Instituto
Lição 24: O profeta Joseph Smith: Um vidente escolhido — Material para preparação da aula


“Lição 24: O profeta Joseph Smith: Um vidente escolhido — Material para preparação da aula”, Alicerces da Restauração — Material do Professor, 2019

“Lição 24: Material para preparação da aula”, Alicerces da Restauração — Material do Professor

Imagem
Joseph Smith com as placas de ouro

Lição 24: Material para preparação da aula

O profeta Joseph Smith: Um vidente escolhido

O Senhor descreveu o profeta Joseph Smith como “um vidente escolhido” que traria as pessoas ao conhecimento dos convênios do Senhor (2 Néfi 3:7–8). No entanto, desde o início da Restauração, Joseph Smith admitiu que não se sentia preparado. Ao estudar este material, pense em como você pode responder com fé aos chamados do Senhor apesar de suas fraquezas. Reflita também sobre como você poderia responder àqueles que criticam Joseph Smith por causa do despreparo dele.

Seção 1

O que posso aprender com Joseph Smith sobre minha própria capacidade de servir ao Senhor?

Quando ainda era rapaz, Joseph Smith se sentiu sobrecarregado com a responsabilidade do chamado do Senhor. Ele disse sobre si mesmo:

Imagem
O profeta Joseph Smith

Eu estava sozinho, um jovem inculto, para combater com uma nova revelação a sabedoria do mundo e a ignorância multiplicada de 18 séculos. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 64–65)

Eu [era] um menino obscuro, (…) e minha situação na vida [fazia] de mim um menino sem importância no mundo (…) condenado à necessidade de obter um sustento escasso com [meu] trabalho diário. (Joseph Smith—História 1:22–23)

Imagem
If Any of You Lack Wisdom [Se Algum de Vós Tem Falta de Sabedoria], de Walter Rane

Joseph Smith achou “estranho” que “homens influentes [se preocupassem] o bastante para incitar a opinião pública contra [ele] e provocar uma perseguição implacável” (Joseph Smith—História 1:22–23).

Imagine os sentimentos que Joseph deve ter tido ao traduzir 2 Néfi 3 no Livro de Mórmon, quando ficou sabendo por intermédio de Leí que José do Egito profetizou sobre um “vidente escolhido” nos últimos dias.

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia 2 Néfi 3:7, 11, 13.

Numa revelação posterior, o Senhor explicou uma razão por que Ele tinha escolhido e chamado Joseph para ser o profeta da Restauração:

Em verdade, assim te diz o Senhor, meu servo Joseph Smith: Estou satisfeito com tua oferta (…); pois para esse fim te levantei, para mostrar minha sabedoria por meio das coisas fracas da Terra. (Doutrina e Convênios 124:1)

Ao comentar sobre a passagem de escritura em 2 Néfi 3, o élder Marcus B. Nash, dos setenta, ensinou:

Imagem
Élder Marcus B. Nash

Pode parecer contraditório que o Senhor chamasse alguém fraco para realizar uma grande obra. Mas aqueles que reconhecem sua fraqueza podem ser impelidos por essa mesma fraqueza a buscar a força do Senhor. Aqueles que se humilham com fé serão fortalecidos por Ele, que tem todo o poder no céu e na Terra (ver Mateus 28:18; Mosias 4:9).

Desde a sua juventude, Joseph Smith se aproximou do Senhor nesses termos. (…)

Joseph descreveu-se como “um obscuro menino (…) condenado à necessidade de obter um sustento escasso com seu trabalho diário” (Joseph Smith—História 1:23). Nasceu numa classe social baixa, com pouca instrução formal. (…)

Joseph sentia tanto sua falta de instrução que, certa vez, lamentou estar preso “num estreito e apertado cárcere, quase em total escuridão [sic] de papel, pena e tinta, com uma linguagem torta, fragmentada, dispersa e imperfeita”. Apesar disso, o Senhor o chamou para traduzir o Livro de Mórmon — todas as suas 588 páginas conforme foi originalmente publicado —, o que ele fez em menos de 90 dias. (…)

Sim, um tema do Livro de Mórmon — e da vida do profeta Joseph — é que os fracos que buscam humildemente o Senhor com fé são fortalecidos, sim, tornando-se até poderosos na obra do Senhor. Esse fortalecimento ocorrerá até em coisas aparentemente pequenas. (…)

Há outra lição, mais pessoal: se nós, tal como Joseph Smith, reconhecermos nossa fraqueza e nos voltarmos com fé para o Senhor de todo o coração, decididos a cumprir Sua vontade, também seremos fortalecidos. Isso não significa necessariamente que a fraqueza será eliminada na mortalidade — mas, sim, que essa pessoa será fortalecida por Deus. (“Joseph Smith: Força nos momentos de fraqueza”, Liahona, dezembro de 2017, pp. 21–22, 24)

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

O que você pode aprender com o fato de o Senhor ter chamado Joseph Smith, um homem mortal com fraquezas, e depois tê-lo fortalecido para fazer Seu trabalho?

Seção 2

O que as pessoas que conheciam bem Joseph Smith disseram sobre ele e seu caráter?

O Senhor declarou a José do Egito que seus descendentes teriam grande estima pelo profeta da Restauração (ver 2 Néfi 3:7). O presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, disse:

Imagem
Presidente Dallin H. Oaks

Os homens que conheceram melhor Joseph Smith e ficaram a seu lado na liderança da Igreja o amavam e o apoiavam como profeta. Seu irmão Hyrum decidiu morrer com ele. John Taylor, que também estava com ele quando foi assassinado, disse: “Testifico diante de Deus, dos anjos e dos homens que ele era um homem bom, honrado e virtuoso (…) — que esse caráter em público e em privado era exemplar — e que ele viveu e morreu como um homem de Deus” (The Gospel Kingdom, 1987, p. 355; ver também D&C 135:3). Brigham Young declarou: “Não acredito que homem algum na Terra tenha conhecido [Joseph Smith] tão bem quanto eu; atrevo-me a dizer que, com exceção de Jesus Cristo, nunca houve nem há no mundo homem melhor do que ele” (em Journal of Discourses, vol. 9, p. 332). (Dallin H. Oaks, “Joseph, o homem e o profeta”, A Liahona, julho de 1996, p. 76)

Jane Snyder Richards disse o seguinte sobre a personalidade e caráter de Joseph:

Imagem
Jane Snyder Richards

[Joseph Smith] foi uma das personalidades mais cativantes que já tive a felicidade de conhecer. (…) Como vidente e revelador, ele era destemido e sincero, mas humilde, nunca se considerando mais do que um mero porta-voz de Deus. Como líder de seu povo, era sempre ativo e progressista, mas moderado e atencioso em relação às dificuldades das pessoas. (Jane Snyder Richards, em “Joseph Smith, the Prophet”, Young Woman’s Journal, dezembro de 1905, p. 550)

Edwin Holden contou que o profeta era um homem cheio do amor de Deus, que sempre desejava elevar e abençoar os outros:

Imagem
Edwin Holden

Em 1838, Joseph e alguns rapazes estavam jogando vários jogos ao ar livre, entre eles, um jogo com bola. Aos poucos, eles começaram a ficar cansados daquilo. Ao perceber isso, Joseph os chamou e disse: “Vamos construir uma cabana de troncos”. E lá foram eles, Joseph e os rapazes, construir uma cabana de troncos para uma viúva. Assim era Joseph, sempre ajudando em tudo que podia. (The Juvenile Instructor, 1º de março de 1892, p. 153)

Eliza R. Snow escreveu sobre a humildade e integridade do profeta:

Imagem
Irmã Eliza R. Snow

Residi com a família de Joseph Smith, fui professora de sua família e tive inúmeras oportunidades de observar seu “modo de vida cotidiano e suas conversas” como profeta de Deus; e, quanto mais o conhecia, mais o admirava como tal. (…) Em sua devoção, ele era humilde como uma criancinha. (Eliza R. Snow, “Sketch of My Life”, Relief Society Magazine, março de 1944, p. 136)

Mary Frost Adams relembrou um dos gestos bondosos de Joseph, dizendo:

Durante o período em que Joseph foi prefeito de Nauvoo, um membro da Igreja negro chamado Anthony foi preso por vender bebida no domingo, o que era contra a lei. Anthony tinha feito a fim de conseguir dinheiro para comprar a liberdade de seu filho, que era escravo no Sul. Ele tinha comprado a liberdade de sua mulher e a sua própria, e agora queria trazer seu filho para ficar com eles. Apesar de ser uma nobre causa, o profeta disse: “Lamento, Anthony, mas a lei tem que ser cumprida, e teremos que cobrar uma multa”. No entanto, “no dia seguinte, o irmão Joseph presenteou Anthony com um belo cavalo e lhe disse que o vendesse e usasse o dinheiro da venda para comprar a liberdade de seu filho” (“Joseph Smith, the Prophet”, Young Woman’s Journal, dezembro de 1906, p. 538).

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

O que você aprendeu sobre o caráter de Joseph Smith com esses relatos de pessoas que o conheciam? O que você sente a respeito do profeta Joseph Smith e que testemunho tem dele?

Seção 3

Como devo agir quando encontrar informações negativas sobre o profeta Joseph Smith?

Mesmo quando a obra de Joseph Smith de restaurar o evangelho estava apenas começando, foi profetizado que muitos falariam contra ele e o acusariam de ações e motivos maldosos. Joseph Smith registrou em seu histórico uma profecia feita pelo anjo Morôni quando este lhe apareceu em 1823. Naquela época, Joseph tinha somente 17 anos.

Imagem
ícone, ponderar

Estude em preparação para a aula

Estude Joseph Smith—História 1:33.

O élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, sugeriu algumas maneiras de os membros da Igreja responderem às críticas feitas contra o profeta Joseph Smith:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

Seria de estranhar o mal que é falado contra [Joseph Smith]? Do apóstolo Paulo foi dito que era louco e delirava (ver Atos 26:24). Nosso Amado Salvador, o Filho de Deus, foi rotulado de comilão, beberrão e endemoniado (ver Mateus 11:19; João 10:20). (…)

Muitos dos que não creem no trabalho da Restauração fazem-no por não acreditar que seres celestiais falem aos homens na Terra. Dizem ser impossível que placas de ouro tenham sido entregues por um anjo e traduzidas pelo poder de Deus. E com tal descrença, rapidamente rejeitam o testemunho de Joseph; e há alguns infelizmente que se empenham em desacreditar a vida do profeta e macular seu caráter. (…)

Para as perguntas sobre o caráter de Joseph, devemos mostrar as palavras de milhares que o conheceram pessoalmente e que deram a vida pela obra que ele ajudou a estabelecer. (…)

Devemos lembrar ao pesquisador sincero que as informações na internet não possuem um “filtro da verdade”. Algumas informações, por mais convincentes que pareçam, não são verdadeiras. (…)

Devemos lembrar aos pesquisadores que algumas informações sobre Joseph, embora verdadeiras, podem ser apresentadas completamente fora do contexto de sua época e sua situação. (…)

Todo aquele que crê precisa de uma confirmação espiritual da missão e do caráter divino do profeta Joseph Smith. Isso é válido para todas as gerações. Perguntas espirituais merecem respostas espirituais de Deus. (…)

O testemunho acerca do profeta Joseph Smith poderá vir de maneira diversa para cada um. Poderá vir ao nos ajoelharmos em oração para pedir a Deus que nos confirme se ele foi mesmo um profeta. Poderá vir ao lermos o relato do profeta sobre a Primeira Visão. O testemunho poderá se destilar sobre nossa alma ao lermos o Livro de Mórmon repetidamente. (…) Com fé e real intenção, nosso testemunho do profeta Joseph Smith se fortalecerá. (Neil L. Andersen, “Joseph Smith”, A Liahona, novembro de 2014, pp. 28–30)

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Por que você acha que é importante estudar fontes confiáveis, além de orar ao buscar respostas para as dúvidas que tiver a respeito de Joseph Smith e sua missão profética? Por que você acha que as dúvidas sobre Joseph Smith e sua missão profética merecem respostas espirituais de Deus?