Liahona
O Evangelho É a Resposta para Todas as Questões e Problemas da Vida
Março de 2024


Mensagem da Liderança da Área

O Evangelho É a Resposta para Todas as Questões e Problemas da Vida

Recentemente, quando eu e a minha esposa visitámos Salt Lake City, precisámos de encontrar um multibanco na rua. Enquanto procurávamos, ouvimos uma voz, que vinha de um carro estacionado atrás de nós, dizer: “Estão à procura de alguma coisa? Posso ajudar-vos?” O senhor, que se apresentou como Mike, explicou com um sorriso que talvez fosse estranho um desconhecido gritar para nós a partir de um carro, mas que em Utah isso não nos surpreenderia. Perguntou-nos de onde éramos e, quando soube que éramos de Praga, os seus olhos iluminaram-se. Ele tinha falado recentemente com uma amiga que estava a ter dificuldades em obter informações sobre os seus antepassados da República Checa, pelo que nos perguntou imediatamente se havia alguma coisa que pudéssemos fazer para ajudar. Respondemos-lhe que teríamos todo o gosto em enviar-lhe os contactos dos irmãos e irmãs que faziam genealogia no nosso país. Ele agradeceu-nos, despedimo-nos e ele entrou no seu carro. Quando estávamos prestes a sair, reparámos que o Mike tinha saído novamente do carro e estava a vir na nossa direção. Desta vez, porém, o sorriso foi substituído por uma expressão comovida.

Com lágrimas nos olhos, disse-nos que estava muito grato pelo nosso breve encontro e que se sentia impelido a sair do carro. Há muito tempo que tentava, sem sucesso, ajudar a sua amiga com a genealogia na Boémia e, devido à idade avançada dela, estava a perder a esperança de encontrar os seus antepassados de lá. O Mike também estava prestes a desistir mas, no dia anterior, quando visitou o templo, sentiu que a solução viria — de facto, chegou através de nós. Por isso, quis partilhar connosco a alegria e a gratidão que sentiu por mais um testemunho de que a orientação de Deus funciona maravilhosamente nas nossas vidas.

Sabemos, com base nas escrituras, qual é a promessa de Moróni relativamente à forma de conhecer a veracidade do Livro de Mórmon: “E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas”.1 A partir desta promessa, esperamos obter compreensão, conhecimento espiritual e respostas a perguntas fundamentais sobre a fé, a verdade das Escrituras ou a restauração do evangelho através do Espírito Santo.

Mas esta promessa também afeta a vida de cada um de nós, nas nossas alegrias e preocupações diárias. O poder do Espírito Santo ajuda-nos a discernir os sussurros de Deus e o significado correto dos acontecimentos que nos sucedem ou ajuda-nos a tomar decisões. Todo o membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebe o dom do Espírito Santo após o batismo e temos o privilégio de desfrutar da Sua companhia. Mas também temos o arbítrio para decidir o quanto a influência deste Espírito se manifestará na nossa vida. Poderemos sentir e compreender a Sua orientação se vivermos puramente e nos esforçarmos por viver de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo ou, se, por vezes, as nossas acções ou pensamentos O irão afastar. O Presidente Russell M. Nelson ensinou: “Também vamos ouvi-Lo mais claramente à medida que refinamos a nossa capacidade de reconhecer os sussurros do Espírito Santo. Nunca foi tão imperativo saber como o Espírito fala connosco do que agora. Na Deidade, o Espírito Santo é o mensageiro. Ele trará à vossa mente pensamentos que o Pai e o Filho querem que recebam”.2

O nosso encontro com o Mike é um exemplo de como o Espírito trabalha. O Mike fez um esforço para ouvir os sussurros do Espírito Santo e, através da sua vontade de ajudar pessoas desconhecidas, recebeu não só ajuda para a sua amiga, mas todos nós recebemos um outro testemunho de como Deus, por intermédio do Espírito, dá-nos respostas e fornece soluções. Sim, foi algo pequeno, mas é a partir destas pequenas e ínfimas coisas que é feito o grandioso mosaico do conhecimento espiritual nas nossas vidas.

Alma disse que é através das “coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas”.3 Testifico-vos que não há nada maior e mais importante na nossa vida do que o facto de, através destas pequenas experiências com o Espírito, virmos a conhecer o amor, o zelo e a graça do nosso Pai Celestial e do Seu Filho, Jesus Cristo. Eu sei que Deus existe e sei que o Seu Filho, Jesus Cristo, ressuscitou e vive. Ele é o vosso e o meu Salvador, e isso enche o meu coração de alegria e gratidão. Espero que a forma como vivemos a nossa vida diariamente permita que o Espírito nos transmita o que o Pai e o Filho desejam para nós. Que possamos conhecê-Los cada vez mais plenamente, ao compreendermos estas mensagens, pois “a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, [o] único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.4

Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Moróni 10:4–5.

  2. Presidente Russell M. Nelson, Ouve-O, Conferência Geral abril de 2020.

  3. Alma 37:6.

  4. João 17:3.