os rebeldes na Segunda Vinda

Imagem
três meninos na mata

Pense na seguinte experiência de três irmãos que foram protegidos do perigo por terem dado ouvidos à advertência de seu pai:

“Miguel e seus irmãos mais novos, Henrique e Antônio, gostavam de caminhar com seu pai. O pai deles sempre dizia que conhecia as montanhas como a palma da mão. Ele havia crescido andando pelos mesmos caminhos que seu pai, que era um pastor. (…)

Em um dia de verão, [os meninos] estavam empolgados para chegar no alto de uma trilha — uma campina alta com grama verde fresca e flores de todas as cores. E então, eles começaram a correr bem rápido por entre as árvores, mesmo estando cansados da caminhada matinal. Eles queriam alcançar a campina correndo rápido como lebres.

‘Parem quando chegarem à campina’, disse o pai a eles. ‘Encontrarei com vocês lá.’ Eles correram à frente, cada um tentando chegar antes que o outro. (…)

Eles se esqueceram das instruções do pai. Correram em círculos pela grama densa pulando, esquivando-se, gritando, berrando e correndo um atrás do outro. (…)

Aí então, Henrique teve uma ideia. ‘Vamos correr atravessando toda a campina!’ Antônio hesitou. Eles não conseguiam ver do outro lado da clareira porque um monte repleto de grama bloqueava a visão. Mas Miguel não estava preocupado. ‘Acho que esta é a mesma campina em que fomos no verão passado’, assegurou ele aos irmãos.

Eles se juntaram perto das árvores. ‘Preparar!’ Gritou Henrique. ‘Apontar!’ ‘VAI!’ O vento fresco e frio batia no rosto e nos cabelos de Miguel e quanto mais corria, mas ele se refrescava. Logo, ele liderou a corrida. Sentia-se como se pudesse correr para sempre.

‘PAREM!’, bradou uma voz como a de um trovão, atrás deles. Todos os três meninos pararam imediatamente. Eles viraram e viram o pai correndo na direção deles vindo da extremidade da campina. ‘Voltem aqui e fiquem ao meu lado’, disse o pai, com mais gentileza desta vez. Os meninos obedeceram. (…) Depois atravessaram juntos a campina. Ao chegarem ao topo do pequeno monte, o pai parou de repente.

A apenas alguns passos à frente deles, havia um penhasco íngreme de pelo menos seis ou nove metros. Se estivessem correndo, não haveria possibilidade alguma de o terem visto a tempo de parar. (…)

‘Poderíamos ter morrido’, disse Miguel suavemente.

‘Bem, talvez. Estou feliz por terem parado de correr mesmo não tendo havido tempo para explicar. Algumas vezes, precisamos obedecer primeiro e perguntar depois!’

‘Especialmente quando alguém mais sabe o que está por vir, e você não sabe’, falou Miguel” (Ana Nelson Shaw, “Parem!”, Friend, junho de 2005, p. 47).

Imagem
pai e meninos no alto do penhasco

Reflita sobre um momento em que alguém tentou chamar sua atenção e adverti-lo sobre algo. De que maneira reagiu? Você se sente grato pelo empenho dessa pessoa em adverti-lo? Por quê?

Em Doutrina e Convênios, o Senhor dá advertências, mandamentos e instruções essenciais para nossa felicidade e salvação. Como mencionado antes, o Senhor revelou a seção 1 como um prefácio para as outras revelações de Doutrina e Convênios. Um prefácio prepara o leitor para o conteúdo de um livro, ao resumir a mensagem e o propósito o autor.

Leia Doutrina e Convênios 1:1–3 e identifique as palavras ou frases que o Senhor usou para chamar a atenção do leitor. (Pode ser útil saber que a palavra escutai significa ouvir atentamente e obedecer). Responda às seguintes perguntas no espaço fornecido:

  • A quem o Senhor está falando nesses versículos?

  • O que você acha que o trecho “suas iniquidades serão proclamadas em cima dos telhados e seus feitos secretos serão revelados” (D&C 1:3) significa?

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, explique por que você acha que seria importante alertar as pessoas que os pecados cometidos secretamente serão conhecidos.

Leia Doutrina e Convênios 1:4–7 e identifique como o Senhor dará advertências a todas as pessoas.

O Senhor dá advertências a todas as pessoas por meio de Seus discípulos escolhidos. O Senhor dá advertências por meio de Seus servos e das escrituras. Examine alguns dos discursos mais recentes da conferência geral feitos pela Primeira Presidência e pelo Quórum dos Doze Apóstolos. Que conselho ou advertências você ouviu os apóstolos e profetas do Senhor darem recentemente?

Uma das advertências dadas pelo Senhor em Doutrina e Convênios 1:8–10 é que Ele julgará as pessoas de acordo com suas ações e como elas tratam outras pessoas. Leia Doutrina e Convênios 1:11–14 e procure mais advertências que o Senhor deu. Ao ler o Guia para Estudo das Escrituras no rodapé, pondere sobre que ocasião o Senhor estava Se referindo em Doutrina e Convênios 1:12.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que acha que significa a advertência do Senhor de que aqueles que não dão ouvidos aos Seus profetas “serão afastados do meio do povo” (D&C 1:14)?

Em virtude da iniquidade e apostasia em todo o mundo, as advertências do Senhor se fazem necessárias. Aqueles que não ouvem as palavras dos profetas do Senhor serão separados dos justos e perderão as bênçãos que estão disponíveis por meio das ordenanças e dos convênios do evangelho.

