Seminário
Unidade 23: Dia 1, Helamã 10


Unidade 23: Dia 1

Helamã 10

Introdução

Após o término do julgamento pelo assassinato do juiz supremo (ver Helamã 7–9), Néfi começou a voltar para casa. Ele ponderou o que o Senhor havia lhe mostrado e também se preocupou com a iniquidade das pessoas. No momento de desânimo de Néfi, o Senhor lhe falou e o abençoou para sempre com o poder selador. O Senhor deu a Néfi o mandamento de continuar a pregar o arrependimento ao povo, um mandamento que ele obedeceu imediatamente.

Helamã 10:1–11

Néfi recebe o poder selador

Pense em uma época em que tentou da melhor maneira que podia fazer o que era certo, mas a reação das outras pessoas ou o resultado que você atingiu foi diferente do que o esperado. Em Helamã 10 você lerá a respeito de como o Senhor abençoou Néfi à medida que continuava a ser fiel em circunstâncias difíceis.

Após ser absolvido do assassinato do juiz supremo, Néfi descobriu que o povo não reagiu exercendo fé e arrependendo-se depois de terem testemunhado os eventos dramáticos que foram tratados em Helamã 9. Néfi começou a voltar para casa sentindo-se desanimado. Leia Helamã 10:1–3 e procure sobre o que Néfi ponderava enquanto caminhava para casa. Você pode marcar todas as vezes que a palavra meditar é mencionada nesses versículos. Meditar significa refletir profundamente, geralmente sobre as escrituras e outras coisas de Deus. Quando combinada com oração, a meditação sobre as coisas de Deus podem trazer revelação e aumentar o conhecimento.

Pense em respostas para as seguintes perguntas:

  • Sobre o que Néfi estava ponderando?

  • Por que ele estava se sentindo “desanimado” ou triste?

  • O que aconteceu enquanto ele estava meditando?

Um princípio mostrado em Helamã 10:1–3 é: Ponderar as coisas do Senhor nos prepara para receber revelação. Outros exemplos nas escrituras também ilustram esse princípio: Néfi meditou sobre coisas que seu pai, Leí, havia ensinado e aprendeu sobre sua veracidade (ver 1 Néfi 10:17; 11:1); o jovem Joseph Smith “refletiu (…) repetidamente” sobre Tiago 1:5 e a verdade lhe foi revelada (ver Joseph Smith—História 1:11–19); e o Presidente Joseph F. Smith ponderou e refletiu sobre as escrituras que tratavam da redenção para os mortos e a verdade lhe foi revelada (ver D&C 138:1–6, 11).

A maioria das pessoas recebe as revelações quando estão ponderando sobre as coisas do Senhor, no entanto, ela não vem por meio de ouvir vozes, ter visões ou outros meios dramáticos. O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

Imagem
Élder David A. Bednar

“As revelações são concedidas de várias maneiras, inclusive, por exemplo, por meio de sonhos, visões, conversas com mensageiros celestiais e inspiração. Algumas revelações são recebidas imediata e intensamente; outras são reconhecidas gradual e sutilmente. (…)

Mais frequentemente, a revelação vem em pequenos incrementos ao longo do tempo e é dada de acordo com o desejo, a dignidade e a preparação. Essas comunicações do Pai Celestial gradual e mansamente ‘[destilam-se] sobre [nossa] alma como o orvalho do céu’ (D&C 121:45). Esse padrão de revelação tende a ser mais comum do que raro e está evidente nas experiências de Néfi, enquanto ele experimentava diversas abordagens para obter as placas de latão de Labão (ver 1 Néfi 3–4). (…)

 As verdades fundamentais do evangelho restaurado não foram dadas ao Profeta Joseph Smith todas de uma vez no Bosque Sagrado. Esses tesouros inestimáveis foram revelados à medida que as circunstâncias e a ocasião eram propícias.

O Presidente Joseph F. Smith explicou como esse padrão de revelação ocorreu em sua vida: ‘Quando garoto (…), eu, com frequência, (…) pedia ao Senhor que me mostrasse maravilhas, para que eu pudesse receber um testemunho. Mas o Senhor reteve as maravilhas e mostrou-me a verdade linha sobre linha (…) até me fazer saber a verdade, do alto da minha cabeça até a sola dos meus pés, e até que a dúvida e o medo fossem completamente purgados de mim. (…)’ (Conference Report, abril de 1900, pp. 40–41).

Como membros da Igreja, tendemos a enfatizar tanto as maravilhosas e dramáticas manifestações espirituais, que podemos deixar de apreciar e até podemos subestimar o padrão costumeiro pelo qual o Espírito Santo realiza Sua obra” (“O Espírito de Revelação”, A Liahona, maio de 2011, p. 87).

  1. Escreva no diário de estudo das escrituras sobre uma ocasião quando sentiu que recebeu revelação pessoal. Quais foram as circunstâncias que resultaram na revelação? Como a ponderação o ajudou a receber revelação? (Lembre-se de que as revelações podem vir de várias formas. Podem envolver momentos súbitos ou graduais de iluminação e entendimento ou sentimentos de paz e certeza).

Imagem
garota na floresta

Reserve um tempo para ponderar regularmente em sua vida, como, por exemplo, durante as reuniões da igreja, antes e depois de oração e estudo pessoal, após ver ou ouvir a conferência geral, enquanto está jejuando ou enquanto estiver guardando o Dia do Senhor.

Imagine que tenha algo de grande valor para você e que precise deixá-lo aos cuidados de outra pessoa. Em quem você confiaria para cuidar dessa coisa? Por que escolheu essa pessoa? O que essa pessoa fez para conquistar sua confiança?

Leia Helamã 10:4–5 e procure motivos pelos quais o Senhor confiou em Néfi. Infatigável significa “nunca se cansa”. Pondere nos exemplos de pessoas que você conhece e que parecem servir infatigavelmente ao Senhor, não importa quais sejam as circunstâncias.

A resposta do Senhor para Néfi em Helamã 10:4 ensina o princípio: O Senhor nos confia bênçãos e responsabilidades quando colocamos a vontade Dele antes da nossa.

  1. Responda a uma ou mais das seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De quais maneiras você fica sabendo qual é a vontade do senhor em relação a sua vida?

    2. O que fez em sua vida recentemente que mostra ao Senhor que a vontade Dele é mais importante que a sua e é assim que você quer que seja em todos os momentos?

    3. Qual é uma área em sua vida na qual você poderia ser melhor em buscar e seguir a vontade do Senhor em vez da sua?

Leia Helamã 10:5–7 e identifique as bênçãos e promessas que o Senhor concedeu a Néfi por ser confiável. Escreva as bênçãos e promessas ao lado do versículo correspondente:

Versículo 5:

Versículo 6:

Versículo 7:

A bênção identificada em Helamã 10:7 é uma doutrina central do evangelho de Jesus Cristo: O poder selador é capaz de ligar ou desligar as coisas na terra e no céu. Você conhece outras pessoas nas escrituras que receberam o poder selador? Você pode cruzar referência de Helamã 10:7 com as escrituras a seguir: I Reis 17 (Elias); Mateus 16:15–19 (Pedro); Doutrina e Convênios 132:46 (Joseph Smith).

Imagem
Templo de Berna Suíça

Leia Doutrina e Convênios 128:9 e identifique o que o Profeta Joseph Smith ensinou acerca do poder selador.

O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias porta as mesmas chaves do poder selador. Assim como o Senhor pôde confiar em Néfi, Ele sabe que o presidente da Igreja não usará esse poder de qualquer forma contrária à Sua vontade. Essa autoridade seladora é delegada a outros portadores dignos do sacerdócio em todo o mundo, possibilitando que as ordenanças do sacerdócio sejam ligadas na terra e no céu.

Pense a respeito da seguinte declaração feita pelo Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, em relação à importância deste poder selador:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Todas as coisas que não são seladas por este poder têm um fim quando os homens morrem. A menos que o batismo tenha um selo duradouro, ele não permitirá uma pessoa no reino celestial; a menos que o convênio do casamento eterno seja selado por esta autoridade, os participantes não serão levados à exaltação no mais alto céu dentro do mundo celestial.

Todas as coisas adquirem uma força e validade duradoura devido ao poder selador” (Mormon Doctrine [Doutrina Mórmon], segunda ed., 1966, p. 683).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De acordo com o Élder McConkie, o que acontece se uma ordenança não é selada pela devida autoridade?

    2. Como o poder selador influenciou sua vida e como você gostaria que ele abençoasse você no futuro?

Leia a seguinte afirmação feita pelo Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, de que o poder selador de Deus foi restaurado: “Os templos, as ordenanças, os convênios, as investiduras e os selamentos foram restaurados, exatamente como profetizado. As ordenanças do templo permitem a reconciliação com o Senhor e selam as famílias para a eternidade. A obediência aos convênios sagrados feitos no templo nos qualifica para a vida eterna, que é o maior dom de Deus ao homem” (“Preparar-se para as Bênçãos do Templo”, A Liahona, outubro de 2010, p. 40).

De acordo com o Élder Nelson, o que nos qualifica para receber as bênçãos prometidas do poder selador?

Helamã 10:12–19

Néfi obedece ao mandamento do Senhor de pregar o arrependimento ao povo

Já lhe foi solicitado fazer algo por um de seus pais, seu patrão ou líder e você demorou a fazer ou não conseguiu fazer o que lhe foi pedido? Pense em qual mensagem você passa quando demora a agir no que lhe foi pedido.

Leia Helamã 10:11–12 e procure como Néfi respondeu ao mandamento que o Senhor lhe deu de pregar o arrependimento ao povo. O que mostramos ao Senhor quando agimos prontamente e rapidamente em resposta a Seus conselhos e mandamentos?

  1. Leia Helamã 10:13–18. Depois, em seu diário de estudo das escrituras, escreva algumas sentenças sobre o que aprendeu com o exemplo que Néfi deu ao responder ao mandamento do Senhor. Escreva uma maneira como você pode aplicar isso em sua vida.

A fidelidade de Néfi mostrou que o Senhor podia confiar nele e ele foi abençoado com grande poder e proteção.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Revisão do Domínio das Escrituras

Para uma revisão do domínio das escrituras, leia 1 Néfi 3:7; 2 Néfi 2:27; 2 Néfi 31:19–20; e Mosias 2:17. Pense em como esses versículos de domínio das escrituras se aplicam a Néfi e seu ministério em Helamã 10.

Busque meios de colocar a vontade do Senhor antes da sua e de obedecer prontamente. Ao servir fielmente ao Senhor como Néfi fez, Ele confiará em você e o abençoará.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Helamã 10 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: