Seminário
Unidade 15: Dia 1, Alma 5:1–36


Unidade 15: Dia 1

Alma 5:1–36

Introdução

Quando a Igreja foi ameaçada por iniquidade e contendas (ver Alma 4:9–11), Alma sabia que as verdadeiras reformas só poderiam ocorrer por meio de uma vigorosa mudança no coração dos membros da Igreja. Como sumo sacerdote da Igreja, Alma começou sua missão de reconverter o povo de Zaraenla testificando de Jesus Cristo e conclamando o povo ao arrependimento. Incentivou-os a se preparar para os juízos do Senhor tendo fé na palavra de Deus e avaliando a condição espiritual do coração deles. Ao estudar a primeira metade de Alma 5, pense em como você pode aplicar o que aprender, a fim de poder passar pela vigorosa mudança de coração abordada no capítulo ou continuar a passar por ela.

Alma 5:1–13

Alma relata a conversão de seu pai e daqueles que o seguiram

O quanto você já mudou desde que tinha oito anos de idade? O quanto você já mudou desde que tinha 12 anos de idade? Pense nas diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem mudar, como na aparência, conduta ou atitude. Pondere o que pode causar algumas dessas mudanças nas pessoas ou levar a elas. Em seguida, leia Alma 5:12 e identifique o que mudou em Alma, o pai. Ao estudar Alma 5:1–13, pense em como o coração de uma pessoa pode mudar.

O Élder Gerald N. Lund, que posteriormente serviu como membro dos Setenta, ensinou que quando a palavra coração é usada nas escrituras, costuma referir-se à “pessoa real, interna” (“Understanding Scriptural Symbols” [Entender os Símbolos das Escrituras], Ensign, outubro de 1986, p. 25). Pense por alguns instantes em como uma “vigorosa mudança de coração” difere das outras maneiras pelas quais as pessoas podem mudar — inclusive as maneiras nas quais você pensou ao começar esta lição.

Lembre que o povo do rei Benjamim passou por uma “vigorosa mudança” no coração, o que os levou a não ter “mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente” (Mosias 5:2). Você pode anotar o esclarecimento do Élder Lund e a referência de Mosias 5:2 às margens de suas escrituras ao lado de Alma 5:11–13.

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “Alguns podem perguntar: ‘Por que essa poderosa mudança não ocorre mais rápido em mim?’ Lembrem-se de que os exemplos notáveis do povo do rei Benjamim, de Alma e de outros nas escrituras são exatamente isso — notáveis e incomuns. Para a maioria de nós, as mudanças são graduais e paulatinas. Nascer de novo, diferentemente do nascimento físico, é um processo e não um evento. Envolver-nos nesse processo é o objetivo central da mortalidade” (“Nascer de Novo”, A Liahona, maio de 2008, p. 76).

Leia Alma 5:3–7 e identifique o que Alma disse ao povo de Zaraenla para ajudá-lo a preparar seu coração para mudar.

Responda à seguinte pergunta neste manual: Alma contou ao povo de Zaraenla sobre a conversão de seu pai e de outros, bem como sua libertação do cativeiro. A seu ver, de que modo essas experiências ajudaram as pessoas a se prepararem para passar por uma mudança de coração?

Leia Alma 5:10 e circule os pontos de interrogação no fim das três perguntas que Alma fez ao povo. Em seguida, leia Alma 5:11–13, passagem na qual Alma começou a responder a essas perguntas, para fundamentar a seguinte afirmação: Quando cremos na palavra de Deus e exercemos fé em Jesus Cristo, podemos passar por uma grande mudança de coração.

A fé na palavra de Deus leva a uma vigorosa mudança de coração porque a palavra de Deus nos ensina sobre o Salvador. O povo de Alma acreditava na palavra de Deus, transmitida a eles pelos santos profetas. Eles aprenderam sobre o poder redentor da Expiação de Jesus Cristo, e seu coração se transformou à medida que eles desenvolveram fé no Salvador.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, explique com suas próprias palavras como o fato de crer na Expiação de Jesus Cristo leva a uma vigorosa mudança de coração.

  2. Escreva em seu diário de estudo das escrituras sobre como seu coração foi transformado. Caso tenha notado uma mudança de coração ao estudar o Livro de Mórmon neste ano no seminário, você pode descrever sua experiência como parte da resposta.

Alma 5:14–36

Alma ensina que uma poderosa mudança no coração é necessária para se entrar no reino do céu

Depois de ensinar que a fé na palavra de Deus nos ajuda a iniciar o processo de receber uma vigorosa mudança de coração, Alma pediu ao povo que refletisse sobre diversas perguntas. Essas perguntas podem nos ajudar a avaliar a condição de nosso coração espiritual — os desejos e sentimentos da pessoa interior.

Leia Alma 5:14 e marque as três perguntas que Alma pediu que o povo ponderasse acerca de si mesmo. Essas três perguntas descrevem a mudança pela qual passamos ao exercermos fé na redenção oferecida por meio de Jesus Cristo. Em lições anteriores (ver Mosias 5 e Mosias 27) vimos que “nascer de novo” se refere à mudança vivenciada por alguém ao aceitar Jesus Cristo e começar uma nova vida não só como Seu discípulo, mas também como Seu filho espiritualmente (ver Mosias 27:25).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre como uma mudança de coração pode se refletir no semblante de uma pessoa. Nesse contexto, a palavra semblante significa a aparência do rosto de uma pessoa, que reflete sua atitude, seu humor ou sua condição espiritual. Descreva algum conhecido seu que tenha recebido no semblante a imagem do Salvador.

Na prática médica, cardiograma é um gráfico que os médicos usam para avaliar a condição de nosso coração físico. Ajuda a identificar problemas que precisem de tratamento. Estude os versículos de Alma 5 que estão relacionados na parte inferior do cardiograma espiritual abaixo. Ao estudar cada versículo, marque o espaço no quadro que descreva melhor como você responderia à(s) pergunta(s) de cada versículo. (Se você não desejar divulgar suas respostas, pode copiar o quadro numa folha separada ou em seu diário pessoal e depois preenchê-lo.)

Alma 5 Cardiograma Espiritual

Sempre

Quase sempre

Geralmente

Às vezes

Raramente ou nunca

Versículos de Alma 5

15

16

19

26

27

28

29

30–31

Depois de terminar seu cardiograma espiritual, leia Alma 5:21–25. Procure o que Alma ensinou sobre esta verdade: Ao passarmos por uma mudança de coração, nós nos preparamos para ganhar um lugar no reino do céu (o reino celestial).

  1. Faça o seguinte em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Faça uma lista de verdades e frases usadas por Alma em Alma 5:21–25 para descrever a condição em que você gostaria de estar agora.

    2. Explique como, a seu ver, uma mudança de coração nos prepara para ganhar um lugar no reino do céu.

Leia Alma 5:33–36 e reflita sobre como você se sente em relação à mensagem de Alma. Procure palavras e frases que o ajudem a responder às seguintes perguntas:

  • O que o Senhor me convida a fazer?

  • Quais são as recompensas por aceitar esse convite?

  • O que esses versículos me ensinam sobre o Salvador?

Leia a seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson que mostra como as pessoas que passaram por uma mudança de coração desejam viver:

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“Quando decidimos seguir a Cristo, decidimos mudar. (…)

O Senhor opera de dentro para fora. O mundo opera de fora para dentro. O mundo procura tirar as pessoas da miséria das favelas. Cristo tira a miséria das pessoas e, então, elas mesmas se livram das favelas. O mundo procura moldar os homens modificando o ambiente em que vivem. Cristo modifica os homens, que então transformam seu ambiente. O mundo procura moldar o comportamento humano, mas Cristo pode mudar a natureza humana. (…)

Os homens [e as mulheres] transformados por Cristo serão dirigidos por Ele. Assim como Paulo, perguntarão: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ (Atos 9:6.) (…)

A vontade desses homens será absorvida pela vontade de Cristo (ver João 5:30).

Sempre fazem as coisas que agradam ao Senhor (ver João 8:29).

Não só morreriam pelo Senhor, mas, o que é mais importante, querem viver para Ele.

Entrando no lar de um deles, os quadros nas paredes, os livros na estante, a música que toca, suas palavras e seus atos mostram que são cristãos.

Eles servem de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares (ver Mosias 18:9).

Têm Cristo em mente, pois O buscam em cada pensamento (ver D&C 6:36).

Têm Cristo no coração, pois seu afeto Lhe pertence para sempre (ver Alma 37:36).

Quase todas as semanas tomam o sacramento e testificam novamente ao Pai Eterno que estão dispostos a tomar sobre si o nome de Seu Filho, a recordá-Lo sempre e a guardar Seus mandamentos (ver Morôni 4:3).” (“Nascido de Deus”, A Liahona, janeiro de 1986, p. 4).

Para concluir esta lição, sublinhe uma ideia da citação do Presidente Benson que o ajude a desejar viver como alguém que está passando por uma mudança de coração. Trace uma meta que o ajude a aplicar o que sentiu ao estudar os ensinamentos de Alma sobre vivenciar uma mudança de coração (você pode escrever em seu diário pessoal ou numa folha separada). Ao buscar continuamente nascer de Deus e passar por uma mudança de coração, você estará preparado para entrar no reino de Deus.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Alma 5:1–36 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: