Biblioteca
Lição 127: 1 Tessalonicenses 1–2


Lição 127

1 Tessalonicenses 1–2

Introdução

Paulo escreveu aos santos de Tessalônica depois de ser informado de sua fidelidade ao evangelho em meio a perseguições. Ele louvou sua fidelidade e disposição para ensinar o evangelho. Paulo diz por que razão pregou aos santos tessalonicenses.

Sugestões Didáticas

1 Tessalonicenses 1

Paulo louva a fidelidade dos santos tessalonicenses em meio às aflições

Peça aos alunos que contem experiências positivas que tenham tido ao tentar falar do evangelho ao próximo.

  • Que obstáculos às vezes enfrentamos ao tentar pregar o evangelho?

Peça aos alunos que, durante o estudo de 1 Tessalonicenses 1–2, procurem verdades que possam ajudá-los no esforço de pregar o evangelho.

Peça à classe que localize Tessalônica no mapa 13, “As Viagens Missionárias do Apóstolo Paulo”, da seção de mapas da Bíblia SUD. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte descrição dos santos de Tessalônica:

Os santos de Tessalônica estão entre os primeiros conversos europeus da Igreja. A primeira vez que Paulo, Silas e Timóteo pregaram nesse lugar foi durante a segunda viagem missionária de Paulo, mas foram expulsos da cidade por um grupo de líderes judeus (ver Atos 17:5–15). Os santos tessalonicenses continuaram a ser perseguidos mesmo depois de Paulo e seus companheiros partirem. Posteriormente, Paulo escreveu uma epístola a esses santos para incentivá-los em meio às perseguições.

Peça a um aluno que leia 1 Tessalonicenses 1:2–4 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar o motivo pelo qual Paulo se alegrava com os santos de Tessalônica.

  • Por que Paulo se alegrava com os santos de Tessalônica?

Peça a um aluno que leia 1 Tessalonicenses 1:5–6 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar como Paulo pregara o evangelho aos tessalonicenses em sua visita anterior.

  • De acordo com o versículo 5, como Paulo pregou o evangelho aos tessalonicenses? (Com palavras e com o poder de Deus.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que preste atenção para descobrir ao que a palavra e o poder do evangelho se referem.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“O evangelho verdadeiro consiste em duas coisas: Na Palavra e no Poder. Qualquer um tem acesso à palavra: os livros em que ela está escrita estão ao dispor de todos. O poder, entretanto, precisa vir de Deus e precisa ser concedido segundo Seus desígnios e Sua vontade àqueles que obedecem à lei e que, por isso, têm o direito de recebê-lo.

A palavra do evangelho é o relato oral ou escrito do que o homem precisa fazer para ser salvo. (…)

Entretanto, a salvação em si só ocorre quando o poder de Deus é recebido e empregado, e esse poder é o poder do sacerdócio e o poder do Espírito Santo” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. III, pp. 42–43).

  • De acordo com o Élder McConkie, o que é “a palavra do evangelho”? E o que é “o poder do evangelho”?

  • De acordo com o versículo 6, o que os tessalonicenses fizeram depois que lhes ensinaram a palavra do evangelho pelo poder de Deus? (Tornaram-se seguidores do Senhor e de Seus servos.)

  • Como vocês resumiriam os ensinamentos de Paulo contidos nos versículos 5–6? (Os alunos podem usar outras palavras, mas precisam identificar este princípio: Se ensinarmos o evangelho de Jesus Cristo pela palavra e pelo poder de Deus, poderemos ajudar outros a tornarem-se seguidores do Senhor e de Seus servos.)

  • O que podemos fazer para preparar-nos para ensinar o evangelho pela palavra e pelo poder de Deus?

Peça a um aluno que leia 1 Tessalonicenses 1:7–9 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para descobrir o que mais os santos tessalonicenses fizeram depois de receber o evangelho.

  • O que mais os santos tessalonicenses fizeram depois de receber o evangelho? Que efeito seu exemplo teve entre os incrédulos a sua volta?

  • Que verdade esses versículos nos ensinam sobre como pregar o evangelho? (Os alunos podem usar outras palavras, mas precisam identificar esta verdade: Podemos pregar o evangelho por meio de nosso exemplo.)

Para ajudar os alunos a entender essa verdade, peça a um deles que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“A maneira mais eficaz de pregar o evangelho é por meio do exemplo. Se vivermos de acordo com nossas crenças, as pessoas vão notar. Se o semblante de Jesus Cristo brilhar em nossa vida (ver Alma 5:14), se estivermos alegres e em paz com o mundo, as pessoas vão querer saber o motivo disso. Um dos maiores sermões já proferidos sobre o trabalho missionário é este simples pensamento, atribuído a São Francisco de Assis: ‘Pregue o evangelho o tempo todo e, se necessário, use palavras’ (citado por William Fay e Linda Evans Shepherd, Share Jesus without Fear [Falem de Jesus sem Medo], 1999, p. 22)” (“À Espera, na Estrada para Damasco”, A Liahona, maio de 2011, p. 77).

  • Como ser um bom exemplo pode ser uma forma mais eficiente de pregar o evangelho do que apenas falar do evangelho?

  • O exemplo de outra pessoa já os ajudou a aceitar o evangelho ou a vivê-lo mais plenamente? Como foi isso?

1 Tessalonicenses 2

Paulo fala de seu ministério e do ministério de seus companheiros entre os tessalonicenses

Diga que, depois de louvar o bom exemplo dado pelos santos tessalonicenses, Paulo lembrou-lhes do amor que tinha por eles e do exemplo que ele mesmo lhes dera quando estava entre eles pregando o evangelho.

Escreva esta referência de escritura e esta pergunta no quadro:

1 Tessalonicenses 2:1–13

  • Que palavras, expressões ou frases descrevem o bom exemplo que Paulo e seus companheiros deram aos tessalonicenses?

Peça a alguns alunos que se revezem e leiam 1 Tessalonicenses 2:1–13 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura. Outra opção é pedir que os alunos estudem esses versículos em pequenos grupos, em duplas ou individualmente. Peça-lhes que procurem palavras, expressões ou frases que descrevam o bom exemplo que Paulo e seus companheiros deram aos tessalonicenses. Você pode sugerir-lhes que marquem o que encontraram.

Dê-lhes tempo suficiente para terminar e, depois, peça a alguns alunos que se dirijam ao quadro e escrevam uma ou duas palavras (ou trechos) que identificaram. Peça-lhes que expliquem como essas palavras (ou trechos) servem-nos de orientação em nossas tentativas de dar bons exemplos aos outros.

Para resumir 1 Tessalonicenses 2:14–18, comente que Paulo afirmou que os santos de Tessalônica estavam sendo perseguidos por terem aceitado o evangelho. Disse-lhes que tentara visitá-los novamente, mas que fora impedido pelo adversário (versículo 18).

Peça a um aluno que leia 1 Tessalonicenses 2:19–20 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar o que foi que Paulo descreveu como sendo “nossa esperança, ou alegria” (versículo 19).

  • O que Paulo descreveu como sendo “nossa esperança, ou alegria”?

  • Como a esperança e alegria de Paulo espelham a esperança e alegria do Pai Celestial quanto a nós?

Para encerrar, preste testemunho das verdades abordadas em aula hoje. Incentive os alunos a refletir sobre como podem pregar o evangelho tanto pela palavra como sendo bons exemplos. Incentive-os a agir de acordo com a inspiração que receberem.

Comentários e Informações Históricas

1 Tessalonicenses 1:1, 3. “Deus, nosso Pai e (…) [o] Senhor Jesus Cristo”

Muitas vezes Paulo iniciava suas epístolas com declarações relativas a Deus, o Pai, e ao Senhor Jesus Cristo, afirmando assim a doutrina de que o Pai e o Filho são seres distintos.

1 Tessalonicenses 1:4. “A vossa eleição é de Deus”

A palavra eleição, em 1 Tessalonicenses 1:4, se refere a uma pessoa ter sido escolhida pelo Senhor por, na vida pré-mortal, ter sido digna de ser contada entre o povo do convênio. Os eleitos “recebem bênçãos e deveres especiais, a fim de abençoarem todas as nações do mundo” (Guia para Estudo das Escrituras, “Eleição”, scriptures.LDS.org).

1 Tessalonicenses 1:6–9. “Fostes exemplo para todos os fiéis”

O Élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou do motivo por que Paulo estava tão feliz com os santos tessalonicenses:

“Paulo regozijava-se com o fato de que os tessalonicenses não consideraram o que ele lhes dissera como sendo palavras vazias, pois ouviram com grande interesse, e o que lhes foi ensinado produziu neles um forte desejo de viver em retidão. (…) Paulo estava contente por terem recebido a mensagem do evangelho com tamanha alegria e felicidade, a despeito das muitas provações. Finalmente, mencionou o que deve ter sido a suprema realização deles — de serem exemplos inspiradores para todos a sua volta e de que, por meio deles, a palavra do Senhor se espalhou para outros em todas as partes, muito além dos limites de sua região. Paulo prestou-lhes tributo, dizendo que, por toda a parte onde andava, encontrava pessoas que lhe falavam de suas notáveis boas obras e fé em Deus” (“Aí Estou Eu no Meio Deles”, A Liahona, agosto de 1976, p. 51).