Seminário
Unidade 29: Dia 4, Éter 3


Unidade 29: Dia 4

Éter 3

Introdução

O Senhor perguntou ao irmão de Jarede: “Que desejais que eu faça, a fim de que tenhais luz em vossos barcos?” (Éter 2:23). Como resposta, o irmão de Jarede preparou cuidadosamente 16 pedras e orou com humildade para que o Senhor as tocasse “para que [brilhassem] na escuridão” (Éter 3:4). Por causa de sua grande fé, o irmão de Jarede viu o dedo do Salvador quando Ele tocou as pedras. Em seguida o Senhor mostrou-Se ao irmão de Jarede e ordenou-lhe que escrevesse o que vira e ouvira.

Éter 3:1–20

O Senhor toca as pedras para fornecer luz para os barcos jareditas e mostra-Se ao irmão de Jarede

Quais são alguns exemplos de coisas pelas quais você ou outros jovens oram sinceramente? Escolha uma dessas coisas e escreva-a aqui:

Ao estudar o exemplo do irmão de Jarede em Éter 3, procure ideias que ajudem você ou um amigo a receber auxílio do Senhor.

Pense na oração do irmão de Jarede ao Senhor sobre o fornecimento de luz para os barcos e a resposta do Senhor para ele. Estude Éter 2:22–3:1. Em seguida, escreva uma legenda para cada uma destas imagens que descreva o que o irmão de Jarede fez como sua parte para resolver o problema da falta de luz.

Imagem
homem com fogo e ferramentas

Imagem
homem escalando montanha

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras sobre o que o impressionou no empenho do irmão de Jarede para resolver o problema da falta de luz nos barcos. Mesmo com o grande esforço do irmão de Jarede, pense em até que ponto suas pedras fundidas teriam sido eficazes para fornecer luz sem a ajuda do Senhor.

Leia Éter 3:2–5 e depois faça o seguinte:

  • Identifique ou marque trechos que mostrem que o irmão de Jarede era humilde e reconhecia sua dependência de Deus. Pode ser útil saber que a frase “nossa natureza tornou-se má continuamente” se refere a nosso estado pecaminoso na Terra. Por causa da queda de Adão, estamos fisicamente separados de Deus. Temos também propensão ao pecado. Sem auxílio divino, jamais poderíamos regressar à presença de Deus.

  • Identifique o que o irmão de Jarede pediu que o Senhor fizesse.

  • Identifique ou assinale o que o irmão de Jarede testificou saber sobre Deus.

Imagem
O Irmão de Jarede Vê o Dedo do Senhor
  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Que evidências você consegue identificar em Éter 3:1–5 da fé do irmão de Jarede na possibilidade de receber auxílio do Senhor para resolver seu problema?

    2. De que maneira o exemplo dele pode ajudar você a reconhecer sua dependência do Senhor ao pedir auxílio a Ele?

Leia a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, cuja tônica é a fé do irmão de Jarede: “Certamente Deus, assim como o leitor, sente algo muito marcante na inocência e no fervor típicos de criança que existiam na fé desse homem. ‘Eis que, ó Senhor, tu podes fazer isto’ [Éter 3:5]. Talvez não haja nas escrituras nenhuma outra declaração de fé mais poderosa proferida por alguém. (…) Por mais inseguro que esteja sobre sua própria capacidade, o profeta não tem incerteza nenhuma sobre o poder de Deus” (“Rending the Veil of Unbelief”, [Rompendo o Véu da Descrença] em Nurturing Faith through the Book of Mormon: The 24th Annual Sidney B. Sperry Symposium, 1995, p. 12).

Leia Éter 3:6 e imagine como deve ter sido estar na situação descrita nesse versículo.

Leia Éter 3:9 e identifique por que o Senhor estava disposto a tocar as pedras e por que o irmão de Jarede conseguiu ver o dedo do Senhor.

Termine a seguinte declaração de princípio com base no que aprendeu até agora em Éter 3: Se invocarmos o Senhor com humildade, Ele nos responderá de acordo com nossa e Sua vontade.

  1. Responda a uma das seguintes perguntas (ou a ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Leia o que você escreveu no início desta lição sobre as coisas pelas quais você ou outros jovens oram. Como alguém pode demonstrar fé no Senhor ao buscar o auxílio e a orientação Dele nessa situação?

    2. Que experiências você já teve na vida que o levaram a confirmar a veracidade do princípio de que, se invocarmos humildemente o Senhor, Ele nos responderá de acordo com nossa fé e Sua vontade?

Reserve alguns instantes para avaliar em silêncio o quanto você confia no Senhor. Leia Éter 3:9–12 e procure e assinale evidências da fé que o irmão de Jarede tinha no Senhor.

Examine Éter 3:11 e pense se você tem fé suficiente no Senhor para comprometer-se a crer nas coisas que Ele vai revelar-lhe e a segui-las antes mesmo de Ele as revelar.

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

Leia a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland e sublinhe o que precisamos fazer para exercer fé como o irmão de Jarede: “A fé preparatória é formada por experiências do passado — por coisas conhecidas, que constituem o alicerce da crença. Já a fé redentora costuma ser exercida com o olhar voltado para experiências futuras — o desconhecido, o que enseja milagres. (…) A fé como a do irmão de Jarede precede o milagre e o conhecimento. Ele teve de acreditar antes de Deus Se pronunciar. Ele precisou agir antes que a capacidade de realizar tal ato fosse visível. Ele teve de comprometer-se à experiência inteira antes mesmo da concretização dos primeiros segmentos dela. Ter fé é concordar incondicionalmente — e antecipadamente — com quaisquer condições que Deus venha a impor tanto num futuro próximo quanto distante” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon [Cristo e o Novo Convênio: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon], 1997, pp. 18–19) .

Pense nas experiências vividas pelo irmão de Jarede, a começar pela Torre de Babel. Que experiências podem ter ajudado a aumentar a fé do irmão de Jarede no Senhor? A seu ver, como essas experiências o prepararam para exercer “uma fé tão grande” (Éter 3:9) naquele momento?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Que experiência você teve que aumentou sua fé no Senhor?

    2. Como essa experiência o preparou para exercer uma fé ainda maior no futuro?

Leia Éter 3:13–20 e identifique a bênção que o irmão de Jarede recebeu por causa de sua fé. O que o irmão de Jarede aprendeu a respeito do Salvador com essa experiência extraordinária? Outro princípio importante que você pode aprender com Éter 3 é o seguinte: À medida que exercermos fé no Senhor, vamos nos aproximar Dele. Você pode escrever esse princípio em suas escrituras ao lado de Éter 3:11–20.

O Élder Jeffrey R. Holland comentou Éter 3:15–16 e a possível confusão que essa experiência é capaz de suscitar:

“[Um] ponto que merece um breve comentário diz respeito à exclamação do Senhor: ‘Nunca ninguém se chegou a mim com uma fé tão grande como tu; porque se assim não fora, não poderias ter visto o meu dedo’. E depois: ‘E nunca me mostrei ao homem que criei, porque nunca o homem creu em mim como tu creste’. [Éter 3:9, 15.]

Há margem para confusão aqui ao percebermos que muitos dos grandes profetas (e talvez todos) que viveram antes do irmão de Jarede tinham visto a Deus. Então como interpretar essa afirmação do Senhor? (…)

Essa questão já foi bastante abordada por autores santos dos últimos dias e há várias explicações possíveis. Todas elas ajudam a esclarecer a verdade maior dessa passagem. Contudo, sem revelações adicionais ou comentários sobre o assunto, qualquer conjectura não passa disso e é inadequada e incompleta. (…)

Alguns acreditam que o Senhor quis dizer que nunca Se revelara ao homem tão plenamente. Segundo essa teoria as aparições divinas a profetas anteriores não teriam sido tão plenas e nunca antes o véu teria sido retirado de modo a permitir a total revelação da natureza de Cristo, de Seu ser. (…)

A explicação final — e a mais convincente no tocante à fé do irmão de Jarede — seria que com isso Cristo estava dizendo ao irmão de Jarede: ‘Nunca me mostrei ao homem assim, sem ter sido por iniciativa Minha e sim da fé singular daquele que chegou a ver-Me’. Normalmente, os profetas são convidados a entrar na presença do Senhor ou entram em Sua presença por ordem expressa Sua e com Sua autorização. Já o irmão de Jarede, ao que parece, simplesmente penetrou o véu, não contra a vontade do Senhor, mas talvez sem convite prévio. Disse Jeová: ‘(…) Nunca ninguém se chegou a mim com uma fé tão grande como tu; porque se assim não fora, não poderias ter visto o meu dedo’. (…) Nunca o homem creu em mim como tu creste’. Obviamente o próprio Senhor fez a relação entre essa fé sem precedentes e essa visão sem precedentes. Se a visão em si não foi sem precedentes, sem precedentes foi a fé e a maneira como a visão foi obtida. A única evidência de que essa fé foi tão notável foi o fato de levar o profeta, sem ter sido convidado, a chegar aonde outros só chegaram pela vontade expressa de Deus” (Christ and the New Covenant [Cristo e o Novo Convênio], pp. 20–23).

Éter 3:21–28

O Senhor manda o irmão de Jarede escrever as coisas que viu e selar seu registro

Leia Éter 3:25–26 e identifique o que mais o Senhor mostrou ao irmão de Jarede. Conforme registrado em Éter 3:21–24, 27–28, o Senhor mandou o irmão de Jarede escrever as coisas que lhe tinham sido mostradas em visão e selar os registros. O Senhor também explicou que prepararia um meio para que os escritos do irmão de Jarede fossem traduzidos no futuro. Uma das maneiras pelas quais essa profecia se cumpriu foi quando o Profeta Joseph Smith traduziu o livro de Éter das placas de ouro como parte do Livro de Mórmon e assim permitiu que todos lessem o registro dos jareditas.

Pondere como você pode aplicar o que aprendeu hoje e o que pode fazer para demonstrar fé no Senhor. Ao exercer fé em Jesus Cristo, Deus derramará bênçãos sobre você, assim como o fez com o irmão de Jarede.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Éter 3 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: