Seminário
Unidade 4: Dia 2, Doutrina e Convênios 11–12


Unidade 4: Dia 2

Doutrina e Convênios 11–12

Introdução

Em maio de 1829, logo depois da restauração do Sacerdócio Aarônico, Hyrum, irmão de Joseph Smith e Joseph Knight Sênior visitou o profeta em Harmony, na Pensilvânia. Os dois expressaram o desejo de servir a Deus e ajudar na Restauração.Doutrina e Convênios 11 e 12 contêm as palavras do Senhor dirigidas a Hyrum Smith e as palavras do Senhor dirigidas a Joseph Knight Sênior a respeito de como eles poderiam ajudar a levar adiante a obra de Deus.

Doutrina e Convênios 11:1–14

Hyrum Smith é informado sobre como pode ajudar a trazer à luz a obra do Senhor

Você já teve o desejo de participar de uma causa digna que sentiu que beneficiaria a vida das pessoas e o mundo? Foi assim que muitas pessoas se sentiram em relação à Igreja nos primeiros dias da Restauração. Na realidade, é assim que muitos se sentem em relação ao serviço na Igreja — o reino de Deus na Terra — hoje em dia. Nas seções 11 e 12 de Doutrina e Convênios, o Senhor aconselhou Hyrum Smith e Joseph Knight Sênior sobre a participação deles na obra do Senhor. Leia Doutrina e Convênios 11:27 e 12:7 para descobrir a quem mais o Senhor estava Se referindo nessas revelações.

Imagem
Hyrum Smith

Hyrum Smith, irmão mais velho de Joseph, também estava a par dos acontecimentos recentes, como o progresso da tradução do Livro de Mórmon e da restauração do Sacerdócio Aarônico. Ele queria saber como poderia ajudar Joseph na obra do Senhor. Joseph perguntou ao Senhor e recebeu a revelação em Doutrina e Convênios 11 para Hyrum. Leia Doutrina e Convênios 11:3, 8, 10, 14, 17, 21 e 27, e observe as palavras deseja, desejos e desejares. Pense sobre os sentimentos sinceros que alguém que verdadeiramente deseja ajudar na obra do Senhor deve ter.

  1. Faça duas colunas em seu diário de estudo das escrituras. Escreva na primeira Bênçãos prometidas devido a seus desejos justos. Escreva na segunda O que ele precisava fazer para reivindicar essas bênçãos. Leia Doutrina e Convênios 11:5–8. Na primeira coluna, enumere as bênçãos que o Senhor prometeu a Hyrum Smith em relação ao desejo dele de ajudar na obra do Senhor. Na segunda, enumere o que Hyrum precisava fazer para reivindicar essas bênçãos divinas.

Ao estudar esses versículos, você pode ter descoberto essas verdades: Podemos receber bênçãos de Deus de acordo com nossos desejos justos. Se desejarmos fazer a obra de Deus, seremos o instrumento para que se faça muito de bom.

  1. Complete as atividades a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Escreva algumas respostas à pergunta a seguir: O que você pode fazer para “ser o instrumento para que se faça muito de bom” em sua geração?

    2. Leia Doutrina e Convênios 11:9–14, em busca do conselho que o Senhor deu que ajudaria Hyrum a alcançar muitas coisas boas. Escreva o conselho do Senhor a Hyrum em seu diário de estudo das escrituras e veja se o conselho Dele combina com algumas das ideias que você anotou.

    3. De acordo com Doutrina e Convênios 11:12–13, como você pode reconhecer a influência do Espírito?

A partir do conselho que Hyrum recebeu, aprendemos que o Espírito do Senhor nos orienta a fazer o bem, sermos humildes e julgarmos com retidão. O Espírito também ilumina nossa mente e enche nossa alma de alegria. Pode ser útil fazer as referências cruzadas dessas verdades em Doutrina e Convênios 11:12–13 com a passagem de domínio das escrituras em Doutrina e Convênios 8:2–3.

  1. Reserve um tempo para refletir sobre situações em que você sentiu o Espírito. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ou mais experiências a seguir que você já teve.

    1. Uma experiência em que o Espírito o levou a fazer o bem.

    2. Uma experiência em que o Espírito o influenciou a ser humilde.

    3. Uma experiência em que o Espírito o ajudou a julgar com retidão.

    4. Uma experiência em que o Espírito o iluminou quanto a um assunto ou uma questão pessoal.

Doutrina e Convênios 11:15–30

O Senhor ordena a Hyrum Smith que se prepare para seu chamado para pregar

Imagine-se assistindo o início do que sente ser a maior causa no mundo e você sabe que poderia fazer parte dela. Quanto do seu tempo passaria pensando sobre essa causa, planejando e se preparando para participar dela? Leia Doutrina e Convênios 11:15–16 e procure o que o Senhor queria que Hyrum Smith fizesse.

Por que você acha que o Senhor ordenou a Hyrum que “esperasse um pouco mais”? Leve em consideração o fato de que a Igreja não seria organizada oficialmente até muitos meses depois e que o Livro de Mórmon não havia sido publicado ainda. Como acha que esses acontecimentos futuros afetariam a preparação de Hyrum para ajudar na obra do Senhor?

Leia Doutrina e Convênios 11:18–20 e procure o que o Senhor disse que Hyrum precisaria fazer para se tornar um instrumento eficaz nas mãos do Senhor.

  1. Responda a uma ou mais das seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como poderia um jovem que está se preparando para servir missão “recorrer [ao] Espírito”?

    2. O que acha que significa “apegar-se [ao Senhor] de todo o coração”?

    3. O que o Senhor está pedindo que você faça para “[ajudar] a trazer à luz”?

Usando Doutrina e Convênios 11:18–20, escreva um princípio que declara várias maneiras importantes de se preparar para servir no reino do Senhor:

Leia Doutrina e Convênios 11:21–22 e identifique algo mais que o Senhor disse que Hyrum Smith precisaria fazer para ajudá-lo a se tornar um professor eficiente do evangelho. O que o Senhor disse a Hyrum que ele precisaria fazer para conseguir declarar Sua palavra?

Imagem
missionário lendo as escrituras

Como acha que o estudo das escrituras para “obter [a palavra do Senhor]” é diferente de apenas ler as escrituras? Aqueles que estudam a palavra do Senhor receberão Seu Espírito e o poder de convencer outras pessoas da veracidade do evangelho.

Para confirmar que Hyrum guardou os mandamentos do Senhor e seguiu Seu conselho, olhe o cabeçalho da seção 11 de Doutrina e Convênios e observe a data em que a revelação foi recebida. Depois procure o cabeçalho da seção 23 de Doutrina e Convênios e observe a data dessa revelação. Quantos meses depois o profeta Joseph Smith recebeu a revelação em Doutrina e Convênios 23?

Leia Doutrina e Convênios 11:21 e depois leia Doutrina e Convênios 23:3. O que você descobriu? Como isso se aplica à preparação para servir missão?

Imagem
Élder David A. Bednar

Pense sobre o conselho que o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, deu aos rapazes durante uma sessão do sacerdócio da conferência geral: “Minha esperança é de que cada um de vocês, rapazes, não apenas vão para a missão mas que se tornem missionários muito antes de enviarem seus papéis para a missão, muito antes de receberem o chamado para servir, muito antes de serem designados pelo presidente da estaca e muito antes de entrarem no CTM” (“Tornar-se um missionário”, A Liahona, novembro de 2005, p. 44).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre algumas das coisas que se sentiu inspirado a realizar ou mudar nos próximos meses para ajudá-lo a receber melhor a palavra de Deus.

Doutrina e Convênios 12

O Senhor aconselha Joseph Knight Sênior sobre como ele pode ajudar a estabelecer a causa de Sião

Pense no nome de algumas pessoas muito conhecidas da história. Elas são conhecidas por terem quais qualidades?

Já ouviu falar em um homem chamado Joseph Knight Sênior? Leia o cabeçalho da seção 12 de Doutrina e Convênios para saber mais a respeito de Joseph Knight Sênior e sobre o exemplo da contribuição dele para o reino de Deus.

Você perceberá que as palavras do Senhor em Doutrina e Convênios 12:1–6 são as mesmas palavras de Doutrina e Convênios 11:1–6. O Senhor repetirá com frequência as mesmas instruções para pessoas diferentes — “o que digo a um digo a todos” (D&C 82:5). O mesmo acontece com Hyrum (D&C 11) e Joseph Knight Sênior (D&C 12); algumas instruções são iguais.

Embora Joseph Knight Sênior não fosse um membro conhecido nos primeiros anos da Igreja, ele fez muitas coisas boas na edificação do reino de Deus. Ele ajudou no sustento do profeta fornecendo alimentos e outros suprimentos durante um período crucial do trabalho de tradução. Leia Doutrina e Convênios 12:6–8 e marque as características que demonstram retidão e o que o Senhor disse serem necessárias àqueles que desejam ajudar na obra do Senhor. Reflita sobre como está desenvolvendo essas características em sua vida.

Joseph Knight Sênior tentou consistentemente viver essas características que demonstram retidão. Ele ajudou o profeta durante seu ministério temporal e espiritualmente. Muitos anos depois de o profeta Joseph Smith receber a revelação em Doutrina e Convênios 12, ele registrou o seguinte: “Joseph Knight Sênior, (…) foi fiel, leal, imparcial [justo], exemplar, virtuoso, gentil e nunca se desviou para a esquerda ou para a direita. (…) Ele é um homem reto” (History of the Church [História da Igreja], vol. 5, p. 124).

  1. Para ajudá-lo a refletir sobre o que aprendeu hoje e a aplicar esses ensinamentos, termine esta frase em seu diário de estudo das escrituras: Para ajudar o Senhor em Sua obra, vou (…)

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 11–12 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: