Seminário
Unidade 16: Dia 1, Alma 11


Unidade 16: Dia 1

Alma 11

Introdução

Amuleque contendeu com o advogado Zeezrom, que tentou fazê-lo negar o Deus vivo e verdadeiro. Ao defender sua fé contra as tentativas de Zeezrom de enredá-lo, Amuleque testificou que a salvação do pecado só vem por meio de Jesus Cristo. Amuleque prestou um testemunho incisivo de que toda a humanidade ressuscitará e será julgada por Deus. Devido à Expiação do Salvador, você ressuscitará e um dia comparecerá perante Deus e prestará contas de sua vida na Terra.

Alma 11:1–25

Amuleque rejeita a tentação de Zeezrom de negar a existência de Deus

Pense em algo que você possui que lhe é tão valioso que você nunca venderia. Pense no que o torna tão valioso para você. Em Alma 11, enquanto Alma e Amuleque ensinavam o povo de Amonia, um advogado iníquo chamado Zeezrom confrontou Amuleque e ofereceu-lhe dinheiro em troca de algo que era muito valioso para Amuleque. As escrituras descrevem Zeezrom como “um homem perito nos ardis do diabo” (Alma 11:21), ou seja, ele aprendera a usar os mesmos estratagemas, sortilégios, enganações e artimanhas utilizados por Satanás para afastar as pessoas da retidão e da verdade.

Leia Alma 11:21–22 e verifique quanto dinheiro Zeezrom ofereceu a Amuleque e o que ele desejava que Amuleque fizesse em troca. O onti era uma das moedas de prata mais valiosas dos nefitas (ver Alma 11:6, 11–13). Um onti equivalia a cerca de uma semana de salário de um juiz (ver Alma 11:3).

Responda às seguintes perguntas:

  • Em que ocasiões você já viu alguém rejeitar as tentações do mundo, como a apresentada a Amuleque?

  • Como o fato de presenciar isso o inspira a ser fiel?

Leia Alma 11:23–25 para ver como Amuleque reagiu à proposta de Zeezrom. Em seguida, responda às seguintes perguntas em seu manual:

  • A seu ver, por que Amuleque não se interessou pela proposta de Zeezrom?

  • De acordo com Alma 11:25, qual era o plano de Zeezrom ao oferecer os seis ontis a Amuleque?

  • Como isso se assemelha ao que Satanás faz quando as pessoas cedem a suas tentações?

  1. Faça os exercícios a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Para identificar melhor como Amuleque conseguiu resistir à proposta de Zeezrom, leia Alma 11:22 e complete a frase a seguir: “Não vou nada que seja contrário ao Espírito do Senhor”. Em seguida, escreva três ou quatro verbos que você possa inserir na lacuna para dar origem a uma frase verdadeira (possíveis exemplos: fazer, ler, vestir, assistir e escrever).

    2. Escreva uma frase com base em Alma 11:22 que o ajude a recordar como você pode vencer as tentações com o auxílio do Espírito Santo. O que você escrever deve expressar com suas próprias palavras a seguinte verdade: Quando confiamos no Espírito Santo, podemos vencer as tentações.

Faça uma pausa em seu estudo por alguns instantes e reflita sobre a pergunta a seguir: Como o fato de viver de modo a ser sensível ao Espírito Santo e seguir Seus sussurros me ajuda a vencer as tentações?

Leia os seguintes conselhos do Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, para ver como o fato de confiar no Espírito Santo pode ajudá-lo a vencer as tentações:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Se vocês estiverem se envolvendo com coisas que não deviam, ou se estiverem se associando com pessoas que os empurram na direção errada, este é o momento de reivindicar sua independência, seu arbítrio. Ouçam a voz do Espírito e não serão desviados do caminho certo. (…)

Como servo do Senhor, prometo que serão protegidos e defendidos dos ataques do adversário, se derem ouvidos aos sussurros que vêm do Santo Espírito” (“Conselho para os Jovens”, A Liahona, novembro de 2011, p. 16).

  1. Para refletir sobre possíveis aplicações do que você aprendeu, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são algumas situações em que os jovens são tentados a pôr em perigo seu testemunho ou ignorá-lo em troca das coisas do mundo?

    2. Que sugestões você poderia dar a um colega para ajudá-lo a confiar no Espírito Santo ao deparar-se com tentações dessa natureza?

Aplique o que você aprendeu lembrando o exemplo de Amuleque na próxima vez em que você for tentado a abrir mão de suas crenças ou de seus valores. Lembre-se de que você pode sentir maior confiança e segurança caso viva dignamente e siga os sussurros do Espírito Santo.

Alma 11:26–40

Amuleque presta testemunho do Filho de Deus e põe em xeque a tentativa de Zeezrom de desacreditar suas palavras

Zeezrom atacou a fé de Amuleque em Jesus Cristo. Para identificar-se pessoalmente com o que aconteceu depois de Zeezrom falhar em sua tentativa de fazer Amuleque negar a existência de Deus, pense numa ocasião em que alguém tenha se oposto a suas crenças. Leia o diálogo de Amuleque e Zeezrom em Alma 11:26–34 e depois veja como Zeezrom distorceu as palavras de Amuleque em Alma 11:35.

Leia como Amuleque corrigiu essa calúnia em Alma 11:36–37. Você pode marcar a nota de rodapé 34a em suas escrituras e ler Helamã 5:10–11. Em seguida, explique com suas próprias palavras a diferença entre sermos salvos “em nossos pecados” e sermos salvos “de nossos pecados” (grifo do autor):

Leia Alma 11:40 e identifique o primeiro passo que, segundo Amuleque, as pessoas precisam dar para serem salvas de seus pecados. Há algumas pessoas que afirmam crer em Jesus Cristo, mas que não querem mudar seu comportamento. Acreditar no nome de Jesus Cristo significa ter fé Nele.

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

Para entender melhor como “[acreditar] em seu nome” (ter fé em Jesus Cristo) leva ao arrependimento, leia a seguinte citação do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência: “Precisamos de grande fé em Cristo para sermos capazes de nos arrepender. Nossa fé precisa incluir ‘uma ideia correta do caráter, das perfeições e dos atributos [de Deus]’ (Lectures on Faith, 1985, p. 38). Se acreditarmos que Deus conhece todas as coisas, que é cheio de amor e de misericórdia, seremos capazes de, sem hesitar, depositar nossa confiança Nele para nossa salvação. A fé em Cristo mudará nossos pensamentos, crenças e comportamentos que não estejam em harmonia com a vontade de Deus” (“O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 99).

Imagem
Jesus Cristo

De que maneira sua fé em Jesus Cristo o motivou a mudar seus pensamentos, suas crenças e seu comportamento?

  1. Por que uma pessoa precisa ter fé em Jesus Cristo para se arrepender? Usando o que você aprendeu com Amuleque e o Presidente Uchtdorf, escreva em seu diário de estudo das escrituras como você explicaria o seguinte princípio: A verdadeira fé em Jesus Cristo é o início do processo de redenção de nossos pecados.

Alma 11:41–46

Amuleque ensina sobre a ressurreição e o julgamento de toda a humanidade

Antes de ler a conclusão do testemunho de Amuleque a Zeezrom, reflita sobre a seguinte pergunta: De que modo as ações de uma pessoa podem ser influenciadas pelo fato de não crer na vida após a morte?

  1. Escreva as palavras Ressurreição e Juízo como títulos de duas colunas distintas em seu diário de estudo das escrituras. Em seguida, leia Alma 11:41–45 em busca do máximo de informações possíveis sobre a ressurreição e o juízo final e escreva o que aprender abaixo de cada título nas respectivas colunas. Você pode escrever no alto da página em suas escrituras ou em seu diário de estudo das escrituras: Por meio da Expiação de Jesus Cristo, todos ressuscitarão e serão julgados segundo suas obras. Esses versículos também ensinam que a ressurreição significa a reunião de nosso corpo com nosso espírito em sua “perfeita forma” e “estrutura natural”, para nunca mais serem separados (ver Alma 11:43, 45).

  2. Responda a uma das seguintes perguntas (ou a ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Que pensamentos e sentimentos lhe vêm à mente e ao coração ao pensar na ressurreição e no juízo final?

    2. Como sua crença de que ressuscitará e será julgado influencia o modo como escolhe viver a cada dia?

  3. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Alma 11 e concluí a lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: