Seminário
Unidade 25: Dia 2, Doutrina e Convênios 113–114


Unidade 25: Dia 2

Doutrina e Convênios 113–114

Introdução

Após chegar a Far West, Missouri, em março de 1838, o profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 113. Na revelação, o Senhor respondeu perguntas sobre algumas passagens do livro de Isaías. Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 114 no dia 17 de abril de 1838. Nessa revelação o Senhor ordenou que David W. Patten, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, se preparasse para servir missão.

Doutrina e Convênios 113

O Senhor responde perguntas sobre algumas passagens do livro de Isaías

Você tem dificuldade para entender o que lê nas escrituras?

Algumas profecias nas escrituras usam símbolos que são difíceis de entender. Em Far West, Missouri, alguns irmãos pediram que o profeta Joseph Smith esclarecesse algumas passagens do livro de Isaías. As respostas do Senhor a essas perguntas estão registradas em Doutrina e Convênios 113.

Imagem
Isaías escrevendo

Isaías

  1. No diário de estudo das escrituras, liste as perguntas encontradas em Doutrina e Convênios 113 e resuma as respostas do Senhor.

Em Doutrina e Convênios 113:1–2, o significado de tronco está claro. A informação a seguir pode ajudá-lo a aumentar seu entendimento desse símbolo: Jesus Cristo era descendente da casa de Jessé, o pai de Davi. A palavra tronco em Isaías 11:1 é uma tradução da palavra hebraica que se refere ao tronco ou cepo de uma árvore — seja de uma árvore que foi cortada ou de uma que foi plantada.

Pense sobre o significado de rebento e de raiz, mencionados em Doutrina e Convênios 113:3–6. Reflita sobre a seguinte interpretação que o élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou: “Estaríamos equivocados ao dizer que o profeta aqui mencionado é Joseph Smith, a quem foi conferido o sacerdócio, que recebeu as chaves do reino e que levantou o estandarte para a coligação do povo do Senhor em nossa dispensação? E não seria ele também o ‘servo nas mãos de Cristo, que em parte é descendente de Jessé assim como de Efraim, ou seja, da casa de José, a quem foi dado muito poder’? (D&C 113:4–6.) Aqueles que têm o ouvido sintonizado com o sussurro do Infinito conhecem o significado dessas coisas” (The Millennial Messiah: The Second Coming of the Son of Man, 1982, pp. 339–340).

Imagem
cepo

Quais são algumas coisas que Joseph Smith fez como “um servo nas mãos de Cristo” (D&C 113:4)?

Ao pensar no significado das raízes, estude Doutrina e Convênios 113:5–6.

Como as raízes podem representar Joseph Smith?

Complete a seguinte declaração de doutrina com base no que você aprendeu no versículo 6: Joseph Smith recebeu as chaves do reino, posto por e para nos últimos dias. Você pode cruzar a referência do versículo 6 com Doutrina e Convênios 110:11.

Depois de o Senhor revelar respostas às perguntas sobre Isaías 11, Elias Higbee fez perguntas relativas a Isaías 52.

Estude Doutrina e Convênios 113:7–10 e complete a tabela a seguir:

Doutrina e Convênios 113:7–8

Doutrina e Convênios 113:9–10

O que devemos “vestir”?

O que o Senhor promete aos que retornam a Ele?

O que vocês acham que isso significa?

O que você acha que isso significa para o povo disperso de Israel?

  1. No diário de estudo das escrituras, liste maneiras pelas quais o Senhor pode fornecer orientação e força àqueles que se empenham para retornar a Ele.

Doutrina e Convênios 114

O Senhor ordena que David W. Patten se prepare para servir missão

Uma das pessoas que o Senhor escolheu para ajudar a fortalecer Sião foi um homem chamado David W. Patten.

David W. Patten filiou-se à Igreja em 15 de junho de 1832. Foi ordenado apóstolo em 1835. Ele tinha o dom da cura e era um homem de grande coragem e poder. Era destemido em defender a Igreja e o profeta Joseph Smith. Enquanto defendia os santos das turbas no Missouri, David Patten ficou conhecido como “Captain Fear Not” [O Capitão Destemido] (ver Lycurgus A. Wilson, Life of David W. Patten: The First Apostolic Martyr, 1900, pp. 5–8, 14–17, 48–49, 62).

O élder Patten pediu ao profeta Joseph Smith que buscasse uma revelação a seu favor. Leia Doutrina e Convênios 114:1 e procure o que o Senhor queria que o élder Patten fizesse.

No outono de 1838, seis meses depois da revelação na qual ele foi ordenado a se preparar para servir missão, o élder Patten se envolveu na batalha do rio Crooked, localizado próximo aos assentamentos dos santos no Missouri. Em 25 de outubro de 1838, turbas atacaram as casas dos santos, ordenaram que os membros da Igreja partissem do estado e fizeram três prisioneiros. Depois de ouvir o relato de que a turba pretendia executar os prisioneiros naquela noite, a milícia dos santos organizou dois grupos para resgatar os prisioneiros. O élder David W. Patten liderou um dos grupos. Perto do amanhecer, enquanto a companhia do élder Patten se aproximava para cruzar o rio Crooked, os homens da turba, que estavam escondidos nas margens do rio, começaram a atirar. Uma rápida batalha teve início e vários homens de ambos os lados ficaram feridos, inclusive o élder Patten.

Imagem
cena da batalha

A batalha do rio Crooked, Missouri

O élder Patten morreu várias horas mais tarde. Sua fé no evangelho restaurado era tamanha que certa vez ele declarou ao profeta Joseph Smith que tinha o desejo de morrer como mártir. “O profeta, muito emocionado, expressou grande pesar, ‘pois’, disse ele a David, ‘quando um homem com a sua fé pede algo ao Senhor, geralmente recebe o que pediu’.” Em seu funeral, em Far West, dois dias após a batalha, Joseph Smith elogiou-o, dizendo: “Aqui jaz um homem que fez o que disse que faria: deu sua vida pela de seus amigos” (ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos — Manual do Aluno, 2ª ed., Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2003, pp. 199–200); citando Life of David W. Patten, p. 53; History of the Church [História da Igreja], vol. 3, p. 175).

Na época em que o élder Patten morreu, ele estava preparando-se, por meio de sua fidelidade, para servir missão. Ele também estava preocupado com alguns santos, incluindo alguns membros do Quórum dos Doze Apóstolos, que não eram fiéis. Quando estava morrendo em sua cama, exclamou: “Ah! Se eles estivessem na mesma situação que eu! Pois sinto que guardei a fé, acabei a carreira, desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará [ver 2 Timóteo 4:7–8]”. Para a esposa, ele disse: “Aconteça o que acontecer, não negue a fé” (citado por Heber C. Kimball, Life of David W. Patten, p. 69).

Uma verdade que aprendemos com a experiência de David Patten é que se dermos ouvidos às orientações do Senhor, estaremos preparados para o que Ele tiver planejado para nós.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Em que ocasião você seguiu o conselho do Senhor e descobriu que aquilo o preparou para algo que você não esperava? Se você ainda não teve essa experiência, converse sobre a pergunta com um membro da família ou amigo. Escreva o que aprendeu com ele.

Leia Doutrina e Convênios 114:2 e identifique o que o Senhor disse que acontecerá aos que negarem Seu nome. (Nesse versículo, o termo bispado refere-se à responsabilidade de uma pessoa, não a um bispo e seus conselheiros. Ver Salmos 109:9; Atos 1:20; Guia para Estudo das Escrituras, “Bispo”.)

Quando alguns membros do Quórum dos Doze Apóstolos não permaneceram fiéis, outros irmãos foram chamados para servir em seus lugares. Esses novos apóstolos incluíam John Taylor e Wilford Woodruff, que serviram missão fielmente na Inglaterra e ensinaram o evangelho restaurado a milhares de pessoas.

  1. No diário de estudo das escrituras, em um pequeno parágrafo, descreva o que você pode fazer para seguir os conselhos do Senhor e cumprir o que Ele espera de você.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 113–114 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: