Conferência Geral
Cristo Ressuscitou; Fé Nele Moverá Montanhas
Conferência geral de abril de 2021


Cristo Ressuscitou; Fé Nele Moverá Montanhas

A fé em Jesus Cristo é o maior poder que temos disponível nesta vida. Todas as coisas são possíveis para aqueles que acreditam.

Meus queridos irmãos e irmãs, estou grato pelo privilégio de poder falar-vos neste Domingo de Páscoa.1 O sacrifício expiatório e a Ressurreição de Jesus Cristo mudaram as nossas vidas para sempre. Nós amamo-Lo e é com gratidão que O adoramos e ao nosso Pai Celestial.

Durante os últimos seis meses, continuamos a lutar contra uma pandemia mundial. Fico maravilhado com a vossa resiliência e força espiritual perante a doença, a perda e o isolamento. Oro constantemente para que, apesar de tudo, sintam o amor infalível que o Senhor tem por vós. Se responderam às vossas provações com um discipulado mais forte, o ano passado não terá sido em vão.

Esta manhã, ouvimos líderes da Igreja que vêm de todos os continentes populados da Terra. Verdadeiramente, as bênçãos do evangelho são para todas as etnias, idiomas e povos. A Igreja de Jesus Cristo é uma igreja mundial. Jesus Cristo é o nosso líder.

Felizmente, nem mesmo uma pandemia conseguiu abrandar o avanço da Sua verdade. O evangelho de Jesus Cristo é exatamente o que este mundo confuso, contencioso e exausto precisa.

Cada filho de Deus merece a oportunidade de ouvir e aceitar a mensagem de cura e redenção de Jesus Cristo. Nenhuma outra mensagem é mais vital para a nossa felicidade — agora e para sempre.2 Nenhuma outra mensagem é mais cheia de esperança. Nenhuma outra mensagem pode eliminar as contendas da nossa sociedade.

A fé em Jesus Cristo é o alicerce de toda a crença e o canal do poder divino. De acordo com o apóstolo Paulo: “Sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.3

Tudo de bom na vida — todas as potenciais bênçãos de significado eterno — começam com a fé. Deixar que Deus prevaleça na nossa vida começa com a fé de que Ele está disposto a guiar-nos. O verdadeiro arrependimento começa com a fé de que Jesus Cristo tem o poder de nos limpar, curar e fortalecer.4

“Não [negueis] o poder de Deus”, declarou o profeta Moróni, “pois ele opera com poder, de acordo com a fé dos filhos dos homens”.5 É a nossa fé que liberta o poder de Deus na nossa vida.

No entanto, exercer fé pode parecer assombroso. Às vezes, podemos perguntar-nos se conseguimos reunir fé suficiente para receber as bênçãos de que necessitamos tão desesperadamente. Contudo, o Senhor dissipou estes temores através das palavras do profeta Alma do Livro de Mórmon.

Imagem
Grão de mostarda

Alma pede-nos simplesmente para pormos à prova a palavra e que “[exerçarmos] uma partícula de fé, sim, mesmo que não [tenhamos] mais que o desejo de acreditar”.6 A frase “partícula de fé” lembra-me da promessa bíblica do Senhor de que se “[tivermos] fé como um grão de mostarda”, seremos capazes de “[dizer] a este monte: Passa daqui para acolá; e haveria de passar; e nada [nos] seria impossível”.7

Imagem
Um pássaro entre os grãos de mostarda

O Senhor entende a nossa fraqueza mortal. Todos fraquejamos uma vez por outra. No entanto, Ele também conhece o nosso grande potencial. O grão de mostarda começa pequeno, mas cresce e torna-se uma árvore suficientemente grande para que os pássaros nidifiquem nos seus galhos. O grão de mostarda representa uma fé pequena, mas crescente.8

O Senhor não requer uma fé perfeita para termos acesso ao Seu poder perfeito . Mas Ele pede-nos para acreditar.

Meus queridos irmãos e irmãs, o meu apelo a todos nesta manhã de Páscoa é para quecomeçem hoje a aumentar a vossa fé. Através da vossa fé, Jesus Cristo aumentará a vossa capacidade de mover montanhas na vossa vida,9 mesmo que os vossos desafios pessoais pareçam tão altos como o Monte Everest.

As vossas montanhas podem ser a solidão, a dúvida, a doença ou outros problemas pessoais. As vossas montanhas variam, mas a resposta para cada um dos vossos desafios é aumentar a vossa fé. Isso dá trabalho. Aprendizes preguiçosos e discípulos negligentes terão sempre dificuldade em reunir até mesmo uma única partícula de fé.

Fazer qualquer coisa bem requer esforço. Tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo não é exceção. Aumentar a vossa fé e confiança Nele exige esforço. Gostaria de oferecer cinco sugestões para ajudar-vos a desenvolver esta fé e confiança.

Primeiro, estudar. Tornem-se alunos empenhados. Mergulhem nas escrituras para entender melhor a missão e o ministério de Cristo. Conheçam a doutrina de Cristo para que entendam o poder da mesma para a vossa vida. Interiorizem a verdade de que a Expiação de Jesus Cristo se aplica a vós. Ele tomou sobre Si a vossa miséria, os vossos erros, as vossas fraquezas e os vossos pecados. Ele pagou o preço compensatório e providenciou a força para moverem todas as montanhas que venham a enfrentar. Obtêm este poder com a vossa fé, confiança e disposição para segui-Lo.

Mover as vossas montanhas pode exigir um milagre. Aprendam sobre milagres. Milagres acontecem de acordo com a vossa fé no Senhor. O ponto central deste tipo de fé é confiar na vontade e no calendário do Senhor — como e quando Ele vos abençoará com a ajuda milagrosa que desejam. Somente a vossa incredulidade impedirá que Deus vos abençoe com milagres para mover as montanhas da vossa vida.10

Quanto mais aprenderem sobre o Salvador, mais fácil será confiar na Sua misericórdia, no Seu amor infinito e no Seu poder fortalecedor, curador e redentor. O momento em que o Salvador está mais próximo de nós é quando enfrentamos ou escalamos uma montanha com fé.

Segundo, escolher acreditar em Jesus Cristo. Se tiverem dúvidas sobre Deus o Pai e o Seu Filho Amado, ou a validade da Restauração ou a veracidade do chamado divino de Joseph Smith como profeta, escolham acreditar11 e permanecer fiéis. Levem as vossas perguntas ao Senhor e a outras fontes fidedignas. Estudem mais com o desejo de acreditar do que com a esperança de encontrar uma falha na estrutura da vida dum profeta ou uma discrepância nas escrituras. Parem de aumentar as vossas dúvidas, ensaiando-as com outros céticos. Permitam que o Senhor vos conduza na vossa jornada de descoberta espiritual.

Terceiro, agir com fé. O que é que fariam se tivessem mais fé? Pensem nisso. Escrevam sobre isso. Depois, recebam mais fé ao fazerem algo que requer mais fé.

Quarto, participar de ordenanças sagradas dignamente. As ordenanças libertam o poder de Deus para a vossa vida.12

E quinto, pedir ajuda ao Pai Celestial, em nome de Jesus Cristo.

A fé dá trabalho. Receber revelação dá trabalho. Porém, “todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre”.13 Deus sabe o que ajudará a vossa fé a crescer. Perguntem e depois voltem a perguntar.

Um descrente pode dizer que a fé é para os fracos. Mas esta afirmação ignora o poder da fé. Teriam os apóstolos do Salvador continuado a ensinar a Sua doutrina após a Sua morte, correndo perigo de vida, se tivessem duvidado Dele?14 Teriam Joseph e Hyrum Smith morrido como mártires em defesa da Restauração da Igreja do Senhor, a menos que tivessem um testemunho seguro de que isso era verdade? Teriam quase 2.000 Santos morrido ao longo da trilha dos pioneiros15 se não tivessem fé que o evangelho de Jesus Cristo tinha sido restaurado? Na verdade, a fé é o poder que permite ao improvável realizar o impossível.

Não minimizem a fé que já têm. É preciso ter fé para filiar-se à Igreja e permanecer fiel. É preciso ter fé para seguir profetas, em vez de eruditos e da opinião popular. É preciso ter fé para servir missão durante uma pandemia. É preciso ter fé para viver uma vida casta, quando o mundo grita que a lei Deus sobre a castidade está fora de moda. É preciso ter fé para ensinar o evangelho às crianças num mundo secular. É preciso ter fé para implorar pela vida dum ente querido e ainda mais fé para aceitar uma resposta dececionante.

Há dois anos, eu e a irmã Nelson visitámos Samoa, Tonga, Fiji e Taiti. Cada uma destas nações insulares tinha sofrido fortes chuvas durante vários dias. Os membros jejuaram e oraram para que as suas reuniões ao ar livre fossem protegidas da chuva.

Em Samoa, Fiji e Taiti, assim que as reuniões começaram, a chuva parou. Mas em Tonga, a chuva não parou. Ainda assim, 13.000 Santos fiéis vieram horas antes para conseguir um lugar, esperaram pacientemente durante um aguaceiro constante e depois sentaram-se para uma húmida reunião de duas horas.

Imagem
Os Santos de Tonga à chuva

Vimos uma fé vibrante em ação em cada um destes povos ilhéus — fé suficiente para parar a chuva e fé para perseverar quando a chuva não parava.

As montanhas nas nossas vidas nem sempre se movem como ou quando gostaríamos. Mas a nossa fé irá sempre impulsionar-nos para a frente. A fé aumenta sempre o nosso acesso ao poder divino.

Por favor, saibam isto: se tudo e todos no mundo em quem confiam falharem, Jesus Cristo e a Sua Igreja nunca vos falharão. O Senhor nunca tosqueneja nem dorme.16 Ele “é o mesmo ontem, hoje e [amanhã]”.17 Ele não abandonará os Seus convénios,18 as Suas promessas ou o Seu amor pelo Seu povo. Ele faz milagres hoje e fará milagres amanhã.19

A fé em Jesus Cristo é o maior poder que temos disponível nesta vida. Todas as coisas são possíveis para aqueles que acreditam.20

A vossa fé crescente Nele moverá montanhas — não as montanhas de rocha que embelezam a terra mas as montanhas de miséria nas vossas vidas. A vossa fé florescente ajudar-vos-á a transformar os desafios em oportunidades e crescimento incomparáveis.

Neste Domingo de Páscoa, com profundo sentimento de amor e gratidão, declaro-vos o meu testemunho de que Jesus Cristo, sem dúvida, ressuscitou. Ressuscitou para liderar a Sua Igreja. Ressuscitou para abençoar a vida de todos os filhos de Deus, onde quer que vivam. Com fé Nele, podemos mover as montanhas das nossas vidas. Disto testifico, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Nalgumas partes do mundo, as pessoas usam uma forma única e especial de trocar saudações na manhã de Páscoa. No seu idioma local, o saudador dirá: “Cristo ressuscitou!” A pessoa saudada, então, responde: “Verdadeiramente! Ele ressuscitou!. Por exemplo, a troca de saudações de Páscoa por falantes do idioma russo começa com “Христос воскрес” (Cristo ressuscitou!), ao que se responde com “Воистину! воскрес!” (Verdadeiramente! Ele ressuscitou!).

  2. Ver Mosias 2:41.

  3. Hebreus 11:6. Lectures on Faith [Dissertações sobre a Fé] declara que a fé “é o primeiro grande princípio governante que tem poder, domínio e autoridade sobre todas as coisas” ([1985], 5).

  4. Ver Mateus 11:28–30; Alma 7:12–13; Éter 12:27.

  5. Moróni 10:7; ênfase acrescentada.

  6. Alma 32:27; ênfase acrescentada.

  7. Mateus 17:20; ênfase acrescentada; ver também Helamã 12:9, 13.

  8. Ver Doutrina e Convénios 78:17–18. A recompensa por despojar-se do homem natural é tornar-se “santo pela expiação de Cristo, o Senhor” (Mosias 3:19).

  9. Ver 1 Néfi 7:12.

  10. Ver Mórmon 9:19–21; Éter 12:30.

  11. Ver 2 Néfi 33:10–11.

  12. Ver Doutrina e Convénios 84:20.

  13. Mateus 7:8.

  14. Sem o poder da fé, teria Abinádi sofrido a morte pelo fogo por se recusar a negar o que sabia ser verdade? (Ver Mosias 17:7–20). Sem este poder, ter-se-ia Éter escondido na cavidade duma rocha (ver Éter 13:13–14) e Moróni suportado anos de solidão (ver Moróni 1:1–3) quando as vidas deles poderiam ter sido muito mais confortáveis se tivessem apenas denunciado o que acreditavam?

  15. Ver Melvin L. Bashore, H. Dennis Tolley e a BYU Pioneer Mortality Team, “Mortality on the Mormon Trail, 1847–1868” [Mortalidade no Trilho Mórmon, 1847–1868], BYU Studies, vol. 53, no. 4 (2014), p. 115.

  16. Ver Salmos 121:4.

  17. Mórmon 9:9.

  18. Ver Isaías 54:10; 3 Néfi 22:10.

  19. Ver Mórmon 9:10–11, 15.

  20. Ver Marcos 9:23.