Seminário
Unidade 19: Dia 3, Alma 37


Unidade 19: Dia 3

Alma 37

Introdução

Conforme registrado em Alma 37, Alma continuou seus conselhos a seu filho Helamã e confiou-lhe os registros sagrados. Lembrou a Helamã que as escrituras já tinham sido o meio de levar milhares de lamanitas ao Senhor e profetizou que o Senhor tinha outros propósitos grandiosos para os registros no futuro. Alma instruiu seu filho quanto ao que deveria ensinar às pessoas e ensinou a Helamã a importância de buscar orientação nas palavras de Jesus Cristo comparando as palavras do Salvador com a Liahona.

Alma 37

Alma confia os registros a Helamã, aconselha-o a guardar os mandamentos e lembra-lhe que a Liahona funcionava pela fé

Observe o seguinte diagrama:

Imagem
seta

Pense em duas ou três coisas pequenas e simples que revolucionaram o mundo, como a lâmpada elétrica. Pense em algumas coisas pequenas que fizeram uma grande diferença para o bem em sua vida. Escreva duas dessas coisas pequenas no lado esquerdo do diagrama acima. No lado direito, escreva algumas palavras que descrevam o efeito grandioso que essas pequenas coisas tiveram em sua vida.

Conforme registrado em Alma 37, Alma estava preparando seu filho Helamã para se tornar o próximo historiador e detentor dos registros sagrados. Alma ensinou a Helamã um princípio sobre o papel das coisas pequenas e simples no plano do Senhor. Leia Alma 37:6–7 e depois complete o seguinte princípio: Para levar a efeito Seus propósitos eternos, o Senhor trabalha por .

Leia Alma 37:1–7 e identifique o que Alma descreveu como algo pequeno e simples. Estude também Alma 37:8–10 em busca de maneiras pelas quais as placas de latão (que continham as escrituras) conduziram a coisas grandiosas para o povo do Livro de Mórmon. Ao ler, marque em suas escrituras quais dessas bênçãos você também recebeu por meio de seu próprio estudo das escrituras.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Quais são duas ou três maneiras pelas quais as escrituras já fizeram coisas grandiosas acontecerem em sua vida?

Alma 37:13–16 registra os conselhos dados por Alma a Helamã ao confiar-lhe os registros. Estude esses versículos e procure os princípios ensinados por Alma. Um desses princípios é: Se obedecermos aos mandamentos de Deus, prosperaremos. Pondere como esse princípio se relaciona ao diagrama do início desta lição.

Conforme registrado em Alma 37:35–47, Alma orientou Helamã a ensinar as pessoas a vencer a iniquidade e as tentações por meio da fé no Senhor Jesus Cristo. Abaixo estão dois planos de aula que abordam esses ensinamentos. Estude cada um deles e as respectivas escrituras. Em seguida, prepare-se para ensinar uma das lições a um familiar, a sua família inteira (talvez como parte de uma lição da noite familiar) ou a um amigo. Se desejar, adapte a lição dependendo de quem vai ouvi-la e de onde você vai ensinar. Agende uma data e dê a aula no dia marcado. Além disso, traga seu plano de aula para sua classe de estudo no lar e esteja preparado para apresentar, se convidado, sua lição para a classe.

Lição 1—Alma 37:35–37

Explique a seus alunos que é comum aqueles que plantam árvores amarrar a muda a uma estaca e depois remover o suporte quando a planta está crescida. Pergunte: Em sua opinião, por que uma árvore precisa do suporte de uma estaca enquanto é nova e está em fase de crescimento?

Leia a seguinte experiência da vida do Presidente Gordon B. Hinckley:

Imagem
árvore retorcida

O Presidente Gordon B. Hinckley plantou uma muda de árvore junto a sua casa assim que se casou. Com o passar dos anos, não prestou muita atenção nela. Certo dia, percebeu que a árvore era disforme e inclinava-se para o oeste por que os ventos do leste a haviam curvado quando era nova e flexível. Tentou endireitá-la, mas o tronco era demasiado grosso. Tentou usar uma corda e polias para endireitá-la, mas ela não cedia. Por fim, pegou um serrote e cortou o pesado galho do lado oeste, o que deixou uma feia cicatriz. Tempos depois, ele disse o seguinte a respeito da árvore:

Imagem
árvore podada

“Faz mais de meio século que plantei aquela árvore. Minha filha e sua família moram lá agora. Recentemente olhei aquela árvore de novo. Está grande. Seu formato está melhor. Dá grande valor a casa. Mas foi sério o trauma que sofreu em sua juventude e brutal o tratamento que usei para endireitá-la!

Imagem
árvore com o tronco cheio de cicatrizes

Quando foi plantada, bastaria um pedaço de barbante para mantê-la no lugar contra a força do vento. Eu poderia e deveria ter colocado esse barbante sem nenhum esforço, mas não o fiz, e ela cedeu às forças que se abateram sobre ela” (“Educai a Criança no Caminho Que Ela Deve Seguir”], A Liahona, janeiro de 1994, p. 62).

Imagem
árvore nova com suporte

Peça a alguém que leia o conselho de Alma para Helamã em Alma 37:35 e discuta como esse versículo se relaciona à experiência do Presidente Hinckley com a árvore. (Alma 37:35 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de maneira chamativa a fim de localizá-la com facilidade posteriormente.)

Peça aos alunos que enunciem um princípio que resuma Alma 37:35. (Poderia ser algo do tipo: Devemos aprender em nossa mocidade a guardar os mandamentos de Deus.) Você pode fazer uma ou mais das perguntas a seguir:

  • A seu ver, que diferença faria na vida das pessoas o fato de aprenderem a guardar os mandamentos de Deus ainda em sua mocidade?

  • De que modo a obediência aos mandamentos em sua juventude fez a diferença para você?

  • Consegue pensar em alguém que tenha sido abençoado pelo resto da vida por ter aprendido a obedecer aos mandamentos enquanto jovem? Como essa pessoa foi abençoada?

Peça que alguém leia Alma 37:36–37 em voz alta e procure conselhos específicos que podem ajudar uma pessoa a guardar os mandamentos. Faça perguntas como as seguintes:

  • De que modo o fato de seguir esse conselho diariamente poderia ajudar vocês a guardarem os mandamentos?

  • De que maneira vocês procuram pôr o Senhor em primeiro lugar em seus pensamentos e atos? Como podem melhorar?

  • Que promessas são dadas a quem ora continuamente?

Preste testemunho de como o fato de aconselhar-se com o Senhor o ajudou a guardar os mandamentos. Convide os alunos a seguir as palavras de Alma sobre aconselhar-se com o Senhor.

Lição 2—Alma 37:38–45

Imagem
A Liahona

Pergunte às pessoas que você está ensinando o nome da bússola que o Senhor deu à família de Leí que os ajudou a viajar para a terra prometida. Em seguida, peça a alguém que leia Alma 37:38. Explique-lhes que Alma fez alusão à Liahona para ensinar a Helamã um importante princípio sobre como o Senhor guia Seus filhos.

Peça aos alunos que respondam às seguintes perguntas lendo os versículos mencionados e procurando a resposta:

  • De acordo com Alma 37:38–40, como funcionava a Liahona?

  • Segundo Alma 37:41–42, por que a Liahona parou de funcionar em determinadas ocasiões?

  • De acordo com Alma 37:43–45, como a Liahona se assemelha às palavras de Cristo?

Saliente a palavra simbolismo (Alma 37:43, 45), indicando que é quando algo é usado como símbolo de uma ideia maior. Por exemplo, a obediência ou desobediência da família de Leí às instruções da Liahona é um símbolo de nossas escolhas de obedecer ou desobedecer às palavras de Cristo. Assim como a família de Leí chegou à terra prometida seguindo a Liahona, receberemos a vida eterna se seguirmos as palavras de Cristo.

Peça a alguém que explique onde podemos encontrar as palavras de Jesus Cristo em nossa vida. (Possíveis respostas: nas escrituras, nas palavras dos profetas modernos, na bênção patriarcal e nos sussurros do Espírito.)

Pergunte: Que princípios Alma estava ensinando a Helamã ao usar o exemplo da Liahona? (As respostas podem ser algo como o princípio a seguir: Se dermos ouvidos às palavras de Jesus Cristo, elas nos orientarão para recebermos a vida eterna.) Você pode prestar testemunho de que, se escutarmos e seguirmos as palavras do Senhor, receberemos grandes bênçãos em nossa vida.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva algumas frases que descrevam o que você aprendeu ao estudar a lição que você escolheu ensinar.

  2. Escreva o seguinte em seu diário de estudo das escrituras: Decidi dar aula sobre Alma 37: (escreva quais versículos você vai ensinar). Ensinarei (escreva para quem você vai ensinar) em (escreva a data que você programou para ministrar a lição).

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Alma 37:35

Marque Alma 37:35. Tente memorizar esse versículo. Em seguida, recite-o ou leia-o para seu pai, sua mãe ou outro adulto de confiança. Faça as seguintes perguntas a essa pessoa:

  • De que modo a obediência aos mandamentos de Deus ajudou você em sua vida?

  • Que conselho você tem para mim que poderia ajudar-me a ser mais sábio em minha juventude?

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras o que você aprendeu com a pessoa com a qual falou sobre Alma 37:35.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Alma 37 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: