Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Depois do Fogo uma Voz Mansa e Delicada’


Lição 28

“Depois do Fogo uma Voz Mansa e Delicada”

I Reis 17–19

Propósito

Incentivar os alunos a fazerem de Deus sua prioridade na vida e a buscar orientação e conforto nas palavras do profeta vivo e nos sussurros do Espírito Santo.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude estas escrituras:

    1. I Reis 17. Elias sela os céus para que não chova, foge de Acabe e Jezabel e é sustentado milagrosamente no deserto. (17:1–6) O Senhor manda Elias ir a uma viúva que lhe dá alimento e água. (17:7–16) Ele levanta o filho da viúva de entre os mortos. (17:17–24)

    2. I Reis 18. Após mais de dois anos de fome, Elias encontra-se com Acabe e desafia os sacerdotes de Baal a fazer descer fogo do céu para consumir o sacrifício que oferecessem. (18:1–2, 17–24) Os sacerdotes de Baal fracassam, mas quando Elias ora, o Senhor manda fogo do céu para consumir o sacrifício que Elias preparara. (18:25–40) Elias ora pedindo que a fome tenha fim e o Senhor manda a chuva. (18:41–46)

    3. I Reis 19. Jezabel tenta matar Elias. (19:1–2) Elias foge para o deserto e é alimentado por um anjo. (19:3–8) Elias vai a Horebe onde é confortado pelo Espírito Santo e instruído a continuar a trabalhar na obra de Deus. (19:9–19)

  2. Peça que um aluno se prepare para relatar resumidamente o episódio em que Elias confronta os sacerdotes de Baal. (I Reis 18:17–40)

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Você pode fazer esta atividade (ou outra de sua preferência) no início da aula.

Leia para seus alunos a seguinte história contada pelo Élder Thomas S. Monson:

“Nascido na pobreza, mas criado na fé, José García preparou-se para o chamado missionário. Eu estava presente no dia em que sua recomendação foi recebida. Nela havia a seguinte observação: ‘O irmão García servirá à custa de grande sacrifício da família, pois é responsável por grande parte de seu sustento. A única coisa que possui é uma coleção de selos de que gosta muito, mas está disposto a vendê-la, se necessário, para ajudar a pagar sua missão.’

O Presidente Spencer W. Kimball ouviu atentamente a declaração que lhe foi lida e então respondeu: ‘Peçam-lhe que venda sua coleção de selos. Esse sacrifício será uma bênção para ele.’”

Peça aos alunos que pensem em como reagiriam se lhes pedissem para abrir mão de tudo o que possuem para servir ao Senhor. Depois continue contando a história:

“Em seguida, com um brilho nos olhos e um sorriso no rosto, o carinhoso profeta acrescentou: ‘Todos os meses, na sede da Igreja, recebemos milhares de cartas de todas as partes do mundo. Providenciem para que guardemos esses selos e que sejam enviados a José, quando terminar sua missão. Ele terá, sem nenhuma despesa, a melhor coleção de selos que qualquer rapaz já teve no México”. (A Liahona, maio de 1997, p. 5.)

Diga que, quando damos prioridade às coisas de Deus em nossa vida, recebemos recompensas bem maiores do que qualquer coisa que tenhamos de sacrificar pelo caminho. Esta lição fala de duas pessoas, Elias e a viúva de Sarepta, que receberam grandes bênçãos por estarem dispostas a seguir a Deus mesmo quando isso era difícil.

Comentários sobre as Escrituras e Sua Aplicação

À medida que ensinar estas passagens de escritura, comente como elas podem ser aplicadas na vida diária. Incentive os alunos a contarem experiências relacionadas aos princípios destas escrituras.

Depois de levar o reino de Israel a tornar-se idólatra, Jeroboão e seus descendentes foram destruídos. Após eles, veio uma outra seqüência de reis idólatras. Dentre esses governantes, Acabe foi o rei que “fez muito mais para irritar o Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele”. (I Reis 16:33) Ele casou-se com Jezabel, adotou o culto a Baal, que ela praticava, e incentivou o povo a fazer o mesmo, passando a adorar esse falso deus. O profeta Elias advertiu Acabe e seus súditos.

1. Elias sela os céus, é sustentado milagrosamente e levanta de entre os mortos o filho da viúva.

Ensine e discuta I Reis 17.

• Devido à iniqüidade de Acabe e seu povo, Elias declarou: “(…) nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”. (I Reis 17:1; grifo nosso.) Por que Elias podia fazer tal afirmação? (Se desejar, compare Elias a Néfi, o filho de Helamã, que recebeu poder semelhante. A razão de o Senhor permitir que todas essas coisas fossem feitas segundo a palavra de Néfi está registrada em Helamã 10:4–5.)

• Depois que Elias declarou que não haveria chuva no reino, o Senhor ordenoulhe que fugisse. Como Elias reagiu à ordem do Senhor? (Ver I Reis 17:2–5.) O que podemos aprender com a reação de Elias?

O Élder Gordon B. Hinckley disse:

“Fortaleço-me com uma simples afirmativa a respeito do profeta Elias, que preveniu o rei Acabe da seca e fome que haveria na terra, mas Acabe o desdenhou. O Senhor disse a Elias para ir esconder-se junto ao ribeiro Querite, onde beberia das águas do ribeiro e seria alimentado por corvos; e a escritura registra a afirmativa simples e maravilhosa: ‘Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor (…)’. (I Reis 17:5)

“Não houve argumentação. Não houve desculpas. Não houve enganos. Elias, simplesmente, ‘foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor’ e foi salvo das calamidades terríveis que recaíram sobre os que desdenharam, argumentaram e questionaram”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1971, p. 159, Ensign, dezembro de 1971, p. 123–124.)

• Como Elias sobreviveu no deserto depois que a seca começou? (Ver I Reis 17:4, 6) Falem de ocasiões em que o Senhor os sustentou física ou espiritualmente.

• Quem o Senhor preparou para ajudar Elias depois que o riacho do deserto secou? (Ver I Reis 17:7–13) O que isso nos ensina sobre o modo como o Senhor ajuda os necessitados? (Diga que o Senhor freqüentemente ajuda os necessitados por meio do serviço prestado por outras pessoas.) Vocês já viram o Senhor ajudar pessoas necessitadas por meio do serviço de outras? Como? O que podemos fazer para ajudar a quem precisa?

O Élder Jeffrey R. Holland disse: “(…) sei que podemos fazer alguma coisa, não importando o quão insignificante possa parecer. Podemos pagar um dízimo honesto e contribuir com ofertas de jejum e outras, conforme nossas condições. E podemos procurar outras formas de prestar ajuda. Se não temos dinheiro, podemos dedicar tempo a causas dignas e pessoas necessitadas, ou podemos dar-lhes nosso amor quando nosso tempo acabar. Podemos partilhar os pães que tivermos, confiando que Deus não permitirá que o azeite falte”. (A Liahona, julho de 1996, p. 31.)

• Como a viúva reagiu quando Elias lhe pediu um pouco de água para beber? (Ver I Reis 17:10–11. Ela foi buscar a água sem hesitar.) O que ela disse quando Elias lhe pediu comida? (Ver I Reis 17:11–12.) O que Elias lhe prometeu? (Ver I Reis 17:13–14.) O que a viúva fez então? (Ver I Reis 17:15.) O que aprendemos com a atitude da viúva?

O Élder Holland disse que a atitude da viúva na ocasião em que Elias lhe pediu comida foi uma “demonstração de fé (…) tão grandiosa, naquelas circunstâncias, quanto qualquer outra encontrada nas escrituras. (…) Talvez incerta quanto ao que sua fé custaria (…) ela levou o pequeno bolo primeiro a Elias, obviamente confiando que, se não restasse pão suficiente, ao menos ela e seu filho morreriam praticando um ato de pura caridade”. (A Liahona, julho de 1996, p. 29.)

• Em sua opinião, por que Deus mandou a viúva alimentar Elias quando ela mesma tinha tão pouco? Que bênção ela recebeu por ser obediente? (Ver I Reis 17:16.) Citem algumas coisas difíceis que Deus nos pede. De que modo somos abençoados quando colocamos Deus em primeiro lugar e fazemos o que Ele pede, mesmo sendo algo difícil?

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou:

“Quando damos prioridade a Deus, todas as outras coisas encaixam-se nos devidos lugares ou saem de nossa vida. Nosso amor pelo Senhor determinará a que nos apegamos, como empregamos nosso tempo, os objetivos que buscamos alcançar e a ordem de nossas prioridades. (…)

Que Deus nos abençoe para que [O] coloquemos em primeiro lugar, colhamos paz nesta vida e vida eterna com plenitude de alegria na vida futura”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), abril de 1988, p. 3, 6; Ensign, maio de 1988, p. 4, 6.]

• O que Elias fez quando o filho da viúva adoeceu e morreu? (Ver I Reis 17:17–22.) Que poder possibilitou a Elias trazer o filho da viúva de volta à vida? Que bênçãos vocês já receberam por intermédio do poder do sacerdócio?

2. Elias desafia os sacerdotes de Baal e descerra os céus para que chova.

Ensine e discuta I Reis 18. • No terceiro ano de fome, o Senhor deu esta ordem a Elias: “(…) Vai, apresentate a Acabe; por que darei chuva sobre a terra”. (I Reis 18:1) Qual foi a reação de Acabe quando viu Elias? (Ver I Reis 18:17. Saliente que Acabe culpava Elias pela fome.) Qual era a verdadeira causa da fome? (Ver I Reis 18:18.)

• Fazendo o que Elias pedira, Acabe reuniu toda Israel e os 850 falsos sacerdotes no monte Carmelo (I Reis 18:19–20) Quando o povo se juntou para ouvir Elias falar, ele perguntou-lhes: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” (I Reis 18:21) Em sua opinião, o que significa coxear entre dois pensamentos? De que forma pode-se dizer que, às vezes, coxeamos entre dois pensamentos? (Ver Mateus 6:24. Saliente que a palavra Mamom refere-se às coisas do mundo.)

O Élder Neal A. Maxwell disse: “As palavras de exortação de vários profetas (…) instam que escolhamos, decidamos não coxear. (…) A mensagem de Elias é de imensa relevância atualmente, pois todos precisam, por fim, escolher entre os deuses deste mundo e o Deus da eternidade”. [That My Family Should Partake (Que Minha Família Participe), 1974, p. 22.]

Peça ao aluno que foi designado para relatar brevemente o confronto entre Elias e os sacerdotes de Baal. (I Reis 18:17–40).

• O que Elias propôs quando desafiou os sacerdotes de Baal? (Ver I Reis 18:36–37.) Como o povo reagiu à demonstração do poder do Senhor? (I Reis 18:38–39.) Que bênção receberam por reconhecer o Senhor e Seu poder? (Ver I Reis 18:45.) De que maneira podemos reconhecer mais plenamente o Senhor e Seu poder? (Ver I Tessalonicenses 5:16–18; Alma 34:38; Morôni 7:33–39.)

3. Elias é confortado pelo Espírito Santo e é instruído a continuar na obra do Senhor.

Ensine e discuta I Reis 19.

Irada com a vitória de Elias sobre os sacerdotes de Baal, Jezabel tentou matá-lo. Elias fugiu para o deserto e clamou ao Senhor, dizendo: “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida (…)”. (I Reis 19:4) O Senhor abençoa Elias enviando um anjo com comida e água. Sugere-se que você comente que mesmo os profetas provam o desespero e precisam do conforto e orientação que somente Deus pode dar.

• Por que Elias estava desanimado? (Ver I Reis 19:10, 14. A despeito da reação do povo à demonstração espetacular do poder de Deus, Elias sentia que, dos Israelitas que adoravam o verdadeiro Deus, ele era o único que restara.) O que ele fez para alcançar a paz? (Ver I Reis 19:4, 8. Jejuou e orou.) Que ensinamentos contidos na experiência de Elias podem ajudar-nos em ocasiões em que estivermos nos sentindo desanimados, deprimidos ou desesperados?

• Como Deus confortou Elias no monte Horebe? (Ver I Reis 19:9–13.) O que isso nos ensina a respeito de como Deus se comunica conosco? Em sua opinião, por que é mais comum Deus comunicar-se por meio da voz “mansa e delicada” do Espírito Santo do que através de demonstrações de poder barulhentas e espetaculares? Como podemos discernir os sussurros do Espírito Santo?

Quando um repórter perguntou ao Presidente Hinckley como ele se comunicava com Deus, o profeta respondeu: “(…) acho que a melhor maneira que conheço para descrever o processo é compará-lo à experiência do Profeta Elias, descrita em I Reis. Elias falou com o Senhor e houve um vento, um grande vento, mas o Senhor não estava no vento. Houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Houve um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo, uma voz mansa e delicada, que descrevo como os sussurros do Espírito”. (A Liahona, janeiro de 1997, p. 58.)

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou: “Vocês dedicam tempo para escutar os sussurros do Espírito? As respostas a orações, na maioria das vezes, vêm por meio de uma voz mansa e delicada e são discernidas por intermédio de nossos sentimentos mais profundos, mais íntimos. Digo-lhes que vocês podem saber o desejo de Deus a seu respeito, se dedicarem tempo a orar e escutar”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1977, p. 46; ou Ensign, novembro de 1977, p. 32.]

• Além de ser o Consolador, o Espírito Santo é também um professor. (João 14:26; 2 Néfi 32:5) O que o Senhor, através do Espírito Santo, instruiu Elias a fazer? (Ver I Reis 19:15–16.) Como servir ao Senhor nos ajuda quando estamos desanimados?

• Uma das maneiras pelas quais o Senhor confortou Elias foi dizendo-lhe que ainda havia muitos israelitas que não haviam adotado o culto a Baal. (I Reis 19:18) De que forma ter contato com outros santos dos últimos dias fiéis pode confortar-nos? Quais das influências que os rodeiam os ajudam a saberem que não estão sós? O que vocês podem fazer para ajudar pessoas que estejam sentindo-se sozinhas?

Conclusão

Preste testemunho de que seremos confortados e guiados na medida em que confiarmos em Deus e escutarmos os sussurros do Espírito Santo.

Outras Sugestões para o Professor

O material a seguir complementa o plano de aula. Podem-se usar uma ou mais destas idéias como parte da lição.

O Espírito de Elias

Freqüentemente, os santos dos últimos dias falam do Espírito de Elias. Essa expressão refere-se ao trabalho que fazemos de “converter o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos ao pais”. (D&C 110:15) Esse trabalho inclui a pesquisa da história da família e a realização das ordenanças do templo pelos vivos e pelos mortos. Chamamos a isso o Espírito de Elias, por que Elias restaurou as chaves do poder selador do sacerdócio a Joseph Smith. (D&C 110:13–16) Por meio desse poder, as ordenanças de selamento que unem a família para a eternidade podem ser feitas.

Joseph Smith disse:

“Quem possui o espírito, poder e vocação do Profeta Elias, tem as chaves das revelações, ordenanças, oráculos, poderes e investiduras da plenitude do Sacerdócio de Melquisedeque e do reino de Deus na Terra; e de receber, obter e efetuar todas as ordenanças que pertencem ao reino de Deus, mesmo para converter o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, inclusive os que estão nos céus. (…)

“Desejo que entendais este assunto, porque é importante; e se quereis recebê-lo, ao espírito do Profeta Elias, devemos resgatar nossos mortos, unirmo-nos a nossos pais que se encontram no céu e selarmos nossos mortos para que se levantem na primeira ressurreição; e aqui temos necessidade do espírito do Profeta Elias, para ligar os que moram na terra e os que habitam no céu. Esse é o poder do Profeta Elias e as chaves do reino de Jeová”. (Os Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, comp. Joseph Fielding Smith, 1976, p. 328–329.)