Seminário
Unidade 5: Dia 2, 2 Néfi 1


Unidade 5: Dia 2

2 Néfi 1

Introdução

Ao estudar 2 Néfi 1, observe que ele contém as palavras de um pai amoroso e líder do sacerdócio que estava prestes a morrer. O patriarca Leí suplicou a sua família que obedecesse aos mandamentos de Deus (ver 2 Néfi 1:16). Ele profetizou que, se guardassem os mandamentos de Deus, prosperariam na terra prometida. Também exortou seus filhos e os que vieram com eles de Jerusalém a seguirem a liderança profética de Néfi. Ao estudar esse capítulo, avalie sua obediência pessoal aos mandamentos do Senhor. O quanto você segue bem o conselho dos líderes da Igreja?

2 Néfi 1:1–23

Leí exorta seu povo a viver em retidão

Imagine que de repente você tenha que deixar sua família para nunca mais voltar a vê-los. Você tem uma última oportunidade de falar com eles. O que diria a eles nessa situação?

Em 2 Néfi 1–4, Néfi registrou os conselhos finais de seu pai para sua família. Ao estudar esses capítulos, pense em como os ensinamentos finais de Leí se aplicam a você.

Leia 2 Néfi 1:1–4 e identifique quais foram as “grandiosas coisas que o Senhor fizera” pela família de Leí.

  1. Escreva respostas curtas para as seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneiras o Senhor mostrou misericórdia para com a família de Leí?

    2. Que “grandiosas coisas” o Senhor fez por você e sua família? Que sentimentos você tem pelo Senhor ao pensar em o quanto misericordioso Ele tem sido com você e sua família?

Leí ensinou à sua família que a decisão de guardar os mandamentos de Deus determinaria se eles continuariam ou não a receber “grandiosas coisas” e as “misericórdias de Deus” em sua vida.

  1. Para ajudá-lo a ver que o Senhor nos abençoa quando guardamos Seus mandamentos e retém as bênçãos quando não o fazemos, faça um desenho como este abaixo em seu diário de estudo das escrituras. Leia 2 Néfi 1:7–11 e identifique ações (“se”) que Leí disse que produziriam certas consequências (“então”). Escreva o que você descobrir na devida coluna do desenho, em seu diário de estudo das escrituras.

Se (ações)

Então (consequências)

Imagem
Leí ensinando

Leí estava particularmente preocupado com a condição espiritual de Lamã e Lemuel e percebeu que eles precisavam se arrepender. Ao exortá-los, ele usou vários símbolos para ajudá-los a compreender o pecado e o arrependimento. Examine 2 Néfi 1:13–14 procurando os símbolos que Leí usou para incentivar seus filhos a se arrependerem e escreva suas respostas nos espaços abaixo:

de um profundo

sacudísseis as

Levantai-vos do

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de escrituras: Como o arrependimento se assemelha a cada frase do exercício acima?

Leia 2 Néfi 1:15 e marque em suas escrituras as três frases que Leí usou para descrever as bênçãos que ele recebeu graças a sua obediência aos mandamentos de Deus. Contraste essas bênçãos com as consequências negativas citadas em 2 Néfi 1:17–18, 22 que Leí disse que sobreviriam aos que não guardassem os mandamentos de Deus.

Marque o conselho de Leí em 2 Néfi 1:23 e pondere o que você precisa fazer em sua vida para “despertar” ou “sacudir” ou “levantar-se” para poder receber as bênçãos mencionadas por Leí nesse capítulo.

2 Néfi 1:24–32

Leí exorta seus filhos a seguir a liderança profética de Néfi

Em seguida, Leí lembrou sua família e as outras pessoas de outra fonte de orientação e inspiração com a qual eles foram abençoados para ajudá-los a tomar decisões justas na vida. Leia 2 Néfi 1:24 e identifique essa fonte.

Ao ler 2 Néfi 1:24–27, procure saber como Leí incentivou seu povo a seguir Néfi. Pense nas respostas para as seguintes perguntas:

  • Que qualidades Leí enfatizou que ajudariam você a confiar em Néfi como líder?

  • Por que você confiaria em um líder com essas qualidades?

  • Como você vê os líderes da Igreja demonstrarem hoje essas mesmas qualidades?

Leia 2 Néfi 1:28–32 e marque em suas escrituras as promessas que Leí fez aos que seguissem a liderança de Néfi. Os alunos vão ver que, se seguirmos aqueles que o Senhor chamou para nos guiar, seremos abençoados com prosperidade espiritual e segurança. Pondere o que os líderes da Igreja lhe ensinaram recentemente sobre como a obediência ao conselho inspirado pode conduzi-lo para a prosperidade espiritual e segurança.

Imagem
Presidente Wilford Woodruff

Leia a seguinte citação do Presidente Wilford Woodruff e sublinhe as promessas que ele fez, caso sigamos o conselho dos servos do Senhor: “Espero que todos nós sigamos o curso traçado para nós pelos servos do Senhor, pois se assim procedermos sei que estaremos em segurança neste mundo e garantiremos nossa felicidade e exaltação no mundo vindouro. (…) Se formos fiéis, eles nos guiarão no caminho da vida e, caso tenhamos fé para acreditar em suas instruções e nos ensinamentos do Espírito Santo por intermédio deles, sempre estaremos no caminho seguro e teremos certeza de nosso galardão” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Wilford Woodruff, 2005, p. 203).

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras por que você acha que ser obediente aos mandamentos do Senhor e aos conselhos de Seus servos é algo importante para fazer por toda a vida.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 2 Néfi 1 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: