Seminário
Unidade 29: Dia 3, Éter 1–2


Unidade 29: Dia 3

Éter 1–2

Introdução

O livro de Éter é o resumo feito por Morôni da história dos jareditas. Os jareditas foram um povo que veio para o Hemisfério Ocidental séculos antes do povo de Leí. Após o Dilúvio nos dias de Noé, muitos descendentes daqueles que haviam sido poupados se tornaram iníquos. Um grupo de pessoas tentou construir uma torre “cujo cume [tocasse] nos céus” (Gênesis 11:4). A história da nação jaredita começou com a construção da Torre de Babel. A reação do Senhor à iniquidade generalizada foi confundir o idioma comum e dispersar as pessoas por toda a face da Terra (ver Gênesis 11:5–8; Éter 1:33). Esse relato no livro de Éter começa com Jarede e seu irmão buscando o auxílio do Senhor quando Ele confundiu a língua do povo na Torre de Babel. O Senhor preservou a língua de Jarede, seu irmão, seus familiares e amigos e conduziu-os pelo deserto em direção à terra prometida. Em seguida, o Senhor instruiu o irmão de Jarede para que construísse oito barcos para levar seu povo pelos mares.

Imagem
homens conversando na base da Torre de Babel

Éter 1:1–33

Morôni registra a genealogia de Éter até Jarede na Torre de Babel

Para ajudar você a entender de onde veio o livro de Éter, releia “Visão Geral de Mosias 7–24” na Unidade 12: Dia 1 lição (página 117). Consulte a jornada 4 e identifique o que o povo de Lími encontrou nessa viagem.

Consulte o início do livro de Éter e veja a breve descrição do livro abaixo do título. Essa descrição explica que o registro dos jareditas foi tirado de 24 placas de ouro encontradas pelo povo de Lími.

Depois de terminar o registro de seu pai, Morôni criou uma versão mais curta do registro dos jareditas e incluiu-a no Livro de Mórmon. Leia Éter 1:1–4 e identifique o que Morôni disse não ter inserido em sua versão do registro jaredita. Em seguida, leia Éter 1:5 e procure que parte do relato Morôni incluiu em seu registro. A torre mencionada em Éter 1:5 é a Torre de Babel. Conforme explicado em Éter 1:33, o Senhor “confundiu” a língua das pessoas que procuraram construir a torre para que não conseguissem entender umas às outras e dispersou as pessoas por todo o mundo.

Conforme registrado em Éter 1:6–33, um homem chamado Éter redigira o registro jaredita. Morôni registrou a ascendência de Éter até chegar a um homem chamado Jarede, que viveu na época da Torre de Babel.

Éter 1:33–43

O irmão de Jarede ora pedindo ajuda e seus familiares e amigos recebem misericórdia e orientação

Você já esteve num país ou numa região onde as pessoas falavam uma língua que você não compreendia? Como você acha que se sentiria se não conseguisse entender o idioma falado pelas pessoas a sua volta? Se você pudesse escolher apenas algumas pessoas para se comunicar nessa situação, a quem escolheria? Foi essa a situação enfrentada por um homem chamado Jarede e seu irmão, bem como seus familiares, que viveram na época da Torre de Babel. Leia Éter 1:33–37 e identifique as pessoas com as quais Jarede desejava conseguir se comunicar. Depois de receber do Senhor a promessa de que a língua deles não seria confundida (ver Éter 1:34–35), o irmão de Jarede orou por seus amigos (ver Éter 1:36–37). Conforme demonstrado pelo irmão de Jarede, uma das características das pessoas fiéis é a iniciativa de orar para que seus amigos recebam as bênçãos do Senhor.

O Senhor abençoou a família de Jarede, de seu irmão e de seus amigos para que a língua deles não fosse confundida. Depois Jarede pediu que seu irmão orasse a Deus para perguntar-Lhe aonde deveriam ir com os familiares (ver Éter 1:38–40).

Leia Éter 1:40–43 e identifique as instruções dadas pelo Senhor aos jareditas para guiá-los em sua jornada. A seu ver, por que era importante que Jarede e seu irmão seguissem essas instruções do Senhor?

Éter 2:1–12

Os jareditas iniciam sua jornada em direção à terra prometida

Leia Éter 2:1–3 para descobrir o grau de obediência dos jareditas às instruções do Senhor no tocante à preparação para a viagem rumo à terra prometida (ver Éter 1:41–42). Depois leia Éter 2:4–6 e identifique o que aconteceu em seguida. Observe que, por terem obedecido às instruções do Senhor, os jareditas receberam Dele mais orientação. Reflita sobre as bênçãos e a orientação que os jareditas receberam por seguirem as instruções do Senhor.

Com essa experiência dos jareditas aprendemos este princípio: Se agirmos com fé na observância das instruções que o Senhor nos concedeu, poderemos receber mais orientações Dele. Você pode escrever esse princípio em suas escrituras ao lado de Éter 2:6.

Consegue lembrar-se de uma inspiração ou um sussurro que recebeu do Senhor ao orar, estudar as escrituras ou participar de uma reunião da Igreja? Tenha em mente essa inspiração ou esse sussurro ao ler a seguinte declaração do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, sobre como tendemos a receber respostas às orações: “Poucas vezes você receberá a resposta completa [à oração] de uma só vez. Ela virá um pouco por vez, em partes, para que sua aptidão cresça. À medida que cada parte é seguida com fé, você será guiado a outras partes, até obter a resposta inteira. Esse padrão exige o exercício da fé na capacidade de resposta de nosso Pai. Embora às vezes possa ser muito difícil, esse processo resulta em um crescimento pessoal significativo” (“O Dom Celestial da Oração”, A Liahona, maio de 2007, p. 8).

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras como você reagiu (ou poderá reagir) à inspiração espiritual na qual você pensou anteriormente. Você também pode incluir as bênçãos que recebeu (ou pode vir a receber) ao agir de acordo com essa inspiração.

Conforme registrado em Éter 2:7–12, o Senhor disse ao irmão de Jarede que, quando ele e seu povo chegassem à terra prometida, precisariam “servir a ele, o verdadeiro e único Deus, ou seriam varridos” (Éter 2:8).

Éter 2:13–15

O Senhor repreende o irmão de Jarede por não O invocar em oração

Leia Éter 2:13–15 e identifique o que aconteceu quando os jareditas chegaram ao grande mar que dividia as terras. Eles tinham sido guiados no deserto pelo Senhor porque deram ouvidos ao Senhor e guardaram Seus mandamentos. No entanto, depois de viverem em tendas à beira do grande mar durante quatro anos, o Senhor apareceu ao irmão de Jarede e o repreendeu por não orar.

Éter 2:14–15 nos ajuda a aprender estes princípios: O Senhor não fica satisfeito quando deixamos de invocá-Lo em oração. O Senhor deseja que O invoquemos regularmente em oração.

Ao ler a seguinte declaração do Élder Donald L. Staheli, que serviu como membro dos Setenta, pense na frequência de suas orações: “Fazer orações fervorosas diariamente em busca de perdão, auxílio e orientação especiais é essencial para nossa vida, além de nutrir nosso testemunho. Quando nossas orações se tornam apressadas, repetitivas, descuidadas ou negligentes, tendemos a perder a proximidade com o Espírito, que é imprescindível na orientação contínua de que necessitamos para vencer as dificuldades do cotidiano” (“Preservar Nosso Testemunho” A Liahona, novembro de 2004, p. 37).

Em seu diário pessoal ou numa folha separada, responda às seguintes perguntas:

  • Como você se sente em relação à frequência de suas orações pessoais?

  • Como se sente em relação à sinceridade de suas orações pessoais?

  • Em suas orações pessoais, você sente que realmente se comunica com o Pai Celestial? Por que sim? Ou por que não?

  • Se você pudesse fazer uma mudança para melhorar suas orações pessoais, qual seria?

Conforme registrado em Éter 2:16, o irmão de Jarede se arrependeu de seus pecados e orou ao Senhor por seus familiares e amigos. O Senhor disse-lhe que ele foi perdoado, mas precisava perseverar em retidão a fim de ser conduzido à terra prometida.

Éter 2:16–25

Os jareditas constroem barcos para atravessar o oceano rumo à terra prometida

Imagem
barcos jareditas

Pense em uma decisão importante que você precisa tomar no momento ou no futuro, tal como lidar com uma situação familiar ou social difícil, ir bem na escola ou a escolha da pessoa com quem vai se casar ou da profissão que vai exercer. Já pensou em como o Senhor pode dar-lhe orientação ou auxílio nessa situação? Ao estudar o restante de Éter 2, reflita sobre a decisão que você identificou e procure princípios que o ajudarão a receber ajuda do Senhor.

Leia Éter 2:16–17 e identifique o que o Senhor orientou os jareditas a fazer para avançar em direção à terra prometida. O irmão de Jarede deparou-se com três problemas ligados ao projeto dos barcos. Leia Éter 2:18–19 e marque os três problemas que o irmão de Jarede levou ao Senhor.

  1. Para visualizar melhor o que leu em Éter 2:16–19, desenhe em seu diário de estudo das escrituras os barcos como você imagina que fossem.

O quadro a seguir vai ajudar você a descobrir como o Senhor ajudou o irmão de Jarede a solucionar os problemas com os barcos. Estude os versículos das escrituras do quadro e depois utilize as informações para preencher a coluna “Solução para o Problema” no quadro.

Versículos das Escrituras

Problema com os Barcos

Solução para o Problema

Éter 2:20–21

Não havia ar

Éter 6:4–9

Não sabiam para onde ir

Éter 2:22–3:6

Não havia luz

Para cada problema, a atitude tomada pelo Senhor e a solicitada ao irmão de Jarede eram diferentes. Com cada problema e solução, podemos aprender uma verdade diferente sobre a maneira de o Senhor ajudar-nos quando precisamos de auxílio. Compare as soluções que você escreveu no quadro com as soluções da seguinte lista:

Não havia ar (Éter 2:20–21). Para resolver esse problema, o Senhor disse ao irmão de Jarede o que deveria fazer. Então o irmão de Jarede teve fé para seguir as instruções do Senhor.

Não sabiam para onde ir (Éter 6:4–9). Para resolver esse problema, o próprio Senhor deu a resposta.

Não havia luz (Éter 2:22–3:6). Para solucionar esse problema, o Senhor deu algumas instruções ao irmão de Jarede. O irmão de Jarede precisou então pensar numa solução para o problema — com base nas informações de que dispunha — e pedir a aprovação e ajuda do Senhor na execução.

Com a experiência do irmão de Jarede, aprendemos este princípio: Se nos empenharmos para fazer nossa parte para resolver nossos problemas, poderemos receber ajuda do Senhor. No tocante à decisão em que você pensou anteriormente, de que maneira o conhecimento desse princípio pode ajudá-lo a receber auxílio ou orientação? A seu ver, que atitude o Senhor pode esperar de você ao tomar sua decisão?

  1. Escreva um parágrafo em seu diário de estudo das escrituras explicando o que você aprendeu com as experiências do irmão de Jarede sobre a oração e o recebimento de ajuda e orientação do Senhor em sua vida.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Éter 1–2 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: