Seminário
Unidade 2: Dia 1, 1 Néfi 1


Unidade 2: Dia 1

1 Néfi 1

Introdução

O Livro de Mórmon começa com o relato feito por Néfi de quando seu pai, Leí, fielmente cumpriu seu papel de profeta e de líder do sacerdócio para sua família. A compreensão do ministério de Leí pode ajudá-lo a compreender melhor o papel dos profetas em nossos dias. Leí foi um dos “muitos profetas, (…) profetizando ao povo que todos deveriam arrepender-se” (1 Néfi 1:4). Como Leí foi obediente a Deus e profetizou a destruição de Jerusalém, as pessoas zombaram dele e procuraram matá-lo. Entretanto, Leí regozijou-se na misericórdia do Senhor e no poder de libertação. Ao estudar 1 Néfi 1, pense em como a misericórdia de Deus e o envolvimento pessoal se manifestam em sua própria vida.

1 Néfi 1:1–3

Néfi inicia seu registro

Leia 1 Néfi 1:1 e identifique palavras e frases que revelem como era Néfi.

  1. A partir do que leu no versículo 1, escreva em seu diário de estudo das escrituras ao menos uma maneira pela qual você sente que sua vida se assemelha à de Néfi.

  2. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como você acha que Néfi pôde ter “passado muitas aflições”, mas ainda assim ser “altamente favorecido pelo Senhor em todos os [seus] dias”?

1 Néfi 1:4–20

Leí recebe uma visão e adverte o povo da destruição de Jerusalém

Pense numa ocasião em que seus pais ou líderes da Igreja o avisaram de algo perigoso. Qual era a motivação deles ao alertá-lo?

Nosso Pai Celestial nos ama e quer que estejamos a salvo do pecado, que nos prejudica. Uma das maneiras pelas quais Deus adverte Seus filhos é por meio de profetas. Os profetas nos advertem contra o pecado e ensinam a salvação por intermédio de Jesus Cristo. Ao estudar 1 Néfi 1, procure evidências desse princípio. Néfi começa seu registro contando que muitos profetas pregaram e advertiram o povo do que aconteceria se não se arrependessem (ver 1 Néfi 1:4). Leia 1 Néfi 1:5–7 e marque em suas escrituras como Leí orou e sobre o que ele orou. A oração de Leí ao Senhor mostra que ele acreditava no que os profetas diziam.

Leia 1 Néfi 1:8–10 e circule abaixo tudo o que Leí viu na visão.

  • Deus

  • Jesus Cristo

  • Anjos

  • Doze outros

Imagem
Leí

Leia 1 Néfi 1:11–12 e observe o que aconteceu com Leí quando ele leu o livro que lhe foi dado. Por meio dessa visão, o Senhor preparou Leí para ministrar entre o povo de Jerusalém. Leia 1 Néfi 1:13 e observe o que Leí ensinou sobre Jerusalém. Ao ler, coloque-se no lugar de Leí e imagine como você se sentiria se o Senhor lhe dissesse que essas coisas iriam acontecer a seu lar e a sua cidade.

O fato de ser advertido da destruição de seu povo e de sua cidade deve ter sido muito difícil para Leí. Mas leia 1 Néfi 1:14–15 e descubra por que Leí se regozijou mesmo tendo visto que Jerusalém seria destruída.

  1. Escreva seus pensamentos sobre a seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: De que modo o que aconteceu com Leí em 1 Néfi 1:5–15 influenciou o desejo que ele tinha de ensinar as pessoas e convidá-las a arrepender-se?

Depois de ser alertado sobre a destruição de Jerusalém, Leí compartilhou com o povo de Jerusalém o que ficara sabendo. Ele os advertiu que seriam destruídos se não se arrependessem. Leia 1 Néfi 1:18–20 e identifique como reagiu o povo de Jerusalém. Imagine que você seja o redator de um jornal, tendo que criar uma manchete para 1 Néfi 1:18–20. Qual seria a manchete?

Imagem
Leí Profetiza ao Povo de Jerusalém

Pondere a seguinte declaração:

“Como os profetas antigos, os profetas de hoje testificam de Jesus Cristo e ensinam o Seu evangelho. Eles revelam a vontade e a verdadeira personalidade de Deus. Falam com coragem e clareza denunciando o pecado e alertando sobre as suas consequências. Às vezes eles podem ser inspirados a profetizar sobre eventos futuros em nosso benefício” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 140).

  1. Com suas próprias palavras, escreva uma frase em seu diário de estudo das escrituras descrevendo a responsabilidade de um profeta, a despeito da oposição com que se deparar.

Quando Néfi escreveu o que aconteceu a seu pai em Jerusalém, ele acrescentou uma mensagem para o leitor em um trecho de 1 Néfi 1:20, começando com a frase “E eis, porém, que eu, Néfi, vos mostrarei que …” Esse versículo introduz um tema que Néfi enfatizou em todos os seus escritos. Sublinhe esse tema em 1 Néfi 1:20 e depois leia Morôni 10:3 procurando um tema semelhante. (Morôni foi o último profeta do Livro de Mórmon. Entre Néfi e Morôni passaram-se cerca de 1.000 anos.)

Observe que Néfi declarou no primeiro capítulo do Livro de Mórmon que ele nos mostraria “as ternas misericórdias do Senhor” em seus escritos (1 Néfi 1:20). No último capítulo do Livro de Mórmon, Morôni nos disse para lembrar “quão misericordioso tem sido o Senhor” (Morôni 10:3).

Imagem
Elder David A. Bednar

Néfi queria que compreendêssemos desde o princípio de seu registro que as ternas misericórdias do Senhor são concedidas aos que exercem fé Nele. O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que são as ternas misericórdias do Senhor em nossa vida. Circule palavras e frases que o Élder Bednar usou para descrever o que são as “ternas misericórdias do Senhor” ao ler sua explicação:

“As ternas misericórdias do Senhor são bênçãos muito pessoais e individuais. Elas são: força, proteção, segurança, orientação, ternura, consolo, apoio e dons espirituais que recebemos do Senhor Jesus Cristo, por causa Dele e por Seu intermédio. (…)

 As ternas misericórdias do Senhor não ocorrem ao acaso ou por mera coincidência. A fidelidade, a obediência e a humildade convidam as ternas misericórdias a virem à nossa vida e é frequentemente o sincronismo do Senhor, que nos permite reconhecer e guardar na lembrança essas importantes bênçãos” (“As Ternas Misericórdias do Senhor”, A Liahona, maio de 2005, p. 99).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, responda à seguinte pergunta: Que exemplos você viu em que o Senhor concedeu Suas ternas misericórdias em sua vida ou na vida de alguém conhecido?

Comece ou continue a procurar e a registrar em seu diário pessoal as ternas misericórdias que o Senhor concedeu a você. Ao fazer isso, estará mais pronto para ver as bênçãos que o Senhor lhe concede.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 1 Néfi 1 e completei esta lição em (data).

    Outras perguntas, outros pensamentos e pontos de vista que gostaria de compartilhar com meu professor: