Seminário
Unidade 25: Dia 2, 3 Néfi 13


Unidade 25: Dia 2

3 Néfi 13

Introdução

Conforme registrado em 3 Néfi 13, o Salvador continuou Seu sermão no templo, na terra de Abundância. Ele alertou o povo contra a hipocrisia e os ensinou que suas obras justas estavam agradando o Pai Celestial. Ele também instruiu a multidão a ajuntar tesouros no céu e então instruiu Seus doze discípulos a buscar o reino de Deus em primeiro lugar, antes de se preocupar com os interesses materiais.

3 Néfi 13:1–18

O Salvador alerta os nefitas contra a hipocrisia e os ensina a fazer boas obras que agradam o Pai Celestial

Complete a autoavaliação a seguir na mente escolhendo qual frase descreve melhor sua motivação para doar esmolas (doar a outras pessoas), orar e jejuar:

Doo esmolas porque:

  1. Tenho que fazer isso.

  2. Amo o Salvador e gosto de ajudar as pessoas.

  3. Quero que os outros pensem bem de mim.

Oro sempre porque:

  1. Não quero dizer “não” na frente de outras pessoas quando sou chamado para orar.

  2. Simplesmente faz parte de minha rotina diária.

  3. Quero comunicar-me com meu Pai Celestial.

Jejuo porque:

  1. O jejum ajuda a achegar-me mais ao Senhor.

  2. Outras pessoas pensarão que sou ruim se eu não o fizer.

  3. Meus pais não me deixam comer quando eu devo jejuar.

Em 3 Néfi 13, Jesus Cristo ensinou à multidão nefita a respeito da importância dos motivos de uma pessoa ao doar esmolas, orar e jejuar. As respostas listadas nesta autoavaliação reflete motivos diferentes que podemos ter para realizar esses ou outros atos de devoção religiosa.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: É importante o por que realizamos obras justas? Por que sim? Ou por que não?

  2. Copie o gráfico a seguir em seu diário de estudo das escrituras e o complete lendo cada referência de escritura e respondendo as duas perguntas. À medida que você lê, pode ser útil saber que um hipócrita é alguém que tem uma falsa aparência de justiça ou que diz uma coisa e faz outra.

    Atividade

    Contra qual motivação o Senhor nos advertiu ao fazermos essa atividade?

    Como o Senhor disse que devemos fazer a atividade?

    Doar esmolas (3 Néfi 13:1–4)

    Orar (3 Néfi 13:5–6)

    Jejuar (3 Néfi 13:16–18)

Pense nas seguintes perguntas:

  • Como nossa motivação para fazer obras de retidão influencia a maneira pela qual as realizamos?

  • Quais são algumas motivações justas que podem inspirar uma pessoa a dar esmolas, a orar ou a jejuar em segredo?

Um motivo justo para fazer estas coisas é agradar ao Pai Celestial. Leia 3 Néfi 13:4, 6, 18 e procure o que o Senhor prometeu àqueles que agem com retidão em segredo.

Um princípio importante que o Salvador ensinou nesses versículos é: Se agimos corretamente porque amamos o Pai Celestial, Ele nos recompensará abertamente.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre quando se sentiu abençoado por buscar fazer algo para agradar ao Pai Celestial, em vez de ser visto por outros.

Revise brevemente sua autoavaliação no início da lição e avalie seus motivos para doar esmolas, orar e jejuar. Pense em como você pode aplicar os ensinamentos do Salvador para melhorar seus motivos para fazer essas coisas ou para outros atos de devoção ao Senhor.

O Salvador deu instruções adicionais aos nefitas a respeito da oração. Leia 3 Néfi 13:7 e procure como o Senhor descreveu frases repetitivas ou elabore frases que são expressadas sem sinceridade na oração. A palavra vão significa vazia, sem pensamento ou sentimento. Vãs repetições podem também significar repetir as mesmas palavras impensadamente ou orar sem fé.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que você acha que é importante evitar vãs repetições em nossas orações ao Pai Celestial?

    2. Quais são algumas coisas que você pode fazer para evitar as vãs repetições quando orar?

Leia 3 Néfi 13:8 e procure um princípio que Jesus Cristo declarou sobre o Pai Celestial. Você pode marcar esse princípio em suas escrituras. Um dos objetivos de nossa oração é “obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter” (Guia para Estudo das Escrituras, “Oração”).

Imagem
rapaz orando

Leia 3 Néfi 13:9–15 e pondere o que o Senhor quer que você aprenda a respeito de suas orações. Pense em um meio de melhorar suas orações ao aplicar o que aprendeu com os ensinamentos do Salvador.

3 Néfi 13:19–24

Jesus Cristo ensina a multidão a ajuntar tesouros no céu

Você já leu ou ouviu uma história sobre a perda de tesouros enterrados? Às vezes, nessas histórias, os caçadores de tesouro finalmente alcançam seus objetivos apenas para descobrir que seu tesouro sumiu ou que nunca existiu. Leia 3 Néfi 13:19–20 e identifique os dois tipos de tesouro sobre os quais o Senhor falou a respeito. Qual desses tesouros Ele disse que estaria sempre disponível a nós se o procurássemos?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Qual é a diferença entre “tesouros na Terra” e “tesouros nos céus”?

    2. Pelo que aprendeu em 3 Néfi 13:21–24, quais são algumas verdade que o Salvador ensinou sobre procurar os tesouros terrenos e os tesouros celestiais? (Pode ser de ajuda para você entender esses versículos para saber que a palavra mamom é um termo para o mundanismo ou para riquezas).

    3. Como procurar tesouros terrenos podem distrair-nos de buscar tesouros nos céus?

O Salvador não ensinou que o dinheiro ou as posses terrenas são maus. Mas Ele enfatizou a importância de colocar nossos corações nos tesouros celestes que perdurarão, e não apenas nas riquezas terrenas.

Um princípio que podemos aprender com 3 Néfi 13:19–24 é: Para termos Deus como nosso mestre, precisamos amar e servi-Lo acima das coisas desse mundo.

Quais poderiam ser alguns exemplos de uma tentativa de servir a Deus e a Mamom ao mesmo tempo? Por que pode ser difícil sempre amar e servir a Deus em vez das coisas do mundo? Por que vale a pena colocar Deus em primeiro lugar?

  1. Leia os exemplos a seguir. Em seu diário de estudo das escrituras, indique qual mestre você acha que a pessoa está seguindo: Deus ou mamom (mundanismo).

    1. Um jovem rejeita um trabalho que exigiria dele faltar às suas reuniões aos domingos e, em vez deste, escolhe um trabalho que paga menos e que não exige que ele trabalhe aos domingos.

    2. Uma jovem frequentemente reclama com seus pais da necessidade que tem de roupas novas. As roupas que ela deseja custam mais do que a família pode pagar.

    3. Um rapaz paga o dízimo regularmente com o dinheiro que recebe em seu emprego. Mas usa o restante do seu dinheiro para comprar itens de entretenimento, incluindo alguns vídeos e músicas impróprios e não economiza nenhum dinheiro para a missão ou para os estudos.

    4. Uma moça frequentemente usa uma parte da sua renda para comprar pequenos presentes para mostrar seu amor por outras pessoas.

3 Néfi 13:25–34

O Salvador instrui os doze discípulos a buscar o reino de Deus antes de suas próprias preocupações materiais

Imagem
Três Nefitas

Ao saírem para ministrar entre o povo, Jesus Cristo instruiu Seus doze discípulos nefitas a não se preocuparem com suas necessidades temporais de alimento ou vestimenta (ver 3 Néfi 13:25–31). Leia 3 Néfi 13:32–33 e procure o que o Salvador disse a Seus discípulos a respeito de suas necessidades temporais. O que Ele prometeu àqueles que colocam Deus e Seu reino em primeiro lugar em sua vida?

Um princípio que podemos aprender com esses versículos é: Se buscarmos o reino de Deus primeiro, Ele nos ajudará a prover para nossas necessidades.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como uma pessoa busca “primeiro o reino de Deus”? (3 Néfi 13:33).

    2. De quais maneiras o Senhor cuida de nossas necessidades quando O colocamos em primeiro lugar em nossa vida?

O Presidente Ezra Taft Benson testificou das bênçãos que vêm de colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida (você pode escrever essa citação em um papel e colocá-la em suas escrituras para revê-la ou compartilhá-la no futuro):

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“Quando colocamos Deus em primeiro lugar, todas as outras coisas entram no devido eixo ou são eliminadas de nossa vida. Nosso amor pelo Senhor governará o objeto de nosso afeto, as demandas de nosso tempo, os interesses que buscamos e a ordem de nossas prioridades. (…)

Devemos dar a Deus, o Pai de nossos espíritos, uma preeminência exclusiva em nossa vida” (“O Grande Mandamento—Amar ao Senhor”, A Liahona, julho de 1987, p. 3).

Pense como você ou aqueles que você conhece foram abençoados por colocar Deus em primeiro lugar.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 3 Néfi 13 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: