Instituto
Lição 22: Casamento plural — Material do professor


“Lição 22: Material do professor — Casamento plural”, Alicerces da Restauração — Material do Professor, 2019

“Lição 22: Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor

Lição 22: Material do professor

Casamento plural

O casamento entre um homem e uma mulher é o padrão de casamento estabelecido por Deus a menos que Ele declare algo em contrário (ver Jacó 2:27–30). Em revelação, o Senhor ordenou ao profeta Joseph Smith que vivesse o princípio do casamento plural e o ensinasse a alguns dos primeiros membros da Igreja. O casamento plural continuou na Igreja até que o Senhor declarou por revelação que os santos deveriam encerrar a prática (ver Declaração Oficial 1). O propósito desta lição é fortalecer a certeza dos alunos de que Joseph Smith e os primeiros membros da Igreja estavam agindo sob a direção do Senhor quando praticaram o casamento plural. Ela também ajudará os alunos a confiarem mais plenamente no Senhor, à medida que procurarem obedecer à Sua vontade e encontrar respostas para suas perguntas.

Sugestões didáticas

O Senhor revelou a prática do casamento plural.

Mostre aos alunos esta declaração do presidente Russell M. Nelson:

Deus sempre pediu a Seus filhos do convênio que fizessem coisas difíceis. (Russell M. Nelson, “Ser a verdadeira geração do milênio”, A Liahona, outubro de 2016, p. 49).

  • Quais são algumas das “coisas difíceis” que Deus pediu aos membros da Igreja que fizessem em nossos dias? (Você pode anotar as respostas no quadro. Peça aos alunos que considerem sua obediência pessoal a esses mandamentos ao longo da lição.)

  • Por que você acha que Deus pede que Seus filhos do convênio façam essas coisas?

Explique-lhes que, para muitos dos primeiros santos dos últimos dias, um dos requisitos mais difíceis de Deus era viver o princípio do casamento plural. Lembre os alunos de que, em 1831, Joseph Smith orou para entender por que alguns profetas antigos e reis israelitas praticavam o casamento plural (ver o cabeçalho da seção e o versículo 1 de Doutrina e Convênios 132).

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 132:34–37 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Senhor respondeu à pergunta do profeta.

  • Mostre a seguinte pergunta: Por que Abraão se casou com Agar como esposa plural?

  • De acordo com os versículos 36–37, que princípio o Senhor ensinou a Joseph Smith sobre a obediência a Seus mandamentos? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: quando estivermos dispostos a obedecer a qualquer coisa que o Senhor ordenar, “isso [nos será] imputado por retidão”.)

  • Como o mandamento do Senhor a Abraão de sacrificar Isaque pode ser comparado ao Seu mandamento dado a Joseph Smith e aos primeiros membros da Igreja de praticar o casamento plural?

Explique-lhes que, algum tempo depois que o Senhor revelou o princípio do casamento plural a Joseph Smith, Ele ordenou ao profeta que vivesse esse princípio e o ensinasse a outras pessoas.

Mostre-lhes a seguinte declaração e peça a um aluno que a leia em voz alta:

De acordo com Helen Mar Kimball, Joseph Smith declarou que “a prática desse princípio seria a provação mais difícil que os santos teriam para testar sua fé”. Embora tenha sido uma das mais “severas” provações de sua vida, ela testificou que também havia sido “uma das maiores bênçãos” (“O casamento plural em Kirtland e Nauvoo”, Tópicos do Evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org).

  • Quais eram os sentimentos de Joseph Smith em relação à prática do casamento plural quando ela foi introduzida? (Se necessário, peça aos alunos que releiam as declarações da irmã Eliza R. Snow na seção 2 do material de preparação.)

Peça aos alunos que considerem os exemplos de Abraão e Joseph Smith.

  • O que a disposição dos primeiros santos de obedecer a mandamentos tão difíceis revela sobre seu caráter e sua fé?

Explique aos alunos que vários dos primeiros santos descreveram a luta interna que experimentaram quando o casamento plural lhes foi apresentado. Peça aos alunos que compartilhem o que se lembram dos relatos que estudaram na seção 3 do material de preparação.

Mostre o seguinte relato de Phebe Woodruff, esposa do presidente Wilford Woodruff. Peça a um aluno que a leia em voz alta:

Quando o princípio da poligamia foi ensinado, pensei que era a coisa mais vil que já ouvira falar. No entanto, tão logo me convenci de que se havia originado com uma revelação de Deus, por meio de Joseph, que eu sabia ser um profeta, implorei a meu Pai Celestial em fervorosa oração para ser guiada no caminho certo, naquele momento tão importante da minha vida. A resposta veio. Minha mente ficou em paz. Eu sabia que era a vontade de Deus (Phebe Woodruff, em Edward Tullidge, The Women of Mormondom, 1877, p. 413).

  • Como o exemplo de Phebe pode ajudar hoje alguém que tenha dificuldade em obedecer a um mandamento de Deus? Como o exemplo dela pode ajudar alguém que tenha dúvidas sobre a prática do casamento plural entre os primeiros santos?

Peça a um aluno que leia Provérbios 3:5–6 em voz alta e peça ao restante da classe que acompanhe e identifique um princípio que possa se relacionar às experiências desses primeiros santos.

  • Que princípios podemos aprender dessa passagem e da experiência dos primeiros santos? (Usando as palavras dos alunos, escreva no quadro ou mostre um princípio similar ao seguinte: Se confiarmos no Senhor de todo o coração e não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento, Ele guiará nossa vida.)

Faça a seguinte pergunta aos alunos:

  • O que vocês acham que significa para alguém preocupado com a antiga prática do casamento plural confiar no Senhor de todo o coração e não simplesmente se apoiar em seu próprio entendimento?

Explique-lhes que não é incomum que os membros da Igreja tenham perguntas ou dúvidas sobre o casamento plural. Deus não revelou e não exige que Seus filhos hoje compreendam os detalhes do casamento plural. No entanto, todos os santos têm a promessa de que podem obter um testemunho de que Joseph Smith foi o profeta de Deus que recebeu mandamentos e revelações Dele e que viveu fielmente de acordo com os mandamentos do Senhor.

MELHORAR O ENSINO E O APRENDIZADO

Você pode ajudar os alunos a responder a perguntas difíceis. Fornecer informações corretas aos alunos e ajudá-los a localizar fontes fidedignas são coisas que podem ajudá-los a refletir sobre temas difíceis e a explicá-los de maneira precisa. Se os alunos quiserem aprender mais sobre a prática do casamento plural na história dos primórdios da Igreja, peça-lhes que estudem em espírito de oração os recursos adicionais listados na seção “Quer saber mais?” do material de preparação.

Peça aos alunos que considerem os momentos de sua vida em que confiaram no Senhor e obedeceram a um mandamento difícil ou quando tiveram que não se apoiar “no [seu] próprio entendimento” ao procurarem respostas para perguntas difíceis. Você pode convidar alguns alunos a narrar suas experiências pessoais. Pergunte a eles como o Senhor orientou seus caminhos.

Considere dar aos alunos tempo para refletir acerca de perguntas religiosas ou perguntas pessoais que eles tenham. Peça-lhes que ponderem sobre o que podem fazer para encontrar respostas ou confirmações para essas perguntas, para confiar e contar com o Senhor. Eles também podem registrar seus pensamentos em um diário ou orar pela ajuda do Senhor para saber como agir com fé.

O Senhor revelou algumas razões da prática do casamento plural.

Explique-lhes que não entendemos todos os propósitos de Deus para a introdução do casamento plural nesta dispensação, mas Ele nos deu algumas de Suas razões. Por exemplo, o Senhor ensinou ao profeta Joseph Smith que a prática fazia parte da restauração de “todas as coisas” de dispensações anteriores (ver Doutrina e Convênios 132:40, 45).

Peça a um aluno que leia Jacó 2:30 em voz alta e peça ao restante da classe que identifique outra razão que o Senhor deu ao ordenar a Seu povo que praticasse o casamento plural. Peça aos alunos que relatem o que encontraram. (Os alunos devem incluir em suas respostas que o mandamento foi dado como uma maneira de aumentar o número de filhos nascidos no convênio do evangelho. Dessa maneira, o povo do Senhor pode “suscitar posteridade” para Ele.)

Explique-lhes que os esforços dos primeiros santos para obedecer a esse mandamento “resultou no nascimento de um grande número de filhos dentro de fiéis lares santos dos últimos dias” (“O casamento plural e as famílias polígamas nos primórdios de Utah”, Tópicos do Evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org).

Mais tarde, o Senhor revelou que os santos dos últimos dias deveriam parar com a prática do casamento plural.

Peça a um aluno que estudou o material de preparação (seção 2) que narre o que levou ao fim o casamento plural na Igreja restaurada.

  • Como você explicaria a alguém a posição atual da Igreja em relação ao casamento plural?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta do primeiro ao sétimo parágrafo de “Trechos de três discursos do presidente Wilford Woodruff a respeito do Manifesto”, que segue a Declaração Oficial 1.

  • O que o presidente Woodruff ensinou aos santos? (Os alunos devem identificar uma verdade similar à seguinte: o Senhor jamais permitirá que o presidente da Igreja desvie a Igreja do caminho correto.)

  • Como essa verdade pode afetar a maneira como respondemos pessoalmente aos conselhos e ensinamentos do profeta vivo do Senhor?

Encerre compartilhando seu testemunho de que o profeta Joseph Smith e outros líderes nos primórdios da Igreja eram verdadeiros profetas de Deus que obedientemente seguiram e ensinaram os mandamentos do Senhor aos santos dos últimos dias.

Para a próxima aula

Explique aos alunos que, ao estudar para a próxima aula, eles terão a oportunidade de aprender sobre os detalhes da morte de Joseph e Hyrum Smith. Incentive os alunos a virem para a aula preparados para discutir suas reflexões a respeito do que Joseph Smith realizou como profeta de Deus.