  1. Leia Doutrina e Convênios 1:15–16. Em seu diário de estudo das escrituras, relacione algumas palavras ou frases que descrevam a iniquidade ou apostasia que o Senhor disse que existiria nos últimos dias. Depois responda à seguinte pergunta: De que maneira as pessoas de hoje andam “em seu próprio caminho, e segundo a imagem de seu próprio deus”?

Doutrina e Convênios 1:17–33

O evangelho foi restaurado por meio do profeta Joseph Smith antes do acontecimento de calamidades

Identifique a palavra que o Senhor usou em Doutrina e Convênios 1:17 para referir-Se aos resultados advindos da iniquidade, apostasia e destruição que ocorrerão aos povos da Terra nos últimos dias.

Doutrina e Convênios 1:17–33 contém as soluções dadas pelo Senhor que nos ajudam durante as calamidades dos últimos dias. Complete a tabela a seguir ao ler as referências de escritura na coluna da esquerda e identifique a solução dada pelo Senhor para ajudar-nos durante as calamidades dos últimos dias. Na coluna do meio, descreva ou desenhe o que encontrou nas referências da escritura. Se achar melhor, você também pode fazer um desenho dessas descrições em uma página de seu diário de estudo das escrituras. Na coluna da direita, escreva uma breve explicação sobre como as soluções dadas pelo Senhor nos ajudam diante das calamidades dos últimos dias.

Referência de escritura

Que solução foi dada pelo Senhor para as calamidades que adviriam sobre a Terra?

Como essa solução pode ajudar-nos a enfrentar as calamidades dos últimos dias?

D&C 1:17

D&C 1:18–23

D&C 1:29

D&C 1:30

Para ajudá-lo a refletir sobre declaração do Senhor em Doutrina e Convênios 1:30, marque as palavras desse versículo realçando a verdade que afirma que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira e viva na face da Terra.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Ao relembrar o que aprendeu na lição anterior sobre a Grande Apostasia, como explicaria a alguém o motivo pelo qual A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira e viva sobre a Terra?

Imagem
Élder David A. Bednar

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que significa fazer parte da igreja “viva”: “Esta Igreja restaurada é verdadeira porque é a Igreja do Salvador. Ele é ‘o caminho, e a verdade e a vida’ (João 14:6). E é uma Igreja viva por causa da ação, da influência e dos dons do Espírito Santo. Como somos abençoados por vivermos em uma época em que o sacerdócio está na Terra e em que podemos receber o Espírito Santo!” (“Receber o Espírito Santo”, A Liahona, novembro de 2010, p. 94.)

Por meio do dom do Espírito Santo, o Senhor pode dirigir Sua Igreja concedendo revelações continuamente. As revelações contínuas são um exemplo de como a Igreja é uma igreja viva.

  1. Responda a uma das seguintes perguntas (ou a ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que é importante para você saber que pertence à única igreja verdadeira e viva sobre a Terra?

    2. O que acha que o Senhor quis dizer quando declarou em Doutrina e Convênios 1:30 que Se deleitava com Sua Igreja “coletiva e não individualmente”?

Examine Doutrina e Convênios 1:31–33 e combine o que o Senhor disse sobre o pecado e arrependimento com a pergunta adequada na tabela a seguir.

  1. Como o Senhor não pode encarar o pecado?

  1. A luz e Seu Espírito serão tirados

  1. Como você pode ser perdoado?

  1. Com o mínimo grau de tolerância

  1. O que acontece com aqueles que não se arrependem?

  1. Arrependendo-me e guardando os mandamentos

Doutrina e Convênios 1:34–39

O Senhor nos orienta a examinar as revelações e os mandamentos que Ele nos deu

Leia Doutrina e Convênios 1:34–36 e observe a advertência do Senhor sobre a necessidade de que todos se preparem para Sua Segunda Vinda. Leia Doutrina e Convênios 1:37–39 e identifique as verdades que o Senhor enfatizou no final de Seu prefácio de Doutrina e Convênios. (Doutrina e Convênios 1:37–38 é uma passagem de domínio das escrituras.)

Se não o fez, você pode marcar as palavras ou frases que ensinam as seguintes verdades: Devemos examinar os mandamentos que o Senhor nos deu. As palavras do Senhor serão todas cumpridas. As palavras do Senhor são verdadeiras, sejam ditas por Ele ou por Seus servos.

  1. Com base no que aprendeu hoje, como você pode ser abençoado se examinar os mandamentos e as revelações que o Senhor deu em Doutrina e Convênios? Escreva seus pensamentos em seu diário de estudo das escrituras.

  2. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva a meta de estudar Doutrina e Convênios diariamente durante o ano letivo. Em sua meta, você pode colocar quando, onde, e por quanto tempo ou quantas páginas você estudará a cada dia.

Imagem
domínio das escrituras
Domínio das escrituras — Doutrina e Convênios 1:37–38

Para ajudá-lo a memorizar Doutrina e Convênios 1:37, escreva a primeira letra de cada palavra em uma folha de papel. Recite Doutrina e Convênios 1:37 (usando a escrituras, se necessário) até que consiga recitar todo o versículo usando somente as primeiras letras. Em seguida, apague ou cubra várias letras e recite a escritura novamente. Continue esse processo até que todas as letras tenham sido apagadas e você possa recitar o versículo inteiro de cor. Repita esse processo com Doutrina e Convênios 1:38.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 1 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: