2008
Firmes e Inamovíveis
Janeiro de 2008


TEMA DA MUTUAL 2008

Firmes e Inamovíveis

“Firmes e inamovíveis, sobejando sempre em boas obras” (Mosias 5:15).

O que significa ser firme e inamovível? Ser firme é estar firmemente fincado, não ser sujeito a mudanças, é ser persistente na crença e na determinação, é ser leal e fiel. Do mesmo modo, ser inamovível é nunca se render, é nunca ser movido do lugar, ou nunca se desviar do caminho. Ser firme e inamovível no evangelho de Jesus Cristo significa comprometer-se a segui-Lo, assim sobejando sempre em boas obras.

Exemplos de Pessoas Firmes e Inamovíveis

Jesus Cristo é a rocha e o alicerce seguro sobre o qual devemos edificar. Para nós, Ele é o exemplo perfeito de alguém firme e inamovível, sobejando sempre em boas obras.

Os profetas vivos e apóstolos também são firmes. Em um mundo que algumas pessoas consideram cada vez mais escuro e incerto, nosso profeta, o Presidente Gordon B. Hinckley, considera esta uma boa época para viver. Ele continua a ser um exemplo vigoroso de alguém firme e inamovível.

Há ainda homens e mulheres maravilhosos nas escrituras que foram firmes e inamovíveis em viver de acordo com o que acreditavam. No Livro de Mórmon aprendemos que o capitão Morôni era “um homem forte e poderoso; ele era um homem de perfeita compreensão; (…) um homem cuja alma se regozijava com a liberdade e independência de seu país (…) um homem cujo coração transbordava de gratidão a seu Deus (…) um homem que trabalhava infatigavelmente pelo bem-estar e segurança do povo. (…) Ele era um homem firme na fé em Cristo” (Alma 48: 11–13).

Como seria o mundo se todos fôssemos como ele? As escrituras dizem: “Se todos os homens tivessem sido e fossem e pudessem sempre ser como Morôni, eis que os próprios poderes do inferno teriam sido abalados para sempre; sim, o diabo nunca teria poder sobre o coração dos filhos dos homens” (Alma 48:17).

Morôni serviu com Helamã e outros irmãos que “não prestavam menos serviços ao povo” (Alma 48:19). Helamã permaneceu à frente de um exército de dois mil jovens guerreiros que, como a juventude valorosa de hoje, eram “fiéis em todas as ocasiões e em todas as coisas que lhes eram confiadas, (…) pois haviam aprendido a guardar os mandamentos de Deus e a andar retamente perante ele” (Alma 53: 20–21). Esses jovens eram fiéis e comprometidos.

Ester é um outro exemplo de pessoa firme e persistente na crença. Ela sabia que havia sido divinamente colocada naquele lugar e naquela circunstância para que pudesse salvar seu povo, como se vê nas palavras de Mardoqueu: “Quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino”? (Ester 4:14) Ela é um grande exemplo de fé e determinação.

Temos, a nossa volta, grandes exemplos de pessoas firmes, inamovíveis e que sobejam em boas obras. Muitos de nós vemos nossos pais guardarem alegremente os convênios do templo. Vemos missionários no mundo inteiro que obedecem estritamente e são fiéis em seu chamado. Líderes, consultores, irmãos, irmãs e amigos podem também personificar essas qualidades.

Como podemos seguir esses exemplos e ser firmes e inamovíveis? Cada um de nós pode ser determinado e firme em nossa obediência e dignidade. Devemos nos esforçar para ser totalmente fiéis na oração, no estudo das escrituras, no pagamento do dízimo, em viver a Palavra de Sabedoria, em freqüentar as reuniões, em ser puros em pensamentos e ações, em honrar o sacerdócio e em ser bondosos com nossos familiares e amigos.

Bênçãos por Sermos Firmes e Inamovíveis

A escritura tema da Mutual de 2008 encontra-se no final do último discurso do rei Benjamim (ver Mosias 2–5). As palavras do rei tocaram o povo de tal modo que eles passaram por uma vigorosa mudança no coração: “eles não tinham mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente” (ver Mosias 5:2). Devido a essa mudança, o rei Benjamim disse ao povo que o Senhor os “[selaria] como seus, a fim de que [fossem] levados ao céu e [tivessem] salvação sem fim” (Mosias 5:15).

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que a palavra selamento refere-se ao “poder santificador do Espírito Santo (…) Receber esse ‘selo de aprovação’ do Espírito Santo é resultado de fidelidade, integridade e constância em honrar os convênios do evangelho”.1

Ao edificarmos sobre o alicerce seguro do Salvador Jesus Cristo, podemos também receber tais bênçãos. Podemos ter uma vigorosa mudança de coração, ser selados para a vida eterna pelo poder santificador do Espírito Santo, e, por fim, receber tudo o que o Salvador possui.

Nota

  1. “Necessário Vos É Nascer de Novo”, A Liahona, maio de 2007, p. 22.