Conferência Geral
A Luz do Evangelho Pleno de Jesus
Conferência geral de abril de 2021


A Luz do Evangelho Pleno de Jesus

Testifico que a luz do evangelho pleno de Jesus brilha intensamente por toda a Terra, hoje.

O belo hino dos Santos dos Últimos Dias “Povos da Terra, Vinde, Escutai!” captura, inequivocamente, o entusiasmo e a alegria da plenitude do evangelho a ser levada a todo o mundo. Neste hino cantamos:

Povos da terra, Vinde, escutai!

Os mensageiros de nosso Pai.

Anjos de glória cantam refrão:

Eis a Restauração!1

Louis F. Mönch, o autor deste texto jubiloso, foi um converso alemão que escreveu as palavras inspiradas para o hino, enquanto morava na Suíça, durante o seu serviço missionário de tempo integral na Europa.2 A alegria que surge ao testemunhar o impacto global da Restauração é claramente articulada nas seguintes palavras do hino:

Povos que estavam na escuridão

Hoje se alegram na salvação.

A longa noite já terminou

E a alva enfim raiou!3

Graças ao início da Restauração contínua, há pouco mais de 200 anos, a luz “do evangelho pleno de Jesus”4 brilha agora, com força, por toda a Terra. Em 1820, o Profeta Joseph aprendeu, assim como outros milhões pessoas desde então, que Deus “a todos dá liberalmente, sem repreensão”.5

Pouco depois da organização da Igreja nesta última dispensação, o Senhor falou a Joseph Smith e manifestou o Seu amor abundante por nós quando disse:

“Portanto, eu, o Senhor, conhecendo as calamidades que adviriam aos habitantes da Terra, chamei [o] meu servo Joseph Smith Júnior e falei-lhe do céu e dei-lhe mandamentos; (…)

Para que o meu eterno convénio seja estabelecido;

Para que a plenitude do meu evangelho seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes”.6

Pouco depois desta revelação ter sido recebida, começaram a ser chamados e enviados missionários a muitas nações do mundo. Tal como o profeta Néfi previu, a mensagem do evangelho restaurado começou a ser pregada “entre todas as nações, tribos, línguas e povos”.7

“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi formalmente organizada numa pequena cabana de troncos, no interior do estado de Nova York, em 1830.

Demorou 117 anos, até 1947, para que a Igreja crescesse dos seis membros iniciais para um milhão. Os missionários foram uma caraterística da Igreja desde o início, espalhando-se por terras dos Índios Americanos, Canadá e, em 1837, além do continente norte-americano até à Inglaterra. Pouco depois, os missionários estavam a trabalhar no continente europeu e em lugares distantes como a Índia e as ilhas do Pacífico.

A marca de dois milhões de membros foi alcançada apenas 16 anos depois, em 1963 e, a marca de três milhões oito anos mais tarde”.8

Destacando o rápido crescimento da Igreja, o Presidente Russell M. Nelson disse recentemente: “Hoje, o trabalho do Senhor n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está [a prosseguir num] ritmo acelerado. A Igreja terá um futuro sem paralelo e sem precedentes”.9

A Restauração da plenitude do evangelho de Jesus Cristo na sua plenitude, a organização da Igreja viva do Senhor na Terra novamente e o seu notável crescimento desde então, tornaram as bênçãos do sacerdócio disponíveis em todo o mundo. As ordenanças e os convénios sagrados que nos ligam a Deus e que nos colocam no caminho do convénio manifestam claramente “o poder da divindade”.10 Ao participarmos destas ordenanças sagradas pelos vivos e pelos mortos, coligamos Israel de ambos os lados do véu e preparamos a Terra para a Segunda Vinda do Salvador.

Em abril de 1973, eu e os meus pais viajámos da nossa terra natal, a Argentina, para sermos selados no templo. Como na altura não havia templos em nenhum país da América Latina, voámos mais de 9.700 quilómetros para cada lado, para sermos selados no Templo do Lago Salgado. Embora eu tivesse apenas dois anos de idade na altura e não me lembre de toda aquela experiência especial, três imagens muito distintas daquela viagem fixaram-se na minha mente e permaneceram desde então.

Imagem
A vista duma janela de avião

Primeiro, lembro-me de ser colocado perto da janela do avião e ver as nuvens brancas abaixo.

Estas nuvens lindas e brilhantes perduram na minha mente como se fossem bolas de algodão gigantescas.

Outra imagem que permaneceu na minha mente é a de alguns personagens de aparência engraçada, num parque de diversões, na área de Los Angeles. Estes personagens são difíceis de esquecer.

Mas, muito mais importante, é esta imagem brilhante e inesquecível:

Imagem
A sala de selamentos do Templo do Lago Salgado

Lembro-me claramente de estar numa sala sagrada do Templo do Lago Salgado, onde o selamento de casais e famílias é realizado para esta vida e para toda a eternidade. Lembro-me do belo altar do templo e lembro-me da luz do sol brilhar através da janela da sala. Senti, então, e continuei a sentir daí em diante, o calor, a segurança e o consolo da luz do evangelho pleno de Jesus.

Sentimentos semelhantes foram reafirmados no meu coração 20 anos depois, quando entrei no templo para ser selado novamente — desta vez, porque a minha noiva e eu fomos selados para esta vida e para toda a eternidade. Contudo, nesta ocasião, não tivemos de viajar milhares de quilómetros porque o Templo de Buenos Aires, Argentina, já tinha sido construído e dedicado, e ficava a uma curta distância da nossa casa.

Imagem
A família Walker

Vinte e dois anos depois do nosso casamento e selamento, tivemos a bênção de regressar ao mesmo templo, mas desta vez com a nossa linda filha, e fomos selados como família para esta vida e para toda a eternidade.

Ao refletir sobre estes momentos sagrados da minha vida, fui dominado por uma alegria profunda e duradoura. Senti, e continuo a sentir, o amor dum Pai Celestial compassivo, que conhece as nossas necessidades individuais e os nossos desejos sinceros.

Ao referir-se à coligação de Israel nos últimos dias, o Senhor Jeová disse: “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e lhes serei por Deus, e eles me serão por povo”.11 Sinto-me eternamente grato porque, desde tenra idade, a lei do Senhor começou a ficar gravada profundamente no meu coração, por intermédio das ordenanças sagradas, na Sua casa sagrada. Quão fundamental é saber que Ele é o nosso Deus, que somos o Seu povo e que quaisquer que sejam as circunstâncias que nos cercam, se formos fiéis e obedecermos aos convénios que fizemos, podemos ser “eternamente envolvidos pelos braços [do] seu amor”.12

Durante a sessão das mulheres da conferência geral de outubro de 2019, o Presidente Nelson disse: “Todos os nossos esforços de ministrar, proclamar o evangelho, aperfeiçoar os Santos e redimir os mortos convergem no templo santo”.13

Além disso, durante a mesma conferência geral, o Presidente Nelson ensinou: “Como é óbvio, a joia da [coroa da] Restauração é o templo sagrado. As suas ordenanças e convénios sagrados são essenciais para preparar um povo que está pronto para receber o Salvador na Sua Segunda Vinda”.14

A restauração em curso foi marcada pela construção e dedicação de templos num ritmo cada vez maior. Ao coligarmos de ambos os lados do véu, ao fazermos sacrifícios para servir e tornar o templo fundamental na nossa vida, o Senhor está realmente a edificar-nos, está a edificar o Seu povo do convénio.

“A verdade, clara como a luz

Do evangelho pleno de Jesus

Hoje é pregada para milhões,

Em todas as nações!”15

Testifico que a luz do evangelho pleno de Jesus brilha intensamente por toda a Terra, hoje. A “obra maravilhosa e um assombro” predita pelo profeta Isaías16 e vista por Néfi17 está a ocorrer num ritmo acelerado, mesmo nestes tempos desafiadores. Como Joseph Smith declarou profeticamente: “O Estandarte da Verdade foi erguido; nenhuma mão iníqua pode impedir o progresso da obra (…) até que os propósitos de Deus sejam cumpridos, e o Grande Jeová diga que a obra está concluída”.18

Irmãos e irmãs, que estejamos dispostos e decidamos hoje envolver-nos, a nós próprios e à nossa família, para ouvir a voz do Céu, mesmo a voz do nosso Salvador. Que possamos fazer e cumprir convénios com Deus, que nos protejam firmemente no caminho que nos leva de volta à Sua presença, e que possamos regozijar-nos nas bênçãos da gloriosa luz e verdade do Seu evangelho. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. “Povos da Terra, Vinde, Escutai!”, Hinos, n.º 168.

  2. Ver Karen Lynn Davidson, Our Latter-Day Hymns: The Stories and the Messages [Os nossos hinos da Igreja: As histórias e as Mensagens. Apenas na versão inglesa], (1988), 268–69, 413.

  3. “Povos da Terra, Vinde, Escutai!”, Hinos, n.º 168.

  4. “Povos da Terra, Vinde, Escutai!”, Hinos, n.º 168.

  5. Tiago 1:5.

  6. Doutrina e Convénios 1:17, 22–23.

  7. 2 Néfi 30:8.

  8. Growth of the Church” (Crescimento da Igreja), Sala de Imprensa, newsroom.ChurchofJesusChrist.org.

  9. Russell M. Nelson, “O futuro da Igreja: Preparando o Mundo para a Segunda Vinda do Salvador”, Liahona, Abr. 2020.

  10. Doutrina e Convénios 84:20.

  11. Jeremias 31:33.

  12. 2 Néfi 1:15.

  13. Russell M. Nelson, “Tesouros Espirituais”, Conferência Geral, Out. 2019.

  14. Russell M. Nelson, “Comentários Finais”, Conferência Geral, Out. 2019.

  15. “Povos da Terra, Vinde, Escutai!”, Hinos, n.º 168.

  16. Isaías 29:14.

  17. Ver 2 Néfi 25:17.

  18. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith 2007, p. 142.