Seminário
Unidade 6: Dia 3, 2 Néfi 9


Unidade 6: Dia 3

2 Néfi 9

Introdução

Seu estudo do sermão de Jacó, que começou em 2 Néfi 6–8, prossegue em 2 Néfi 9. Em 2 Néfi 6–8 você estudou os ensinamentos de Jacó sobre a misericórdia do Salvador e sobre Seu poder de libertar a casa de Israel de seu estado disperso e perdido. No capítulo 9 você vai estudar o testemunho prestado por Jacó do poder da Expiação do Salvador para libertar-nos dos efeitos da Queda, incluindo tanto a morte física quanto a espiritual, bem como as consequências de nossos pecados. O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou que 2 Néfi 9 contém “um dos discursos mais esclarecedores já feitos a respeito da Expiação. (…) Ele deve ser lido cuidadosamente por todo aquele que busca a salvação” (Answers to Gospel Questions [Respostas a Perguntas do Evangelho], comp. por Joseph Fielding Smith Jr., 5 vols., 1957–1966, volume 4, p. 57).

2 Néfi 9:1–9

Jacó ensina que a Queda trouxe a morte física e a morte espiritual sobre toda a humanidade

O que vem à sua mente quando você pensa num terrível monstro?

A palavra monstro geralmente se refere a algo amedrontador e capaz de causar grande dano. Embora muitas pessoas pensem apenas em criaturas imaginárias quando pensam em um monstro, reflita se existe algo que possa realmente causar danos duradouros para você, sendo, portanto, realmente amedrontador. Jacó usou a imagem de um monstro para simbolizar uma condição aterradora que todos enfrentamos na mortalidade. Leia 2 Néfi 9:10 e identifique os dois elementos do monstro descrito por Jacó. Depois, preencha os espaços em branco do quadro abaixo.

Terrível Monstro

M

I

“m do c

“m do e

É importante compreender que, quando Jacó ensinou sobre a “morte do espírito”, ele não quis dizer que nosso espírito vai literalmente morrer, mas, sim, que seremos espiritualmente separados ou afastados da presença de Deus (ver 2 Néfi 9:6). Essa separação geralmente é chamada nas escrituras de morte espiritual. Você pode escrever a expressão afastados da presença de Deus na margem de suas escrituras ao lado de “morte do espírito” em 2 Néfi 9:10.

Leia 2 Néfi 9:6 e observe que Jacó começou falando sobre a morte do corpo e terminou abordando o afastamento da presença de Deus. Examine esse versículo cuidadosamente. Que acontecimento trouxe tanto a morte física quanto a espiritual sobre a humanidade?

Leia 2 Néfi 9:7–9 e identifique o que Jacó ensinou que aconteceria a nosso corpo e a nosso espírito se não houvesse Expiação, e a morte física e a espiritual permanecessem para sempre. Antes de ler, é útil saber o significado dos seguintes termos usados por Jacó no versículo 7: A expressão “o primeiro julgamento que recaiu sobre o homem” (2 Néfi 9:7) se refere às consequências da Queda de Adão e Eva. O termo corrupção se refere ao corpo mortal porque ele é imperfeito e acabará morrendo. O termo incorrupção se refere ao corpo ressuscitado, que viverá para sempre.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, aliste algumas frases que você identificou em 2 Néfi 9:7–9 que descrevam o que aconteceria a nosso corpo e espírito se não houvesse Expiação.

Imagem
Jesus Orando no Getsêmani

Leia a seguinte declaração do Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, para esclarecer qual seria nosso destino sem a Expiação de Jesus Cristo: “Se nossa separação de Deus e nossa morte física fossem permanentes, o arbítrio moral nada significaria. Sim, estaríamos livres para fazer escolhas, mas de que valeria isso? O resultado final seria sempre o mesmo, não importando quais fossem nossas ações: a morte, sem esperança de ressurreição e sem esperança do céu. Quer escolhêssemos ser bons ou maus, todos acabaríamos nos tornando ‘anjos de um diabo’” (“Moral Agency”, Ensign, junho de 2009, p. 50).

  1. Escreva uma frase em seu diário de estudo das escrituras explicando com suas próprias palavras o que você acha que o Élder Christofferson estava dizendo em relação ao nosso estado decaído. Acrescente uma breve explicação de por que você acha que Jacó comparou a morte física e o fato de sermos separados de Deus com um “monstro terrível”.

2 Néfi 9:10–27

Jacó ensina como o sofrimento do Salvador nos livra dos efeitos da Queda e das consequências do pecado

Deus não nos abandonou para que sofrêssemos todos os efeitos daquele “terrível monstro, sim, aquele monstro, morte e inferno”. Leia 2 Néfi 9:10 e marque o que Deus preparou para nós.

Leia a seguinte analogia do Presidente Joseph Fielding Smith que ilustra a necessidade que temos de um Salvador:

“Um homem, andando pela estrada, cai num abismo tão profundo e escuro que não consegue subir e libertar-se. Como poderá salvar-se dessa situação difícil? Não por qualquer esforço de sua parte, pois não havia no abismo meio algum de sair. Então ele pede socorro, e alguma alma caridosa, ouvindo seus gritos, corre em seu auxílio e, baixando uma escada, dá-lhe meios para voltar novamente à superfície da terra.

Foi exatamente nessas condições que Adão colocou a si mesmo e sua posteridade ao provar do fruto proibido. Estando todos no fundo do abismo, ninguém poderia subir e socorrer os demais. O abismo era o banimento da presença do Senhor, e a morte física, a dissolução do corpo. Estando todos sujeitos à morte, ninguém podia fornecer os meios de escape.

Por isso, em sua infinita misericórdia, o Pai, ouvindo os gritos de seus filhos, enviou seu Filho Unigênito, que não estava sujeito à morte nem ao pecado para fornecer os meios de escape. Isto ele fez por meio de sua infinita expiação e do evangelho eterno” (Doutrinas de Salvação, ed. Bruce R. McConkie, 3 vols. [1954–1956], volume 1, p. 138).

A maior parte da mensagem de Jacó, no capítulo 9, focaliza no modo que o Senhor preparou para que escapemos das garras da morte física e espiritual, e assegura-nos de que podemos ser libertados.

  1. Examine 2 Néfi 9:5, 19–21, e responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De acordo com 2 Néfi 9:5, 21, o que o Salvador teve de passar para que pudéssemos ser libertados da morte e do inferno?

    2. Por quem o Salvador sofreu, de acordo com 2 Néfi 9:21?

Pense em quantas pessoas “pertencem à família de Adão” (2 Néfi 9:21). Isso inclui todos os que já viveram, os que vivem agora e os que ainda viverão na Terra — inclusive você. Você pode escrever seu nome ao lado de 2 Néfi 9:21 para lembrar que o sacrifício do Salvador foi feito por você.

Imagem
A Crucificação

Jacó ensinou que o sofrimento do Salvador nos ajudaria a escapar do terrível monstro: a morte física e o afastamento da presença de Deus para sempre. Leia 2 Néfi 9:22 e identifique uma frase que declara que poderemos vencer a morte física e uma frase que mostra que estaremos novamente na presença de Deus. Escreva o que você identificou nas frases abaixo:

Devido à Queda, nosso corpo vai morrer, mas graças ao sofrimento de Cristo, nosso corpo será .

Devido à Queda, estamos afastados da presença de Deus, mas graças ao sofrimento de Cristo, todos estaremos novamente .

Nos ensinamentos de Jacó, aprendemos esta doutrina: A Expiação de Jesus Cristo liberta toda a humanidade da morte física e da morte espiritual trazidas pela Queda.

Além dessa mensagem de esperança, Jacó ensinou que o sofrimento do Salvador também pode livrar-nos da morte espiritual causada por nossos próprios pecados. Leia 2 Néfi 9:27 e identifique como Jacó descreveu o estado daqueles que transgridem ou pecam. Leia 2 Néfi 9:15–16 e marque a angústia ou o tormento espiritual que nossos pecados vão trazer sobre nós se não nos arrependermos.

Além desse tormento, observe o verbo “irão”, em 2 Néfi 9:16. Graças à Expiação, toda a humanidade retornará à presença de Deus para ser julgada. Contudo, se não tivermos nos arrependido de nossos pecados, seremos novamente separados da presença de Deus. Embora a libertação da Queda seja uma dádiva para toda a humanidade, a libertação das consequências de nossos pecados depende de nossos desejos e nossas ações. Leia 2 Néfi 9:21, 23–24. Devido à Expiação, o que podemos fazer para sermos salvos das consequências eternas do pecado?

Depois de ler as palavras de Jacó, complete o seguinte princípio: Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos vencer as consequências de nossos pecados se.

Reserve um momento para refletir sobre o que pode fazer para sentir mais plenamente o poder purificador da Expiação do Salvador. Há coisas das quais você deveria se arrepender? Pondere como pode arrepender-se dessas coisas. Como você pode dar mais ouvidos a Sua voz?

  1. Escreva um breve parágrafo em seu diário de estudo das escrituras expressando como se sente em relação ao sacrifício expiatório do Salvador por você.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 2 Néfi 9 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: