Seminário
Unidade 22: Dia 3, Helamã 5


Unidade 22: Dia 3

Helamã 5

Introdução

Os nefitas continuaram em iniquidade até que a maioria deles escolheu a iniquidade em vez da retidão. Inspirados pelas palavras do seu pai, Néfi e Leí dedicaram-se a pregar o evangelho. Seu pai, Helamã, os havia ensinado sobre a importância de edificar a vida sobre o alicerce do Salvador. Após ensinar os nefitas, Leí e Néfi pregaram aos lamanitas e foram jogados na prisão. Após o Senhor libertar Néfi e Leí da prisão de modo milagroso, a maioria dos lamanitas se converteu ao evangelho.

Helamã 5:1–13

Helamã ensinou seus filhos Néfi e Leí para se lembrarem dos mandamentos de Deus e do poder de Jesus Cristo para ajudá-los

Leia as seis palavras e frases a seguir. Para ajudá-lo a completar a próxima atividade, tente lembrar-se de cada uma delas. Será solicitado a você que as escreva de memória no diário de estudo das escrituras: família, pais, a Expiação de Jesus Cristo, profetas, o arrependimento leva à salvação, guardar os mandamentos.

  1. Feche o manual e escreva de memória as seis palavras ou frases no diário de estudo das escrituras.

Verifique as respostas. Pense por um momento se foi fácil ou difícil lembrar-se das frases. Você acha que fez diferença o fato de ter sido informado de antemão que seria necessário escrever os itens de memória?

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

Leia a declaração a seguir do Presidente Spencer W. Kimball e pense sobre por que lembrar é uma palavra tão importante quando estamos tentando viver o evangelho: “Sabem qual é a palavra mais importante do dicionário? Pode ser o verbo lembrar. Como todos assumimos convênios — sabemos o que fazer e como fazer — nossa maior necessidade é lembrar” (“Circles of Exaltation” [Círculos de Exaltação, discurso para os educadores religiosos do SEI, 28 de junho de 1968], p. 5).

Hoje você estudará sobre duas pessoas que fizeram a diferença na vida de milhares de pessoas porque se lembraram das verdades que haviam aprendido com o pai. Durante o curso da lição de hoje, pondere sobre o que acha que o Senhor deseja que se lembre.

Conforme explicado em Helamã 5:1–4, Néfi renunciou ao cargo de juiz supremo porque as pessoas haviam se tornado muito iníquas. Ele e seu irmão, Leí, queriam dedicar todo o tempo que tinham para pregar a palavra de Deus. Ao começarem o ministério, eles se lembraram dos ensinamentos de seu pai, Helamã. Leia os versículos a seguir e resuma nas lacunas fornecidas o que Helamã pediu a seus filhos que se lembrassem. Você também pode marcar a palavra lembrar todas as vezes que ela aparecer nesses versículos.

  1. Para ajudá-lo a entender melhor o que acabou de ler, responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Como o fato de lembrar o exemplo justo de alguém pode ajudá-lo a “[praticar] o bem”? (Helamã 5:7).

    2. O que você faz para se lembrar da Expiação de Jesus Cristo?

Leia novamente Helamã 5:12 procurando frases que apoiam este princípio: Se construirmos nosso alicerce em Jesus Cristo, Satanás não terá poder sobre nós. (Helamã 5:12 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo distinto para conseguir localizá-la no futuro).

Imagem
base da parede do Templo de Nauvoo

Imagine que lhe foi pedido para desenhar um edifício que jamais caísse. Pense em respostas para as seguintes perguntas:

  • Que tipo de alicerce tal edifício precisaria ter?

  • Como um alicerce forte ajuda um edifício a suportar o clima, os desastres naturais ou outras circunstâncias difíceis?

  • Quais palavras ou frases em Helamã 5:12 sugerem que edificar sobre o alicerce de Jesus Cristo, nosso Redentor, não impedirá os ataques do adversário, mas lhe dará força para sobrepujá-los?

  1. Escreva respostas para as seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Em sua opinião, o que significa edificar o alicerce de sua vida sobre a rocha que é Jesus Cristo? Como está se esforçando para fazer isso em sua vida?

    2. Quando você conseguiu suportar uma tentação ou provação porque o alicerce de sua vida estava em Jesus Cristo?

    3. Como você pode melhorar para que o Salvador seja o alicerce de sua vida?

Helamã 5:14–52

O Senhor protege Néfi e Leí na prisão e dispersa a escuridão dos seus raptores quando clamam a Ele e se arrependem

Conforme registrado em Helamã 5:14–19, Néfi e Leí pregaram o evangelho com grande poder na terra de Zaraenla e batizaram milhares de pessoas lá. Eles então viajaram para a terra de Néfi, que era a terra dos lamanitas. A atividade a seguir visa ajudá-lo a entender as experiências notáveis de Néfi e Leí entre os lamanitas.

  1. Desenhe o gráfico a seguir em toda uma página no seu diário de estudo das escrituras. Depois leia os versículos em cada caixa e desenhe uma figura simples ou escreva um breve resumo do que cada grupo de versículos descreve.

    Néfi e Leí entre os lamanitas

    Helamã 5:20–21

    Helamã 5:22–25

    Helamã 5:26–28

    Helamã 5:29–34

    Helamã 5:35–39

    Helamã 5:40–44

Nessa experiência a nuvem de escuridão pode representar o pecado, e o pilar de fogo que envolveu cada pessoa pode representar o Espírito Santo.

Revise os versículos 28 e 34 e escreva como o povo se sentiu quando estava na nuvem de escuridão:

Revise os versículos 43 e 44 e escreva como as pessoas se sentiram quando estavam envoltas pelo pilar de fogo:

Revise os versículos 41 e 42 e escreva o que as pessoas fizeram para remover a nuvem de escuridão, ou em outras palavras, arrepender-se dos pecados:

Leia Helamã 5:45–47 e pondere sobre quais verdades você aprendeu com essa experiência acerca do arrependimento. Um dos princípios é: Quando exercemos fé em Jesus Cristo e nos arrependemos dos pecados, o Espírito Santo enche nosso coração de paz e alegria.

Em Helamã 5:48–52 aprendemos que cerca de 300 lamanitas fizeram parte desse milagre e foram completamente convertidos ao evangelho. Eles seguiram adiante e ministraram ao seu povo até que “a maior parte dos lamanitas” também se convertessem (Helamã 5:50). Esses conversos “abandonaram suas armas de guerra” (Helamã 5:51) e “devolveram aos nefitas as terras de sua herança” (Helamã 5:52). Na maioria dos casos no Livro de Mórmon, as pessoas retomavam suas terras por meio de guerra, mas neste caso, os nefitas retomaram suas terras porque seus inimigos haviam se arrependido e aceitado o evangelho.

  1. Pense se está sentindo paz e alegria na vida. Pense acerca de quaisquer nuvens de escuridão que possam estar em sua vida, tais como pecados dos quais não se arrependeu, contendas com familiares ou amigos, ou apenas falhas ao fazer coisas como ler as escrituras e orar regularmente. Escreva uma ou mais dessas coisas no diário de estudo das escrituras. Pondere sobre o que pode fazer para seguir o exemplo dos lamanitas em Helamã 5 e escreva o que pode fazer para convidar o Salvador para dissipar as nuvens de escuridão que talvez estejam sobre você. Como o arrependimento pode ser parte da solução que está procurando? Como o arrependimento o ajudará a edificar sobre o alicerce de Jesus Cristo?

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Helamã 5:12

Leia Helamã 5:12 e identifique as palavras que sugerem imagens visuais a você (por exemplo, rocha, alicerce, vento, granizo, tempestade). Para ajudá-lo a memorizar estes versículos, pegue um pedaço de papel e escreva nele a primeira letra de cada palavra neste versículo, a menos que a palavra sugira uma imagem visual. Então, no lugar de uma letra, desenhe uma figura simples que represente aquela palavra. Pratique recitar o versículo usando apenas seu pedaço de papel. Coloque seu papel em um lugar que o verá com frequência para ajudá-lo a lembrar das verdades neste versículo.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Helamã 5 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: