Ensinamentos dos Presidentes
O Reino de Deus


Capítulo 24

O Reino de Deus

Estamos construindo o alicerce de um reino que perdurará para sempre; que desabrochará nesta vida e florescerá na eternidade. Estamos empenhados na maior obra a que os mortais já se dedicaram.1

Extraído da Vida de John Taylor

John Taylor acreditava firmemente que o reino de Deus seria estabelecido na Terra. Entendia que esse trabalho não dependia somente do Profeta Joseph Smith nem de nenhum outro homem, mas que quem realmente o comandava era o Senhor, e estava pronto a defendê-lo com a vida.

Em 1838, logo depois de ser chamado para o Quórum dos Doze, John Taylor foi para Far West, no Missouri, onde os santos estavam. Ele tinha o compromisso de, no caminho, falar a um grupo de pessoas, nas proximidades de Columbus, em Ohio. Um pouco antes da hora marcada, um grupo de irmãos chegou com a notícia de que vários homens se juntaram no lugar da reunião e estavam plane- jando cobrir o Élder Taylor de piche e penas. Eles o aconselharam a cancelar a reunião porque estavam em número bem inferior e não conseguiriam protegê-lo. O Élder Taylor, porém, insistiu em discursar como planejara, mesmo que tivesse de ir sozinho.

Quando chegou ao lugar onde a multidão se reunira para ouvi-lo, começou falando de ter voltado recentemente de países governados pela monarquia. Falou-lhes da honra que sentia por estar em uma terra livre e, a respeito de como essa liberdade fora conquistada, ele disse: “Cavalheiros, estou agora entre os homens cujos pais lutaram e conquistaram a maior bênção que os homens já receberam: o direito de pensar, falar e escrever; o direito de decidir quem os governará e o direito de adorar a Deus de acordo com os ditames de sua própria consciência; e todos esses direitos humanos são sagrados e, atualmente, assegurados pela Constituição dos Estados Unidos. Vejo à minha volta os filhos desses antepassados nobres que não baixaram a cabeça aos desmandos de um tirano, mas preferiram arriscar a vida, os bens e a honra sagrada para romper os grilhões que os prendiam, ser livres e legar a liberdade à sua posteridade, ideal pelo qual estavam dispostos a morrer”.

O Élder Taylor prosseguiu dizendo: “E, falando desse assunto, informaram-me que vocês tinham a intenção de cobrir-me de piche e penas por causa de minha religião. Será esse o privilégio que herdaram de seus antepassados? Será a bênção que eles compraram com o sangue mais precioso: a sua liberdade? Se for, vocês têm agora uma vítima e faremos um sacrifício à deusa da liberdade”.

Depois dessas palavras, abriu o colete e bradou: “Cavalheiros, peguem o piche e as penas, a vítima está pronta; e vocês, espíritos dos veneráveis patriotas, observem os atos de seus filhos degenerados! Andem, cavalheiros! Andem, que eu estou pronto!”O Élder Taylor fez uma pausa de alguns minutos, mas ninguém se mexeu nem disse uma palavra. Depois, ele continuou o discurso e pregou à multidão com audácia e autoridade durante três horas.2

Imagem
John Taylor about to be tarred and fethered

Mesmo diante de seus opositores, John Taylor testificava a verdade corajosamente e trabalhava incansavelmente no estabelecimento do reino de Deus.

Como disse o Élder Matthias F. Cowley, do Quórum dos Doze, muitos anos depois da morte do Presidente Taylor: “Ele viveu, labutou e morreu de modo a ser o exemplo perfeito de seu lema predileto: ‘O Reino de Deus, ou nada’”.3

Ensinamentos de John Taylor

A Terra pertence ao Senhor que é o seu governante, juiz e rei de direito.

Quem fez a Terra? O Senhor. Quem a sustém? O Senhor. Quem alimenta e veste os milhões de seres humanos que existem nela, sejam santos ou pecadores? O Senhor. Quem sustém tudo o que há no universo? O Senhor. (…) Quem concedeu o entendimento ao homem? O Senhor. Quem deu aos filósofos e ao maquinista, entre outros, cada partícula de conhecimento que têm quanto ao telégrafo elétrico, a força do vapor e sua utilidade para a família humana e todas as invenções que surgiram nos últimos cem anos? O Senhor. (…) Quem tem o direito de governar as nações, controlar os reinos e governar os povos da Terra?” 4

Esta Terra é por direito a morada e herança legítima dos santos. Visto que pertence a Jesus Cristo, pertence também aos Seus servos e seguidores; pois aprendemos que “do Senhor é a terra e a sua plenitude” [Salmos 24:1] e que, quando tudo correr como deveria, “os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão (…) e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu será dada ao povo dos santos do Altíssimo”. [Ver Daniel 7:18, 27.] Portanto, têm o direito de herdá-lo.5

As Escrituras (…) falam de Cristo como sendo o herdeiro legítimo deste mundo; dizem que veio para expiar os pecados do mundo; mas que voltará posteriormente como seu governante, juiz e rei.6

A Igreja é o início do reino de Deus na Terra.

O reino de Deus implica no governo de Deus. Isso implica em poder, autoridade, governo, domínio e num povo a ser governado. Mas esse princípio não se concretizará, é impossível que se concretize inteiramente, até que, como nos dizem as escrituras, os reinos deste mundo tornem-se os reinos de nosso Senhor e de Seu Cristo, e que Ele os governe, [ver Apocalipse 11:15], até que todo joelho se dobre e toda língua confesse que Ele é o Cristo, [ver D&C 88:104] para a glória de Deus, o Pai. Esse dia ainda não chegou, mas alguns dos princípios relacionados a ele sim; ou seja: o início desse reino, e esse reino só poderia ser iniciado pelo Ser que é o seu Rei e Governante, pelo Chefe do governo, que primeiramente comunica Suas idéias, princípios, leis e sistema ao povo. De outra forma, não conheceríamos as Suas leis.7

Qual é a primeira coisa necessária ao estabelecimento de Seu reino? Levantar um profeta e ordenar-lhe que declare a vontade de Deus; depois, é preciso que o povo obedeça ao Senhor por intermédio do profeta. Sem essas coisas, é impossível estabelecer o reino de Deus na Terra.8

Deus queria introduzir o Seu reino na Terra, e o fez; primeiro, organizou a Sua igreja, para organizar o povo que estava espalhado entre as nações e reuni-lo para que houvesse um rebanho e um pastor, [ver João 10:16], um Senhor, uma fé, um batismo e um Deus, que seria em todos e por todos [ver Efésios 4:5–6] e por intermédio do qual tudo seria governado. Para facilitar esse objetivo, Ele organizou o Seu sacerdócio da forma como existe no céu.9

Às vezes, falamos da igreja de Deus; por quê? Porque antes de a existência do reino de Deus ser possível, é preciso haver uma igreja de Deus; por isso era preciso pregar os primeiros princípios do evangelho a todas as nações, da mesma forma que aconteceu quando o Senhor Jesus Cristo e outras pessoas estiveram na Terra. E por quê? Porque é impossível instituir a lei de Deus entre pessoas que não se sujeitem ao espírito de revelação e não o deixem guiálas.10

Deus não poderia edificar um reino na Terra sem uma igreja e um povo que se submetessem à Sua lei e estivessem dispostos a fazê-lo; e organizando-se um povo assim, congregado dentre as nações da Terra sob a direção de um homem inspirado por Deus, do porta-voz de Jeová a Seu povo; digo que com tal organização, há uma possibilidade de o Senhor Deus revelar-Se, há uma oportuni- dade para que as leis da vida se manifestem, e Deus tem a oportuni- dade de instituir na Terra os princípios do céu, e torna-se possível fazer a vontade de Deus assim na Terra como no céu.11

Jesus Cristo ainda haverá de instituir o Seu reino na Terra.

“Venha o teu reino” [Mateus 6:10] (…) Foi isso o que Jesus ensinou aos discípulos quando procuraram-No dizendo: “Ensina-nos a orar”. (…) Venha o teu reino. Que reino? O que significa “venha o teu reino”? Significa o reino de Deus. Significa a lei de Deus. Significa o governo de Deus. Significa as pessoas que escutaram e que estão dispostas a obedecer os mandamentos de Jeová. Significa também que existe um Deus que está disposto a guiar, orientar e amparar o Seu povo. Venha o Teu reino para que o Teu governo seja instituído e os princípios da verdade eterna sejam comunicados aos homens tal qual existem no céu e que, depois disso, os homens sujeitem-se a essas leis e a esse governo e sejam tementes a Deus, guardem os Seus mandamentos e deixem que Ele os guie. Venha o Teu reino para que a confusão, o mal, a iniqüidade, o assassinato e o derramamento de sangue que agora existem entre os homens sejam eliminados e os princípios da verdade e retidão, os princípios da bondade, caridade e amor estejam conosco como estão no seio de Deus.12

Imagem
the second coming of Christ

Quando Cristo voltar para instituir o Seu reino na Terra, dará início a um “reino de paz, retidão, justiça, felicidade e prosperidade”.

Demonstrei (…) que o reino de Deus será literalmente instituído na Terra. Não será o ideal intangível que alguns visionários apregoam; será uma realidade concreta. Como já disse, será instituído na Terra real e se constituirá verdadeiramente de homens, mulheres e crianças, de santos vivos que guardaram os mandamentos de Deus e de pessoas ressurretas que verdadeiramente sairão do túmulo e viverão na Terra. O Senhor será o rei de toda a Terra e toda a humanidade, que estará literalmente sob a Sua soberania, e todas as nações debaixo dos céus terão de reconhecer a Sua autoridade e curvar-se ao Seu cetro. Quem O servir em retidão comunicar-se-á com Deus e Jesus; anjos lhe ministrarão e conhecerão o passado, o presente e o futuro. As outras pessoas, que não obedecerem plenamente à Sua lei, nem se instruírem plenamente em Seus convênios, terão, contudo, de submeter-se plenamente ao Seu governo. Pois Deus reinará na Terra e fará com que se cumpram as Suas leis e que as nações do mundo O obedeçam de acordo com o que Lhe é de direito. Satanás não terá permissão de controlar a população, pois o Senhor Deus será o Rei de toda a Terra e o reino, a majestade do reino debaixo de todo o céu será dada aos santos.13

Qual será o efeito da instituição do reino de Cristo, ou do reino de Deus na Terra? (…) Será o fim das guerras, derramamento de sangue, miséria, doenças e do pecado e o início de um reinado de paz, retidão, justiça, felicidade e prosperidade. E a restauração da Terra e do homem à sua glória inicial e incorrupta. Será a restituição de todas as coisas da qual todos os profetas falaram desde a criação do mundo. [Ver Atos 3:21.] 14

O Senhor chamou os Seus santos para ajudar a estabelecer o Seu reino.

Na França, um senhor começou a conversar comigo e perguntou se tínhamos a intenção de realizar algo importante no mundo. Disse-lhe que chegáramos para pregar o evangelho a todo o mundo e que ele já alcançara os confins da Terra. Essa não é uma obra a ser realizada em um cantinho; alcançará a toda esta vida e a eternidade. Buscará a eternidade e tomará todas as coisas que foram enterradas há milhares de anos e as incorporarão ao reino de Deus. Derramará bênçãos sobre as gerações futuras e, enfim, unirá o céu e a Terra. Realizaremos tudo isso no nome do Deus de Israel. Os poderes do céu ajudam-nos e a nossos antepassados no mundo eterno unemse a nós; pois foi-nos prometida a vida que agora temos e também a que virá.

Apenas começamos o nosso empreendimento glorioso. Com o tempo, realizaremos todas as coisas das quais os nossos antepassados falaram. (…) Sairemos como irmãos e não buscaremos os nossos próprios interesses, mas empenhar-nos-emos em realizar os propósitos gloriosos de Deus. (…) O poder da verdade tem de ir avante, os aguilhões das trevas têm de ser quebrados e o reino de Deus edificado; não há poder capaz de detê-lo.15

Já há anos que falamos do reinado e governo do reino de Deus e que, por fim, será instituído na Terra, em paz e retidão; falamos também da época em que se ouvirão todas as criaturas dos céus e da Terra, debaixo da Terra e dos mares e todas as que neles existam dizer: “Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre”. [Apocalipse 5:13] Temos falado dessas coisas, mas há muito a ser feito no tempo remanecente entre o presente e o momento impenetrável do futuro grandioso. Não é só uma questão de fé; é preciso um pouco de ação; é preciso que nos engajemos individual e coletivamente, e isso é muito importante.16

Temos uma missão importante a realizar: temos de tentar governar a nós mesmos de acordo com as leis do reino de Deus e, essa é uma das tarefas mais difíceis que já tivemos, a de aprender a controlar a nós mesmos, nossos desejos, tendências, hábitos, nossas emoções, vida espírito e julgamento e sujeitar todos os nossos desejos à lei do reino de Deus e ao espírito da verdade. É extremamente importante que nos engajemos na edificação do reino de Deus, do qual agora temos o embrião.17

Sejam tementes a Deus; pratiquem as obras da retidão; vivam de acordo com a sua religião; guardem os mandamentos e humilhemse perante Ele; sejam unidos, sejam unidos com o sacerdócio santo e uns com os outros; se o fizerem, digo-lhes em nome de Deus que Sião surgirá e brilhará e que o poder de Deus estará sobre ela; que a sua glória será conhecida e nos alegraremos com todas as bênçãos do evangelho da paz; a obra de Deus avançará e expandir-se-á até que os reinos deste mundo passem a ser os reinos de nosso Deus e Seu Cristo [ver Apocalipse 11:15] e ouvir-se-á todas as criaturas do céu e da Terra e debaixo da terra dizerem: “Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre”. [Ver Apocalipse 5:13.] 18

Sugestões para Estudo e Discussão

  • Por que Jesus Cristo é o herdeiro e governante da Terra por direito? Com o fato de sabermos disso deveria influenciar o nosso relacionamento com Ele?

  • Por que a restauração da Igreja era necessária para que se instituísse o reino do Senhor na Terra? O que você aprendeu, por ser membro da igreja, quanto à preparação para viver com o Senhor? Como os serviços que você presta na Igreja podem contribuir para o estabelecimento do reino do Senhor?

  • Você já viu a Igreja crescer e desenvolver-se de modo a estabelecer melhor o reino de Deus na Terra? O que você pode fazer, individualmente e em família, para ajudar a estabelecer o reino de Deus na Terra?

  • O Presidente Taylor falou das bênçãos grandiosas que receberemos quando o Salvador voltar para governar o Seu reino no Milênio. Como será a vida na Terra no Milênio? (Ver também D&C 29:11; 43:29–32; 101:22–35; Regras de Fé 1:10.)

  • O lema do Presidente Taylor era “O reino de Deus ou nada!” Cite alguns exemplos que você conheça de pessoas que pensam da mesma maneira. O que esse lema significa para você? Em sua opinião, o que aconteceria se os membros da Igreja adotassem esse lema?

Escrituras Relacionadas: Daniel 2:26–45; Mateus 6:33; D&C 45:1; 104:58–59

Notas

  1. Times and Seasons, 15 de julho de 1844, p. 578.

  2. B. H. Roberts, The Life of John Taylor (1963), pp. 47, 53–55.

  3. Kate B. Carter (comp.), Our Pioneer Heritage. 20 vols. 1958–1977. 7:218.

  4. Deseret News (Semanal), 11 de novembro de 1857. p. 283. Ordem dos parágrafos alterada.

  5. The Government of God. 1852, pp. 72–73.

  6. The Government of God, p. 74

  7. The Gospel Kingdom, sel. G. Homer Durham, 1943, p. 205

  8. The Gospel Kingdom, p. 214

  9. The Gospel Kingdom, pp. 208–209

  10. The Gospel Kingdom, p. 210.

  11. The Gospel Kingdom, pp. 210.

  12. The Gospel Kingdom, pp. 205–206.

  13. The Gospel Kingdom, pp. 207–208.

  14. The Gospel Kingdom, p. 216. Ordem dos parágrafos alterada.

  15. Millennial Star, 1º de dezembro de 1850, pp. 361–362. Ordem dos parágrafos alterada.

  16. The Gospel Kingdom, p. 211.

  17. The Gospel Kingdom, p. 214.

  18. Deseret News: Semi-Weekly, 27 de janeiro de 1880, p. 1.